Dúvidas aroma desagradável na Mostura

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

lucas.carnetti

Active Member
Joined
Apr 17, 2018
Messages
40
Reaction score
7
Boa noite a todos, tudo bem?
Ontem brassei uma Vienna Lager e já no momento da brassagem subiu um aroma desagradável, diferente do costumeiro aroma de brassagem kkkk
Era um cheiro forte, parecido com mofo. A principio duvidei da qualidade do malte, porém a OG bateu certinho no programado.
Hoje tirei uma prova do mosto e há um gosto bem parecido, porém só no retrogosto.
Alguém mais já teve esse problema ou sabe o que aconteceu pra eu não repetir?

O grist de malte foi:
64,7% Swaen Vienna
14,4% Swaen Munich Dark
14,4% Swaen Pilsner
5,8% Swaen Melany
0,8% Swaen Chocolate W

Grato pela atenção
 
Salve confrade!
Olha não sei pela parte cientifica, mas na prática, o que eu posso compartilhar de experiencia é que malte velho, úmido ou mofado acaba ficando com essas características que você citou. E isso se percebe desde a mostura até a cerveja pronta especialmente em lagers e cervejas pouco lupuladas.
Recentemente tive esse mesmo problema com uma leva que fiz com uma saca de 5kg de malte da Agrária. Era uma lager, o malte chegou normal, mas em questão de dias ficou úmido e mofado, botei pra secar no sol, mas não melhorou muito e tive que antecipar a brassagem, e até na hora de moer ele foi difícil por estar "inchado" e úmido. A OG bateu, mas as características sensoriais ficaram parecidas com a da sua breja.
 
Pois é, minha dúvida era pq a eficiencia bateu no esperado, deu 60% final mesmo usando um BIAB sem lavagem sem nada (o normal pro meu sistema). Abraços
 
Back
Top