Dúvida - Temperatura de mosturação X tempo

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

pedrovic

Well-Known Member
Joined
Aug 11, 2020
Messages
92
Reaction score
24
Recentemente eu li o artigo "The Theory of Mashing - Home Brewing Wiki" e, ao observar uma imagem, me veio uma pergunta: Em 66 °C a beta-amylase se desnatura em apenas 30 minutos? Na prática, eu poderia fazer uma mostura curta usando essa faixa de temperatura? Obrigado.

Beta_amylase_activity.gif
 
Na verdade ela não se desnatura, ela cumpre o seu papel converte todo o açúcar que está disponível.

Quem acompanha a mosturação com iodo diz que quase toda a mosturação é feita em aprox. 20min. Essa é a deixa para o pessoal (eu, inclusive kkkkk) que usa o método Short & Shoddy (Brulosophy): 30min de mostura + 30 de fervura.
 
Na verdade ela não se desnatura, ela cumpre o seu papel converte todo o açúcar que está disponível.

Quem acompanha a mosturação com iodo diz que quase toda a mosturação é feita em aprox. 20min. Essa é a deixa para o pessoal (eu, inclusive kkkkk) que usa o método Short & Shoddy (Brulosophy): 30min de mostura + 30 de fervura.
Boa! Valeu a correção e a dica do Short & Shoddy. Tenho pesquisado sobre esse assunto (relação tempo de mosturação e temperatura) e agora vou estudar esse método do Brulosophy. Abs 👍
 
Então comece escutando o episódio 67 do podcast desles (Episodes 001 to 100).

No site só tem até o centésimo episódio, mas vai num agregador de podcast que você vê todos. Tem muita coisa sobre o assunto. Inclusive, eles usam tanto que o projeto de falar sobre todos os estilos de cerveja "existentes" é só no S&S kkkkkkk

Qualquer coisa, dá um grito!
 
Na verdade ela não se desnatura, ela cumpre o seu papel converte todo o açúcar que está disponível.

Quem acompanha a mosturação com iodo diz que quase toda a mosturação é feita em aprox. 20min. Essa é a deixa para o pessoal (eu, inclusive kkkkk) que usa o método Short & Shoddy (Brulosophy): 30min de mostura + 30 de fervura.
Concordo mas com uma pequena correção... Ela nao converte TODO açúcar em 20/30 min mas a grande maioria sim.
Isso ira afetar diretamente sua eficiência. Mas vai de cada um.
A alteração é pequena e pra quem conhece bem esse processo pode avaliar em fazer 30min com eficiencia de 65% ou 60 min com 70/75%. Tem gente que faz até 90min... Realmente vai de cada um, na minha opinião.
 
Bom dia. Eu faço com 90min, mas é pelo fato de que não faço teste de iodo e esse tempo a mais seria para eliminar qualquer risco de não converter tudo. Quer dizer que com 60min já é suficiente para não me preocupar? Eu utilizo fundo falso.
 
Normalmente, ainda que eu não note presença de amido no teste do iodo aos 60m, somente consigo atingir a OG que pretendo por volta dos 75m. Isso prova, me parece, que a conversão não tinha sido total. Então nas últimas brassagens tenho me programado para mostura de 75m, e até desencanei do iodo.
 
Caros amigos faço com 75 minutos, uso o iodo a partir dos 60, só para ter certeza, conversando com Mestre Shin lembro que ele comentou que a melhor brassagem é de 90 minutos, não uso e nunca fiz o "short & shoddy”- traduzindo (curto e sem qualidade), pois como o amigo comentou, não consigo a total conversão…, mas vai de cada um.
 
Pra mim o melhor parâmetro é medir a densidade de tempo em tempo e parar a mostura no momento em que a densidade deixa de aumentar.
 
Faço com 60 minutos, coma bomba de recirculação ligada em torno de 30 minutos. Uso método BIAB com fundo falso e a eficiência está de 78 a 80%. Acredito que além do tempo, a recirculação afeta (e muito) o processo.
 
Na verdade, a Beta amylase em 65C tem uma redução de até da sua atividade em 80%, com uma relação grão:água de 1:3. Após essa queda brusca inicial, ela demora aproximadamente 30min para baixar para 10%.
Isso significa que não é a Beta amilase que dita o ritmo da sacarificacao até a conversão dos amidos em oligossacarídeo e açúcares fermentesciveis, mas a Alfa amilase, que é muito mais termo estável.
Rampa curtas de 30min não são ideias, pois além de não converter todos esses oligosacarideos em açúcares fermentesciveis, pode haver um aumento de amido não convertido na filtração e na fervura do mosto, causando instabilidade coloidal na cerveja acabada. Por isso é importante fazer o teste do iodo ao final da mostura, no início da fervura e no final da fervura.
Fervuras curtas, de menos de 60min, também não são legais, visto que a meia vida do DMS acontece em aproximadamente 30/40min de fervura. Além disso, a necessidade de uma isomerizacao de lúpulo, junto com a necessidade de volatizar compostos indesejáveis e uma melhor precipitação proteica é atingida com uma duração maior de fervura do mosto (pelo menos 60min).
 
Contribuindo, faço mosturas longas quando quero alta fermentabilidade / baixo FG. Me ajudou mais do que ajustes finos de temperatura pra atingir determinadas faixas.

Isso sem falar nas queridas enzimas que podem ser adicionadas à mostura, claro.
 
faço mosturas longas quando quero alta fermentabilidade / baixo FG
Faz todo sentido, por dois fatores: (i) a alfa-amilase tem uma atuação um pouco mais demorada que a beta; (ii) a alfa atua em qualquer lugar da cadeia de açúcares, inclusive na ponta (também produzindo açúcares fermentáveis).
 
Então comece escutando o episódio 67 do podcast desles (Episodes 001 to 100).

No site só tem até o centésimo episódio, mas vai num agregador de podcast que você vê todos. Tem muita coisa sobre o assunto. Inclusive, eles usam tanto que o projeto de falar sobre todos os estilos de cerveja "existentes" é só no S&S kkkkkkk

Qualquer coisa, dá um grito!

Procurei o podcast e não encontrei, poderia passar o nome correto ou o link do mesmo ? Se puder, te agradeço

Grande abraço
 
Procurei o podcast e não encontrei, poderia passar o nome correto ou o link do mesmo ? Se puder, te agradeço

Grande abraço
O link do podcast está na própria mensagem que você "quotou".
 
Back
Top