Dúvida - Técnicas

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Rodfon

Well-Known Member
Joined
Oct 27, 2015
Messages
688
Reaction score
152
Prezados, estou fazendo um upgrade de equipamentos. Estou saindo de uma produção em que utilizo filtro Bazooka para uma que utilizo fundo falso.

Com isso, tenho uma dúvida grande. O fundo falso vocês colocam no início da mostura, correto?

Além disso, li que a recirculação tem que ser constante...é isso mesmo? Como vocês fazem?

Obrigado pela ajuda, pessoal.

Desculpa se criei um tópico repetido!
 
rapaz sou novato mas vou falar o pouco q eu sei:

1 - Sim o fundo falso coloca na início da mosturação.
2 - como assim recirculação constante? vc pode tirar aos poucos em uma jarra transparente e voltar em cima com uma escumadeira, acredito q vc esteja falando da lavagem não? com fundo falso se usa a tecnica de fly sparge no forum tem muita informação.
abs
 
rapaz sou novato mas vou falar o pouco q eu sei:

1 - Sim o fundo falso coloca na início da mosturação.
2 - como assim recirculação constante? vc pode tirar aos poucos em uma jarra transparente e voltar em cima com uma escumadeira, acredito q vc esteja falando da lavagem não? com fundo falso se usa a tecnica de fly sparge no forum tem muita informação.
abs

Na clarificação/lavagem sei que isto acontecerá. É que andei procurando informação a respeito e li recomendações de recirculação constante do líquido DURANTE a mostura haja vista que o líquido abaixo do fundo falso pode ter uma temperatura maior do que o resto da panela de mostura pq está em contato direto com a chama. Entendeu? Só queria ter a ctz de que este gradiente de temperatura é irrelevante para a produção mesmo.
 
@rodfon Eu também uso uma bazooka, porém acredito que não seja necessariamente obrigatória uma recirculação constante durante a mosturação quando estiver usando um fundo falso.

Porém acredito que há 2 motivos pelos quais a recirculação constante seja mais adequada quando utilizando um fundo falso:

1- Durante o aquecimento do mosto para alcançar as rampas, usa-se a recirculação para não caramelizar o mosto que fica abaixo do fundo falso.
(Quando se usa bazooka normalmente mistura-se com a pá quando se está com o fogo ligado)

2- Utilizando recirculação contínua você economiza o tempo que seria gasto para fazer a clarificação do mosto, já que esta recirculação já estaria ajudando na formação da camada de grãos.

No mais eu acho que é isto.

PS: Estou pensando em mudar de bazooka para um fundo falso também.

Abs
 
Na linha do que o Dutra falou aí acima. Porém a recurculação por bimba ou jarra é obrigatória apenas enquanto o fogo estiver ligado ou para equilíbrar a diferença de temperatura na panela.

Enviado de meu SM-G355M usando Tapatalk
 
Perdão: *recirculação por bomba ou jarra...

Enviado de meu SM-G355M usando Tapatalk
 
Exatamente.
Se não usa recirculação constante (que envolve bomba, controle de temperatura automática e liga / desliga aquecimento automaticamente) deve-se manualmente recircular enquanto o fogo estiver ligado.
 
Fazer recirculação constante com fundo falso gera apenas consumo desnecessário de energia.

Vai haver muita perda de temperatura se usar este processo, consequentemente será necessário ligar o fogo / resistência muitas vezes durante a mostura.

A recirculação via bomba ou jarra só é necessária quando o fogo / resistência estiverem ligados.

Quanto a rampas durante a mostura, elas são desnecessárias.

Exceto em cervejas bem específicas, com grande quantidade de cereais proteicos e não maltados.
 
apenas uma ideia...ao inves de usar recirculação constante você pode simplesmente misturar a cada x minutos todo o mosto com auxilio de uma pá/colher.

a opção de recirculação como já dita vai fazer com que vc perca calor com o meio durante a circulação obrigando assim a acionar o aquecimento mais vezes. Por outro lado se você faz isso durante a mostura teoricamente ao final do mashout pode simplesmente abrir a torneira e transferir o mosto já que o mesmo já foi filtrado durante toda a mostura.
 
Concordo com o @AntonioMartins, eu mesmo uso uma caixa térmica para brassar, e quando preciso de alguma mudança de temperatura deixo para adicionar água quente (lógico que tudo planejado na brassagem)
 
apenas uma ideia...ao inves de usar recirculação constante você pode simplesmente misturar a cada x minutos todo o mosto com auxilio de uma pá/colher.

a opção de recirculação como já dita vai fazer com que vc perca calor com o meio durante a circulação obrigando assim a acionar o aquecimento mais vezes. Por outro lado se você faz isso durante a mostura teoricamente ao final do mashout pode simplesmente abrir a torneira e transferir o mosto já que o mesmo já foi filtrado durante toda a mostura.


Mas qual seria a finalidade de se mexer na cama de grãos de tempos em tempos?

O que isso agregaria de positivo no processo?

Qual a influência disto na ação das enzimas que transformam o amido em açúcar?

Quais as vantagens de se usar fundo falso ao invés de bazooka?

Qual o impacto negativo de se desmanchar várias vezes a cama de grãos?

A recirculação feita durante a elevação de temperatura para o Mash Out já é suficiente para limpar o mosto?

O ponto onde quero chegar com estas perguntas todas é o seguinte:

O Cervejeiro tem que entender o que está acontecendo dentro da panela durante as várias etapas da brassagem.

E ter bem claro em mente o que ele está fazendo, porque ele está fazendo e qual o resultado disto na cerveja.

Se você vai fazer uma coisa sem saber porque e nem qual o resultado disso na cerveja, é melhor não fazer.
 
apenas uma ideia...ao inves de usar recirculação constante você pode simplesmente misturar a cada x minutos todo o mosto com auxilio de uma pá/colher.

a opção de recirculação como já dita vai fazer com que vc perca calor com o meio durante a circulação obrigando assim a acionar o aquecimento mais vezes. Por outro lado se você faz isso durante a mostura teoricamente ao final do mashout pode simplesmente abrir a torneira e transferir o mosto já que o mesmo já foi filtrado durante toda a mostura.





Leia o tópico fixo sobre controle de temperatura e tente responder as perguntas do @antoniomartins e você vai entender o porque sua idéia é ruim, além de aprender algumas coisas interessantes no caminho. :)

Abraço.
 
certo, re-lido o topico fixo vamos lá:

minhas primeiras brassagens realmente um fazia isso a cada 15 minutos gravados, dava uma leve aquecida mexia etc. Essa foi a forma como aprendi no Workshop que tinha feito pela Acerva. Vendo a explicação do guntter acredito eu que, prejudicial essa forma nao seja porém só me agrega mais trabalho concordam? e por outro lado nas ultimas levas que fiz confesso que já estava nesse novo modo de deixar a panela "largada" lá e confiar que tudo its gonna be all right!

sobre desmanchar a cama, olha aqui vou abrir um ( ) para dizer que ai acredito que entra um pouco meu lado pessoal...novamente nao acredito que isso de alguma forma possa prejudicar a produção, respeitando é claro depois o descanso para tudo se assentar e fazer a filtragem...por outro lado da uma sensação de que estamos ali colocando a mão do mestre na cerveja, da uma falsa ilusão de que dessa forma proporciono um movimento, quebra dos graos gerando assim maior conversão...sei lá, essa é uma explicação baseada apenas em intuição, nada cientifica (não façam isso em casa crianças).

e por fim algo que me magoou foram as ultimas 2 linhas da resposta do antonio...acho que aqui grande parte das pessoas são amadoras umas com mais e outras com menos conhecimento e por fazer cerveja como hobby nao necessariamente eu deva ter o conhecimento pleno sobre tudo que estou fazendo...até por que sabendo disto participo aqui do forum, leio, dou minhas bolas foras, corrijo aprendo e estudo, tanto material daqui quanto livros e etc. Sendo assim segue o baile
 
certo, re-lido o topico fixo vamos lá:

minhas primeiras brassagens realmente um fazia isso a cada 15 minutos gravados, dava uma leve aquecida mexia etc. Essa foi a forma como aprendi no Workshop que tinha feito pela Acerva. Vendo a explicação do guntter acredito eu que, prejudicial essa forma nao seja porém só me agrega mais trabalho concordam? e por outro lado nas ultimas levas que fiz confesso que já estava nesse novo modo de deixar a panela "largada" lá e confiar que tudo its gonna be all right!

sobre desmanchar a cama, olha aqui vou abrir um ( ) para dizer que ai acredito que entra um pouco meu lado pessoal...novamente nao acredito que isso de alguma forma possa prejudicar a produção, respeitando é claro depois o descanso para tudo se assentar e fazer a filtragem...por outro lado da uma sensação de que estamos ali colocando a mão do mestre na cerveja, da uma falsa ilusão de que dessa forma proporciono um movimento, quebra dos graos gerando assim maior conversão...sei lá, essa é uma explicação baseada apenas em intuição, nada cientifica (não façam isso em casa crianças).

e por fim algo que me magoou foram as ultimas 2 linhas da resposta do antonio...acho que aqui grande parte das pessoas são amadoras umas com mais e outras com menos conhecimento e por fazer cerveja como hobby nao necessariamente eu deva ter o conhecimento pleno sobre tudo que estou fazendo...até por que sabendo disto participo aqui do forum, leio, dou minhas bolas foras, corrijo aprendo e estudo, tanto material daqui quanto livros e etc. Sendo assim segue o baile

Meus 2 centavos:

Acredite, é muito mais fácil falar 'fod@-se, não vou responder/ensinar/ajudar ninguém' do que tirar uma parte do nosso tempo pra ajudar.

Eu e um montão de gente evita certas perguntas para não ter stress. :)


Quando alguém para e te propõe um motão de pergunta, o intuito nada mais é do que te fazer pensar no que você está falando. Ou seja, se alguém propõe algo como eu propuz, ou o @AntonioMartins propôs, na verdade queremos que você 'suba o teu nível pessoal de conhecimento', porque achamos que isso é bom. Se não é, perdoe-nos.

Eu já tomei um monte dessas observações, todo mundo toma. Faz parte da vida, e todas me ajudaram a crescer como profissional e como pessoa, e eu ainda tenho um monte de coisa pra aprender. Sempre temos.

As vezes somos mais asperos ou brandos, mas o intuito é sempre promover uma discussão técnica com qualidade.

Ou não?
 
Eu sou um que tento sempre mostrar o ponto de vista técnico sobre os assuntos, não entendo sobre tudo e vivo cheio de dúvidas, mas graças a esse fórum muitas vão embora.
Porém nem todos são receptivos quanto a isso... as vezes a pessoa nem quis ser grosso, somente que pelo fórum emoções e tons de voz não passam.

Aqui estamos todos querendo enriquecer a cultura cervejeira de todos! Sinta-se sempre bem recebido quando alguém responder uma dúvida e testado se caso ficar um questionamento! O importante é sempre buscar o conhecimento!

Boas brassagens!
 
certo, re-lido o topico fixo vamos lá:

e por fim algo que me magoou foram as ultimas 2 linhas da resposta do antonio...acho que aqui grande parte das pessoas são amadoras umas com mais e outras com menos conhecimento e por fazer cerveja como hobby nao necessariamente eu deva ter o conhecimento pleno sobre tudo que estou fazendo...até por que sabendo disto participo aqui do forum, leio, dou minhas bolas foras, corrijo aprendo e estudo, tanto material daqui quanto livros e etc. Sendo assim segue o baile

Ferreira

Por favor não fique chateado com a minha resposta.

A intenção, como bem disse o @jalexandre é ajudar a todos aqui a se desenvolver, vamos crescendo juntos.

E como o @marqueze lembrou, comunicação escrita tem disso mesmo. O sentido de uma mensagem é dado cerca de 70% pela expressão facial e tom da voz em uma conversa, como no texto isto não existe, é fácil a gente entender errado.

Sobre as técnicas, estas que você citou não "pioram" a cerveja, mas também não melhoram, só acrescentam mais tempo e trabalho em um processo já bastante demorado e trabalhoso o suficiente, na minha opinião.

Fiz aquele monte de perguntas porque pela tua resposta pela resposta de outras pessoas neste tópico, achei que faltava esclarecer algumas coisas sobre o processo como um todo e sobre o uso do fundo falso. E achei que seria muito mais proveitoso despertar a curiosidade das pessoas sobre aqueles pontos que de passar direto os links ou mesmo escrever um longo texto sobre tudo aquilo.

Quando a gente pesquisa por iniciativa própria em várias fontes, creio que fixamos melhor a informação.

E vários aqui já receberam informações não tão corretas nos cursos que fizeram. Eu faço parte da ACervA da minha cidade, e tem companheiros lá que adotam práticas que eu não considero as melhores.

Para ser breve, já tentei convencer alguns camaradas que a indicação de quantidade de fermento a ser usada que vem escrita no pacotinho não vale de muita coisa.

Também já tentei explicar para outro (da ACervA também) que colocar o sensor do TIC dentro de um copo de água não vai te dar um controle de temperatura decente.

Tem gente que escuta e agrega conhecimento e tem gente que, por teimosia ou "dogma" não escuta nem os seus argumentos e continua fazendo do jeito que aprendeu ou de jeito que "acha certo".

Acho que temos que ser abertos a sugestões e, por que não, a críticas que claramente visam o nosso crescimento e melhoria (isso não só para a nossa cerveja, mas também para nossa vida).

Abraço :mug:
 
pessoal tranquilo quanto as observações que todos fizeram, estava só brincando quanto a magoa!

sem dúvida que concordo com a posição de todos aqui quando dizem que precisamos de critica para acordarmos e revisarmos nossos conceitos e realmente os textos quando escritos podem nos trair na forma como cada um interpreta.

Aproveitando o gancho e não direcionando a critica a um ou outro, o que você @AntonioMartins comenta de ensinamentos errados realmente é complicada essa situação. No mesmo Workshop que fiz o ensinamento foi exatamente este comentado 1 pacote de levedura hidratada para 20L. Hoje com alguma leitura a mais vejo o quanto isso pode estar incorreto ou correto etc. Além deste muitos outros ensinamentos que aprendi aos poucos tenho reciclado com ajuda de todos aqui no forum.

agora passados os desentendimentos voltemos ao topico original!
abraços a todos
 
Complicado mesmo...

No curso que eu fiz, com um cervejeiro respeitado aqui da região, ele disse assim:

"Tem gente que hidrata o fermento, mas isso não faz diferença nenhuma", e virou um pacotinho só direto em 20 litros de mosto.

Esse Fórum aqui salva a gente de muitos mitos e furadas. :)
 
pessoal tranquilo quanto as observações que todos fizeram, estava só brincando quanto a magoa!

sem dúvida que concordo com a posição de todos aqui quando dizem que precisamos de critica para acordarmos e revisarmos nossos conceitos e realmente os textos quando escritos podem nos trair na forma como cada um interpreta.

Aproveitando o gancho e não direcionando a critica a um ou outro, o que você @AntonioMartins comenta de ensinamentos errados realmente é complicada essa situação. No mesmo Workshop que fiz o ensinamento foi exatamente este comentado 1 pacote de levedura hidratada para 20L. Hoje com alguma leitura a mais vejo o quanto isso pode estar incorreto ou correto etc. Além deste muitos outros ensinamentos que aprendi aos poucos tenho reciclado com ajuda de todos aqui no forum.

agora passados os desentendimentos voltemos ao topico original!
abraços a todos

Bem, pessoal. Muito obrigado pela discussão gerada acerca deste assunto! O forum realmente é para isso. Fico feliz demais de participar deste forum e participar de discussões técnicas com informações de qualidade. Confiar em cursinho é beeeeem complicado! :ban::mug:

Cheguei a seguinte conclusão baseado nas pesquisas que fiz...

Vou recircular o mosto somente enquanto tiver realizando o aquecimento, conforme citado anteriormen.

Mesmo assim, gostaria de entender como vocês fazem esta etapa da mostura? O pessoal que tem bomba para recircular usa um controlador para garantir que a temperatura do mosto circulado seja a mesma do mosto na panela?
 
Mesmo assim, gostaria de entender como vocês fazem esta etapa da mostura? O pessoal que tem bomba para recircular usa um controlador para garantir que a temperatura do mosto circulado seja a mesma do mosto na panela?

Quem usa recirculação usa controlador de temperatura na entrada da panela (pós bomba, pós resistor) e usa RIMS ou HERMS e uma bomba para re-circular.

Se oque quer saber é o processo passo-a-passo, seria, aquece água inicial, infusão, esperar uns 10 a 15 mins pro malte assentar, começa recirculação, liga resistor e espera dar o tempo.
 
Quem usa recirculação usa controlador de temperatura na entrada da panela (pós bomba, pós resistor) e usa RIMS ou HERMS e uma bomba para re-circular.

Se oque quer saber é o processo passo-a-passo, seria, aquece água inicial, infusão, esperar uns 10 a 15 mins pro malte assentar, começa recirculação, liga resistor e espera dar o tempo.

Foi exatamente assim que pensei mesmo! Obrigado! =)
 

Latest posts

Back
Top