Dúvida sobre OG FG

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Romário Vargas

New Member
Joined
May 28, 2020
Messages
4
Reaction score
0
Location
Biguaçu, SC
Boa tarde.
Estou com uma dúvida. Eu iniciei o processo de fabricar cerveja agora. Estou na minha primeira vez.
Vamos lá! Mesmo com todos os cuidados que tomei acabei errando em uma coisa. Quando foi medir a densidade para colocar no balde fermentador eu fiz a medição com o mosto fervendo. E tive uma densidade de 1028 creio eu que está próximo de uns 100Cº. Depois do tempo de fermentação eu pesquisei mais um pouco e vi que tinha uma variação e na real o densidade(OG) ficou aproximadamente 1070.5. Era um receita de 20L. Mas eu acabei fervendo um pouco mais para chegar a densidade antes de adicionar os lúpulos de 60 e 10 minutos.
Ai acabei ficando com uns 10L. E minha FG agora a 1044.
Resumindo a minha receita original deveria ser:
20 Litos
Fermentação: 7 dias em 18ºC + 2 dias em 20ºC
Maturação: 7 dias em 10ºC + 7 dias a 0°C
OG 1028 a 1044
FG 1008 a 1014
E ficou:
10 Litos
Fermentação: 7 dias em 18ºC + 2 dias em 20ºC
Maturação: 7 dias em 10ºC + 7 dias a 0°C
OG +-1070.5
FG +-1044
Estou no 13º dia. Queria saber se tem como eu adicionar mais água fervida e resfriada após o término da maturação para tentar corrigir a densidade? Ou teria alguma outra dica? E também será que tem perigo de a garrafa explodir se eu fizer o primming. Que na receita está Primming: 10 dias em 18ºC (6,5g de açúcar de cana/Litro) .
 
Last edited:
Você está medindo a densidade com densímetro ou refratômetro?
Se for com refratômetro, o álcool produzido na fermentação interfere na medida da FG. Alguns aplicativos fazem essa conversão, eu uso o Homebrew Kit (iOS).
Nesse caso, a FG estará menor que 1044.

Teoricamente é possível sim diluir água após a fermentação, mas você não estará corrigindo somente a densidade: estará diluindo todo o amargor e aroma da cerveja também. A questão do Priming é muito importante e você tem razão de se preocupar, pois todo esse açúcar que ainda está lá vai fermentar na garrafa, então a chance de explosão é grande.

Eu acho que preferiria deixar a cerveja como está, e alongar o máximo possível a fermentação (volta a aumentar a temperatura), até a densidade parar de cair. Vai ser bem alcoolica e com bastante dulçor residual...

Conta para nós o que fez e como ficou!
 
Perfeito. Vou deixa assim então e aumentar a temperatura e deixar mais um tempo de fermentação. Inicialmente foi com o refratômetro, mas depois fiz com o densímetro. E com o densímetro está a 1035.

A e agradeço pela resposta. E sobre o armargo está um pouco a amarga. Mais de uma escala de 0 a 10 baseado nas cerveja que já tomei acho que daria um 6 para ela.
 
Romário, não sei qual cerveja você está fazendo, mas independente disso, acho que o resultado final já vai sair diferente da receita e estilo, mesmo que tente corrigir de alguma forma.
Sigo a mesma opinião do Filipe, ou seja, melhor deixar como está. Por ser sua primeira brassagem, erros acontecem, isso servirá de lição para as próximas. Sugiro apenas que faça o primming com menos gramas de açucar/litro apenas para evitar a "explosão" das garrafas. Grande abraço e boas brassagens.
 
Perfeito. Vou deixa assim então e aumentar a temperatura e deixar mais um tempo de fermentação. Inicialmente foi com o refratômetro, mas depois fiz com o densímetro. E com o densímetro está a 1035.

A e agradeço pela resposta. E sobre o armargo está um pouco a amarga. Mais de uma escala de 0 a 10 baseado nas cerveja que já tomei acho que daria um 6 para ela.
Tem que corrigir a densidade de acordo com a temperatura do liquido para medir corretamente, procure no google pela tabelas de temperatura e densidade. Sua densidade final está muito alta. A depender do fermento teria que terminar menos que 1020. Talvez não tenha atenuado tudo ainda. Quanto e qual fermento você usou? e qual foi a receita?
 
Quanto à OG você deveria ter adicionado água antes de esfriar.
Se a depois de 13 dias a densidade final é 1044, acho que não tem mais conserto. Verifique se realmente é essa a FG.
 
Continuação da saga. Hehe então eu utilizei o 300g de Malte Munich, 2,7kg Malte Pilsen Nacional. um saquinho de Fermento Fermentis - SafAle™ S-33. Ai os lúpulos foram nugget 10g e brewers gold 10g. Realmente sei que foi um aprendizado. Acho que a próxima vai ficar bem melhor pelo menos parecida com a receita.

A outra informação realmente tinha variação no refratômetro. Eu medi pelo densímetro e está em 1036, mas na conversão do brix estava dando 1044. Vou tentar baixar para tentar ficar parecida com a receita em FG 1008 a 1014. Ai acho que consigo fazer o primming sem perigo né?

Hoje a temperatura consegui aumentar para 20ºC e realmente está fermentando o airlock está saindo bastante bolhas, acho que minha fermentação realmente não tinha acabado. Vou manter assim por mais uns dias e medir novamente a acredito que vai baixar bastante ainda. Realmente acho que vai ficar um pouco mais alcoólica e com o aroma e amargor dos lúpulos mais fortes, mas acredito que vai ficar bom para a primeira. Hehehe.
 
Tente colocar na temperatura máxima do fermento, 24°C, para ver se atenua.
Esqueça essa maturação a 10 graus. Não serve pra nada.
Depois de fermentada faça o cold crash para zero graus por uns 7 dias no mínimo.
 
A outra informação realmente tinha variação no refratômetro. Eu medi pelo densímetro e está em 1036, mas na conversão do brix estava dando 1044. Vou tentar baixar para tentar ficar parecida com a receita em FG 1008 a 1014. Ai acho que consigo fazer o primming sem perigo né?
Não faça a diluição, nova água na cerveja nesta altura vai oxidar a cerveja e não vai ajudar. Se eu fosse você deixaria do jeito que está. Se realmente for adicionar água, adicione agora, ferva a agua por 10min, resfrie e adicione quando a mesma estiver na temperatura da cerveja fermentado, muito cuidado com a sanitização para não contaminar. Se adicionar agora, a levedura vai consumir o oxigenio novo que voce está adicionando diminuindo a oxidação da cerveja.

Hoje a temperatura consegui aumentar para 20ºC e realmente está fermentando o airlock está saindo bastante bolhas, acho que minha fermentação realmente não tinha acabado. Vou manter assim por mais uns dias e medir novamente a acredito que vai baixar bastante ainda. Realmente acho que vai ficar um pouco mais alcoólica e com o aroma e amargor dos lúpulos mais fortes, mas acredito que vai ficar bom para a primeira. Hehehe.
Mantenha nessa temperatura até acabar de borbulhar e depois aumente a temperatura para 22 a 24 por mais 4 a 7 dias para fazer o descanso diacetil. Além disso aumentando a temperatura, você se certificará que tudo foi fermentado e dai diminui a chance de explosão nas garrafas devido a fermentação mal feita.
 
Vou tentar baixar para tentar ficar parecida com a receita em FG 1008 a 1014. Ai acho que consigo fazer o primming sem perigo né?

Não é o número da FG que vai determinar o risco de explosão.
A FG é composta de açúcares fermentáveis (que a levedura come), e não fermentáveis (que são muito complexos para ela comer). Escolher quais desses açúcares há no final é uma baita ciência, e é definida principalmente nas rampas de temperatura da mosturação.

Por isso que a galera está te recomendando aumentar a temperatura e alongar a fermentação, para induzir a levedura a comer tudo o que ela consegue. 2-3 dias sem que a FG baixe, sinal que ela não consegue comer mais nada.
Aí você tem um priming mais "seguro" por consequencia.
 
Boa tarde.

Caros cervejeiros. Hoje fiz a medição novamente e está baixando hoje atingiu 1026 estava inicialmente com 1036 e o airlock ainda está saindo bastante bolhas. Acho que ainda vai baixar mais. Uma dúvida que me surgiu eu estou fermentando agora entre 20º a 21º. Queria saber se os graus afeta no saber ou em algo da cerveja. Se sim o que seria afetado?
 
Last edited:
A primeira brasagem é cheia de duvidas mas relaxa que você vai tomar a cerveja mesmo que ela não seja a mais gostosa.

1° Tenha paciência pois as vezes seguindo a receita e deixando o tempo de maturação nem sempre é o suficiente. A minha primeira brasagem a receita era para maturar em 14 dias e demorou mais de 30 para maturar.

Eu costumo agitar o galão para oxigenar durante a fermentação e percebo que da uma animada na levedura.

2° Para você ter certeza que a fermentação acabou, faça medições com o refratômetro a cada 3 dias + ou - quando estabilizar no refratômetro, faça a medição no densímetro. Eu comprei o densímetro de escala 1000 a 1060 e proveta de 100 ml e depois de medir eu vou juntando o conteúdo que usei para medir e coloco em uma garrafa com rolha para não misturar e não jogar fora, no final jogo um palet de lupolo espero essa garrafa carbonatar e hulllllllll tenho uma garrafa especial .. kkkkkk

Respondendo sua pergunta, a temperatura influencia sim, porem 2 a 3 graus a diferença será imperceptível para muitos.

Eu costumo envasar umas garrafas de 275 ml para ir experimentando durante o processo de maturação.
 
Back
Top