Dúvida S-33

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

arcaro

Member
Joined
Sep 19, 2017
Messages
6
Reaction score
0
Bom dia,

Finalizei minha segunda brassagem de uma Blond Ale no sábado a noite, inoculei com S-33.
A OG depois de resfriada ficou em 13,00 no refratrometro (estou sem densímentro).
Está fermentando com temperatura controlada em 20,7ºC
No primeiro dia (domingo) de fermentação atenuou para 10,2ºP;
No segundo dia (segunda) para 6,9°P, aqui o airlock secou e eu botei mais solução.
No terceiro dia (ontem) continuou 6,9ºP e o airlock continua sem atividade, dai dei uma agitada no balde.

Estou com medo que não atenue mais como na minha primeira brassagem que iniciou com OG de 12,1ºP e terminou com 7,1ºP

Nota 1: Estou hidratando o fermento a 21°C;
Nota 2: Temperatura controlado no poço térmico.
 
Acredito que a atenuação de 13 plato (~1.053) para 6,9 plato (corrigido pelo teor alcoólico ~1.014 pela calculadora do brewersfriend) está dentro do esperado, se sua estimativa for uma atenuação maior, o que geralmente é recomendado em algumas situações é chacoalhar o fermentador para suspender novamente a levedura no mosto e elevar a temperatura, pode ser que colabore.

De acordo com seu volume (que não foi informado), a quantidade de pacotes utilizados (não informado), temperatura de inoculação (também não informado, diferenças grandes podem causar choque térmico) é possível que tenham sido inoculado menos células viáveis do que seria necessário (underpitch), apesar de todas estas possibilidades, no seu caso o fermento teve uma atenuação de 73,6% (estimada) acima dos 70% informado na ficha técnica fornecida pela Fermentis.

Outra informação, é que segundo diversos estudiosos (Dr. Clayton Cone, Jamil Zainasheff, Chris White , etc..), a temperatura ideal para hidratação do fermento é entre 35º e 40º C, e se feita de maneira correta resulta em viabilidade próxima a 100%, caso a reidratação seja feita a 15º C, por exemplo, pode resultar em viabilidade de apenas 40%.

Penso que o problema só está na correção do refratômetro para medição com álcool diluído.
 
Obrigado pelas informações!
Estava procurando o link dessa calculadora.
O Volume foi de 26L e foi inoculado 11,5g a 20 graus pelo que li pode ter sido underpitch tb.
Posso inocular mais um pacote sem problemas?
Grato!
 
Back
Top