Dúvida resistência x amperagem

Discussão em 'Equipamentos, Técnicas e Processos' iniciado por mvrinaldi, 19/6/17.

  1. 19/6/17 #1

    mvrinaldi

    mvrinaldi

    mvrinaldi

    Well-Known Member

    Afiliado:
    6/1/16
    Mensagens:
    178
    Curtidas Recebidas:
    32
    Pessoal,

    Estou querendo mudar do gás para resistência. Li num dos posts que o Guenter recomenda 1000w para cada 10 litros. Minha panela tem 60 litros então, considerando que tem um head space, acredito que uma resistência de 5000w via me servir.

    Só que fiquei em duvida quanto à capacidade da rede elétrica e de relês. A rede da minha cidade é 110V. Então, 5000/110 dá 45 ampéres.

    O relê SSR maior que conheço é de 40 ampéres.

    Posso usar esse mesmo?

    Outra questão... pra confirmar que não entendo absolutamente nada de eletricidade. As tomadas da minha casa são de 20 ampéres. Isso pode dar algum problema? Os fios e as tomadas irão aguentar?
     
  2. 19/6/17 #2

    Saba

    Saba

    Saba

    Well-Known Member

    Afiliado:
    20/7/15
    Mensagens:
    132
    Curtidas Recebidas:
    22
    Fala colega,
    Sobre dimensionamento de rede elétrica: é algo muito importante e envolve segurança pessoal e patrimonial.
    Cuidado! Se não quiser/puder estudar bastante sua rede, busque um eletricista para averiguar seu dimensionamento.

    O que não entendi é se quer apenas mudar o modo de aquecimento para resistências elétricas ou pensa em automatizar o sistema (pra que usará o SSR?)

    Pra resumir: suas tomadas não vão aguentar. SSR não vai aguentar.
    Novamente, estude bem sua rede, desde a ligação da resistência até o quadro de energia.

    Abs
     
  3. 19/6/17 #3

    leduardol

    leduardol

    leduardol

    Well-Known Member

    Afiliado:
    15/1/16
    Mensagens:
    47
    Curtidas Recebidas:
    8
    Fiz alguns posts didáticos que vão te ajudar nessa questão, para ter noção do que previsará adequar.

    Tendo em vista o trabalho que terá para adequar o seu sistema elétrico (troca de cabos, disjuntores, fazer ligação bifásica e etc) será mais rápido e seguro contratar um profissional.

    Abaixo segue o link.

    [DÚVIDA] Ebulidor para lavagem

    https://r.tapatalk.com/shareLink?sh...k.com.br/showthread.php?t=410534&share_type=t


    Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
     
    mvrinaldi curtiu isso.
  4. 19/6/17 #4

    rabello

    rabello

    rabello

    Well-Known Member

    Afiliado:
    12/10/14
    Mensagens:
    168
    Curtidas Recebidas:
    37
    Nessa potência, recomendo que você trabalhe com 220V.

    Enviado de meu LG-D625 usando Tapatalk
     
  5. 19/6/17 #5

    mvrinaldi

    mvrinaldi

    mvrinaldi

    Well-Known Member

    Afiliado:
    6/1/16
    Mensagens:
    178
    Curtidas Recebidas:
    32

    No momento não pretendo automatizar. Então posso ligar direto na rede? Ainda assim preciso ver a questão do dimemsionamento da rede ou isso é só para o uso do relê?


    Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
     
  6. 19/6/17 #6

    Guenther

    Guenther

    Guenther

    Administrador Moderador

    Afiliado:
    23/4/13
    Mensagens:
    3,826
    Curtidas Recebidas:
    3,016
    É como vc disse... único detalhe a lembrar é que é 127v na maioria dos casos, não 110, então o cálculo de quanta corrente vai puxar é 5000/127, o que dá mais ou menos 39 Amperes.

    Suas tomas são de no máximo 20 amperes, o que acha que vai ocorrer?

    Fazendo uma analogia, imagine uma mangueira jorrando água.

    Digamos que a Potência (5000 watts) seja a vazão de água que vc quer, como se fosse 5000 litros / hora.

    A Tensão (voltagem) da sua rede, 127 ou 220, é a bitola da mangueira.... imagine uma mangueira de 10mm, ou uma de 20mm.

    O que é a Corrente (amperagem)? É o quanto de pressão é gerado.

    Se vc quiser atingir 5000 litros/hora com uma mangueira grossa de 20mm, o fluxo será mais fácil, e vai gerar menos pressão na sua mangueira (menos corrente/amperagem).

    Agora, se vc quiser atingir os mesmos 5000 litros/hora de vazão (potência) com uma mangueira fina de 10mm, vais ter que bombear com mais pressão pois a mangueira é mais fina/restritiva, e isso gera mais pressão nela (amperagem), logo, sua mangueira mais fina precisa ser mais forte. Se não for forte o suficiente, a mangueira rompe.

    No caso de um fio elétrico (uma mangueira pra eletricidade passar), se ele não tem bitola suficiente pra uma determinada amperagem, ele esquenta demais, e derrete.

    Ou seja, 5000 watts em 127v é como usar uma mangueira fina... ela precisa suportar pressão (bitolas de fios maiores para não esquentarem, e tomadas apropriadas para a amperagem calculada).

    Já 5000 watts em 220v é como usar uma mangueira mais grossa, a eletricidade flui mais fácil, esquentando menos o fio.

    Em resumo, se usar uma resistência que puxa quase 40 amperes em uma rede e tomadas que estão te dizendo que só suportam 20 amperes.... é totalmente certo que vai estourar..... que vai derreter, dar curto, pegar fogo em algum lugar, e aí vc imagina o resto.

    Ficou mais claro agora?

    Por isso que no geral, pra quem quer ter equipamento elétrico e não sabe nada de eletricidade, eu recomendo duas opções:

    A) Ou tem que baixar a cabeça e estudar sobre eletricidade, e hoje com o Goggle vc tem uma quantidade absurda de material pra aprender o necessário.
    B) Ou desista de ter equipamento elétrico, pois isso é o mesmo que mal saber dirigir e querer construir um carro envenenado. Vc até pode ter, mas então compre um pronto, ou contrate um mecânico e um motorista pra comprar o seu.

    Abração,
     
    Saba curtiu isso.
  7. 19/6/17 #7

    Josimar_Becker

    Josimar_Becker

    Josimar_Becker

    Active Member

    Afiliado:
    23/2/14
    Mensagens:
    39
    Curtidas Recebidas:
    12
    Tudo! Absolutamente tudo tem que estar dimensionado para a corrente que necessita (45,5A no seu caso), fiação, disjuntores, tomadas, etc. E lembre-se que há o consumo do restante da casa que obviamente contribuem.
    Enfim amigo, recomendo pedir ajuda a alguém especializado se não tem certeza do que fará.



    Enviado de meu D2306 usando Tapatalk
     
  8. 19/6/17 #8

    mvrinaldi

    mvrinaldi

    mvrinaldi

    Well-Known Member

    Afiliado:
    6/1/16
    Mensagens:
    178
    Curtidas Recebidas:
    32
    Ainda bem que perguntei!!! rss...

    Guenter, eu já tinha lido algumas coisas sobre amperagem mas nunca tinha entendido bem. Legal essa comparação!!!! Deixou bem claro mesmo!!!
     
  9. 19/6/17 #9

    tomazela

    tomazela

    tomazela

    Well-Known Member

    Afiliado:
    12/1/16
    Mensagens:
    1,649
    Curtidas Recebidas:
    429
    Minha sugestão para ti é puxar duas fases, pois economizará com cabo, tomadas e etc.

    Eu uso resistência somente no aquecimento da água e pretendo utilizar na fase de mostura. A de aquecimento de água é 2500w e pretendo instalar uma de 2500w também na mostura. Já na fervura, vou manter no gás, pois teria que readequar muita coisa na rede elétrica, além de não ser tão seguro trabalhar com uma corrente tão alta.

    Equipamento de 60 litros.
     
  10. 19/6/17 #10

    mvrinaldi

    mvrinaldi

    mvrinaldi

    Well-Known Member

    Afiliado:
    6/1/16
    Mensagens:
    178
    Curtidas Recebidas:
    32
    Duas fases você quer dizer 220V? Parece ser mesmo o melhor caminho.

    Esses 2500w em 127v?
     
  11. 19/6/17 #11

    Guenther

    Guenther

    Guenther

    Administrador Moderador

    Afiliado:
    23/4/13
    Mensagens:
    3,826
    Curtidas Recebidas:
    3,016
    Importante é usar 220v.

    Se na sua cidade o 220v é composto de 1 neutro e um fase 220, ou duas fazes 127v (que resultam em 220), aí vc tem que ver com algum eletricista.

    Abraço,
     
  12. 19/6/17 #12

    tomazela

    tomazela

    tomazela

    Well-Known Member

    Afiliado:
    12/1/16
    Mensagens:
    1,649
    Curtidas Recebidas:
    429
    Sim...220v

    É relativamente simples puxar uma segunda fase, substituindo pelo neutro da sua rede atual de 127v. Mas vc precisa saber de onde essa fase vem e se o disjuntor aguenta e etc.

    Eu por exemplo puxei a minha tomada de uma hidromassagem, que raramente é ligada.

    Os 2500w estão ligados em tomada 220v, dessa forma a bitola do fio é mais barata...
     
  13. 19/6/17 #13

    mvrinaldi

    mvrinaldi

    mvrinaldi

    Well-Known Member

    Afiliado:
    6/1/16
    Mensagens:
    178
    Curtidas Recebidas:
    32
    blz... vou chamar um eletricista!! Não vou arriscar não!!! Obrigado!!!!
     
    tomazela curtiu isso.
  14. 19/6/17 #14

    vmsouza

    vmsouza

    vmsouza

    Well-Known Member

    Afiliado:
    1/4/16
    Mensagens:
    263
    Curtidas Recebidas:
    52
    Pessoal, muito bom a discussão, mas aproveitando os pontos tenho uma dúvida que me parece bem óbvia, para por segurança...

    Trabalhando com uma resistência de 5.000w em 220v, teria +- 23 amperes. Seria correto ter um disjuntor só para isto, de 30 amperes e uma fiação do disjuntor até o controlador de temperatura/contatora de 4mm de espessura? O mesmo fio de 4mm eu usaria para todo o sistema entre controlador/contatora e a resistência?

    E se ao invés de uma resistência de 5.000w, eu tivesse duas, sendo uma para a panela de água do sparge e outra para a panela de mostura/fervura. Teria que ter tudo multiplicado por 2 deste a entrada da rede ou posso usar um único disjuntor de 50 amperes? Segundo uma tabela que vi na internet, para 50 amperes recomenda-se fios com 10mm de espessura.

    A ideia é ter realmente duas resistências, uma para a água do sparge e outra para a mostura/fervura, mas gostaria que em pouquíssimas situações dentro do dia da brassagem as duas estivessem ligadas ao mesmo tempo, até porque enquanto ferve o mosto eu estou com a outra panela fervendo água para limpeza dos equipamentos pós fervura. Panelas de 50L de Barril.

    Qual seria a melhor opção neste caso? Existe alguma outra alternativa para o que quero fazer?

    Estou estudando sobre isto, inclusive aterramento já que é uma casa.

    Obrigado por qualquer ajuda.
     
    Última edição: 19/6/17
  15. 20/6/17 #15

    Guenther

    Guenther

    Guenther

    Administrador Moderador

    Afiliado:
    23/4/13
    Mensagens:
    3,826
    Curtidas Recebidas:
    3,016
    Essencialmente, sim, é isso mesmo que vc falou.

    A alimentação elétrica do meu equipamento é muito parecida como vc falou.

    Tenho um disjuntor separado no quadro elétrico da minha casa de onde saem fios de 10mm até o meu equipamento, onde há um outro disjuntor geral do equipamento do tipo DR, que por sua vez alimenta todo o resto. Disjuntor DR desarma com qualquer fuga, ou seja, digamos que eu pegue um fio desencapado... ele desarma antes de sentir o choque, tornando o equipamento super seguro.

    Abraço,
     
    vmsouza e LuizAugustoCararo curtiram isso.
  16. 20/6/17 #16

    tintscevadis

    tintscevadis

    tintscevadis

    Well-Known Member

    Afiliado:
    27/5/16
    Mensagens:
    143
    Curtidas Recebidas:
    18
    Guenther,

    Somente verificando a informação mas o DR não vai te livrar do choque, somente vai desligar a energia em uma fração de ms a fim de prevenir algo pior (por tempo de exposição ao choque) como queimaduras graves e parada cardíaca.

    Em mA:
    10 a 30: Contração muscular
    50 a 100: queimaduras graves e parada respiratória
    200 a 500: Fibrilação cardíaca
    1000: Parada cardíaca



    [ame]https://www.youtube.com/watch?v=IgjI4Uzr3gU[/ame]


    Enviado de meu XT1225 usando Tapatalk
     
    vmsouza curtiu isso.
  17. 21/6/17 #17

    vmsouza

    vmsouza

    vmsouza

    Well-Known Member

    Afiliado:
    1/4/16
    Mensagens:
    263
    Curtidas Recebidas:
    52
    @Guenther, obrigado pela resposta, vou começar desta forma então.

    @tintscevadis, muito bacana esse lance do IDR/DDR.

    Dei uma pesquisada nisto e no meu caso o melhor seria ter um disjuntor desses brancos de 50a na caixa central, de lá puxar um par de fios 10mm até a minha caixa de brassagem.

    Nessa caixa de brassagem é melhor eu ligar um disjuntor DDR para cada resistência (25a cada DDR/resistência), ou vou para um único DDR de 50a e desse único sair os fios para os equipamentos que irão ligar as duas resistências?

    Outro ponto quanto a questão de fuga de corrente, para esta aplicação é melhor um DDR de 25ma, menor ou maior?

    Obrigado pessoal, estou aprendendo bastante sobre isso.
     
    LuizAugustoCararo curtiu isso.
  18. 6/7/17 #18

    vmsouza

    vmsouza

    vmsouza

    Well-Known Member

    Afiliado:
    1/4/16
    Mensagens:
    263
    Curtidas Recebidas:
    52
    Ainda não consegui entender uma coisa ainda quanto ao DR.

    Minha resistência tem dois fases de 110v cada. Pra detectar a fuga de corrente na panela/resistência de um possível choque, tenho que ligar um neutro na carcaça da panela e este neutro passando pelo DR, junto com as duas fases?

    Obrigado
     
  19. 6/7/17 #19

    tintscevadis

    tintscevadis

    tintscevadis

    Well-Known Member

    Afiliado:
    27/5/16
    Mensagens:
    143
    Curtidas Recebidas:
    18
    Procure no YouTube os vídeos de dr do mundo da elétrica

    Enviado de meu XT1225 usando Tapatalk
     
  20. 6/7/17 #20

    vmsouza

    vmsouza

    vmsouza

    Well-Known Member

    Afiliado:
    1/4/16
    Mensagens:
    263
    Curtidas Recebidas:
    52
    Já assisti os vídeos, só não entendi ainda aonde vou ligar o neutro que vem do DR, tenho que fazer um furo na panela e prender esse neutro na panela?

    Porque minha resistência tem dois fases, mas aonde ligo o neutro?
     

Compartilhe esta Página