Dúvida na sanitização de KEG 50L

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Sergiocc

Member
Joined
Sep 14, 2017
Messages
14
Reaction score
5
Pessoal, boa tarde.

Estive lendo muito nesse fórum a algumas semanas e estou para adquirir um KEG da Ambev destravado de 50L, já que minha produção vai sempre de 40 em 40.

Gostaria de usar não só pra carbonatar, mas também para servir e utilizar enchedor de contra pressão pra envasar minhas garrafas.

A questão é a sanitização. :confused:
Ví que a boca dos KEGS é bem pequena se comparada a um postmix...

Alguém tem experiência com isso? É tranquilo de limpar o KEG por dentro? Possuo até uma lavadora de alta pressão, mas acho que o jato não vai ter ângulo pra limpar dentro.

2 postmix de 19L são MUITO mais caros que um KEG deste =/

Vale a pena optar pelo barril de 50L?

Valeu!
 
Boa noite.
Respondendo sua questão.
A limpeza deve ser feita com agentes químicos. Como soda cáustica e enxague absurdo. A sanitização é tranquila. Só usar peracético ou iodo respeitando a concentração.
O que ficará mais difícil no teu caso, será carregar o barril. Carregar 2 post é bem mais tranquilo.
Abraço
 
Pois é... Comprei o KEG hj, até que está em bom estado, ele estava em uso inclusive.
Não aparenta ter sólidos ou incrustações dentro.
Vou fazer uma solução de soda caustica enxaguar bem e sanitizar com iodofor.

Agora é só acertar na carbonatação :)
 
Não exagere na carbonatação, senão terá que comer o creme com colher.
 
Pois é... Comprei o KEG hj, até que está em bom estado, ele estava em uso inclusive.
Não aparenta ter sólidos ou incrustações dentro.
Vou fazer uma solução de soda caustica enxaguar bem e sanitizar com iodofor.

Agora é só acertar na carbonatação :)

Fiquei interessado para ver se valeu a pena a aquisição do KEG para a finalidade que você pretendia.
 
Fiquei interessado para ver se valeu a pena a aquisição do KEG para a finalidade que você pretendia.

Assim que terminar a fermentação eu posto aqui fotos e resultados do envase no KEG, as válvulas chegaram hoje
 

Attachments

  • valvulas.jpg
    valvulas.jpg
    57 KB · Views: 87
  • barril.jpg
    barril.jpg
    53.1 KB · Views: 80
Eu taco a bucha dentro, esfrego com um pau, na hora do enxague, pesco a bucha com os dedos...
 
E aí Sergiocc,

Como você sanitiza seu barril?

Ganhei um de 30L que estava muito tempo parado, está em bom estado visivelmente por fora, mas por dentro estou com medo, pois tinha em torno de 2L de cerveja azeda dentro dele.

Qual a melhor forma de sanitizar?

Pois é... Comprei o KEG hj, até que está em bom estado, ele estava em uso inclusive.
Não aparenta ter sólidos ou incrustações dentro.
Vou fazer uma solução de soda caustica enxaguar bem e sanitizar com iodofor.

Agora é só acertar na carbonatação :)
 
E aí Sergiocc,

Como você sanitiza seu barril?

Ganhei um de 30L que estava muito tempo parado, está em bom estado visivelmente por fora, mas por dentro estou com medo, pois tinha em torno de 2L de cerveja azeda dentro dele.

Qual a melhor forma de sanitizar?
Todos que comprei eram usados, pra limpar usei somente água fervente. Joguei cerca de 10L de água fervendo dentro, coloquei o sifão e agirei bastante, depois tirei tudo pela torneira. Fiz isso três vezes.
E sempre após o uso, (deixo no máximo 7 dias) despressuriza (não se esqueça disso, muito importante), passa água corrente umas vezes até parar de sair espuma de cerveja, depois 10L de água fervendo, agito e deixo por uns 10 minutos. Dreno pelo sifão e só abro de novo no dia de usar. Deixo de ponta cabeça pra escorrer o restinho da água e pronto. O sifão desmonto pra limpar a cada 5 usos ou quando vejo que está acumulando sujeira (normalmente quanto tem breja muito lupulada).
 
E o tal Vanish Branco pra limpeza? Alguém já usou? Eu to pra começar a comprar os equipamentos e me apareceu um barril slim de 10L. Pra mim vai ser perfeito.
 
E o tal Vanish Branco pra limpeza? Alguém já usou? Eu to pra começar a comprar os equipamentos e me apareceu um barril slim de 10L. Pra mim vai ser perfeito.
Verdade, usei em dois deles. Aqueci um pouco d'água e usei conforme recomendações do fabricante. Depois enxaguei bastante com água quente e usei PAC, novamente enxaguei com água fervendo. Ficaram como novos.
 
Todos que comprei eram usados, pra limpar usei somente água fervente. Joguei cerca de 10L de água fervendo dentro, coloquei o sifão e agirei bastante, depois tirei tudo pela torneira. Fiz isso três vezes.
E sempre após o uso, (deixo no máximo 7 dias) despressuriza (não se esqueça disso, muito importante), passa água corrente umas vezes até parar de sair espuma de cerveja, depois 10L de água fervendo, agito e deixo por uns 10 minutos. Dreno pelo sifão e só abro de novo no dia de usar. Deixo de ponta cabeça pra escorrer o restinho da água e pronto. O sifão desmonto pra limpar a cada 5 usos ou quando vejo que está acumulando sujeira (normalmente quanto tem breja muito lupulada).

Obrigado pelas dicas Edgar.

Como você faz para desmontar o sifão?
 
Obrigado pelas dicas Edgar.

Como você faz para desmontar o sifão?
Sei que não foi pra mim a pergunta, mas acabei de comprar keg tb.
Eu fiz uma "ferramenta" com uma luva soldável de 32mm. Segue foto da "criança".

Encaixado, é só empurrar e girar que libera tudo.

Abraço.
IMG_20201208_173448.jpg
 
Quanto tempo costumam deixar o vanish agindo? enche o keg e deixa la de molho ou liga uma bombinha pra ficar circulando?
 
Quanto tempo costumam deixar o vanish agindo? enche o keg e deixa la de molho ou liga uma bombinha pra ficar circulando?
Eu coloco uma quantidade de agua e vanish tudo no olhometro rsrsrs, aí sacudo o post mix ou keg no seu caso e deixo lá por 10 min. Depois enxague com agua abundante. Faço assim, nunca tive problema de contaminação ou gosto.
 
Todos que comprei eram usados, pra limpar usei somente água fervente. Joguei cerca de 10L de água fervendo dentro, coloquei o sifão e agirei bastante, depois tirei tudo pela torneira. Fiz isso três vezes.
E sempre após o uso, (deixo no máximo 7 dias) despressuriza (não se esqueça disso, muito importante), passa água corrente umas vezes até parar de sair espuma de cerveja, depois 10L de água fervendo, agito e deixo por uns 10 minutos. Dreno pelo sifão e só abro de novo no dia de usar. Deixo de ponta cabeça pra escorrer o restinho da água e pronto. O sifão desmonto pra limpar a cada 5 usos ou quando vejo que está acumulando sujeira (normalmente quanto tem breja muito lupulada).
Olá amigo. Como você desmonta o sifão? Tem como dar os detalhes?
 
Back
Top