Dúvida na receita de witbier - capim limão

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Klarenberg

Member
Joined
Apr 21, 2021
Messages
9
Reaction score
10
Location
Montes Claros-MG
Olá pessoal!!!
Estava querendo brassar uma Witbier, mas fiquei em dúvida se usava capim-limão (capim-cidrera ou capim-santo, como são conhecidos) na receita.
Alguém tem alguma experiência com esta especiaria na Witbier? (É para 100l, meu setup de brassagem).
Já estarei utilizando semente de coentro e casca de laranja. Devo usar mesmo assim o capim-limão?
 
Olá pessoal!!!
Estava querendo brassar uma Witbier, mas fiquei em dúvida se usava capim-limão (capim-cidrera ou capim-santo, como são conhecidos) na receita.
Alguém tem alguma experiência com esta especiaria na Witbier? (É para 100l, meu setup de brassagem).
Já estarei utilizando semente de coentro e casca de laranja. Devo usar mesmo assim o capim-limão?
Olá Klarenberg,
Interessante a intenção de uso do capim-limão. Mas acho que ele poderia substituir o coentro, ao meu ver. Um pode ofuscar o outro e no fim pode sobressair o coentro mesmo.
 
Olá!
Aqui em casa como não gostamos nada do coentro, fiz uma witbier substituindo o coentro por melissa, pra quem gosta de cerveja doce ficou boa, mas acho que exagerei na melissa e pro meu gosto ficou muito enjoativa! Creio que o capim limão deve seguir pelo mesmo caminho, nada de exagero!
 
Utilizei uma vez em uma wheat, ficou amarga demais, não sei se pelo lúpulo ou pela erva, utilizei ela verde no final da fervura, o aroma fica sensacional
 
Olá pessoal!!!
Estava querendo brassar uma Witbier, mas fiquei em dúvida se usava capim-limão (capim-cidrera ou capim-santo, como são conhecidos) na receita.
Alguém tem alguma experiência com esta especiaria na Witbier? (É para 100l, meu setup de brassagem).
Já estarei utilizando semente de coentro e casca de laranja. Devo usar mesmo assim o capim-limão?

Rapaz, boa ideia, é um estilo refrescante. Eu usaria os três, mas com receio nesse capim-limão, é um adjunto bem potente, faz aí um uso de 1,5g/l no final da fervura, acredite, vai aparecer, mas sútil e não vai roubar o destaque dos demais, mas da para chegar a mais que isso. Vai trazer um charme e complexidade nessa Wit.
Faz e depois trás esse resultado para nós.
 
Olá!
Aqui em casa como não gostamos nada do coentro, fiz uma witbier substituindo o coentro por melissa, pra quem gosta de cerveja doce ficou boa, mas acho que exagerei na melissa e pro meu gosto ficou muito enjoativa! Creio que o capim limão deve seguir pelo mesmo caminho, nada de exagero!

Também não sou fã de coentro, porém na cerveja é usado a semente de coentro e o sabor dela não tem nada a ver com a folha. Já fiz Wit com a semente de coentro e ficou muito boa. Uma dica para ver se vai gostar, é comprar uma wit comercial e gostando do sabor, partir pra brassagem.
 
Também não sou fã de coentro, porém na cerveja é usado a semente de coentro e o sabor dela não tem nada a ver com a folha. Já fiz Wit com a semente de coentro e ficou muito boa. Uma dica para ver se vai gostar, é comprar uma wit comercial e gostando do sabor, partir pra brassagem.
É por ai mesmo, já havíamos bebido algumas witbier comerciais e não gostamos, resolvemos experimentar algo novo, creio que todas experiência na produção de cervejas é válida!!
 
Rapaz, boa ideia, é um estilo refrescante. Eu usaria os três, mas com receio nesse capim-limão, é um adjunto bem potente, faz aí um uso de 1,5g/l no final da fervura, acredite, vai aparecer, mas sútil e não vai roubar o destaque dos demais, mas da para chegar a mais que isso. Vai trazer um charme e complexidade nessa Wit.
Faz e depois trás esse resultado para nós.
Valeu pela dica. Quando estiver pronta vou trazer o resultado.
Espero que não demore muito, como tive que mudar recentemente estou ainda
remontando e ajustando meu setup...
 
Também não sou fã de coentro, porém na cerveja é usado a semente de coentro e o sabor dela não tem nada a ver com a folha. Já fiz Wit com a semente de coentro e ficou muito boa. Uma dica para ver se vai gostar, é comprar uma wit comercial e gostando do sabor, partir pra brassagem.
Eu já tomei algumas wits e a que mais me agradou foi a Hoegaarden: leve, bem refrescante e suave.
Queria chegar próxima a ela, mas com a adição do capim-limão para dar um upgrade, pois gosto muito deste sabor.
 
Back
Top