Dúvida na lavagem do fermento

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Fukahori

Member
Joined
Jul 11, 2016
Messages
5
Reaction score
1
E ai pessoal,

Preciso de uma ajuda, é a primeira vez que estou tentando lavar o fermento.
Li alguns tópicos sobre isso, porém deixei em dois potes e o resultado da decantação foi diferente.

Vamos ao passo-a-passo que realizei:
- Retirei a lama do fundo após a fermentação e deixei em um pote largo na geladeira para decantar.
- Já era possível ver as 3 fases no pote. Retirei a cerveja que estava em cima com uma seringa.
- Retirei parte do fermento que ficava no meio e coloquei em um pote de azeitona, porém como não foi possível tirar tudo, pois o pote era grande, adicionei a água devidamente fervida e resfriada em ambos os potes(azeitona e o grande).
- Deixei na geladeira durante uma noite e o resultado da decantação foi diferente.

No pote de azeitona o ficou a cerveja em cima, uma lama escura no meio e uma lama clara no fundo.
No pote grande ficou a cerveja em cima, uma lama clara no meio e uma lama escura no fundo.

A dúvida seria qual lama devo retirar para reutilizar? A mais clara ou escura?

Muito obrigado pela ajuda!
 

Attachments

  • image1.jpg
    image1.jpg
    113.9 KB · Views: 120
  • image2.jpg
    image2.jpg
    110.4 KB · Views: 116
E ai pessoal,

Preciso de uma ajuda, é a primeira vez que estou tentando lavar o fermento.
Li alguns tópicos sobre isso, porém deixei em dois potes e o resultado da decantação foi diferente.

Vamos ao passo-a-passo que realizei:
- Retirei a lama do fundo após a fermentação e deixei em um pote largo na geladeira para decantar.
- Já era possível ver as 3 fases no pote. Retirei a cerveja que estava em cima com uma seringa.
- Retirei parte do fermento que ficava no meio e coloquei em um pote de azeitona, porém como não foi possível tirar tudo, pois o pote era grande, adicionei a água devidamente fervida e resfriada em ambos os potes(azeitona e o grande).
- Deixei na geladeira durante uma noite e o resultado da decantação foi diferente.

No pote de azeitona o ficou a cerveja em cima, uma lama escura no meio e uma lama clara no fundo.
No pote grande ficou a cerveja em cima, uma lama clara no meio e uma lama escura no fundo.

A dúvida seria qual lama devo retirar para reutilizar? A mais clara ou escura?

Muito obrigado pela ajuda!

Tem um tópico no fórum com o passo a passo de como fazer a lavagem...

Do jeito que está aí, pode descartar o sobrenadante e usar toda a lama...

Não precisa usar a seringa, se virar o vidro cuidadosamente, só a parte líquida vai pro ralo....a lama ficará...
 
E ai pessoal,

Preciso de uma ajuda, é a primeira vez que estou tentando lavar o fermento.
Li alguns tópicos sobre isso, porém deixei em dois potes e o resultado da decantação foi diferente.

Vamos ao passo-a-passo que realizei:
- Retirei a lama do fundo após a fermentação e deixei em um pote largo na geladeira para decantar.
- Já era possível ver as 3 fases no pote. Retirei a cerveja que estava em cima com uma seringa.
- Retirei parte do fermento que ficava no meio e coloquei em um pote de azeitona, porém como não foi possível tirar tudo, pois o pote era grande, adicionei a água devidamente fervida e resfriada em ambos os potes(azeitona e o grande).
- Deixei na geladeira durante uma noite e o resultado da decantação foi diferente.

No pote de azeitona o ficou a cerveja em cima, uma lama escura no meio e uma lama clara no fundo.
No pote grande ficou a cerveja em cima, uma lama clara no meio e uma lama escura no fundo.

A dúvida seria qual lama devo retirar para reutilizar? A mais clara ou escura?

Muito obrigado pela ajuda!

Um amigo do fórum, que não lembro o nome, montou esse documento para a lavagem do fermento...
 

Attachments

  • Procedimento para reutilização de LAMA e propagação de fermento.pdf
    298.7 KB · Views: 257
usa a clara descarta a escura vai dar certo nao tem problema se nao conseguir tirar toda a escura sempre fica um pouquinho
 
porque contem restos de lupulos proteinas e levedura morta

Ok, mas a quantidade é desprezível...Isso aí diluído em 20L, 30L não tem problema algum...

Porém para uma levedura mais limpa, o ideal é seguir o procedimento que postei, onde coloca-se a água no fermentador, agita-se e aguarda 20 minutos.

Após esse descanso de 20 minutos, as partes mais sólidas e mais pesadas como os lúpulos irão decantar, ficando em suspensão a maioria das células. Nesse primeiro momento utiliza-se o sobrenadante...
 
Desde já agradeço seus comentários!! :)
Eu usei o procedimento do pdf, a diferença é que utilizei os dois potes, ambos os potes já foi retirado o sobrenadante(cerveja), depois foi adicionado a água e guardado na geladeira para decantar.
E pelo o que dizem no fórum o que devo utilizar é a parte do meio que devo utilizar, mas no pote de azeitona a parte do meio é a lama escura e no pote grande é a lama clara, dai fiquei confuso.
Se seguir o que o Paulopinho irei utilizar a parte inferior do pote de azeitona e a parte do meio do pote grande. Sempre devo utilizar a parte mais clara?
Queria lavar o fermento, pois já reutilizei uma vez sem lavar.
 
fukahori :

para não ter mais dúvidas siga o procedimento do Jamal este é o certo segue o link :

[ame]https://www.youtube.com/watch?v=pGNmR3F0lO8[/ame]
 
Ressuscitando o tópico...

Fiquei com uma dúvida, depois de fazer todo o processo de lavagem e separar as leveduras "boas", por quanto tempo p0sso guardar essa lama até utilizar novamente?

Devo guardar na geladeira?

Obrigado galera.
 
Ressuscitando o tópico...

Fiquei com uma dúvida, depois de fazer todo o processo de lavagem e separar as leveduras "boas", por quanto tempo p0sso guardar essa lama até utilizar novamente?

Devo guardar na geladeira?

Obrigado galera.
Amigo, eu já reutilizei a lama com até com dois meses, sugiro que você guarde potes com pouca lama e faça starters múltiplos, começando com pouco mosto e aumentando, usar a calculadora do Brewer's Friend ( https://www.brewersfriend.com/yeast-pitch-rate-and-starter-calculator/ ) , iniciando de uma quantidade menor, terá maior acerto na quantidade de células de fermento vivas, pois a medida que a lama vai ficando na geladeira por mais tempo, a viabilidade de células vivas vai caindo, utilize também nos startes, nutrientes para leveduras, pois as mesmas vão precisar.
 
Amigo, eu já reutilizei a lama com até com dois meses, sugiro que você guarde potes com pouca lama e faça starters múltiplos, começando com pouco mosto e aumentando, usar a calculadora do Brewer's Friend ( https://www.brewersfriend.com/yeast-pitch-rate-and-starter-calculator/ ) , iniciando de uma quantidade menor, terá maior acerto na quantidade de células de fermento vivas, pois a medida que a lama vai ficando na geladeira por mais tempo, a viabilidade de células vivas vai caindo, utilize também nos startes, nutrientes para leveduras, pois as mesmas vão precisar.
O que vc usa como nutriente?
 
Back
Top