DÚVIDA - Milho

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

pedrovic

Well-Known Member
Joined
Aug 11, 2020
Messages
92
Reaction score
24
Oi, alguém sabe qual a porcentagem mínima de milho que eu poderia usar em uma receita? Pensei em usar apenas 1% (talvez 2%) de grits mas não sei se tão pouco assim faria alguma diferença sensorial como as porcentagens maiores (de 20% pra cima). Abs
 
Boa tarde. Não curto usar milho em minhas receitas, mas para se obter alguma diferença sensorial, penso que menos de 10% não fará diferença... não há um mínimo...
As receitas que pesquisei com milho (flocos), giram em torno de 20 a 30%....até de 40% já vi....
Abraços...
 
A porcentagem mínima que você pode usar é de 0%

Você precisa avaliar qual é seu objetivo usando milho.
 
@Caramba O milho seria para deixar o corpo mais leve, mas sem ser tão extremo no uso como as cervejas de massa, que chegam a usar até 45% em sua composição. Por isso perguntei sobre a porcentagem mínima. Abs
 
Fiz uma cream ale com 85% de pale ale e 15% flocão, pensei em pro um pouco de carapills, mas arrisquei sem. Ficou excelente até na espuma.
Foi a minha primeira com a BRY-97.
 
Considere também não usar o milho e simplesmente usar menos malte. A cerveja vai ficar com o corpo mais leve. O que o milho soma no final das contas é apenas ABV. Por favor, alguém me corrija se eu estiver falando merda.
 
Considere também não usar o milho e simplesmente usar menos malte. A cerveja vai ficar com o corpo mais leve. O que o milho soma no final das contas é apenas ABV. Por favor, alguém me corrija se eu estiver falando merda.
Cara, eu penso igual, não sei porque essa tara que o pessoal tem por milho, faça uma só de malte pilsen então.
 
Considere também não usar o milho e simplesmente usar menos malte. A cerveja vai ficar com o corpo mais leve. O que o milho soma no final das contas é apenas ABV. Por favor, alguém me corrija se eu estiver falando merda.
Concordo
 
Considere também não usar o milho e simplesmente usar menos malte. A cerveja vai ficar com o corpo mais leve. O que o milho soma no final das contas é apenas ABV. Por favor, alguém me corrija se eu estiver falando merda.

Concordo com você. Além disso, adicionar açúcar na fervura vai contribuir com o ABV desejado.
 
Alguém me explica porque seria desejável aumentar o ABV? Pergunto sinceramente.
Ele quis dizer que o milho só dá açúcar... não dá sensorial nenhum.
Então dá pra adicionar açúcar.

Porque teve a sugestão de não usar milho e usar menos malte, pra cerveja ficar mais leve.
Mas usando menos malte vai ter menos açúcar.
 
Ele quis dizer que o milho só dá açúcar... não dá sensorial nenhum.
Então dá pra adicionar açúcar.

Porque teve a sugestão de não usar milho e usar menos malte, pra cerveja ficar mais leve.
Mas usando menos malte vai ter menos açúcar.
Pode até ser, mas já vi muita gente colocando açúcar pra corrigir OG, acho meio sem sentido.
 
Alguém me explica porque seria desejável aumentar o ABV? Pergunto sinceramente.

Tem estilos de cerveja que focam no ABV alto. A escola belga por exemplo tem aqueles estilos fortes no álcool. Segundo consta parece que teve uma época onde proibiram os gorós por lá, mas cerveja era liberado. Daí que o pessoal começou a fazer umas brejas super alcóolicas pra suprir essa demanda. Mas o problema é que se vc socar malte e mais malte pra subir o ABV o corpo acaba ficando pesado demais. Aí entra o açúcar que dá essa turbinada no ABV sem pesar no corpo.

Já o milho a estória é de que os primeiros cervejeiros dos EUA não tinham um malte de qualidade (2 fileiras) pra trabalhar: só tinham por lá o de 6 fileiras. Como a necessidade é a mãe da invenção descobriram que se misturassem com milho dava num produto aceitável. A moda pegou e acabou tornando-se uma questão de economia já que o milho é muito mais barato que o malte. Por isso que as cervejas de massa não têm praticamente gosto de nada: o milho praticamente não dá sabor. Às vezes se usa arroz. Então podemos dizer que essas brejas super leves são meio que baseadas no álcool. Do ponto de vista de excelência diríamos que as cervejarias têm um lucro excelente... mas do produto já não pode se dizer o mesmo.

E aí tem o cervejeiro artesanal que eventualmente usa o milho, às vezes o açúcar (em várias formas), pra aumentar o ABV da cerveja. O álcool é também um dos elementos que dão sabor na cerveja pronta. Então pode-se usar esse recurso.

Agora na minha humilde opinião particular que não interessa muito, nas minhas cervejas mais leves eu não uso esses adjuntos pelo seguinte:
1) estaria perdendo a oportunidade de ter menos álcool;
2) estaria perdendo a oportunidade de ter mais sabor.

Cream Ale é um estilo que eu realmente não compreendo. Mas é opinião pessoal. Sei que tem muita gente que curte e eu respeito.
 
Tem estilos de cerveja que focam no ABV alto. A escola belga por exemplo tem aqueles estilos fortes no álcool. Segundo consta parece que teve uma época onde proibiram os gorós por lá, mas cerveja era liberado. Daí que o pessoal começou a fazer umas brejas super alcóolicas pra suprir essa demanda. Mas o problema é que se vc socar malte e mais malte pra subir o ABV o corpo acaba ficando pesado demais. Aí entra o açúcar que dá essa turbinada no ABV sem pesar no corpo.

Já o milho a estória é de que os primeiros cervejeiros dos EUA não tinham um malte de qualidade (2 fileiras) pra trabalhar: só tinham por lá o de 6 fileiras. Como a necessidade é a mãe da invenção descobriram que se misturassem com milho dava num produto aceitável. A moda pegou e acabou tornando-se uma questão de economia já que o milho é muito mais barato que o malte. Por isso que as cervejas de massa não têm praticamente gosto de nada: o milho praticamente não dá sabor. Às vezes se usa arroz. Então podemos dizer que essas brejas super leves são meio que baseadas no álcool. Do ponto de vista de excelência diríamos que as cervejarias têm um lucro excelente... mas do produto já não pode se dizer o mesmo.

E aí tem o cervejeiro artesanal que eventualmente usa o milho, às vezes o açúcar (em várias formas), pra aumentar o ABV da cerveja. O álcool é também um dos elementos que dão sabor na cerveja pronta. Então pode-se usar esse recurso.

Agora na minha humilde opinião particular que não interessa muito, nas minhas cervejas mais leves eu não uso esses adjuntos pelo seguinte:
1) estaria perdendo a oportunidade de ter menos álcool;
2) estaria perdendo a oportunidade de ter mais sabor.

Cream Ale é um estilo que eu realmente não compreendo. Mas é opinião pessoal. Sei que tem muita gente que curte e eu respeito.
Parabéns pela excelente explicação... eu já sabia os conceitos, mas não a história!!!
A questão das Cream Ales está relacionada ao receio ou falta de tempo em se preparar uma cerveja com fermentação lager.... eu mesmo já as preparei, no entanto, as vezes que usei milho, o lote oxidou tanto, que não uso mais.... sendo que em substituição, faço lager...
Dosar o malte, trabalhar com as temperaturas de mostura, enfim... há várias maneiras de se fazer uma cerveja leve...
 
Cara, eu penso igual, não sei porque essa tara que o pessoal tem por milho, faça uma só de malte pilsen então.

Não vejo como "tara" por milho. Muitos estilos pedem a inserção de adjuntos, como o milho (ou arroz, trigo, aveia, centeio...) , para chegar às suas características desejadas.

Quem tiver a curiosidade, recomendo dar uma lida no BJCP. Diversos estilos tem entre seus ingredientes característicos originalmente empregados o milho.

O que não entendo é essa aversão ao milho. Com exceção dos alemães, por questões naturais ligadas à escola cervejeira alemã, as outras escolas utilizam diversos adjuntos e fazem excelentes cervejas.

Na minha opinião essa aversão ao milho está muito ligada à baixa qualidade de algumas cervejas de massa produzidas no Brasil, que pouca ou nenhuma relação tem com a utilização do milho nas receitas.

Um aspecto curioso é que não se vê entre os grandes cervejeiros caseiros esse enaltecimento das puro maltes.

Pessoalmente não vejo nenhum motivo para limitar as receitas às puro maltes.
 
Faço diversas receitas e na maioria utilizo o milho, seja a flocão ou o xerém (canjiquinha). Nunca passei mal nem quem toma comigo, e olha que já tomei altos porres da minha cerveja, o gosto também nunca vi alteração e já fui elogiado por alguns conhecidos "mestres cervejeiros". Vai do gosto de cada um. Com milho, sem milho a discussão vai longe mas o mais importante é, vamos fazer cerveja...
 
Faço diversas receitas e na maioria utilizo o milho, seja a flocão ou o xerém (canjiquinha). Nunca passei mal nem quem toma comigo, e olha que já tomei altos porres da minha cerveja, o gosto também nunca vi alteração e já fui elogiado por alguns conhecidos "mestres cervejeiros". Vai do gosto de cada um. Com milho, sem milho a discussão vai longe mas o mais importante é, vamos fazer cerveja...

Bacana Alex! Vejo que vc é um adepto do milho. Com ctz vc vai me ajudar a entender. Me diga por favor, qual a sua intenção quando agrega o milho na receita? O que vc extrai desse ingrediente? O que ele aporta na cerveja?

Pergunto sinceramente. Na minha ignorância (nunca usei) eu só consigo enxergar o milho agregando mais álcool na cerveja e nada mais. Eu sinto que estou perdendo alguma coisa importante aqui.

Obrigado e um abraço! Eric
 
Bacana Alex! Vejo que vc é um adepto do milho. Com ctz vc vai me ajudar a entender. Me diga por favor, qual a sua intenção quando agrega o milho na receita? O que vc extrai desse ingrediente? O que ele aporta na cerveja?

Pergunto sinceramente. Na minha ignorância (nunca usei) eu só consigo enxergar o milho agregando mais álcool na cerveja e nada mais. Eu sinto que estou perdendo alguma coisa importante aqui.

Obrigado e um abraço! Eric
Bom dia amigo.
Saiu uma matéria no site gringo Brulosophy..... vale a pena das uma checada.... coloque o tradutor pra funcionar....
https://brulosophy.com/2021/04/26/i...d-maize-has-on-cream-ale-exbeeriment-results/Abraços
 
Bacana Alex! Vejo que vc é um adepto do milho. Com ctz vc vai me ajudar a entender. Me diga por favor, qual a sua intenção quando agrega o milho na receita? O que vc extrai desse ingrediente? O que ele aporta na cerveja?

Pergunto sinceramente. Na minha ignorância (nunca usei) eu só consigo enxergar o milho agregando mais álcool na cerveja e nada mais. Eu sinto que estou perdendo alguma coisa importante aqui.

Obrigado e um abraço! Eric
Boa tarde... a intenção é essa mesmo (mais álcool), além de querer ver no que dá. Seguir a risca as receitas é legal mas o melhor ainda é você fazer o que quer e der na telha.
Penso da seguinte maneira:
1 - Faço cerveja para mim (eu mesmo, meu ser, minha pessoa), se der ruim eu que vou beber;
2 - Qual a graça de só seguir receita? Já fiz muitas receitas que inovei e dei bem (volta o ponto 1);
3 - Quem aqui come pão puro? Sempre tem um adjunto no meio...
4 - Respeito quem é purista, mas admiro quem é inovador;
5 - Não é um trabalho é um hobby (ENTÃO É DIVERSÃO);
Ainda quero fazer uma com mandioca (aqui no Goiás tá sendo usado) e o que der na telha...
A última experiência é um Dry Hop com Sucupira... E não querendo me gambar mas ficou deliciosa....
Abraços a todos e boas brassagens.
 
Boa tarde... a intenção é essa mesmo (mais álcool), além de querer ver no que dá. Seguir a risca as receitas é legal mas o melhor ainda é você fazer o que quer e der na telha.
Penso da seguinte maneira:
1 - Faço cerveja para mim (eu mesmo, meu ser, minha pessoa), se der ruim eu que vou beber;
2 - Qual a graça de só seguir receita? Já fiz muitas receitas que inovei e dei bem (volta o ponto 1);
3 - Quem aqui come pão puro? Sempre tem um adjunto no meio...
4 - Respeito quem é purista, mas admiro quem é inovador;
5 - Não é um trabalho é um hobby (ENTÃO É DIVERSÃO);
Ainda quero fazer uma com mandioca (aqui no Goiás tá sendo usado) e o que der na telha...
A última experiência é um Dry Hop com Sucupira... E não querendo me gambar mas ficou deliciosa....
Abraços a todos e boas brassagens.

Legal Alex! Esclarecedor. A intenção aí é ter mais álcool. Se for pra aumentar o álcool sem aumentar o corpo em cervejas que já são pesadas eu iria tbm de milho ou mesmo de açúcar. Só não me vejo fazendo isso em cervejas leves (não é por esnobismo) pq nesse caso a minha (a minha) busca é sempre por:

(a) mais sabor
com
(b) menos corpo
e preferencialmente
(c) menos álcool.

aBc: Se eu troco um punhado de malte por um punhado de milho estou perdendo em (a) e (c) pra ganhar no (b):
aBC: Prefiro apenas diminuir no malte (trocar um punhado de malte por um punhado de 'nada') e perder apenas em (a), ganhando em (b) e (c).

Mas essa é a minha viagem né... claro. No seu caso vc mesmo já esclareceu que não valoriza o (c), mas o seu contrário, que é mais álcool, e aí a matemática seria ao contrário. Então aí é que está né.. no final das contas vai do objetivo de cada um. Minha cabeça estava fechada nessa questão pq eu achava que todo mundo valorizaria uma breja leve (pouco corpo) se fosse leve tbm no álcool. Mas aprendi mais uma aqui hoje, que na vdd muita gente cria suas brejas mesmo que leves visando uma quantidade mais alta de álcool, que também é um elemento importante de sabor e sensação na boca.

Troca de ideia e de experiência é tudo. Obrigado amigo e boas brejas!!
 
Back
Top