Czech Premium Pale Lager

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

alex cegan

Well-Known Member
Joined
Aug 19, 2019
Messages
76
Reaction score
57
Location
lapa Paraná
Bom dia!
Entrando no Hype de vocês aqui no fórum, achei interessante publicar aqui a minha produção de ontem, uma Bohemian Pilsner.
Em tese, a receita é complexa demais para o estilo, mas não deixei de lado o preciosismo e a vontade de testar, afinal, essa cerveja vai para o concurso Sul-Brasileiro de cerveja artesanal, até porque sou associado a Acerva/PR.
A receita é para 23 litros no Fermentador, com eficiência de 72%, portanto, se acaso o resultado da cerveja for bom, basta regular para seu equipamento. O meu é uma Brewzilla 35 Litros.

OG: 1056
FG : 1014
EBC: 10
IBU: 34
BU/GU: 0,60
RBR: 0,59

5KG - 89,3% Pilsner - Weyermann
0,3KG - 5,4% Carapils - Weyermann
0,3KG - 5,4% Melanoidina - Weyermann

O estilo pede o equilíbrio entre o malte e o lúpulo, podendo tender para o malte, mas de leve.

Água extremamente mole, sem foco em nenhum lado, contudo, fiz uma mistura simples de Sulfato de Cálcio e Cloreto de Cálcio somente para chegar a 100 PPM de Cálcio, isso para ajudar na fermentação e também na questão de clarificação.
Cálcio - 80ppm
Magnésio - 5 ppm
Sódio - 18 ppm
Cloreto - 16 ppm
Sulfato - 21 ppm
Bicarbonato - 84

pH a mesma coisa, não mudei nada no mash, só na água de lavagem, colocando o mesmo a 5,4. Foram 20 litros de mash e 15 de lavagem.

15 minutos a 55ºC
Separa 1/5 do total e faz decocção - ferve 10 minutos
Devolve
45 minutos a 64ºC
Separa 1/5 do total e faz decocção - ferve 15 minutos
25 minutos a 69ºC
20 minutos a 78ºC

Lavagem com água a 75ºC

Adição de 11,5 IBU de Saaz no FWH - 90 minutos
Adição de 4,7 IBU de Saaz faltando 30 minutos
Adição de 6,3 IBU de Saaz faltando 15 minutos
Adição de 5,4 IBU de Saaz faltando 10 minutos
Adição de 8,5 IBU de Saaz faltando 0 minutos

Todo o Saaz era safra 2020.

Adição de Whirflock e nutriente faltando 15 minutos.
Resfriamento com chiller de imersão em duas etapas. Um no mosto e outro pré-chiller num balde com gelo. Consegui resfriar até 30ºC.
Whirpool e passei para o Fermzilla para terminar de resfriar.

Na sexta feira, comecei o starter. Dois frascos da levedura SY001 - Pilsner Lager, da BIO4, para 2 litros de mosto. Passou 24 horas, decantei o sobrenadante e descartei, fiz mais 2 litros de mosto e coloquei no starter com nutriente, isso no sábado a noite. Agora na segunda feira, coloquei o Elenmayer na geladeira junto ao fermzilla para decantar, no meio dia farei o descarte do sobrenadante e inoculo, junto a aeração do mosto.
Cálculo de levedura é de 2M/ml/ºPlato

Fermentação será a 9ºC com 0,8KG de pressão - 3 dias
12ºC a 1kg - 1 dia
14ºC a 1kg - 1 dia
16ºC a 1kg - 3 dias
0ºC a 0,8kg - 7 dias + Sílica e gelatina
Lagering? No Barril, mas a versão que vai para o concurso infelizmente não farei.
 
Curiosidade, pq o melano se vai fazer decoção dupla?
Bom, eu queria unir ambos os lados. Já fiz das duas maneiras a receita, com 8% de melano e com tripla decocção. Ambas ficam boas, mas com características um pouco diferentes. A cor é mais atraente no melano mas a decocção deixa a cerveja mais cristalina/brilhante. Além do que, fiz uma decocção dupla com apenas 20% do líquido, não com 33% como o padrão. Além também, de pesar bem a mão no Saaz, para fazer o que seria o limite superior do estilo em álcool, assim o maltado e caramelo/toffee terão sua presença, junto as grandes adições de Saaz, em todas as etapas, principalmente final de fervura. Lembrando que o Saaz é um lúpulo com bastante compostos Survivable, o que auxilia na manutenção de suas características mesmo após longas fervuras ou fermentação/maturação.
Abraço!!!
 
Bom, eu queria unir ambos os lados. Já fiz das duas maneiras a receita, com 8% de melano e com tripla decocção. Ambas ficam boas, mas com características um pouco diferentes. A cor é mais atraente no melano mas a decocção deixa a cerveja mais cristalina/brilhante. Além do que, fiz uma decocção dupla com apenas 20% do líquido, não com 33% como o padrão. Além também, de pesar bem a mão no Saaz, para fazer o que seria o limite superior do estilo em álcool, assim o maltado e caramelo/toffee terão sua presença, junto as grandes adições de Saaz, em todas as etapas, principalmente final de fervura. Lembrando que o Saaz é um lúpulo com bastante compostos Survivable, o que auxilia na manutenção de suas características mesmo após longas fervuras ou fermentação/maturação.
Abraço!!!

Perfeito, muito bem explanado, nunca fiz decoção, e só fiz uma vez um clone da Urquell....usei 10%, ficou um pouco enjoativa pro meu paladar.....lupulagem foi bem parecida com a sua....distribui todo ibu em cascatinha como chamo....adições desde fhw..até hop stand....se não me falha foram 40/45 IBU....e 150 g de Saaz.....lupulagem ficou fantástica....pretendo refazer somente com decoção.....criando coragem de encarar a maratona..kkkkkk


Vai atualizando o post, abraço!!
 
Perfeito, muito bem explanado, nunca fiz decoção, e só fiz uma vez um clone da Urquell....usei 10%, ficou um pouco enjoativa pro meu paladar.....lupulagem foi bem parecida com a sua....distribui todo ibu em cascatinha como chamo....adições desde fhw..até hop stand....se não me falha foram 40/45 IBU....e 150 g de Saaz.....lupulagem ficou fantástica....pretendo refazer somente com decoção.....criando coragem de encarar a maratona..kkkkkk


Vai atualizando o post, abraço!!
Olha, faz então o uso somente do carapils em 4% e o melano em 2%, daí faz a decocção em uma panela de cozinha mesmo, com 4 a 5 litros e deixa ferver bem por uns 15 minutos. Ajuda bastante nessa características.
 
Mas eu vou... é que ficou um pouco confuso aquela parte. Eu vou provavelmente dividir o lote em dois de 10. Um que tomarei mais nova com silica e gelatina, tal qual vai para o Concurso e a outra eu vou fazer o lagering no barril.
 
Mas eu vou... é que ficou um pouco confuso aquela parte. Eu vou provavelmente dividir o lote em dois de 10. Um que tomarei mais nova com silica e gelatina, tal qual vai para o Concurso e a outra eu vou fazer o lagering no barril.
eu nao sei ler KKKKKK desculpa hahaha
eu nao tinha entendido direito
 
24 horas após o inoculo da levedura, a fermentação da seus primeiros passos. A Spunding Valve está em 0,4kg/f então significa que já tem atividade. Fiz o inoculo a 8º C e aeração com nebulizador durante 15 minutos.
 
Boa tarde!!!!

9 Dias após o inoculo, já está quase pronta para descer para o cold. Fechou em 1.012 e estou fazendo um diacetil rest. Apesar de não ter, eu prefiro fazer.
Depois, será feito um cold aí de uns 5 dias. Segue foto dela!!! Tá bem legal até o momento. Uma leve panificação com dulçor de malte, lúpulo não aparece muito mas está presente.
 

Attachments

  • 1649275132240.jpg
    1649275132240.jpg
    31.2 KB · Views: 60
Boa noite!

Ontem, fiz uma retirada de 400ml. Carbonatei e deixei na geladeira até a noite. Bebi.
Tava legal já, da para melhorar. Percebi já que o corpo podia estar mais alto, mas talvez uma carbonatação 100% corrija isso. Não tive offs, mas, precisei muito fazer o Diacetil Rest, afinal essa levedura produz um enxofre legal, então subi a temperatura por esses dois motivos. Resolveu bem, mas o aroma de lúpulo... mas optei em fazer um Dry Hopping com 50g de Sladek, para trazer ainda mais frescor para a cerveja. Agora, ficará aí mais 3-4 dias a -2ºC, depois barril e dá-lhe sul-brasileiro!
 
Pra eliminar o enxofre basta dar umas injetadas de CO2 por baixo e deixar sair pela Spunding.
Vc fez DH na temperatura de Cold?


Já fiz DH a 10° e não gostei nem um pouco da extração, mesmo sendo DH dinâmico. Hj em dia o mínimo que faço é a 12° mas é raro, normalmente faço rampa dos 18° a 15° em 3 dias (meu controlador faz uma rampa perfeita automaticamente) e a extração é intensa.
 
Fiz o DH na faixa de 20ºC, a qual foi a mesma do meu Diacetil Rest.
Bom, após 3-4 dias a frio, fiz transfega para barril e carbonatação forçada, no esquema 2-2-2. Deixarei ali paradinho pelo menos uns 2 dias, mas hoje já tiro um copo de prova.
 
Parabéns pelo cuidado desde a elaboração da receita até a finalização.
Na minha opinião o maior defeito é vc está longe pra kct e assim eu não poder tomar uns 800 pints dessa breja. 😁😁
Zoeiras a parte, isso mostra que, mesmo fazendo breja em casa, da pra ter um produto de qualidade e que muitas vezes você não encontra essa qualidade em produtos comerciais. Mais uma vez, parabéns.
 
Parabéns pelo cuidado desde a elaboração da receita até a finalização.
Na minha opinião o maior defeito é vc está longe pra kct e assim eu não poder tomar uns 800 pints dessa breja. 😁😁
Zoeiras a parte, isso mostra que, mesmo fazendo breja em casa, da pra ter um produto de qualidade e que muitas vezes você não encontra essa qualidade em produtos comerciais. Mais uma vez, parabéns.
Bom, eu iria aguardar um pouco mais para falar dela pronta mas vou aproveitar o seu elogio para fazer isso!
Primeiramente Obrigado pelas palavras! Queria muito ver mais pessoas pegando a questão homebrewer e fazendo isso com a maior dedicação possível!
A cerveja está carbonatada na pressão ideal. Serviço também na pressão correta. Ontem, na quarta feira dia 13/04/2022 envasei no contra-pressão quatro garrafas e enviei para o Concurso. Recebi hoje pela manhã a confirmação de recebimento.
No que diz respeito ao sensorial, a cerveja é extremamente redonda, com um drinkability muito alto. O maltado aparece primeiro, seja no aroma quanto no paladar, mas vêm junto uma questão muito legal do floral/herbal, mas é suave, nada muito pungente. Ambos se equilibram, a cerveja secou até 1.013, o que parece deixa-lá doce, mas o amargor que fiz com o Saaz traz um equilíbrio que deixa ela muito saborosa e suficiente para beber muito. Ok, não fiz lagering, mas provavelmente vou fazer com 10 litros dela. Enquanto isso, já vou me preparando para saber o resultado do concurso! Estou otimista e se Deus quiser vem medalha!
 
9W6SN - Pragmática
3B - Czech Premium Pale Lager
Nota: 20.7
BAP - Beer Awards Platform

É Turma! Preferi não me abster da vergonha. Não sei como pode, é muito relativo essa questão de concurso, a cerveja foi feita da melhor maneira possível, mas ainda consegui até contaminar uma garrafa do concurso. Enfim, eu bebi tudo e estava redonda, mas não vou me dar por vencido, ainda vou fazer outra e participar no da Acerva Paranaense. No mais, digo a vocês que faltou amargor em base do que os juízes disseram, além de parecer mal atenuada, deixando-a doce, comprometendo o drinkability. Aumentaria também a quantia de DH em Saaz, para empatar com o maltado. Tiraria ao menos 100g da melanoidina. No mais faria tudo igual.
 
Nem esquenta, a cerveja estar fora do estilo, para os juízes, não quer dizer que não estava boa.

Eu experimentei uma Czechvar e adorei. Fui ver como faziam e as receitas para clonar. É muito simples. Malte só Pilsner. Em algum fórum, não lembro aonde, um cara que mora na europa colocou Magnum para amargor nos 60 e depois só uma carga de Saaz no flameout. Uns 8, 10g/L. Sem gelatina, nem nada. Só engarrafou e maturou por um tempão, acho que era uns 6 meses. Segundo ele não tinha diferença da cerveja local que vendiam por lá.
 
9W6SN - Pragmática
3B - Czech Premium Pale Lager
Nota: 20.7
BAP - Beer Awards Platform

É Turma! Preferi não me abster da vergonha. Não sei como pode, é muito relativo essa questão de concurso, a cerveja foi feita da melhor maneira possível, mas ainda consegui até contaminar uma garrafa do concurso. Enfim, eu bebi tudo e estava redonda, mas não vou me dar por vencido, ainda vou fazer outra e participar no da Acerva Paranaense. No mais, digo a vocês que faltou amargor em base do que os juízes disseram, além de parecer mal atenuada, deixando-a doce, comprometendo o drinkability. Aumentaria também a quantia de DH em Saaz, para empatar com o maltado. Tiraria ao menos 100g da melanoidina. No mais faria tudo igual.

Esse estilo tem que ter um dulçor residual, isso é uma das diferenças comparada ao German Pils, porem o amargor de uma Pilsener tem que ser presente, aquele amargor limpo, aroma floral, sabor ao lúpulo. Prá ter uma ideia eu fiz uma receita de 20 litros e gastei 200g de lúpulo.
Outra coisa que da uma diferença é a decocção, faça pelo menos a single.
 
9W6SN - Pragmática
3B - Czech Premium Pale Lager
Nota: 20.7
BAP - Beer Awards Platform

É Turma! Preferi não me abster da vergonha. Não sei como pode, é muito relativo essa questão de concurso, a cerveja foi feita da melhor maneira possível, mas ainda consegui até contaminar uma garrafa do concurso. Enfim, eu bebi tudo e estava redonda, mas não vou me dar por vencido, ainda vou fazer outra e participar no da Acerva Paranaense. No mais, digo a vocês que faltou amargor em base do que os juízes disseram, além de parecer mal atenuada, deixando-a doce, comprometendo o drinkability. Aumentaria também a quantia de DH em Saaz, para empatar com o maltado. Tiraria ao menos 100g da melanoidina. No mais faria tudo igual.
Bom, nunca bebi uma cerveja que tenha sido "aprovada" por um juiz. Mas te garanto, já bebi algumas brejas de garagem que juiz nenhum vai ter o prazer de provar.
"A derrota só vem acompanhada de fracasso quando o aprendizado não pode ser aproveitado."
 
Esse estilo tem que ter um dulçor residual, isso é uma das diferenças comparada ao German Pils, porem o amargor de uma Pilsener tem que ser presente, aquele amargor limpo, aroma floral, sabor ao lúpulo. Prá ter uma ideia eu fiz uma receita de 20 litros e gastei 200g de lúpulo.
Outra coisa que da uma diferença é a decocção, faça pelo menos a single.
Rapaz, eu fiz! Gastei também 200g! Enfim, agora ela surpreendentemente está melhor hehe ficou um tempo de lagering e limpou melhor ainda!
 
Bom, nunca bebi uma cerveja que tenha sido "aprovada" por um juiz. Mas te garanto, já bebi algumas brejas de garagem que juiz nenhum vai ter o prazer de provar.
"A derrota só vem acompanhada de fracasso quando o aprendizado não pode ser aproveitado."
Baita! Valeu! É isso aí mesmo hehe tem algumas que cerveja por cerveja são incríveis!
 
9W6SN - Pragmática
3B - Czech Premium Pale Lager
Nota: 20.7
BAP - Beer Awards Platform

É Turma! Preferi não me abster da vergonha. Não sei como pode, é muito relativo essa questão de concurso, a cerveja foi feita da melhor maneira possível, mas ainda consegui até contaminar uma garrafa do concurso. Enfim, eu bebi tudo e estava redonda, mas não vou me dar por vencido, ainda vou fazer outra e participar no da Acerva Paranaense. No mais, digo a vocês que faltou amargor em base do que os juízes disseram, além de parecer mal atenuada, deixando-a doce, comprometendo o drinkability. Aumentaria também a quantia de DH em Saaz, para empatar com o maltado. Tiraria ao menos 100g da melanoidina. No mais faria tudo igual.

Esse dulçor que mencionou não veio da melanoidina? Dizem que a melanoidina simula a decocção, que valorizaria o maltado e corpo.
A atenuação foi ok mesmo?
 
Back
Top