Criação de receitas

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Acho que não é bem por aí... Antes de tudo, você precisa conhecer os ingredientes e o que cada um atribui a sua cerveja... Experimente pegar uma receitas prontas no início pra ir conhecendo os atributos de cada, e depois experimente brincar um pouco com softwares do tipo BeerSmith por exemplo.. coloque uma receita pronta lá que já tenha feito e vá brincando com ela.
 
Fala Marcelo, bem vindo ao fórum.
O colega Edgar tem razão. Se você quer aprender a criar receitar, vai ter que brassar algumas ( várias ). Assim irá conhecer os ingredientes.
Caso queira um auxiliar para a criação, existem alguns softwares. O beersmith parece ser o mais usado... Eu uso.
E ainda acrescento a dica. Alguns youtubers tem ótimos canais. Te indico o Marcelo Fenoll "como fazer receitas de cerveja"
O livro do John Palmer, how to brew , eu ainda não li. Mas o pessoal aqui indica muito.
Boa sorte. depois compartilhe suas receitas conosco...
Abraços
 
Concordando com tudo que o pessoal falou, mas vou adicionar um outro canal muito bom..

O BeerSchool, do Jamal..
La tem alguns videos de criaçao de receita para se acostumar como fazer.
Mas novamente, fazer umas receitas prontas no começo e aprender o processo eh o melhor.
 
Marcelo, eu concordo com o pessoal. Mas tenha em mente que vc precisa saber bem o que vc quer, tipo, estilo, cor, nível de amargor, aroma, etc., ou clonar alguma coisa.
A partir do que vc quer, vc pode pegar uma receita base do estilo e modificar, ou criar uma própria que não necessariamente esteja no BJCP.
Por exemplo, uma das receitas que eu mais gosto é uma ale, com espuma média-alta cremosa e permanente, aroma frutado intenso e amargor moderado, com uma cor acobreada e ligeiramente turva. Não encaixa em nenhum estilo BJCP, mas é cerveja e é boa!
Um exemplo do que estou falando é a questão da espuma, pode usar o Ponteado Blumenau ( sou fã dos maltes deles) ou Carapils em até 10% do total de maltes para ter uma espuma consistente.... até 10%! Pro seu gosto pode ser 3%, pro meu 7% pro fulano 10%, etc...
Para clonar alguma breja que vc goste o processo é parecido, mas sem saber nada da receita original (maltes e lúpulos) fica bem difícil fazer "igual".
E obviamente fazemos varias vezes para ajustar o esperado para o que queremos.
Então, pense no que vc quer e bora brassar! Dica: use o site das maltarias para ajudar na explicação dos maltes e suas funções e não coloque maltes especiais de mais.
Abraços e boas brejas!
 
Legal! Vou seguir essas dicas. É que faço receitas prontas a mais de um ano e agora queria me arriscar mas com um pouco mais de conhecimento.
Muito boas as dicas da galera, mas insisto em insistir: Já que já fez várias brassagens com receitas prontas, pegue a que mais se identificou e faça pequenas modificações nela... Troque algum malte, algum lúpulo ou adicione outros juntos (se adicionar em baixas quantidades) e acompanhe os resultados. Utilize um software (eu uso o beersmith que me atende perfeitamente para criar receitas, tem 14 dias grátis no site deles)... Se quiser, mande a receita original e o que pretende modificar que eu monto as modificações e te passo, já fiz isso para alguns membros aqui do fórum e deu boa!
Ah, e se for comprar o beersmith, compre direto do site que sai bem baratinho! evite atravessadores! Compre o beersmith!
 
Eu comecei com um punhado de receitas que ganhei logo depois do curso, acho que fiz umas 10 e depois comecei a ir em sentido ao erro que cometi numa Belgian Blond Ale, que é o gosto particular meu e da patroa, com uma FG maior do que o normal...teve bomba....teveeeeee rsss quem nunca teve?

Legal do BeerSmith é que depois que vc se familiariza com ele não vai querer trocar ele não... Ví o vídeo do Jamal sobre o BrewFather mas nem vou baixar...

A galera realmente arrasou ao falar que se vc não conhece os ingredientes vc não vai se dar bem tentando inventar tua cerveja...Hoje conhecendo meu equipa, volume e malte e lúpulos arrisco dizer que faço uma boa breja só na ponta da caneta uhauhauha
 
Marcelo, eu concordo com o pessoal. Mas tenha em mente que vc precisa saber bem o que vc quer, tipo, estilo, cor, nível de amargor, aroma, etc., ou clonar alguma coisa.
A partir do que vc quer, vc pode pegar uma receita base do estilo e modificar, ou criar uma própria que não necessariamente esteja no BJCP.
Por exemplo, uma das receitas que eu mais gosto é uma ale, com espuma média-alta cremosa e permanente, aroma frutado intenso e amargor moderado, com uma cor acobreada e ligeiramente turva. Não encaixa em nenhum estilo BJCP, mas é cerveja e é boa!
Um exemplo do que estou falando é a questão da espuma, pode usar o Ponteado Blumenau ( sou fã dos maltes deles) ou Carapils em até 10% do total de maltes para ter uma espuma consistente.... até 10%! Pro seu gosto pode ser 3%, pro meu 7% pro fulano 10%, etc...
Para clonar alguma breja que vc goste o processo é parecido, mas sem saber nada da receita original (maltes e lúpulos) fica bem difícil fazer "igual".
E obviamente fazemos varias vezes para ajustar o esperado para o que queremos.
Então, pense no que vc quer e bora brassar! Dica: use o site das maltarias para ajudar na explicação dos maltes e suas funções e não coloque maltes especiais de mais.
Abraços e boas brejas!
Carlos. Boa tarde.
Nossa... a descrição da sua breja favorita é igualzinho à minha... mas ainda estou em construção dos ingredientes... preciso fazê-la mais vezes para aprimorar... mas é nesta linha...
A propósito, poderia me dar uma ideia de malte especial para cor?? Da última vez usei o Caraamber, mas não gostei muito do resultado. Lúpulo eu uso chinook e citra a 0'.
Ahhh Marcelo... é tentativa e erro... use software, mas use mais a sua percepção...
Abraços
 
Carlos. Boa tarde.
Nossa... a descrição da sua breja favorita é igualzinho à minha... mas ainda estou em construção dos ingredientes... preciso fazê-la mais vezes para aprimorar... mas é nesta linha...
A propósito, poderia me dar uma ideia de malte especial para cor?? Da última vez usei o Caraamber, mas não gostei muito do resultado. Lúpulo eu uso chinook e citra a 0'.
Ahhh Marcelo... é tentativa e erro... use software, mas use mais a sua percepção...
Abraços
Fala Daniel, tenho duas versões, uma que fiz por curiosidade pq o custo é maior, mas eu queria provar o tal do Malte Red X da BestMaz e outro mais acessível. A cor varia em torno de 19 EBC, que fica um vermelho bem escuro, meio puxado para um laranja queimado.

RED X:
usei 64% Red X, 27% Pale Ale e 9% Ponteado Blumenau

Receita mais em conta:
73,9% Pale Ale (hoje coloco metade pale ale e metade pilsen, funciona super bem)
8,7% de CaraAmber,
8,7% e CaraMunich II
8,7% de Ponteado Blumenau (Se tiver dificuldade de achar os maltes da Blumenau, usa o Carapils)

Lúpulos Uso chinook, cascade e citra, um pouco no amargor, um pouco no final de fervura e metade dos pacotes no dry hop.
Abraços e boas brejas!
 
Back
Top