Criação de cerveja

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

LucasK

Active Member
Joined
Jan 21, 2021
Messages
40
Reaction score
7
Location
Paraibuna
Pessoal uma dúvida que estou tendo, o malte e o que da o sabor e a "cor" da cerveja correto? O lúpulo pode dar o amargor, aroma e também o sabor... Minha dúvida é: para criação de uma receita nova, devo escolher o malte certo para a cor que eu desejo:
IMG_20210307_100102.jpg

E o lúpulo certo para o "sabor" e amargor desejado ... Mas existe algum lugar ou software que me informa essas coisas de acordo com o malte e lúpulo que irei utilizar? Pois quero fazer uma cerveja da cor ouro com um IBU de uns 12 +/-... E mais para frente começar a fazer cervejas mais fortes
 
Olá Lucask,

Você já tentou usar o Brewersfriend.com? Lá existe uma opção grátis chamada "New Beer Recipe" (menu superior após carregar a página).

Em "Fermentables" você insere os maltes que pretende usar e suas quantidades ou percentuais, e isso te dá a cor, OG e etc.
Em "Hops" você insere os lúpulos que deseja , seus tempos e quantidades, etc. E isso estima o amargor.

A parte sensorial (sabor) é mais difícil , nenhum software irá tratar isso diretamente. Mas indiretamente sim, com questões como OG e FG. Então a parte sensorial é um complemento que o cervejeiro traz para o processo e que evolui com a experiência.

Recomendo o livro "Designing Great Beers" , ele ajuda muito a entender a contribuição de cada insumo.

Existem inúmeros outros softwares também, como o Brewsmith, mas recomendo acho o brewersfriend mais amigável.

Abs

Persevalli
 
Eu usei por muito tempo o beersmith e hj uso o brewfather. Ambos são pagos, mas valem muito a pena.
Eles calculam cor e amargor, mas aroma e sabor só lendo e testando rsrs
PS: o malte tb contribui para aroma e sabor, assim como a fermentação e a escolha da levedura.
 
Pra calcular os parâmetros da cerveja você pode utilizar Beersmith, Brewfather, site do Brewer's friend, qualquer um. Eu uso um app no celular que chama CalcolamoBirra, é um app Italiano, que tem em pt-br também, bem simples e fácil de usar, e o melhor, é grátis.
Quanto a perfil de maltes e lúpulos, eu gosto bastante de ver os vídeos do canal Mosturando, eles tem um acervo bem completo de vídeos sobre todos os insumos pra cerveja, e serve como referencial quando quero utilizar algum insumo diferente que nunca utilizei e não conheço.
 
Vc pode tbm pesquisar um estilo no bjcp que lá fala quais maltes são usados naquele estilo, daí vc pode criar o grist de malte de acordo com os parâmetros que vc deseja usando algum software. Lá tbm pode as vezes sugerir a origem dos lúpulos utilizados no estilo
 
existe algum lugar ou software que me informa essas coisas de acordo com o malte e lúpulo que irei utilizar? Pois quero fazer uma cerveja da cor ouro com um IBU de uns 12 +/-
Sim, tem os softwares q citaram acima, mas tambem não é só acertar a "cor" e a "quantidade de amargor".
Se vc pegar farinha de trigo, agua e fermento, vc faz massa de pizza tradicional. Se vc pegar farinha de fubá, leite e fermento, vc tambem consegue fazer uma massa de pizza, mas ela vai ser agradável ao paladar? Vai ter uma textura semelhante a pizza tradicional?
Existem inumeros tipos de maltes que geram uma cor parecida na breja, mas entre eles existe muita variação de sabor. Alem disso precisamos parealos com os lupulos e leveduras, que tambem trazem diferenciais no sabor.
MINHA SUGERSTÃO:
-Pegue um mosto basico (50% pilsen e 50% pale) e divida em 2. Entao experimente dois tipos de lupulos (com adiçoes aos 60', 15' e 0').
faça isso para conhecer lúpulos. Use sempre um fermento neutro como o us05 ou m44.Isso vai te fazer conhecer os lupulos.

-Pegue 1 lupulo e faça as mesmas adiçoes (bucando coisa de 15 a 20 IBU), mas dessa vez num mosto com diversas duplas de maltes (ex pilsen + carahell, pale + munich, pale + chocolate, etc) Assim vc vai conhecer o perfil que cada malte fornece.
 
Back
Top