Cream Ale

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Você usa açúcares em cream Ale?

  • Sim, açúcar normal

  • Sim, outros açúcares (milho etc)

  • Não, apenas malte e milho/arroz


Results are only viewable after voting.

dexavator

Well-Known Member
Joined
Jun 1, 2016
Messages
252
Reaction score
58
Galera, pergunta simples com votação:
Em Cream Ales vocês recomendam a adição de açúcares para baixar o corpo ou usam apenas malte e milho/arroz mesmo?
 
As minhas faço 100% pilsen. as vezes adiciono algum malte diferente, mas sempre é 100% malte.
 
Galera, pergunta simples com votação:
Em Cream Ales vocês recomendam a adição de açúcares para baixar o corpo ou usam apenas malte e milho/arroz mesmo?

Eu uso pilsen, milharina e aveia.

Como o nome diz, gosto das minhas Cream Ales bem cremosas.
 
Eu uso pilsen, milharina e aveia.

Como o nome diz, gosto das minhas Cream Ales bem cremosas.

Mais ou menos qual a proporção pilsen/milharina/aveia em flocos?

Estou querendo fazer uma cream ale dessa ou uma american wheat bem neutra pro calor infernal.
 
Mais ou menos qual a proporção pilsen/milharina/aveia em flocos?

Estou querendo fazer uma cream ale dessa ou uma american wheat bem neutra pro calor infernal.

Na minha ultima tentativa, eu usei 10% milho, 10% aveia e 80% pilsen.

Precisa de alguns ajustes, mas eu gostei pra caramba do resultado.
 
Na minha ultima tentativa, eu usei 10% milho, 10% aveia e 80% pilsen.

Precisa de alguns ajustes, mas eu gostei pra caramba do resultado.

Legal, foi bem o que deu minha receita pegando do Jamil, tirando açúcar e colocando aveia no lugar. Se já tiver alguma conclusão sobre ajustes, compartilha aí :)
 
Flocos de milho né?

Milharina mesmo. Peguei a dica aqui no fórum. Fiquei curioso e receoso de usar, mas depois que usei a primeira vez, virei fã.

Acho mais prático, o resultado é o mesmo que usando flocos/pipoca e é fácil de achar no mercado.

Abraço.
 
Legal, foi bem o que deu minha receita pegando do Jamil, tirando açúcar e colocando aveia no lugar. Se já tiver alguma conclusão sobre ajustes, compartilha aí :)

Pra mim, faltou um pouquinho de caramelo. Pouca coisa mesmo, de 2 a 3% pra dar uma brilho.
 
Milharina mesmo. Peguei a dica aqui no fórum. Fiquei curioso e receoso de usar, mas depois que usei a primeira vez, virei fã.

Acho mais prático, o resultado é o mesmo que usando flocos/pipoca e é fácil de achar no mercado.

Abraço.

Essa é a milharia que tu tá falando @jalexandre?

Mockup-3D-Milharina.png

E como tu adiciona ela na mostura?

Valeu
 
Essa é a milharia que tu tá falando @jalexandre?

View attachment 118099

E como tu adiciona ela na mostura?

Valeu

Essa mesmo brother. Simplesmente boto ela na mostura junto com o malte e a aveia. Brassei essa receita 3x, e a OG ficou bem próximo do estimado pelo beersmith usando a opção "Corn Flaked".

@Lokaum, quem sou eu para não realizar o sonho de alguém. O arquivo do beersmith tá anexo. Só ajustar pro teu equipamento.

Como pode ver, é uma receita bem humilde e simples, mas é um bom ponto de partida para testes. Eu curto!!
 

Attachments

  • cream ale teste.bsmx
    19.7 KB · Views: 530
São as portas da esperança realizando mais um sonho... [emoji2]

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 
Ué?!

Pede pra ele...

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk

Essa mesmo brother. Simplesmente boto ela na mostura junto com o malte e a aveia. Brassei essa receita 3x, e a OG ficou bem próximo do estimado pelo beersmith usando a opção "Corn Flaked".

@Lokaum, quem sou eu para não realizar o sonho de alguém. O arquivo do beersmith tá anexo. Só ajustar pro teu equipamento.

Como pode ver, é uma receita bem humilde e simples, mas é um bom ponto de partida para testes. Eu curto!!

São as portas da esperança realizando mais um sonho... [emoji2]

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk

tumblr_n0pvkilcca1t77ydgo1_500.gif


6359728853123677311605463885_tumblr_inline_no7nsuu3k01tu65zm_500.gif
 
Essa mesmo brother. Simplesmente boto ela na mostura junto com o malte e a aveia. Brassei essa receita 3x, e a OG ficou bem próximo do estimado pelo beersmith usando a opção "Corn Flaked".

@Lokaum, quem sou eu para não realizar o sonho de alguém. O arquivo do beersmith tá anexo. Só ajustar pro teu equipamento.

Como pode ver, é uma receita bem humilde e simples, mas é um bom ponto de partida para testes. Eu curto!!

@jalexandre você utiliza aveia ou centeio? Na receita anexada está rye (centeio) :confused:

Vou fazer um teste com milharina.
 
@jalexandre você utiliza aveia ou centeio? Na receita anexada está rye (centeio) :confused:

Vou fazer um teste com milharina.

Tiago,

Erro na hora de passar a receita do papel para o beersmith.

Eu uso aveia (oatmeal) em flocos mesmo.
 
@jalexandre, estou preparando sua receita para brassar muito em breve, amigo.

No Beersmith está 60min 15g Cascade e 60min 5g Cascade, é isso mesmo? rs

Vou fermentar/maturar conforme veio na receita do BS.

Abraço e obrigado novamente!
 
@tguimaraes e @lokaum,

Agora que eu vi que eu mandei a receita errada (isso que dá ter dois beersmiths... :/ )

A ultima vez que eu brassei essa cerveja eu usei duas adições de Cascade na fervura e um dry hop durante a maturação.

Achei que faltou um pouco de dulçor nela, com certeza vou por uns 2% ou 3% de malte caramelo na próxima vez.

Abraços!!
 

Attachments

  • Saci Ale #test 2.bsmx
    20.6 KB · Views: 255
@tguimaraes e @lokaum,

Agora que eu vi que eu mandei a receita errada (isso que dá ter dois beersmiths... :/ )

A ultima vez que eu brassei essa cerveja eu usei duas adições de Cascade na fervura e um dry hop durante a maturação.

Achei que faltou um pouco de dulçor nela, com certeza vou por uns 2% ou 3% de malte caramelo na próxima vez.

Abraços!!

Olá @jalexandre

Adaptei a sua receita para 20L. Vê o que acha:

4Kg Malte Pilsen
500g Milharina
500g Aveia em flocos
20g Cascade 60min
10g Cascade 15min
1pt Safale American US-5

SG 1048
IBU 16
EBC 6,6
ABV 4,6%

Não sei se devo aumentar o malte e diminuir a milharina e a aveia. To achando muita milharina e aveia.

Valeu
Vitor R.
 
@tguimaraes e @lokaum,

Agora que eu vi que eu mandei a receita errada (isso que dá ter dois beersmiths... :/ )

A ultima vez que eu brassei essa cerveja eu usei duas adições de Cascade na fervura e um dry hop durante a maturação.

Achei que faltou um pouco de dulçor nela, com certeza vou por uns 2% ou 3% de malte caramelo na próxima vez.

Abraços!!

HAUAHUAH

Pode crer!

Vou brassar uma dessa e ir adaptando conforme os resultados.

Massa!! :rockin:
 
@tguimaraes e @lokaum,

Agora que eu vi que eu mandei a receita errada (isso que dá ter dois beersmiths... :/ )

A ultima vez que eu brassei essa cerveja eu usei duas adições de Cascade na fervura e um dry hop durante a maturação.

Achei que faltou um pouco de dulçor nela, com certeza vou por uns 2% ou 3% de malte caramelo na próxima vez.

Abraços!!

Jefferson,

Já fiz uma cream ale e não goste. Vou fazer uma segunda versão baseada na sua receita. Será que usando uns 15% de munich pra corrigir a cor, eu consigo também esse dulçor que você acha que faltou, ao invés de usar algum caramelo? Ou você acha que 15% de munich é muito e vai retirar a pegada mais leve no corpo da cerveja na sua receita?
 
Jefferson,

Vou fazer uma segunda versão de minha cream ale baseada na sua receita. Será que usando uns 15% de munich pra corrigir a cor, eu consigo também esse dulçor que você acha que faltou, ao invés de usar algum caramelo? Ou você acha que 15% de munich é muito e vai retirar a pegada mais leve no corpo da cerveja na sua receita?

Pode ser que o munich fique bom, mas eu não sei dizer a proporção.

Eu qeuro mesmo é só uma pitada de dulçor, pouca coisa mesmo. Não sei se caramelo é a melhor escolha pra isso, ainda não decidi como vou fazer a próxima versão dessa receita.

Mega preguiça de pesquisar isso.
 
Minha cream ale, 20% de milharina.
10 IBU 4% ABV
Us 05
55d28586523a123edfb6a66a55af391d.jpg



Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 
Pode ser que o munich fique bom, mas eu não sei dizer a proporção.

Eu qeuro mesmo é só uma pitada de dulçor, pouca coisa mesmo. Não sei se caramelo é a melhor escolha pra isso, ainda não decidi como vou fazer a próxima versão dessa receita.

Mega preguiça de pesquisar isso.
Será que uns 5% de malte Melano e uma rampa a 68° não seria uma boa?

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk
 
Pessoal oque preciso melhorar nessa receita:
Cream Ale 20L

4,5 kg Malte Pilsen
0,230 Gr Malte Caramel/Crystal
0,450 Gr Corn Flaked
20 Gr Lupulo Cascade 60 min
15 Gr Lupulo Amarillo 5 min
Levedura US-05
 
Pessoal oque preciso melhorar nessa receita:
Cream Ale 20L

4,5 kg Malte Pilsen
0,230 Gr Malte Caramel/Crystal
0,450 Gr Corn Flaked
20 Gr Lupulo Cascade 60 min
15 Gr Lupulo Amarillo 5 min
Levedura US-05

Parece boa. Eu gostei muito de ressaltar o aroma e sabor do mílho, então usei o dobro desta quantidade. Ficou ótimo com o US-05. Já com o S-33 (fiz um pequeno experimento) ficou com um toque picante que não combinou muito.
 
Parece boa. Eu gostei muito de ressaltar o aroma e sabor do mílho, então usei o dobro desta quantidade. Ficou ótimo com o US-05. Já com o S-33 (fiz um pequeno experimento) ficou com um toque picante que não combinou muito.




Valeu pela dica Jean, só uma dúvida, em qual momento eu adiciono o milho? Juntamento com os graos?
 
Olá,

Esta quantidade de milho só se quiser sentir o sabor.
Eu usei 250g de milharina em 20L de Cream Ale mas já fiz a mesma receita sem a milharina e com um pouco de Carahell. Ficou bem melhor. Adicionei aveia nas duas (500g).

É claro que a Cream Ale aceita sim milho, arroz, etc.

Eu fiz com e sem milho e prefiro sem o milho. Vai de cada um.

Sobre os lúpulos, pode ser só com lúpulo de amargor, single hop, você escolhe.
Eu, como prefiro um aroma e sabor de lúpulo, adiciono a 0min um pouco. Já fiz com Cascade e Mosaic. As duas ficaram boas. Com Mosaic você sente mais o cítrico e fica muito bom.

Valeu
Vitor R.
 
Olá,

Esta quantidade de milho só se quiser sentir o sabor.
Eu usei 250g de milharina em 20L de Cream Ale mas já fiz a mesma receita sem a milharina e com um pouco de Carahell. Ficou bem melhor. Adicionei aveia nas duas (500g).

É claro que a Cream Ale aceita sim milho, arroz, etc.

Eu fiz com e sem milho e prefiro sem o milho. Vai de cada um.

Sobre os lúpulos, pode ser só com lúpulo de amargor, single hop, você escolhe.
Eu, como prefiro um aroma e sabor de lúpulo, adiciono a 0min um pouco. Já fiz com Cascade e Mosaic. As duas ficaram boas. Com Mosaic você sente mais o cítrico e fica muito bom.

Valeu
Vitor R.
De que adianta colocar milho se não for para sentir ele? Hehehehe [emoji2]

Brincadeira. Sim tem que testar todas as possibilidades e ver qual a que lhe agrada mais.

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 
@jalexandre,

Receita 30L

6,00 kg Pilsen (BestMälz) (3,0 EBC) Grão 1 82,8 %
0,50 kg Corn, Flaked (2,6 EBC) Grão 2 6,9 %
0,50 kg Oats, Flaked (2,0 EBC) Grão 3 6,9 %
0,25 kg Caramel/Crystal Malt - 20L (39,4 EBC) Grão 4 3,4 %

Saccharification Adicionar 49,89 l de água até 68,1 C 65,0 C 90 min
Mash Out Aqueça até 72,0 C por 7 min 72,0 C 10 min

20,00 g Cascade [5,50 %] - Fervura 60,0 min Lúpulo 5 8,7 IBUs
10,00 g Cascade [5,50 %] - Fervura 15,0 min Lúpulo 6 2,2 IBUs

Fermentação Primária = ???
Fermentação Secundária = ???

O que acha da brincadeira?

Quantos dias de fermentação/maturação? Qual temperatura?
 
@jalexandre,

Receita 30L

6,00 kg Pilsen (BestMälz) (3,0 EBC) Grão 1 82,8 %
0,50 kg Corn, Flaked (2,6 EBC) Grão 2 6,9 %
0,50 kg Oats, Flaked (2,0 EBC) Grão 3 6,9 %
0,25 kg Caramel/Crystal Malt - 20L (39,4 EBC) Grão 4 3,4 %

Saccharification Adicionar 49,89 l de água até 68,1 C 65,0 C 90 min
Mash Out Aqueça até 72,0 C por 7 min 72,0 C 10 min

20,00 g Cascade [5,50 %] - Fervura 60,0 min Lúpulo 5 8,7 IBUs
10,00 g Cascade [5,50 %] - Fervura 15,0 min Lúpulo 6 2,2 IBUs

Fermentação Primária = ???
Fermentação Secundária = ???

O que acha da brincadeira?

Quantos dias de fermentação/maturação? Qual temperatura?

Cara, quanto de OG e qual a FG pretendida? Qual fermento tu pretende usar?

Olhando bem por cima sem considerar muita coisa, eu diria que pode ficar boa sim.

Se tu pretende usar o US-05, pode deixar nos 18ºC até atenuar uns 70%, depois subir de grau em grau até 24ºC e deixar lá por uma ou duas semanas.
 
Eu faria uma parada proteica de 55º por 20 min. A parada proteica consiste na quebra de proteínas e polipeptídios do malte em frações menores, o que resulta na qualidade da espuma da cerveja. O repouso na faixa de temperatura de 45 à 55°C, durante 20 minutos, deve ser realizado na etapa da mostura em cervejas produzidas com grãos ricos em proteínas na receita, como maltes de trigo ou aveia. A parada proteica é essencial para melhorar a qualidade do corpo, da espuma, da estabilidade coloidal, da nutrição, do metabolismo da levedura, da fermentação, do equilíbrio dos pesos moleculares, da saturação de CO2 e da essência da cerveja. O repouso proteico só é dispensável na fabricação caso não haja esses tipos de grão na receita.
 
@jalexandre, estou há poucos dias de degustar minha primeira Cream Ale, desenhada com a sua ajuda.

@ltrocolli, obrigado por reforçar essa etapa. Eu lembrei dela minutos antes de começar a brassagem. Foi um milagre. Hahahaha!
 
Back
Top