Cream Ale - Por: blogcervejariavirtual

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

damigol

Well-Known Member
Joined
Sep 13, 2017
Messages
244
Reaction score
61
Pessoal. Sou iniciante e estou partindo para minha segunda brasagem, com ajuda de um amigo que já faz cerveja a mais tempo (a primeira brasagem foi uma Lager e ficou ótima). Gostaria de fazer uma cerveja leve para beber junto com a família, portanto sem ousar muito na receita.

Achei no site Blocervejariavirtual (https://blogcervejariavirtual.com/2016/05/10/o-que-caracteriza-uma-cream-ale-aprenda-a-fazer-em-casa/) a receita desta Cream Ale. Pelo que simulei no Beersmith ela estaria dentro dos parâmetros do estilo.


Gostaria de contar com as sugestões e dicas dos colegas nesta receita.

CREAM ALE – CERVEJARIA VIRTUAL
(receita para 20L de cerveja)

OG: 1,054
FG: 1,010
ABV: 4,5%
IBU: 17
Cor: 10,2 EBC

Maltes
3,0kg Malte Pale Ale – 5,9 EBC
1,0kg Malte Vienna – 7,9 EBC
500g Malte Carapils – 3,9 EBC
250g Malte Carahell – 27 EBC

Lúpulos
20g Cascade (5,5% a.a.) – a 60min
20g Amarillo (8,2% a.a.) – a 5min

Fermento
1 pacotes de fermento seco Fermentis US-05 ou Mangrove US West Coast M44

Brassagem
68ºC por 60min – sacarificação
76ºC por 15 min – mash-out

Fermentação
17-18°C por 7 a 10 dias (ou seguir recomendações do fabricante)

Maturação
0ºC por 10 a 14 dias
 
Cascade nao e um bom lupulo pra amargor
20g de Amarilo vai dominar o aroma o que não é característico do Estilo, mais vai do gosto, eu já fiz até dryhop em cream ale (com amarilo)
Eu não usaria carapils, o malte pale e o carahel já vao dar corpo e retenção de espuma suficientes

André Wenderosck
 
sei não há controvercias nessa receita lá nesse blog explica como surgiu a cerveja etc tem o duçor do milho... e tal porém na receita que toda cream ale até hoje que já ví tem não leva flocos de milho ??? se eu fosse vc pesquisava bem outras receitas antes de fazer essa eu usaria lúplos saaz e hallertauer hersbrucker essa receita aí tá mais para american blonde ale que cream ale
 
sei não há controvercias nessa receita lá nesse blog explica como surgiu a cerveja etc tem o duçor do milho... e tal porém na receita que toda cream ale até hoje que já ví tem não leva flocos de milho ??? se eu fosse vc pesquisava bem outras receitas antes de fazer essa eu usaria lúplos saaz e hallertauer hersbrucker essa receita aí tá mais para american blonde ale que cream ale
Bem lembrado, o que difere uma Blond de uma cream é exatamente o uso de adjuntos.
Vendo a minha receita, e a mesma blond so que adicionado milho e arroz

André Wenderosck
 
As observações de vocês são bem pertinentes. Realmente o site faz toda uma explicação sobre os adjuntos da Cream Ale e apresenta uma receita que ignora tais ingredientes.

Peço desculpas aos colegas de forum, pois após postar este tópico descobri que a mesma receita já havia sido objeto de postagem anterior (http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=410528&highlight=cream+ale

E o que mais chama a atenção é que naquele tópico, tal como observado aqui pelo A. Wenderosck, também há críticas ao lúpulo da receita - lá diziam que daria um tom cítrico e floral, e sugerem trocar pelo Lúpulo Nugget.

Fui pesquisar sobre tal lúpulo aqui no forum e achei este tópico muito bom explicando: http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?p=5139655. Nele diz que o Nugget tem como características: "Um pouco pesado, amargor e aroma de ervas." Acabei desistindo pois prefiro trabalhar dentro de uma ideia de uma cerveja com sabores mais discretos.

A única observação do meu amigo que fará a brasagem comigo foi a respeito da Alta Carbonatação, o que indaguei se não seria própria da Cream Ale.

Realmente estou em um impasse sobre esta receita. Por um lado acho que ela traz os ingredientes que podem trazer uma cerveja mais neutra e discreta, porém, ela tem sido criticada aqui no Forum por apresentar características que acabam fazendo ela sair muito do estilo.

Pra resumir, será que vale a pena a brasagem ou ela vai criar um "monstro de sete cabeças"?
 
Depende de do que vc quer, se quer uma cream ALE ou uma cerveja leve (cream ale é leve, mais a receita não e cream ale)
Se quiser cream ale adiciona milho, arroz ou, segue essa receita que vai te dar uma Blond Ale (que também e leve), mais troca o lúpulo de amargor, cascade não e bom pra amargor.
Cream Ale por levar adjuntos e mais leve que a Blond, mais não existe um abismo dediferença entre ambas.
Nao se prenda muito a estilo, faça algo que goste.

André Wenderosck
 
Depende de do que vc quer, se quer uma cream ALE ou uma cerveja leve (cream ale é leve, mais a receita não e cream ale)
Se quiser cream ale adiciona milho, arroz ou, segue essa receita que vai te dar uma Blond Ale (que também e leve), mais troca o lúpulo de amargor, cascade não e bom pra amargor.
Cream Ale por levar adjuntos e mais leve que a Blond, mais não existe um abismo dediferença entre ambas.
Nao se prenda muito a estilo, faça algo que goste.

André Wenderosck



Olá amigo poderia me dizer pq o Cascade não é bom para amargor?


Enviado do meu iPad usando Tapatalk
 
O cascade apresenta co-humuleno próximo a 40%. Um dos mais altos que conheço. Isto acaba trazendo um amargor desagradável na cerveja. Aspereza extrema.
 
O cascade apresenta co-humuleno próximo a 40%. Um dos mais altos que conheço. Isto acaba trazendo um amargor desagradável na cerveja. Aspereza extrema.

Bom aí acho um pouco controverso... se para o estilo ele não funciona bem posso até concordar mas pra outros funciona e pode ser uma questão de gosto concorda? Tu come jiló? e estrogonofe com feijão?

Penso que pode ser questão de estilo ou gosto pessoal.
 
Bom aí acho um pouco controverso... se para o estilo ele não funciona bem posso até concordar mas pra outros funciona e pode ser uma questão de gosto concorda? Tu come jiló? e estrogonofe com feijão?

Penso que pode ser questão de estilo ou gosto pessoal.
Não é por questão de estilo, e por questão de uso.
o cascade cascade e um ótimo lúpulo de aroma e sabor, mais por conter muito cohumuleno sendo usado pra amargor, fica áspero e não deixa um regosto legal, parece que vc chupou um saquinho de chá.
Da mema forma que ninguém usa saaz com 2% de alfa ácido pra amargor, mesmo tendo baixo cohumuleno, porém e um lúpulo fantástico de aroma.

André Wenderosck
 
Ok entendo e estou aprendendo mas não seria o caso de usar ele em menor quantidade pra amenizar o amargor ou outra técnica de aplicação? Já pequei ele em algumas receitas sempre em amargor.


Enviado do meu iPad usando Tapatalk
 
Ja que tem duvida sobre a caracteristica do lupulo, faz o seguinte, uma IPA só com cascade na casa dos 60IBU com 3 adições, 60/15/0min e dryhop Com adições de 2-3g/L.
Assim vc vai ter a oportunidade de fazer sua análise sensorial do lúpulo em todas as tecnicas de uso.
Eu sempre faco isso com lupulos que nunca usei e anoto minhas percepções. E a forma mais didática de conhecer o ingrediente.
Também da pra fazer o mesmo com maltes caramelos, torrados, etc. Usando um lúpulo neutro e sempre na mesmas receita, com mesma proporção.
Cheers!!!

André Wenderosck
 
Show de bola vou fazer uma receita somente com ele. Vlw! Detalhe essa IPA aí vai ficar punk hiem? rsrsrs!
 
Ja que tem duvida sobre a caracteristica do lupulo, faz o seguinte, uma IPA só com cascade na casa dos 60IBU com 3 adições, 60/15/0min e dryhop Com adições de 2-3g/L.
Assim vc vai ter a oportunidade de fazer sua análise sensorial do lúpulo em todas as tecnicas de uso.
Eu sempre faco isso com lupulos que nunca usei e anoto minhas percepções. E a forma mais didática de conhecer o ingrediente.
Também da pra fazer o mesmo com maltes caramelos, torrados, etc. Usando um lúpulo neutro e sempre na mesmas receita, com mesma proporção.
Cheers!!!

André Wenderosck

Olá Andre, seguindo tuas sugestões, decidi alterar a receita e gostaria da tua opinião. Ainda estou em dúvida se acrescento 1 kg de Malte Viena nela ou não, pois não sei bem a característica dele. E, sim, a ideia é fazer uma cerveja simples. Desde logo, obrigado.

(receita para 70L de cerveja)

OG: 1,052
ABV: 5,5%
IBU: 19,3
Cor: 8,8 EBC

Maltes
15kg Malte Pilsen – 3,7 EBC (88,2%)
1kg Malte Carapils – 3,9 EBC (5,9%)
1kg Malte Carahell – 25,6 EBC (5,9%)

Lúpulos
25g Nugget (13 % a.a.) – a 30min
25g Nugget (13 % a.a.) – a 45min

Fermento
4 pacotes de fermento seco Fermentis US-05
 
Olá Andre, seguindo tuas sugestões, decidi alterar a receita e gostaria da tua opinião. Ainda estou em dúvida se acrescento 1 kg de Malte Viena nela ou não, pois não sei bem a característica dele. E, sim, a ideia é fazer uma cerveja simples. Desde logo, obrigado.

(receita para 70L de cerveja)

OG: 1,052
ABV: 5,5%
IBU: 19,3
Cor: 8,8 EBC

Maltes
15kg Malte Pilsen – 3,7 EBC (88,2%)
1kg Malte Carapils – 3,9 EBC (5,9%)
1kg Malte Carahell – 25,6 EBC (5,9%)

Lúpulos
25g Nugget (13 % a.a.) – a 30min
25g Nugget (13 % a.a.) – a 45min

Fermento
4 pacotes de fermento seco Fermentis US-05
So relembrando isso e Blond Ale, cream ale precisa de milho.
Se o objetivo for uma cerveja leve fácil de beber eu trocaria o carapils por Vienna, o carapils e malte de dextrina, ele contribui apenas para corpo e espuma, o Vienna junto do pilsen traz uma melhora no sabor, espuma, da mais complexidade, coloca pelo menos uns 10-15 de vienna. O IBU nessa faixa tá show, entre 15-20,mais amargo Mata o malte. o nugget vai ficar bom eu gosto de lúpulo floral/Herbal/picante em cervejas leves. Eu costumo usar Munich no lugar do carahell, mais acho que o carahell vai ficar bem bacana, vou testar ele na próxima.
Depois posta suas observações depois que estiver pronta

André Wenderosck
 
Sempre sensacional tuas dicas. Vou trocar o Carapils por Viena, não sei se vai chegar nos 15%, mas vou analisar no Beersmith quanto devo acrescentar. Obrigado mesmo e certamente postarei o retorno quando o tiver.
 
Não é por questão de estilo, e por questão de uso.
Da mema forma que ninguém usa saaz com 2% de alfa ácido pra amargor, mesmo tendo baixo cohumuleno, porém e um lúpulo fantástico de aroma.

André Wenderosck

Eu uso :)

Em uma receita de Munich Dunkel de 26 IBUs, 110g de Saaz para 25 litros de cerveja.

Fica uma delícia.
 
Olá Andre, seguindo tuas sugestões, decidi alterar a receita e gostaria da tua opinião. Ainda estou em dúvida se acrescento 1 kg de Malte Viena nela ou não, pois não sei bem a característica dele. E, sim, a ideia é fazer uma cerveja simples. Desde logo, obrigado.

(receita para 70L de cerveja)

OG: 1,052
ABV: 5,5%
IBU: 19,3
Cor: 8,8 EBC

Maltes
15kg Malte Pilsen – 3,7 EBC (88,2%)
1kg Malte Carapils – 3,9 EBC (5,9%)
1kg Malte Carahell – 25,6 EBC (5,9%)

Lúpulos
25g Nugget (13 % a.a.) – a 30min
25g Nugget (13 % a.a.) – a 45min

Fermento
4 pacotes de fermento seco Fermentis US-05
Mais uma coisa
Eu usaria 6 pacotes de fermento pra esses 70l, ou faria um starter com os 4 pacotes.

André Wenderosck
 
Back
Top