Cream Ale com off flavor

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Ravanetti

Member
Joined
Oct 16, 2020
Messages
14
Reaction score
0
Location
niterói
Oi gente!

Eu comprei uma receita de uma loja aqui da minha cidade, eles vendem a receita ou a cerveja pronta. Quis comprar essa pq como estou começando a fazer posso pegar uma cerveja da loja de "gabarito" e ir tentando descobrir se ta dando certo ou não. Fiz todos os passos a passos da receita, todos ingredientes. Deixei 7 dias fermentando a menos de 20°C e depois deixei mais 14 dias na geladeira com a menor temperatura que a geladeira aguentava, por volta de 1°/2°. Engarrafei com primer 6g/l. Quando fomos experimentar estava horrível, estava muito amarga - um amargo que chega a ser ácido - mas eu n sei o que pode ter acontecido.

eu acho que:
- a temperatura pode não ter sido a ideal para a fermentação
- algum tipo de contaminação (não sei como descobrir isso)
- por volta do 13/14 dia a geladeira desligou e eu n sei quanto tempo ficou assim, será que isso também?

Se ja aconteceu isso com alguém e puder me ajudar eu agradeço muito!
Se tiverem dicas de como identificar as origens dos off flavors eu agradeço também!
 
Ravanetti, deve ter sido contaminação. As outras duas hipóteses não deveriam ter estragado a cerveja. Às vezes a gente erra alguma coisa mas dificilmente ao ponto de ficar horrível.

Ficou zuado em todas as garrafas ou abriu só uma? Pq se foi durante o envase pode ser que as outras garrafas estejam boas. Se foi na fermentação aí lascou.
 
Pela descrição, parece ser mesmo contaminação!
Ademais, creio que todos nós já passamos por isso algum dia...
 
Ravanetti, deve ter sido contaminação. As outras duas hipóteses não deveriam ter estragado a cerveja. Às vezes a gente erra alguma coisa mas dificilmente ao ponto de ficar horrível.

Ficou zuado em todas as garrafas ou abriu só uma? Pq se foi durante o envase pode ser que as outras garrafas estejam boas. Se foi na fermentação aí lascou.
Antes de envasar já está meio estranha, mas fiquei na esperança de melhorar ... obg
 
A primeira hipotese é a de contaminação, mas pode ter sido tbm alguma coisa no processo.

seria legal vc descrever tudo que fez...

como foi a mostura? foi biab? vc espremeu o grão?
fervura como foi?
e o resfriamento? fez? como fez?

tenta ser o mais completo possivel, talvez alguma coisa possa parecer boba mas pode levar em algo assim

e tenta descrever como é esse amargo melhor, pois amargo e acido sao sensaçoes bem direrentes...
 
Oi gente!

Eu comprei uma receita de uma loja aqui da minha cidade, eles vendem a receita ou a cerveja pronta. Quis comprar essa pq como estou começando a fazer posso pegar uma cerveja da loja de "gabarito" e ir tentando descobrir se ta dando certo ou não. Fiz todos os passos a passos da receita, todos ingredientes. Deixei 7 dias fermentando a menos de 20°C e depois deixei mais 14 dias na geladeira com a menor temperatura que a geladeira aguentava, por volta de 1°/2°. Engarrafei com primer 6g/l. Quando fomos experimentar estava horrível, estava muito amarga - um amargo que chega a ser ácido - mas eu n sei o que pode ter acontecido.

eu acho que:
- a temperatura pode não ter sido a ideal para a fermentação
- algum tipo de contaminação (não sei como descobrir isso)
- por volta do 13/14 dia a geladeira desligou e eu n sei quanto tempo ficou assim, será que isso também?

Se ja aconteceu isso com alguém e puder me ajudar eu agradeço muito!
Se tiverem dicas de como identificar as origens dos off flavors eu agradeço também!

1. Temperatura não ideal pra fermentação ou tu tem uma baixa eficiencia de fermentação com uma temperatura muito baixa ou muito esterificada/alcool superior com temperatura elevadas.
3. Geladeira desligar, ainda mais nessa fase. Eu me mudei mes passado, tinha uma breja que estava em coldcrash, eu tive que parar, deixei a bombona "na sala" sem galedeira por quase 1 semana e a cerveja saiu OK.
2. Contaminação: Eu voto nessa opção, consegue beber de novo, cheiar e tudo que você puder para tentar descobrir o tipo de contaminação que deu? Sendo contaminação, quanto mais tempo passar, mais evidente ficará o tipo de contaminação.
 
A levedura podia estar fraquinha... testou num copo de água quente antes? Pra ver se faz aquele volume no plástico filme...
 
Se você coloca a levedura num copo com água acima de 50 graus e fechar em cima com um plastico filme, elas começam a inflar o plástico com gás, mesmo sem açúcar. É sinal de que a levedura está bem.
 
Se você coloca a levedura num copo com água acima de 50 graus e fechar em cima com um plastico filme, elas começam a inflar o plástico com gás, mesmo sem açúcar. É sinal de que a levedura está bem.
Pelo que subentendi você está falando de levedura seca, não é? Pois bem, quando hidratada, ela volta a atividade consumindo a reserva de glicogênio que tem produzindo CO2 (o "inflar do plástico").
Mas acho interessante fazer outro tipo de teste, pois colocando a levedura num meio com água a mais de 50ºC você vai estar matando boa parte das células...
 
É, posso ter exagerado na temperatura... é um calor que dê pra segurar o copo na mão, normalmente eu uso 30s no microondas pra esquentar a água.
 
https://www.hominilupulo.com.br/cervejas-caseiras/off-flavours-os-defeitos-mais-comuns-nas-cervejas/
3. Adstringente
A adstringência difere do amargor por ter uma sensação de enrrugar a boca, como chupar um saquinho de chá. É seco, como pó e é muitas vezes o resultado de grãos muito tempo em infusão ou quando o pH do mosto excede niveis entre 5,2 e 5,6. Oversparging da mostura ou utilizando água muito quente é comum exceder a faixa de pH do mosto.

Também pode ser causado pelo excesso de lúpulo, durante o bittering (fase de isomerização do lúpulo) ou na fase final e infecções bacterianas também podem causar adstringência, como também notas de vinagre de bactérias acéticas.

A espuma marrom que forma durante a fermentação e gruda nos lados do fermentador é muito amarga e se é agitado de volta na cerveja causará sabores muito adstringentes.

Ela deve ser retirada da cerveja, ou deixando agarrada quieta dos lados de um fermentador maior, ou desnatando o krausen, ou soprando o krausen pra fora usando um carboy de 19 litros.
 
Ravanetti, deve ter sido contaminação. As outras duas hipóteses não deveriam ter estragado a cerveja. Às vezes a gente erra alguma coisa mas dificilmente ao ponto de ficar horrível.

Ficou zuado em todas as garrafas ou abriu só uma? Pq se foi durante o envase pode ser que as outras garrafas estejam boas. Se foi na fermentação aí lascou.
Então, quando a gente terminou a fervura - antes de por no balde fermentador - a gente provou e o gosto já estava meio ruim, mas achamos que poderia melhorar. Depois da fermentação só ficou pior
 
A primeira hipotese é a de contaminação, mas pode ter sido tbm alguma coisa no processo.

seria legal vc descrever tudo que fez...

como foi a mostura? foi biab? vc espremeu o grão?
fervura como foi?
e o resfriamento? fez? como fez?

tenta ser o mais completo possivel, talvez alguma coisa possa parecer boba mas pode levar em algo assim

e tenta descrever como é esse amargo melhor, pois amargo e acido sao sensaçoes bem direrentes...
Acho que foi durante o processo, conversando com meu namorado lembramos que depois da fervura já estava um gosto estranho, mas achamos que ia melhorar

Vou pedir para ele experimentar de novo e ver se descreve melhor
 
1. Temperatura não ideal pra fermentação ou tu tem uma baixa eficiencia de fermentação com uma temperatura muito baixa ou muito esterificada/alcool superior com temperatura elevadas.
3. Geladeira desligar, ainda mais nessa fase. Eu me mudei mes passado, tinha uma breja que estava em coldcrash, eu tive que parar, deixei a bombona "na sala" sem galedeira por quase 1 semana e a cerveja saiu OK.
2. Contaminação: Eu voto nessa opção, consegue beber de novo, cheiar e tudo que você puder para tentar descobrir o tipo de contaminação que deu? Sendo contaminação, quanto mais tempo passar, mais evidente ficará o tipo de contaminação.
Acho que foi durante o processo, conversando com meu namorado lembramos que depois da fervura já estava um gosto estranho, mas achamos que ia melhorar

Vou pedir para ele experimentar de novo e ver se descreve melhor
 
Como é a receita? Será que não é o amargor do lúpulo? A água vc chegou a medir o pH dela? Qual água usou? Difícil contaminar na fervura.
 
Como é a receita? Será que não é o amargor do lúpulo? A água vc chegou a medir o pH dela? Qual água usou? Difícil contaminar na fervura.
cream ale.png


Foi essa receita aqui, usei a água da minalba. Também achei isso estranho, mas parece que eu coloquei 10 kg de lupulo
 
Oi gente!

Eu comprei uma receita de uma loja aqui da minha cidade, eles vendem a receita ou a cerveja pronta. Quis comprar essa pq como estou começando a fazer posso pegar uma cerveja da loja de "gabarito" e ir tentando descobrir se ta dando certo ou não. Fiz todos os passos a passos da receita, todos ingredientes. Deixei 7 dias fermentando a menos de 20°C e depois deixei mais 14 dias na geladeira com a menor temperatura que a geladeira aguentava, por volta de 1°/2°. Engarrafei com primer 6g/l. Quando fomos experimentar estava horrível, estava muito amarga - um amargo que chega a ser ácido - mas eu n sei o que pode ter acontecido.

eu acho que:
- a temperatura pode não ter sido a ideal para a fermentação
- algum tipo de contaminação (não sei como descobrir isso)
- por volta do 13/14 dia a geladeira desligou e eu n sei quanto tempo ficou assim, será que isso também?

Se ja aconteceu isso com alguém e puder me ajudar eu agradeço muito!
Se tiverem dicas de como identificar as origens dos off flavors eu agradeço também!
Em qual momento vc colocou o lúpulo e quanto tempo de fervura? Fiz uma cream q ficou com adstringencia pq fiz fwh, mas antes da fervura deu um problema e precisei interromper o processo, o lúpulo ficou muito tempo, mas depois de um mês ficou bem melhor, pelo menos bebivel, não tão adstringente como vc descreveu, aguarda mais um tempo, vai turvar um pouca pela oxidação, mas talvez possa beber.
 
Em qual momento vc colocou o lúpulo e quanto tempo de fervura? Fiz uma cream q ficou com adstringencia pq fiz fwh, mas antes da fervura deu um problema e precisei interromper o processo, o lúpulo ficou muito tempo, mas depois de um mês ficou bem melhor, pelo menos bebivel, não tão adstringente como vc descreveu, aguarda mais um tempo, vai turvar um pouca pela oxidação, mas talvez possa beber.
fiz conforme essa receita aqui, mas para 20 litros
cream ale.png
 
Back
Top