• We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

Cream Ale com milho seco

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

Tande

Member
Afiliado
16/3/16
Vamos lá. Resultados finais para 30L de Cream Ale já envasados.

Fermentáveis utilizados:
- (62.5%) 5Kg Malte Pilsen
- (22.5%) 1.8Kg Milho Picado
- (12.5%) 1Kg Malte Cara Gold
- (2.50%) 200g Malte de Trigo (apenas para aumentar a espuma)
- Total: 8Kg

Milho Picado: Cozido por 30min por volta de 80C, lembrando que a gelatinização ocorre de 62-77C.

Brassagem:
- No arreio dos fermentáveis coloquei primeiro os Maltes e depois o Milho Picado.
- 60min a 65C
- 30min a 72C
- 10min a 78C (sparge)

Fervura:
- 60min
- Lúpulos: Fuggle, Hersbrucker, Magum e Columbus.

Na transferência para o fermentador não tive nenhum problema.
Utilizo fundo falso com 4cm acima do fundo da panela e com furos de 6mm de diâmetro espaçados de 2mm, e também uma bazooka.

Fermentação:
- 20g Fermento US-05
- Gravidade pré fermento: 1.050 (OG)
- Gravidade final: 1.008 (FG)

Dados finais:
- ABV: 5.5%
- IBU: 42 (calculado pelo Brewersfriend)
- Eficiência: 70%
- Preço por litro: R$ 3,26 (março/2018)

Avaliação pessoal:
- Gosto e Aroma: leve, de uma cerveja comercial comum dessas conhecidas;
- Não achei tão lupulada quanto calculada pelo Brewersfriend;
- Mesmo com a gelatina ainda ficaram resíduos em suspensão(fermento sei lá).

Obs. A que bebi para análise acima tem apenas 8 dias(verde) engarrafada.

Farei uma próxima, com certeza, procurando dar mais sabor.
- Talvez substituir 1Kg de malte Pilsen por Pale Ale, ou algum outro que me sugerirem.
Aqui que fica uma dúvida: Como não quero uma cerveja com muito corpo, será que a substituição do Pilsen acarretará em mais corpo? Sim? Nem tanto? Quanto?
- Vou deixar mais lupulada, talvez chegando no ABV de uma Heineken;
- Quero ela mais limpida: Usarei Whirlfloc, gelatinização dupla e maturação na geladeira a 1C.

Foto em anexo!

Attachments

celsocamara

New Member
Afiliado
13/2/17
Caros, pretendo fazer uma Cream Ale com malte Pilsen, Cara Gold e milho.
Já procurei receitas mas a maioria utiliza flocos de milho, o qual é muito caro.
Um outro cara no Youtube utilizou milho pipoca. No entanto acho que é não vale a pena pois comparando-se os açúcares ele pouco deve acrescentar ao resultado final:
Malte-7g de açúcar por cada 100g.
Milho pipoca-0,9g de açúcar por cada 100g.
Milho comum(seco)-21,3g de açúcar por cada 100g.

Milho comum picado é barato e fácil de encontrar.
Alguém já utilizou milho picado no mash?

Xandeguarah

Active Member
Afiliado
25/1/18
Olá amigos cervejeiros

Também só utilizo malte pilsen e aveia para a minha cream, e fica sensacional.

NH3

Well-Known Member
Afiliado
18/12/15
Também uso flocos de milho pré cozido. Coloquei uns 25 %, e não tive qualquer problema. Cerveja muito refrescante, para beber de balde na praia. Ah, fiz com BIAB, então, não preciso me preocupar com possíveis entupimentos.

Tiago

Well-Known Member
Moderador
Moderator
Afiliado
11/6/13
Uma dúvida: quem utiliza milho pré-cozido (milharina, etc..) já notou off-flavour metálico?

Pergunto pois me chamou a atenção a adição de ferro e ácido fólico em todas as marcas desse tipo de farinha...
A quantidade varia um pouco, mas a Milharina por ex. tem 2,6g de ferro pra cada 45g de farinha. Achei bastante.

NH3

Well-Known Member
Afiliado
18/12/15
A farinha de milho pré cozida que usei não tinha marca ou indicação de composição nutricional. Comprei numa dessas casas de produtos naturais que vendem temperos e grãos a granel. Para essa que usei, não notei nada de estranho. Pelo contrario, gostei do resultado, como cerveja leve, mas saborosa, e melhor ainda gastando pouco, pois paguei uns R$5,00/kg da farinha.

jfmoretti

Well-Known Member
Afiliado
3/10/16
Uma dúvida: quem utiliza milho pré-cozido (milharina, etc..) já notou off-flavour metálico?

Pergunto pois me chamou a atenção a adição de ferro e ácido fólico em todas as marcas desse tipo de farinha...
A quantidade varia um pouco, mas a Milharina por ex. tem 2,6g de ferro pra cada 45g de farinha. Achei bastante.
Também estou pensando nessa possibilidade. Estou aprimorando uma cream ale e nas várias vezes que brassei surgiu um off flavor (acho ser esse metálico). Sempre brassei com milharina. Na última vez foi com Flocão e ela ficou super sonsa, sem sabor e com off flavor.. Nunca tentei com flocos (caro na minha região, tipo R$ 22,00/kg). Acho que o milho deveria dar um sabor que remetesse às Standart Lagers. Não acho que estamos utilizando corretamente a adição de milho como fazem as cervejarias. Vários posts e é sempre a mesma coisa (milharina, flocos, etc...). Acho que está faltando alguma coisas. Interesso-me pela pegada seca do milho (sem adicionar açucar), mas tá difícil. Essa última postada, de cozinhar o milho moido, preciso testar. Preciso tirar esse off flavor (seja qual for) que aparece........

Tiago

Well-Known Member
Moderador
Moderator
Afiliado
11/6/13
Também estou pensando nessa possibilidade. Estou aprimorando uma cream ale e nas várias vezes que brassei surgiu um off flavor (acho ser esse metálico). Sempre brassei com milharina. Na última vez foi com Flocão e ela ficou super sonsa, sem sabor e com off flavor.. Nunca tentei com flocos (caro na minha região, tipo R$ 22,00/kg). Acho que o milho deveria dar um sabor que remetesse às Standart Lagers. Não acho que estamos utilizando corretamente a adição de milho como fazem as cervejarias. Vários posts e é sempre a mesma coisa (milharina, flocos, etc...). Acho que está faltando alguma coisas. Interesso-me pela pegada seca do milho (sem adicionar açucar), mas tá difícil. Essa última postada, de cozinhar o milho moido, preciso testar. Preciso tirar esse off flavor (seja qual for) que aparece........
Bom, se vc não tem certeza é provável que não seja esse problema especificamente.

As cervejarias pré-cozinham quirera de milho (grits), não vai ver elas usando pré-cozidos como milharina por questões de custo... fora isso utilizam de forma semelhante, na mosturação.

Abraço

RodrigoBerro

Well-Known Member
Afiliado
29/9/16

Tiago, eu notei na última que fiz com farinha enriquecida, no aroma e no gosto. Outras vezes fiz com uma farinha que não dizia nada sobre ferro e não notei esse off flavor, eu estava revisando o meu processo e só fui perceber que poderia ter sido o ferro da farinha ao ler o teu post, então pesquisei mais sobre:
"A ANVISA preocupada com o alto índice de anemia no país, principalmente na população de baixa renda, e considerando que as farinhas de milho são largamente consumidas pela população brasileira, determinou em sua Resolução (RDC nº344 , de 13 de dezembro de 2002) a aprovação do Regulamento Técnico para a Fortificação das Farinhas de Milho com Ferro, devendo cada 100g de farinha conter no mínimo 4,2mg de ferro visando combater a anemia causada pela deficiência do ferro."
http://www.abq.org.br/cbq/2006/trabalhos2006/4/817-995-4-T1.htm

O limite de ferro na água cervejeira seria 0.1mg/l, acima disso já traria problemas como o favorecimento de reações oxidativas, degeneração da levedura, escurecimento da cerveja, falta de estabilidade, amargor desagradável...
A minha água tem em média 0.03mg/l de ferro, eu usei 2kg de farinha de milho pra 100 litros de mosto pronto, digamos que a farinha que eu usei tenha o mínimo exigido pela ANVISA de 4.2mg de ferro a cada 100g de farinha (no pacote não dizia o teor de ferro), então eu teria 84mg de ferro a mais no mosto, sem somar ao teor de ferro da minha água isso me deixou com uma concentração média de 0.7mg/l de ferro, bem acima do limite 0.1mg/l.
Pensando assim, é mais vantajoso usar quirera cozida ou arroz cozido.

Ravanetti

Member
Afiliado
16/10/20
Oi, você conseguiu descobrir o que era?

jfmoretti

Well-Known Member
Afiliado
3/10/16
Oi, você conseguiu descobrir o que era?
Não consegui associar o off flavor a outro evento. Pra mim continua sendo o teor de ferro da milharina. Por outro lado, parei de tentar cream ales. Comecei a achar perda de tempo para ter uma cerveja com alta drinkability. Achei até que as cervejarias trabalhavam com algum xarope, tipo Karo, mas acho que é impraticável dissolver aquilo no mosto. Hoje contento me com Kolsch, gosto muito da british Golden Ale, e mudei quase tudo só para lagers (até as escuras). Estou fazendo muitas lagers. Também confesso que enjoei um pouco (por enquanto) de cervejas cítricas demais, como as IPAs e APAs americanas, mas uma blonde ale constuma sair. Por enquanto cream ale está fora, não pesquiso mais ela.

Afiliado
21/10/19
Buenas.
Eu fiz e refiz uma receita de Cream Ale e em nenhuma das duas vezes tive problemas com off flavors e usei nas duas usei cerca de 15% de floco de milho.
Exatamente esse.

1612538335047.png

Gostei do resultado e em breve farei outra.
Bem leve e para tomar de balde.