• We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

CraftBeerPI: Falha nos sensores DS18B20 (três fios)

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

Afiliado
3/12/19
Cabos de 3m... Também faz sentido essa teoria..
Tenho cabos para os DS18B20 com aproximadamente 5 metros, e tinha problemas de perda de conexão. Resolvi meu problema colocando os sensores em poços termométricos, pois como são chineses, acabam dando vazamento e permitindo entrada de água na parte eletrônica. Outra coisa que fiz foi separar todo o cabeamento dos sensores do cabeamento de energia, pois vi em alguns fóruns que isto também poderia gerar curto por campo magnético. No final das contas, estou com meu sistema ligado 24 horas por dia desde março/2020 e nada de problemas com os sensores mais.

Acabei escrevendo um livro onde relato minha experiência com a automação do meu processo cervejeiro. Para quem tiver interesse, segue o link: https://www.amazon.com.br/dp/B09182ML6S

lazarosatiro

Member
Afiliado
23/1/20
Galera, também estou tendo problemas com meus sensores DS18B20, só que no meu caso está ocorrendo variações de temperatura muito grandes. Mesmo quando realizado a calibração via off-set. Troquei o sensor e a variação ainda continua....

Alguém tem alguma sugestão do que seja?

Afiliado
3/12/19
Galera, também estou tendo problemas com meus sensores DS18B20, só que no meu caso está ocorrendo variações de temperatura muito grandes. Mesmo quando realizado a calibração via off-set. Troquei o sensor e a variação ainda continua....

Oi Lazarosatiro. Qual comprimento dos fios? Você está comparando com o quê?

EDGAR LOUZANO VERDILE

Well-Known Member
Afiliado
29/12/19

Na verdade o "Offset" não calibra nada, ele apenas "acerta" o que exibe em comparação com o que ele mede.
Essa "variação" que você se refere é durante a medição, em tempo real ou em comparação com algum outro termômetro?

Ícaro Macedo

Active Member
Afiliado
23/1/19

Amigo, tive esse problema e foi resolvido comprando uma fonte com mais amper.

EDGAR LOUZANO VERDILE

Well-Known Member
Afiliado
29/12/19
Amigo, tive esse problema e foi resolvido comprando uma fonte com mais amper.
@Ícaro Macedo, poderia deixar um link da fonte que comprou? Aqui ontem comecei a ter problemas em dois dos 4 sensores que uso. Durante a brassagem, as vezes ele perdia sinal mostrando 85° e depois mostrando medidas incorretas, e isso quase fez minha brassagem ir por "mosto abaixo"... As vezes, reiniciei o sistema e o outro sensor mostrava 0°, como se ele não estivesse conectado e daí reiniciava de novo ele voltava... Enfim, adiei minha brassagem de hoje pra tentar resolver isso... Isolei os cabos dos sensores e parece ter melhorado, mas ainda assim as vezes dá aquele povo dos 85°...

Ícaro Macedo

Active Member
Afiliado
23/1/19
@Ícaro Macedo, poderia deixar um link da fonte que comprou? Aqui ontem comecei a ter problemas em dois dos 4 sensores que uso. Durante a brassagem, as vezes ele perdia sinal mostrando 85° e depois mostrando medidas incorretas, e isso quase fez minha brassagem ir por "mosto abaixo"... As vezes, reiniciei o sistema e o outro sensor mostrava 0°, como se ele não estivesse conectado e daí reiniciava de novo ele voltava... Enfim, adiei minha brassagem de hoje pra tentar resolver isso... Isolei os cabos dos sensores e parece ter melhorado, mas ainda assim as vezes dá aquele povo dos 85°...
Meu raspberry é o zero. Comprei uma fonte de celular USB com 3A.

EDGAR LOUZANO VERDILE

Well-Known Member
Afiliado
29/12/19
Não vai mesmo... já troquei quatro tipos de fontes, todas entre 3A e 10A e nada... Mudei a posição da saída deles pra ficar mais afastado da alimentação... nada! Aliás, minha interface é alimentada com 12V, então não consigo usar a fonte original do rasp. Os sensores continuam apresentando problemas, vez um, vez outro, eles travam e apresentam leituras incorretas.
Vou comprar um cabo daqueles de 3 vias blindado usado para transmissão de vídeo, e vou fazer uma "linha" para os sensores, cortando os fios deles o mais curto possível pra ver se melhora.
Estou começando a desconfiar dessa interface, comprei de um usuário do fórum pelo ML, espero que não seja isso porque é uma put* sacanagem!
Mas enfim, se não resolver cou acabar comprando uma interface nova do @Gu_MAZZA ... Você acha que isso pode ser alguma falha na interface?
Por via das dúvidas, comprei um novo SD card e estou fazendo uma reinstalação do zero pra testar. Também desconfio do software, pois é bem aleatório, já fiz brassagens que funcionou tudo 100% e outras que atrasaram horrores por conta das leituras incorretas. Além do que, algumas configs não estão sendo salvas e vira e meche tenho tido falhas que claramente são de software (Do craftbeer, e não do RaspOS)
Se alguém tiver mais alguma sugestão, manda aí! Por último, quem já usou algum software além do craftbeerPI... recomendações para testes?

Attachments

gkopke

Well-Known Member
Afiliado
11/6/19
Não vai mesmo... já troquei quatro tipos de fontes, todas entre 3A e 10A e nada... Mudei a posição da saída deles pra ficar mais afastado da alimentação... nada! Aliás, minha interface é alimentada com 12V, então não consigo usar a fonte original do rasp. Os sensores continuam apresentando problemas, vez um, vez outro, eles travam e apresentam leituras incorretas.
Vou comprar um cabo daqueles de 3 vias blindado usado para transmissão de vídeo, e vou fazer uma "linha" para os sensores, cortando os fios deles o mais curto possível pra ver se melhora.
Estou começando a desconfiar dessa interface, comprei de um usuário do fórum pelo ML, espero que não seja isso porque é uma put* sacanagem!
Mas enfim, se não resolver cou acabar comprando uma interface nova do @Gu_MAZZA ... Você acha que isso pode ser alguma falha na interface?
Por via das dúvidas, comprei um novo SD card e estou fazendo uma reinstalação do zero pra testar. Também desconfio do software, pois é bem aleatório, já fiz brassagens que funcionou tudo 100% e outras que atrasaram horrores por conta das leituras incorretas. Além do que, algumas configs não estão sendo salvas e vira e meche tenho tido falhas que claramente são de software (Do craftbeer, e não do RaspOS)
Se alguém tiver mais alguma sugestão, manda aí! Por último, quem já usou algum software além do craftbeerPI... recomendações para testes?
Você já tentou colocar no sparge algum dos outros sensores que não deram problema até agora? Pode ser que na forma de utilização vc gere alguma situação que danifique o sensor. Adicionalmente, considerando que outros 3 sensores estão ligados a mesma porta da interface e não tem apresentado problemas, a princípio não parece que haja algum problema físico na interface. A qualidade dos sensores DS18B20 é muito complicada, no sentido que num mesmo lote encontramos sensores que tem durabilidade e outros que não duram.

Gu_MAZZA

Well-Known Member
Afiliado
12/3/17
Se vc já testou sensores novos e sempre há o mesmo problema, pode ser a sua ligação ou pode sim ser algo na interface.
Pra eliminar o problema da interface e instalação, experimentar alimentar e ligar os sensores direto nas GPIOs.

EDGAR LOUZANO VERDILE

Well-Known Member
Afiliado
29/12/19
Você já tentou colocar no sparge algum dos outros sensores que não deram problema até agora? Pode ser que na forma de utilização vc gere alguma situação que danifique o sensor. Adicionalmente, considerando que outros 3 sensores estão ligados a mesma porta da interface e não tem apresentado problemas, a princípio não parece que haja algum problema físico na interface. A qualidade dos sensores DS18B20 é muito complicada, no sentido que num mesmo lote encontramos sensores que tem durabilidade e outros que não duram.
Eu uso 4 sensores, um em cada uma das três panelas e um na recirculação, bem na saída da bomba. Atualmente, todos em poços térmicos. Todos ligados na mesma saída da interface, ou divididos entre as duas saídas da interface sempre um ou outro dá problema de leitura.
Anteontem, liguei seis sensores, três em cada saída. Quatro deles apresentaram problemas. religuei todos na mesma saída dois apresentaram falhas.
Consegui fazer a brassagem, fui atrás de uma fonte diferente, e conectei.
Um deles que sempre deu falha descartei. Ainda tenho um não detectável pelo PI.
Os últimos dois que comprei suponho que são de lotes diferentes (teoricamente) visto que a cor dos fios é diferente.
Mais alguma sugestão?

EDGAR LOUZANO VERDILE

Well-Known Member
Afiliado
29/12/19
Se vc já testou sensores novos e sempre há o mesmo problema, pode ser a sua ligação ou pode sim ser algo na interface.
Pra eliminar o problema da interface e instalação, experimentar alimentar e ligar os sensores direto nas GPIOs.
Salve mestre das interfaces!!! Já troquei dois deles e a falha continua, intermitente entre eles... Sinceramente, eu suspeito muito dessa interface...
Para este teste, teria que eliminar a interface certo? Será que você não me forneceria uma da sua última versão pra eu testar, e caso não dê resultado posso te devolver?

Gu_MAZZA

Well-Known Member
Afiliado
12/3/17
Salve mestre das interfaces!!! Já troquei dois deles e a falha continua, intermitente entre eles... Sinceramente, eu suspeito muito dessa interface...
Para este teste, teria que eliminar a interface certo? Será que você não me forneceria uma da sua última versão pra eu testar, e caso não dê resultado posso te devolver?
Se vc pagar os fretes posso enviar.

lmercucci

Member
Afiliado
5/11/18
Atualmente uso muito, muitos sensores DS18B20
Geladeira 1 - 6 sensores ESP8266 ligado em 1 GPIO
Geladeira 2 - 9 sensores ESP8266 ligado em 1 GPIO
Geladeira 3 - 7 sensores ESP8266 ligado em 1 GPIO
Controlador brasagem 4 sensores ESP8266 em 1 GPIO

Nunca tive problema com nenhum dos sensores, tem mais de ano, e tem mais alguns de testes...

Só tive problema quando comecei a usar o sensor e não usava o resistor recomendado.

1620388979595.png
1620389062511.png

Recomendo fazer o teste com o resistor, qualquer googada de DS18B20 em serie ou paralelo tem o resistor:

1620389244676.png

gkopke

Well-Known Member
Afiliado
11/6/19

Nunca tive problema com nenhum dos sensores, tem mais de ano, e tem mais alguns de testes...

Só tive problema quando comecei a usar o sensor e não usava o resistor recomendado.

Ver anexo 126409
Ver anexo 126410

Recomendo fazer o teste com o resistor, qualquer googada de DS18B20 em serie ou paralelo tem o resistor:

Ver anexo 126411
Muito bom saber que nunca teve problemas. Eu já tive com alguns, principalmente um que ficava em poço térmico e, devido ao frio, acumulava água da condensação, mesmo sendo teoricamente a prova d'água. No último ano não tive mais problemas. Mas até ali precisei trocar vários sensores. Se você tem um bom fornecedor e puder indicar eu agradeço.

lmercucci

Member
Afiliado
5/11/18
Muito bom saber que nunca teve problemas. Eu já tive com alguns, principalmente um que ficava em poço térmico e, devido ao frio, acumulava água da condensação, mesmo sendo teoricamente a prova d'água. No último ano não tive mais problemas. Mas até ali precisei trocar vários sensores. Se você tem um bom fornecedor e puder indicar eu agradeço.
todos os meus são chineses ou ali ou ml: única coisa q fiz, for colocar um pingo de solda, e o resistor como indicado. Mas como falei tem muito sensor, trocar seria difícil.

No caso dessa geladeira de 9 sensores:

1620390152543.png

Essa coluna leitura, são dos sensores....

Esse ultimo Levedura, é do banco, esta dentro do congelador dentro de um isopor para não oscilar a temperatura, mas essa caixa as vezes eu tiro, então coloquei um plug, RJ-45 de rede, mais fácil pra mim... tinha 10 sensores, eu coloquei a caixa de levedura em outra geladeira, por isso esta sem leitura no Levedura 1. Só queria ter certeza que a caixa ia "segurar" essa oscilação, que é de uns 15 graus... dentro do isopor é de uns 3 graus no máximo.

Gu_MAZZA

Well-Known Member
Afiliado
12/3/17
Explicar melhor pra gente oq vc fez aqui.
Se for oq penso é algo que queria implementar mas não tenho conhecimento de programação pra isso.