Correção do Corpo da Cerveja

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

LuizSilva

New Member
Joined
Dec 15, 2019
Messages
1
Reaction score
0
Location
Rio de Janeiro
Bom Dia Pessoal,
Fiz uma cerveja estilo Pilsen com os seguintes processos:

Usei em torno de 50 litros de agua para 7,5 kg de malte e como esta quantidade não seria suficiente para atingir a OG desejada 1050(devido a limitação do tamanho da panela), acrescentei mais 900g de açucar durante a fervura.

O processo seguiu normalmente, segui as seguintes rampas:

55 graus - 10 min
66 graus - 60 minutos
75 graus - 10 minutos
100 graus - 60 minutos

Após a fervura, a OG ficou em 1048, próximo ao planejado pra receita.

Acontece que na fermentação, houve muita atividade do fermento, por conta de estar usando um novo fermentador autorefrigerado que estava com termometro ruim e que me indicava a temperatura na fermentaçao de 12 graus, mas que na verdade o mosto estava em 19 graus ( fui descobrir isso somente no final da fermentação)

Quando terminou atividade do Airlock, fiz a medição da Densidade por tes dias seguidos e obtive 1001, sendo que o desejado seria 1004. Deixei maturando mais 30 dias e fiz carbonatação forçada em um pequeno volume pra teste.

No final minha cerveja ficou sem corpo, meio “aguada”.

Gostaria de corrigir isto pra não jogar 80 litros de cerveja fora( foram 2 brassagens), é possível fazer uma solução com maltodextrina ou existe outra maneira?

5 L de agua + 600g de maltodextrina - ferver e acrescentar a cerveja, o que me daria em torno de 0,003 de densidade a mais no volume total (80 l), chegando aos 1004 planejados.

Obrigado
 
Last edited:
Estou respondendo um pouco atrasado, você já deve ter adicionado a maltodextrina. Costuma funcionar para corrigir FG baixa. Eu já fiz algumas vezes. Quanto ao corpo, a função do açúcar, além de aumentar o teor alcoólico é justamente fazer uma cerveja mais seca e menos incorpada.
Como que ficou o resultado após a adição de malto? Resolveu?
 
Bom dia. Depois de produzido a cerveja é mais complicado corrigir o corpo. Eu carbonataria mais a cerveja para dar uma sensação mais refrescante. Mas como o @AndreRuthes escreveu, chegamos tarde aqui hehehe.

Nos conte o que fez :)
 
Back
Top