• We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

Correção de Sais.

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

Luz

Well-Known Member
Afiliado
27/8/13
Qual a duvida?
Não tem muito misterio só tem que saber o perfil da água que tu usa
e o perfil da água que tu quer atingir,
coloca no Beersmith e ele já te diz certinho a quantidade que tem que botar de cada um.

Guenther

Administrador
Moderador
Admin
Afiliado
23/4/13
Atinha, sim, vários de nós com experiência... mas qual é a tua dúvida específica? :D

Não tem como algum de nós postar páginas e páginas de texto aqui pra te dar uma introdução... isso tu tens que fazer por ti mesmo, e depois, aí sim, postar as dúvidas que restaram.

Se souber inglês, grande parte das literaturas básicas já dão uma introdução bem razoável.

Grande abraço,

atinha

Member
Afiliado
18/5/15
bom!! vamos lá:

Gostaria da ajuda de vcs para correção da minha água, para cervejas mais leves "claras": pilsen, weiss, etc... e para cervejas mais pesadas "escuras", com maltes torrado e caramelo, etc...
Lógico, não precisa ser nada exato, apenas aproximações para as correções devidas, a partir desse início, farei minhas experiencias.
Onde posso encontrar os produtos?
Qual seria a quantidade por litro de água?
Não domino o inglês, e no beersmith, ainda sou muito leigo.
Segue em anexo os parâmetros da minha água.

Agradeço a todos pela ajuda!!

Attachments

keller

Active Member
Afiliado
8/9/14
Adiciona o perfil da tua água no Beersmith. Após isso, no próprio programa tem uma ferramenta na qual tu seleciona a água que deseja simular e ele te diz precisamente os sais e a respectiva quantidade que vc precisa adicionar na água.

Vai na Malteshop e compre os sais. Adicione os sais na panela de mosturação juntamente com a água (óbvio), pegue sua pá cervejeira e mexa até os sais se diluírem e a mistura ficar homogênea.

A grosso modo, é isso aí ! :)

Raisoshi

Well-Known Member
Afiliado
9/1/15
Pelo que eu entendi(e demorei pra entender, posso estar falando besteira, então não aceite tudo que vou falar sem pesquisar):

Cálcio: importante pro fermento, recomendado 50-150mg/l.

Magnésio: também ajuda o fermento, mas como o patamar máximo é de 30mg/l, costumam não corrigir magnésio.

Razão entre cloro e sulfato: afeta o sabor, cada um puxa pra um lado, mais malte ou mais amargor. Pesquise qual é qual e seus valores recomendados, pois não lembro de cabeça.

Sódio: afeta também o sabor, não vejo muitas recomendações sobre correção, sei que se sulfato for alto sódio debe ser baixo, e vice versa. Não corrijo isso.

pH: esqueça a cor. A cor geralmente afeta o ph pois maltes mais escuros acidificam mais a mostura. Existem tabelas como a EZ water e a Brunwater que ajudam a estimar, mas o ideal é ter um bom phmetro. Para corrigir para baixo costuma-se usar ácido latico ou malte acidulado. Ajustar pra cima é mais complicado e sugiro pesquisar antes pois não sei precisar certos detalhes. Pesquise o pH da mostura ideal tb(é do mosto, não dá água)

Tem mais coisa mas isso foi o que eu entendi até agora. Eu costumo usar sulfato de cálcio e cloreto de cálcio pra acertar o sulfato e cloro que quero e dependendo da quantidade de cálcio que isso me der ajusto pra ficar pelo menos 50mg/l.

Repito: posso ter falado besteira, então pesquise! Se alguém mais informado puder corrigir qualquer erro, agradeço.

Cupe79

Well-Known Member
Afiliado
12/6/15
Desesterrando o tópico... Estou começando a investir nos sais agora.
Recentemente comprei o Gypsum.
Infelizmente, uso água do sistema de abastecimento da cidade, somente com dois filtros( de partículas e um de cloro), e não possuo o perfil da água.
A algum tempo atrás comprei o 5.2 PH Stabilizer e uso na brassagem e lavagem.
Minha pergunta é: Se eu usar o Gypsum juntamente com o PH stabilizer, vou ter problema com o PH?

Abraços
PS.: Se alguem tiver informações sobre o perfil da água de Curitiba(Cabral/Boa Vista), aceito de bom grado! =D

jalexandre

Well-Known Member
Afiliado
15/11/14
Desesterrando o tópico... Estou começando a investir nos sais agora.
Recentemente comprei o Gypsum.
Infelizmente, uso água do sistema de abastecimento da cidade, somente com dois filtros( de partículas e um de cloro), e não possuo o perfil da água.
A algum tempo atrás comprei o 5.2 PH Stabilizer e uso na brassagem e lavagem.
Minha pergunta é: Se eu usar o Gypsum juntamente com o PH stabilizer, vou ter problema com o PH?

Abraços
PS.: Se alguem tiver informações sobre o perfil da água de Curitiba(Cabral/Boa Vista), aceito de bom grado! =D
De acordo com a sanepar, em 12/2015:

"Em Curitiba são 3 estações de tratamento com captações de água diferentes e depende da região, mas verifiquei os resultados deste ano e os valores normalmente encontrados foram:
Sulfato (SO4) - < 10 ppm (mas já chegou a 13 ppm)
Sódio (Na) - entre 3 a 6 ppm
Os parâmetros de Carbonato e bicarbonato não são analisados como requisito de legislação e com isto não tenho estes dados.
Se precisar de outros estamos a disposição. "

Ou seja, o esquema é juntar esse povo de CWB, fazer uma vaca e pagar a analise em laboratório.

Cupe79

Well-Known Member
Afiliado
12/6/15
Pois é, @jalexandre , estamos com pouquissima informação mesmo.
A unica coisa que achei no site da sanepar são esses dados, que não ajuda lá muita coisa...
Meu receio é ultrapassar os limites de sais indicados pelas literaturas ou baixar demais o PH.

Attachments

Tiago

Well-Known Member
Moderador
Moderator
Afiliado
11/6/13
O sulfato de cálcio tende a acidificar a água.

A questão é que como é um sal que serve mais pra temperar a cerveja do que pra ajustar a quimica da mosturação, vc pode adicionar ele na fervura, não precisa ser na mosturação. Então não importa tanto se ele vai modificar um pouco o pH ajustado pelo pH stabilizer. Eu acho.

cgfischer

Well-Known Member
Afiliado
22/6/15
Vou aproveitar o gancho para tentar entender uma coisa.
Qual a REAL influência do estilo/qualidade da água?
Já li que sal tal influencia nisso, mineral não sei o que influencia naquilo outro.
Ok, mas QUANTO?
É algo gritante pra qualidade da cerva ou é ajuste finíssimo?
Pra quem ainda está aprendendo a dominar as técnicas de mostura, lavagem adequada, conhecendo perfis de maltes, lúpulos e fermentos... vale a pena se preocupar com a água?
O que é REALMENTE crucial?
Perdão se estou sendo "off-topic".
Abraços.

Tiago

Well-Known Member
Moderador
Moderator
Afiliado
11/6/13
Pra quem ainda está aprendendo a dominar as técnicas de mostura, lavagem adequada, conhecendo perfis de maltes, lúpulos e fermentos... vale a pena se preocupar com a água?
Não, não vale a pena, a não ser que ela seja uma fonte constante de problemas, como por exemplo água com conteúdo mineral muito elevado. Coisa que é bastante incomum pra nós aqui.

O ajuste de água é sim um ajuste fino na grande maioria dos casos, e na própria opinião do Palmer, que escreveu o livro sobre a água, só deve ser abordado depois do básico estar bem fundamentado.

Se é muito perceptível ou não nas cervejas, isso depende da sua capacidade de percepção. Existem algumas cervejas onde o carater mineral é muito presente, mas não é o caso da maioria.

Abraço

Cupe79

Well-Known Member
Afiliado
12/6/15
@cgfischer na verdade começar a se preocupar com essa coisas é algo que vem com o tempo...
Você começa com o básico e depois começa a querer melhorar seus processos... Acredito que a água é uma das ultimas etapas que você vai pensar em melhorar.. hehehe

@Tiago Realmente, o Gypsum tende a baixar ainda mais o PH da água, o que me preocupa um pouco. Li que ele tende a baixar 0.4 o ph... Será que me deixaria com um PH de 4.8 se eu usá-lo junto com o Stabilizer?

Tiago

Well-Known Member
Moderador
Moderator
Afiliado
11/6/13
Tiago Realmente, o Gypsum tende a baixar ainda mais o PH da água, o que me preocupa um pouco. Li que ele tende a baixar 0.4 o ph... Será que me deixaria com um PH de 4.8 se eu usá-lo junto com o Stabilizer?
Quanto ele vai baixar depende da quantidade que vc usar e do conteúdo mineral presente na mosturação, não vai ser necessariamente 0.4.

O pH stabilizer cria um efeito tampão, ou seja, ele vai "aguentar" certas quantidades de íons presentes na água e no mosto, mantendo os 5.2. Por isso ele pode ser usado em águas com diferentes composições minerais. Mas eu não conheço o produto, então não sei quanto que ele aguentaria de gypsum sem sair da faixa dos 5.2.

Qual seu objetivo em usar ele na mosturação, ou objeção de aplicá-lo na fervura?

Danielsantos

Well-Known Member
Afiliado
4/8/15
Quanto ele vai baixar depende da quantidade que vc usar e do conteúdo mineral presente na mosturação, não vai ser necessariamente 0.4.

O pH stabilizer cria um efeito tampão, ou seja, ele vai "aguentar" certas quantidades de íons presentes na água e no mosto, mantendo os 5.2. Por isso ele pode ser usado em águas com diferentes composições minerais. Mas eu não conheço o produto, então não sei quanto que ele aguentaria de gypsum sem sair da faixa dos 5.2.

Qual seu objetivo em usar ele na mosturação, ou objeção de aplicá-lo na fervura?

Tiago,

Aproveito a ocasiao e posto aqui minha duvida em se tratando de correcao de sais na agua.

Meu objetivo é ter um pronunciamento maior do lupulo. Tenho Gypsum e tenho duvidas na quantidade a ser usada no Mash e sparge. Mando em anexo o relatoria da concessionaria da minha cidade. Meus lotes sao de 20 litros.

Attachments

Cupe79

Well-Known Member
Afiliado
12/6/15

Entao cara, objeção nenhuma. Eu iria tratar a água com os sais já no inicio, antes mesmo de colocar o malte(o lote todo de água, 45L) para facilitar a dosagem, da mesma forma que faço com o Stabilizer.
Esse 0.4 eu tirei usando essas duas ferramentas(@Danielsantos, da uma olhada também):
Brewersfriend
Babbrewers

Só que nessas calculadoras não tem como eu colocar o PH na entrada...

jalexandre

Well-Known Member
Afiliado
15/11/14
Pois é, @jalexandre , estamos com pouquissima informação mesmo.
A unica coisa que achei no site da sanepar são esses dados, que não ajuda lá muita coisa...
Meu receio é ultrapassar os limites de sais indicados pelas literaturas ou baixar demais o PH.
Eu fiz o teste caseiro para complementar as informações que faltam no relatório da sanepar só para ter uma idéia dos tipos de ajustes que eu preciso fazer.

Não sei estimar o quão preciso é isso, mas alguma estimativa é melhor que nenhuma informação.

http://braukaiser.com/wiki/index.php?title=At_home_water_testing

PS: Eu gosto da calculadora dele.

2
Group Builder