Correção de densidade após fermentação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

amokodsi

Active Member
Joined
Jan 28, 2014
Messages
34
Reaction score
7
Galera,
To com uma IPA fermentando... a OG ficou um pouquinho acima do esperado (1.080, e não 1.075 como previsto), e depois de 10 dias de fermentação (hoje), a FG está marcando 1.014, ou seja, atenuou bem mais do que o esperado.
O volume em litros ficou menor do que eu tinha previsto, mas eu preferi não ajustar antes de colocar no fermentador e mantive...

Se eu tentar corrigir isso agora, colocando 1.5L de agua antes de colocar na maturação, vocês acham que tem chance de melhorar?

Fiz estas medições com densímetro, se ficar com esses 8.5% de alcool como estou prevendo, fico com medo de ficar ruim de tomar, ainda mais pq pela temperatura de fermentação, deve ter formado um tanto bom de alcool superior...
E ai, alguma sugestão???
abs!
Andre
 
Galera,
To com uma IPA fermentando... a OG ficou um pouquinho acima do esperado (1.080, e não 1.075 como previsto), e depois de 10 dias de fermentação (hoje), a FG está marcando 1.014, ou seja, atenuou bem mais do que o esperado.
O volume em litros ficou menor do que eu tinha previsto, mas eu preferi não ajustar antes de colocar no fermentador e mantive...

Se eu tentar corrigir isso agora, colocando 1.5L de agua antes de colocar na maturação, vocês acham que tem chance de melhorar?

Fiz estas medições com densímetro, se ficar com esses 8.5% de alcool como estou prevendo, fico com medo de ficar ruim de tomar, ainda mais pq pela temperatura de fermentação, deve ter formado um tanto bom de alcool superior...
E ai, alguma sugestão???
abs!
Andre
Cara, isso é totalmente pessoal, gosto mesmo.

Eu não faria. Afere a tua eficiência, e leva isso em consideração nas próximas brassagens.

Abraço,
 
Cara, eu tive o mesmo problema... Há alguns dias fiz minha primeira brassagem e a densidade ficou muito mais alta que a esperada resolvi diluir antes de ir ao fermentador, aí ficou mais baixa que o esperado... Resolvi que não ia mexer mais e ela está lá no maturador agora... É uma APA mas pelas minhas contas vai ficar com 4,8% de álcool... Quando ficar pronta saberemos...
 
O grande problema da diluição que eu vejo é com relação ao lúpulo:

Diluir o mosto é fácil:

OGi X Vi = OGfX Vf, traduzindo:

OGi = 1075 em 19 litros
Quero corrigir para 1068 a OG. Preciso de 1,96 litros de água....

Já fiz isso. O problema como eu disse é o lúpulo... lembre-se que você estará diluindo o mosto (açucares, lúpulo...).

Existem técnicas de fazer um chá de lúpulo para corrigir isso. Ainda quero aprender a corrigir o IBU, com esta técnica...

Abç
 
Galera,
To com uma IPA fermentando... a OG ficou um pouquinho acima do esperado (1.080, e não 1.075 como previsto), e depois de 10 dias de fermentação (hoje), a FG está marcando 1.014, ou seja, atenuou bem mais do que o esperado.
O volume em litros ficou menor do que eu tinha previsto, mas eu preferi não ajustar antes de colocar no fermentador e mantive...

Se eu tentar corrigir isso agora, colocando 1.5L de agua antes de colocar na maturação, vocês acham que tem chance de melhorar?

Fiz estas medições com densímetro, se ficar com esses 8.5% de alcool como estou prevendo, fico com medo de ficar ruim de tomar, ainda mais pq pela temperatura de fermentação, deve ter formado um tanto bom de alcool superior...
E ai, alguma sugestão???
abs!
Andre

Cara tb estou no início das brassagens e tive o mesmo problema com uma Munich, o q eu fiz? O mesmo q acho q vc deveria fazer, dividi em duas levas, uma eu dilui e ou tra não, depois da q dilui ainda dividi em duas e em uma fiz dry hopping, afinal para cervejeiro caseiro tem q ter um pouco de espírito científico, testar as possibilidades conforme se apresentam, essa é a graça do negócio, com o tempo vamos criando um estilo e opiniões próprias sobre o que é uma boa cerveja.
abs
 
Concordo em deixar como está e esperar até o final para conferir como realmente ficou sua cerveja, e corrigir o que a deixou assim, na próxima.
...mas se tu tens dois fermentadores, que tal tentar fazer a alteração em um deles mesmo? Aprenderia coisas novas!
 
Aconteceu algo bem parecido comigo quando fiz minha primeira IPA. Pelos cálculos médios ficou com algo entre 8 e 9%. Rendeu menos do que eu experava, ficou extremamente encorpada e cheguei a pensar em diluí-la. No final das contas eu e quem provou gosto da minha IMPERIAL (sem :D querer) IPA :D.
Aprendi com esse processo, deixa rolar.
:mug:
 
Fiz minha primeira APA, ficou com alto teor alcoólico. Não dilui, mas ficou com tanto aroma e sabor que tô até pensando em fazer outra igual com os mesmos erros. Kkkkkkk
 
Bom dia, boa tarde, boa noite.

Fui brassar uma breja, casa cheia de pessoas, conversando, bebendo, muitas pessoas ajudando. vacilei e errei a água.

OG era pra ter ficado em 1040... ficou em 1035. FG prevista era pra 1009.

Se fazer as contas vou ter 3,5 % de alcool numa session ipa. Queria 4%.

Hoje estou 1012 de densidade.

Vale a pena corrigir isso? Se sim, como ? Ou vocês tomariam este suquinho? 🤣🤣

Abraço.
 
Chá de lúpulo. Calcula a água, ferve e quando parar de fever, adiciona lúpulo, deixa decantar e adiciona. Parecido com flameout. Só usa água sem cloro.

Para o outro colega, de 4% p 3.5% acredito que não perceba a diferença.
 
Eu não diluiria após a fermentação pois a água q vc colocará no seu fermentador terá oxigênio diluído……e provavelmente ocorrerá oxidação na bera
Se for diluir sempre antes da fermentação
 
Bom dia, boa tarde, boa noite.

Fui brassar uma breja, casa cheia de pessoas, conversando, bebendo, muitas pessoas ajudando. vacilei e errei a água.

OG era pra ter ficado em 1040... ficou em 1035. FG prevista era pra 1009.

Se fazer as contas vou ter 3,5 % de alcool numa session ipa. Queria 4%.

Hoje estou 1012 de densidade.

Vale a pena corrigir isso? Se sim, como ? Ou vocês tomariam este suquinho? 🤣🤣

Abraço.

Segue o jogo
 
Galera,
To com uma IPA fermentando... a OG ficou um pouquinho acima do esperado (1.080, e não 1.075 como previsto), e depois de 10 dias de fermentação (hoje), a FG está marcando 1.014, ou seja, atenuou bem mais do que o esperado.
O volume em litros ficou menor do que eu tinha previsto, mas eu preferi não ajustar antes de colocar no fermentador e mantive...

Se eu tentar corrigir isso agora, colocando 1.5L de agua antes de colocar na maturação, vocês acham que tem chance de melhorar?

Fiz estas medições com densímetro, se ficar com esses 8.5% de alcool como estou prevendo, fico com medo de ficar ruim de tomar, ainda mais pq pela temperatura de fermentação, deve ter formado um tanto bom de alcool superior...
E ai, alguma sugestão???
abs!
Andre

Diluir após a fermentação voce precisaria usar uma agua desoxigenada e tratada. ph, sais, etc. Se for antes da fermentação não há necessidade de ser desoxigenada. O brewfather tem uma calculadora para isso.
 
Back
Top