• We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

Correção de densidade após fermentação

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

amokodsi

Active Member
Afiliado
28/1/14
Galera,
To com uma IPA fermentando... a OG ficou um pouquinho acima do esperado (1.080, e não 1.075 como previsto), e depois de 10 dias de fermentação (hoje), a FG está marcando 1.014, ou seja, atenuou bem mais do que o esperado.
O volume em litros ficou menor do que eu tinha previsto, mas eu preferi não ajustar antes de colocar no fermentador e mantive...

Se eu tentar corrigir isso agora, colocando 1.5L de agua antes de colocar na maturação, vocês acham que tem chance de melhorar?

Fiz estas medições com densímetro, se ficar com esses 8.5% de alcool como estou prevendo, fico com medo de ficar ruim de tomar, ainda mais pq pela temperatura de fermentação, deve ter formado um tanto bom de alcool superior...
E ai, alguma sugestão???
abs!
Andre

Guenther

Administrador
Afiliado
23/4/13
Galera,
To com uma IPA fermentando... a OG ficou um pouquinho acima do esperado (1.080, e não 1.075 como previsto), e depois de 10 dias de fermentação (hoje), a FG está marcando 1.014, ou seja, atenuou bem mais do que o esperado.
O volume em litros ficou menor do que eu tinha previsto, mas eu preferi não ajustar antes de colocar no fermentador e mantive...

Se eu tentar corrigir isso agora, colocando 1.5L de agua antes de colocar na maturação, vocês acham que tem chance de melhorar?

Fiz estas medições com densímetro, se ficar com esses 8.5% de alcool como estou prevendo, fico com medo de ficar ruim de tomar, ainda mais pq pela temperatura de fermentação, deve ter formado um tanto bom de alcool superior...
E ai, alguma sugestão???
abs!
Andre
Cara, isso é totalmente pessoal, gosto mesmo.

Eu não faria. Afere a tua eficiência, e leva isso em consideração nas próximas brassagens.

Abraço,

LisboaPrates

Well-Known Member
Afiliado
2/1/14
Cara, eu tive o mesmo problema... Há alguns dias fiz minha primeira brassagem e a densidade ficou muito mais alta que a esperada resolvi diluir antes de ir ao fermentador, aí ficou mais baixa que o esperado... Resolvi que não ia mexer mais e ela está lá no maturador agora... É uma APA mas pelas minhas contas vai ficar com 4,8% de álcool... Quando ficar pronta saberemos...

LisboaPrates

Well-Known Member
Afiliado
2/1/14
Experimenta ... Mas se resolver por mais água pensa em dry hopping

elbonato

Member
Afiliado
11/6/13
O grande problema da diluição que eu vejo é com relação ao lúpulo:

Diluir o mosto é fácil:

OGi X Vi = OGfX Vf, traduzindo:

OGi = 1075 em 19 litros
Quero corrigir para 1068 a OG. Preciso de 1,96 litros de água....

Já fiz isso. O problema como eu disse é o lúpulo... lembre-se que você estará diluindo o mosto (açucares, lúpulo...).

Existem técnicas de fazer um chá de lúpulo para corrigir isso. Ainda quero aprender a corrigir o IBU, com esta técnica...

Abç

RomuloCRP

Well-Known Member
Afiliado
31/7/14
Galera,

E ai, alguma sugestão???
abs!
Andre
Cara tb estou no início das brassagens e tive o mesmo problema com uma Munich, o q eu fiz? O mesmo q acho q vc deveria fazer, dividi em duas levas, uma eu dilui e ou tra não, depois da q dilui ainda dividi em duas e em uma fiz dry hopping, afinal para cervejeiro caseiro tem q ter um pouco de espírito científico, testar as possibilidades conforme se apresentam, essa é a graça do negócio, com o tempo vamos criando um estilo e opiniões próprias sobre o que é uma boa cerveja.
abs

Rohde

Well-Known Member
Afiliado
26/7/14
Concordo em deixar como está e esperar até o final para conferir como realmente ficou sua cerveja, e corrigir o que a deixou assim, na próxima.
...mas se tu tens dois fermentadores, que tal tentar fazer a alteração em um deles mesmo? Aprenderia coisas novas!

Machado

Well-Known Member
Afiliado
23/8/13
Aconteceu algo bem parecido comigo quando fiz minha primeira IPA. Pelos cálculos médios ficou com algo entre 8 e 9%. Rendeu menos do que eu experava, ficou extremamente encorpada e cheguei a pensar em diluí-la. No final das contas eu e quem provou gosto da minha IMPERIAL (sem :D querer) IPA :D.
Aprendi com esse processo, deixa rolar.
:mug:

mbarretoalves

New Member
Afiliado
6/2/20
Fiz minha primeira APA, ficou com alto teor alcoólico. Não dilui, mas ficou com tanto aroma e sabor que tô até pensando em fazer outra igual com os mesmos erros. Kkkkkkk

Paulo Machado

Active Member
Afiliado
9/9/18
Bom dia, boa tarde, boa noite.

Fui brassar uma breja, casa cheia de pessoas, conversando, bebendo, muitas pessoas ajudando. vacilei e errei a água.

OG era pra ter ficado em 1040... ficou em 1035. FG prevista era pra 1009.

Se fazer as contas vou ter 3,5 % de alcool numa session ipa. Queria 4%.

Hoje estou 1012 de densidade.

Vale a pena corrigir isso? Se sim, como ? Ou vocês tomariam este suquinho? 🤣🤣

Abraço.

Alan Reginato

Active Member
Afiliado
18/4/22
Chá de lúpulo. Calcula a água, ferve e quando parar de fever, adiciona lúpulo, deixa decantar e adiciona. Parecido com flameout. Só usa água sem cloro.

Para o outro colega, de 4% p 3.5% acredito que não perceba a diferença.

Afiliado
2/10/21
Eu não diluiria após a fermentação pois a água q vc colocará no seu fermentador terá oxigênio diluído……e provavelmente ocorrerá oxidação na bera
Se for diluir sempre antes da fermentação

e.cassaro

Well-Known Member
Afiliado
18/2/20
Bom dia, boa tarde, boa noite.

Fui brassar uma breja, casa cheia de pessoas, conversando, bebendo, muitas pessoas ajudando. vacilei e errei a água.

OG era pra ter ficado em 1040... ficou em 1035. FG prevista era pra 1009.

Se fazer as contas vou ter 3,5 % de alcool numa session ipa. Queria 4%.

Hoje estou 1012 de densidade.

Vale a pena corrigir isso? Se sim, como ? Ou vocês tomariam este suquinho? 🤣🤣

Abraço.
Segue o jogo

wagnerlibardi

Well-Known Member
Afiliado
17/7/14
Galera,

E ai, alguma sugestão???
abs!
Andre
Diluir após a fermentação voce precisaria usar uma agua desoxigenada e tratada. ph, sais, etc. Se for antes da fermentação não há necessidade de ser desoxigenada. O brewfather tem uma calculadora para isso.