Controle de vazão x Filtro de água

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

EDGAR LOUZANO VERDILE

Well-Known Member
Joined
Dec 29, 2019
Messages
900
Reaction score
474
Location
Sao Paulo
Boa tarde galera...

Já uso um filtro de três elementos (5 micra + 2x carvão ativado) para remover impurezas e cloro... Tenho tido ótimos resultados com a filtragem, todo o cloro retido com uma vazão bem baixa (cerca de 7 minutos para filtrar 1L de água, ou seja, 145ml por minuto e como costumo encher os galões antecipadamente isso não é um problema pra mim. Encontro muitas informações sobre a vazão recomendada porém não dá pra acreditar nos fabricantes. O mais comum é encontrar a vazão máxima, mas não a efetiva... esse meu dizem ter vazão de 300L/h.
Pois bem, estou montando um projeto que irá medir e filtrar a quantidade exata de água necessária na noite anterior à brassagem, porém com essa vazão que uso hoje o sensor não consegue medir.. Se aumento para cerca de 1L/m já funciona bem, porém tenho impressão que os filtros não cumprirão bem seu papel a essa velocidade....

A perguntá é para quem utiliza esses filtros, qual a vazão que vocês usam? já tiveram problema com cloro em alguma cerveja devido á baixa eficiência de filtragem?
Deixem seus relatos!
 
Fica tranquilo, o cloro sai mto fácil da água, vc utilizando 3 filtros em sequência um dia antes da brassagem é ctz q vc não vai ter problemas com cloro. Eu nem uso filtro, só esquento a água até uns 60° um dia antes e nunca tive problema com clorofenol
 
Eu utilizo filtro de carvão ativo também e, em conversa com o fabricante ele garantiu que a retenção do percentual de cloro descrito acontece até em mais ou menos 200l/h.
Com uma margem de segurança eu uso entre 1,2 e 2 l/min e nunca tive problema. Claro que tem que trocar o elemento filtrante a cada tantos mil litros ou tanto tempo, como eu uso muito menos que os tantos mil litros, troco a cada 8, 10 meses.
Usando dois filtros em sequência vc tem uma melhora exponencial decrescente na filtragem, o que não é muito, pois por exemplo se o seu filtro segura 90% do cloro livre e sua água tem 100 partículas por ml (números somente para ilustrar), no primeiro filtro ficam retidos 90 partículas e passam 10 para o próximo que reterá somente 90% dessas 10, ou seja 1 partícula!!!! Não sei se vale a pena ter mais de um elemento filtrante em série.....Use em paralelo e dobre a sua vazão!
Espero ter ajudado.
Abraços e boas brejas!
 
Eu utilizo filtro de carvão ativo também e, em conversa com o fabricante ele garantiu que a retenção do percentual de cloro descrito acontece até em mais ou menos 200l/h.
Com uma margem de segurança eu uso entre 1,2 e 2 l/min e nunca tive problema. Claro que tem que trocar o elemento filtrante a cada tantos mil litros ou tanto tempo, como eu uso muito menos que os tantos mil litros, troco a cada 8, 10 meses.
Usando dois filtros em sequência vc tem uma melhora exponencial decrescente na filtragem, o que não é muito, pois por exemplo se o seu filtro segura 90% do cloro livre e sua água tem 100 partículas por ml (números somente para ilustrar), no primeiro filtro ficam retidos 90 partículas e passam 10 para o próximo que reterá somente 90% dessas 10, ou seja 1 partícula!!!! Não sei se vale a pena ter mais de um elemento filtrante em série.....Use em paralelo e dobre a sua vazão!
Espero ter ajudado.
Abraços e boas brejas!
Já uso eles em série, um de 5 micras e dois de carvão ativado... Mas muito boa essa sua teoria sobre uso em paralelo. Obrigado!
Mas, se pensarmos a fundo a filtragem em série ainda é mais eficaz...
Basta pensar assim, com base nos números que vc passou como exemplo:
Em paralelo, teríamos dois filtros com o dobro da vazão, filtrando uma vez a água, o que daria 90% de eficácia se utilizado na vazão recomendada .. já em série, considerando que vc quis dizer que o primeiro filtra 90% e o segundo filtra 90% do que passou, temos então uma eficiência de 99% na remoção do cloro, porém com a metade da vazão... Sendo assim, o melhor é usar em série mesmo com a vazão baixa...
 
Last edited:
Usando dois filtros em sequência vc tem uma melhora exponencial decrescente na filtragem, o que não é muito, pois por exemplo se o seu filtro segura 90% do cloro livre e sua água tem 100 partículas por ml (números somente para ilustrar), no primeiro filtro ficam retidos 90 partículas e passam 10 para o próximo que reterá somente 90% dessas 10, ou seja 1 partícula!!!! Não sei se vale a pena ter mais de um elemento filtrante em série....

Acho que vc errou a conta aí, 90% de 10 não dá 1.
 
Já uso eles em série, um de 5 micras e dois de carvão ativado... Mas muito boa essa sua teoria sobre uso em paralelo. Obrigado!
Mas, se pensarmos a fundo a filtragem em série ainda é mais eficaz...
Basta pensar assim, com base nos números que vc passou como exemplo:
Em paralelo, teríamos dois filtros com o dobro da vazão, filtrando uma vez a água, o que daria 90% de eficácia se utilizado na vazão recomendada .. já em série, considerando que vc quis dizer que o primeiro filtra 90% e o segundo filtra 90% do que passou, temos então uma eficiência de 99% na remoção do cloro, porém com a metade da vazão... Sendo assim, o melhor é usar em série mesmo com a vazão baixa...
Sim, concordo, mas a redução deixa de ser significativa, pois 9 partículas frente as 90 que ficaram retidas antes.... e o tempo de filtragem podendo ser reduzido a metade, tem que pesar o que mais importa para vc.
Lembrando que são números fictícios.
 
Acho que vc errou a conta aí, 90% de 10 não dá 1.
Tem razão, o que quis ilustrar foi que a redução é baixa frente as 90 partículas retidas na primeira filtragem. Queria dizer que ainda assim passariam 1 partícula, pois a filtragem JAMAIS será de 100% pelos métodos que dispomos.
 
Tem razão, o que quis ilustrar foi que a redução é baixa frente as 90 partículas retidas na primeira filtragem. Queria dizer que ainda assim passariam 1 partícula, pois a filtragem JAMAIS será de 100% pelos métodos que dispomos.
Apesar de ser baixa numericamente falando, ainda são 90% né! Digamos que com os dois temos 99% de retenção! Como o tempo para mim não é um agravante, visto que costumo filtrar tudo um ou dois dias antes da brassagem, tenho um bom rendimento... Creio que nessa proporção até filtrando horas antes da brassagem (que é minha intenção dentro do projeto que estou trabalhando) já esteja com um bom resultado... Vou subir o fluxo para cerca de 20ml/s e observar o resultado!
 
Back
Top