Controlar a Temperatura de Fermentação com Arduino

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Lyox

New Member
Joined
Aug 17, 2019
Messages
2
Reaction score
0
Location
Poços de Caldas, Minas Gerais
Bom dia.
Vamos la...Faço engenharia Química, e estou fazendo uma farmhouse ale como TCC :D.. Vou Fermentar uns 8 litros de cerveja.
A cidade onde eu moro não é muito quente, a temperatura media aqui no verão deve ser uns 24/25 Cº.
Já fiz algumas brassagens para acerta a receita, porem eu não estou fazendo o controle de temperatura da fermentação, e isso esta me incomodando.
O q eu pensei em fazer é fermentar a cerveja dentro de uma caixa de isopor e tentar controlar a temperatura la dentro. EU consigo programar no arduino um controle de temperatura com rampa e tudo mais :D
No fórum aqui eu li que da para usar uma lampada como fonte de calor :D. O Ponto que esta fazendo eu quebrar a cabeça é o que eu posso usar para resfriar o ambiente. Um técnico da faculdade deu a ideia de usar placas de Peltier para resfriar a cerveja.

Alguém já tentou fazer algo parecido que possa me dar algumas dicas?
Sera q placa de Peltier vai dar contar de manter minha cerveja em 20ºC nos primeiros dias ?


Obs: Eu não tenho uma geladeira disponível para isso. Por isso que estou fazendo numa caixa de isopor.
Obs2: Se eu estiver no tópico errado do fórum me avisem qual é o certo q eu posto la:D
 
Fermentar em caixa de isopor, para pequenas quantidades, é um método muito comum que se vê na internet (eu mesmo me animei a entrar no homebrewing vendo essa possibilidade). A manutenção de temperatura é bem fácil com garrafas d'água congeladas. Você precisa só uma ou outra vez ao dia, especialmente para trocar a garrafa.

Tenho pouca experiência ainda, mas me parece que a automação completa que você quer não combina com o esquema do isopor...

Boa fermentação!
 
Se na sua cidade faz em média 25ºC, creio que vai ser bem tranquilo fazer a fermentação em uma caixa de isopor a 20ºC. Única dificuldade vai ser manter 20ºC CRAVADOS em toda a sua fermentação.

Até minha sétima brassagem (fazia levas de 12L) eu fermentava em uma caixa de isopor e fazia o seguinte esquema:
De manhã antes de ir trabalhar, eu colocava 3 garrafas de 1,5L congeladas e a temperatura ficava em torno de 15~18ºC até o meio da tarde. Quando chegava em casa as 18h, geralmente a temperatura estava perto dos 20ºC (as vezes até perto de 23ºC) e trocava as 3 garrafas por 3 garrafas novas congeladas que ia nessa faixa de temperatura até as 7h da manhã, quando trocava novamente. Isso por que na minha cidade faz bastante calor no verão.

Creio que se conseguir fazer a troca das garrafas umas 3x ao dia, consegue uma fermentação sem tantas variações como a minha que fazia.
 
Uma solução para melhor controle seria utilizar duas caixas termicas: uma com agua e gelo e outra com a cerveja submersa na agua. Elas estariam interligadas através de uma bomba (ou valvula solenoide, depende da sua criatividade) e sempre que a temperatura ficasse acima do programado acionaria essa bomba para trocar um pouco da água de cada recipiente.

Nunca fiz ou vi nenhum projeto desse tipo para uma escala tão pequena, o mais comum é encontrar fermentadores grandes que utilizam bancos de glicol/alcool dentro de um freezer. Então, se montar ou achar algum material parecido na internet compartilha com a gente.
 
Eu fiz vários testes com placas de peltier, não é uma solução barata mas é possível tentar. Faltou informar qual o volume que você vai fermentar e como é seu fermentador.
Você encontra no youtube várias experiências com peltier, essa placa também é usada em pequenos frigobares/adegas.

Basicamente você tem duas opções:
1. Resfriar o ar dentro da caixa ou resfriar o mosto diretamente. o problema de resfriar o ar dentro da caixa é que a transferência de calor não é tão rápida, então o controle é menos preciso (principalmente pq a fermentação em si gera calor).
2. Resfriar o mosto, ai você tem duas opções
2a. resfriar com uso de uma serpentina - você mantém um reservatório de líquido resfriado e circula com uma bomba esse líquido em uma serpentina dentro do fermentador
2b. Resfriar o fermentador - se for um fermentador metálico você pode transferir o frio direto da placa para o fermentador (é o processo que a chopeira Krups/Heineken usa)

Então, se você detalhar melhor o que pretende fazer, posso tentar ajudar com o que já experimentei.
 
Bom dia.
Vamos la...Faço engenharia Química, e estou fazendo uma farmhouse ale como TCC :D.. Vou Fermentar uns 8 litros de cerveja.
A cidade onde eu moro não é muito quente, a temperatura media aqui no verão deve ser uns 24/25 Cº.
Já fiz algumas brassagens para acerta a receita, porem eu não estou fazendo o controle de temperatura da fermentação, e isso esta me incomodando.
O q eu pensei em fazer é fermentar a cerveja dentro de uma caixa de isopor e tentar controlar a temperatura la dentro. EU consigo programar no arduino um controle de temperatura com rampa e tudo mais :D
No fórum aqui eu li que da para usar uma lampada como fonte de calor :D. O Ponto que esta fazendo eu quebrar a cabeça é o que eu posso usar para resfriar o ambiente. Um técnico da faculdade deu a ideia de usar placas de Peltier para resfriar a cerveja.

Alguém já tentou fazer algo parecido que possa me dar algumas dicas?
Sera q placa de Peltier vai dar contar de manter minha cerveja em 20ºC nos primeiros dias ?


Obs: Eu não tenho uma geladeira disponível para isso. Por isso que estou fazendo numa caixa de isopor.
Obs2: Se eu estiver no tópico errado do fórum me avisem qual é o certo q eu posto la:D
Fala amigo, assiste o canal cerveja fácil, várias dicas lá.
 
Back
Top