Controlador de Fermentação/Maturação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

augleao

Member
Joined
Aug 21, 2013
Messages
6
Reaction score
5
Pessoal, desenvolvi um controlador eletrônico para o controle da fermentação e da maturação de cervejas. Ele permite o controle da refrigeração e do aquecimento. Com isso dá para manter temperaturas constantes inclusive nas ales em dias mais frios (onde é necessário aquecimento para manter na casa dos 20C). Vc programa a temperatura de fermentação, maturação e conservação e o tempo da fermentação e da maturação. Após o termino da fermentação, ele passa para a temperatura de maturação e, após, para a de conservação. Eu o desenvolvi para instala-lo em uma geladeira convencional, na qual coloquei um secador de cabelos na parte externa (para o aquecimento) ligando-o ao interior por canos de pvc de 50mm.
Os sensores de temperatura t~em resolução de 0,06ºc o que permite um controle muito preciso da temperatura!
O resultado é excelente!

Segue um vídeo
http://www.youtube.com/watch?v=jpWKMy8h7Ak&feature=youtu.be
 
Vais compartilhar o esquema ou vender? De todo modo, mais detalhes, por favor.

Me lembrou o BrewPi.
 
Então, achei interessante também esse brewpi, de fato lembra prq ele usa o mesmo lcd (20X4)! Eu estou fazendo os ajustes finais no software e incluindo o sistema de LOG em cartão de memória, mas já mandei fazer a placa. Acho que o equipamento estará pronto no máximo em 2 meses. Quanto ao sistema de aquecimento ele pode ser ligado em um secador de cabelos (na parte externa da geladeira) com as extremidades conectadas ao interior por tubo de pvc de 50mm ou a uma resistência ou lampada com papel alumínio no interior da geladeira. A vantagem do secador é que ele cria uma recirculação do ar no interior. Caso vc coloque uma ventuinha o problema está resolvido... Assim que eu tiver mais novidades posto aqui!...
[]s
 
Meu caro fredvaz, o projeto virou empresa! rsrsrs
O produto está pronto e só falta a fabricação do gabinete, que será em inox. Temos algumas variações, como controle on/off, controle proporcional PID (para tanques com glicol) e gerenciamento remoto via wireless por software plataforma PC...
abraços

www.inebriante.com.br
 
Super legal desenvolver equipamentos sofisticados assim. Em inox e tudo o mais.
Mas bem que poderia inventar um simpleszinho de plástico mesmo, só pra controlar o desligamento da geladeira quando atingisse a temperatura desejada.
Coisa simples para nós simples mortais cervejeiros artesanais de final de semana. :)
Seria bacana. Eu acho.

Abraços.
 
Meu caro fredvaz, o projeto virou empresa! rsrsrs
O produto está pronto e só falta a fabricação do gabinete, que será em inox. Temos algumas variações, como controle on/off, controle proporcional PID (para tanques com glicol) e gerenciamento remoto via wireless por software plataforma PC...
abraços

www.inebriante.com.br

Po, que legal.
Parabéns cara.

Abs
 
Meu caro fredvaz, o projeto virou empresa! rsrsrs
O produto está pronto e só falta a fabricação do gabinete, que será em inox. Temos algumas variações, como controle on/off, controle proporcional PID (para tanques com glicol) e gerenciamento remoto via wireless por software plataforma PC...
abraços

www.inebriante.com.br

Augleao,
vc tem previsão de preço e prazo para iniciar vendas?
 
Super legal desenvolver equipamentos sofisticados assim. Em inox e tudo o mais.
Mas bem que poderia inventar um simpleszinho de plástico mesmo, só pra controlar o desligamento da geladeira quando atingisse a temperatura desejada.
Coisa simples para nós simples mortais cervejeiros artesanais de final de semana. :)
Seria bacana. Eu acho.

Abraços.
MacBozo, como desenvolvemos a solução mais completa ficou fácil criar variantes mais simples. Hoje temos as seguintes opções:

INF-001-A
O mais simples da família, controla apenas o sistema de refrigeração através de controle ON/OFF. Armazena em sua memória a temperatura configurada para que, em caso de queda de energia, retorne ao patamar estipulado. Possui precisão na aferição de temperatura superior a 0,1ºC.
INF-001-B
Embora controle apenas o sistema de refrigeração (ON/OFF), possui configuração para tempo/temperatura de fermentação, descanso de diacetil e lagering, com prazos configuráveis. Possui precisão na aferição de temperatura superior a 0,1ºC.
Opcionais:
Cartão SD para gravação de log de fermentação.
Porta USB.
INF-002-A
Permite o controle de um sistema de resfriamento e um sistema de aquecimento (ON/OFF), permitindo uma fermentação constante inclusive de ALES em regiões frias. Armazena em sua memória a temperatura configurada para que, em caso de queda de energia, retorne ao patamar estipulado. Possui precisão na aferição de temperatura superior a 0,1ºC.
INF-002-B
Permite o controle de um sistema de resfriamento e um sistema de aquecimento (ON/OFF). Possui configuração para tempo/temperatura de fermentação, descanso de diacetil e lagering, com prazos configuráveis. Possui precisão na aferição de temperatura superior a 0,1ºC.
Opcionais:
Cartão SD para gravação de log de fermentação.
Porta USB.
INF-003-A
Ideal para a utilização em sistemas profissionais de fermentação com tanques resfriados por glicol, realiza o controle de temperatura (ON/OFF). Permite o gerenciamento de até 250 tanques de fermentação e possui sistema de comunicação WIRELESS com PC rodando WINDOWS®. Acompanha software para PC que permite a configuração e monitoramento dos controladores de fermentação. Possui dois modos de operação: a) simplificada (apenas configura-se a temperatura desejada) e b)completa (configuração para tempo/temperatura de fermentação, descanso de diacetil, lagering e conservação). Possui precisão na aferição de temperatura superior a 0,1ºC.
 
MacBozo, como desenvolvemos a solução mais completa ficou fácil criar variantes mais simples. Hoje temos as seguintes opções:

INF-001-A
O mais simples da família, controla apenas o sistema de refrigeração através de controle ON/OFF. Armazena em sua memória a temperatura configurada para que, em caso de queda de energia, retorne ao patamar estipulado. Possui precisão na aferição de temperatura superior a 0,1ºC.
INF-001-B
Embora controle apenas o sistema de refrigeração (ON/OFF), possui configuração para tempo/temperatura de fermentação, descanso de diacetil e lagering, com prazos configuráveis. Possui precisão na aferição de temperatura superior a 0,1ºC.
Opcionais:
Cartão SD para gravação de log de fermentação.
Porta USB.
INF-002-A
Permite o controle de um sistema de resfriamento e um sistema de aquecimento (ON/OFF), permitindo uma fermentação constante inclusive de ALES em regiões frias. Armazena em sua memória a temperatura configurada para que, em caso de queda de energia, retorne ao patamar estipulado. Possui precisão na aferição de temperatura superior a 0,1ºC.
INF-002-B
Permite o controle de um sistema de resfriamento e um sistema de aquecimento (ON/OFF). Possui configuração para tempo/temperatura de fermentação, descanso de diacetil e lagering, com prazos configuráveis. Possui precisão na aferição de temperatura superior a 0,1ºC.
Opcionais:
Cartão SD para gravação de log de fermentação.
Porta USB.
INF-003-A
Ideal para a utilização em sistemas profissionais de fermentação com tanques resfriados por glicol, realiza o controle de temperatura (ON/OFF). Permite o gerenciamento de até 250 tanques de fermentação e possui sistema de comunicação WIRELESS com PC rodando WINDOWS®. Acompanha software para PC que permite a configuração e monitoramento dos controladores de fermentação. Possui dois modos de operação: a) simplificada (apenas configura-se a temperatura desejada) e b)completa (configuração para tempo/temperatura de fermentação, descanso de diacetil, lagering e conservação). Possui precisão na aferição de temperatura superior a 0,1ºC.



Bom dia meu caro, tudo bem?
Ganhei de um amigo um controlador de fermentação Inebriante modelo INC-001 e achei bem interessante e muito bem montado o equipamento, mas não encontrei informações em lugar nenhum sobre ele. Tenho interesse em fazer algumas modificações no software e hardware para me atender melhor. Pelo que percebi, a empresa não existe mais não é? Bom, pelo menos não encontrei nada e nem o site existe mais! Você poderia tornar seu projeto Open Souce e disponibiliza-lo no Github para que o pessoal trabalhe em melhorias para ele, o que acha? Não deixe morrer uma ideia genial como essa. Hoje no mercado temos algumas opções, mas mexendo lá no equipamento eu achei bem melhor que a maioria que tem por aí! Espero contar com sua ajuda para que eu possa aproveitar o equipamento que é excelente e infelizmente não consegui utilizar ainda. Grande abraço.
 
Back
Top