Quantcast
  • We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

Controlador Craftbeerpi

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

gilmarlocolocomelo

Active Member
Afiliado
27/2/19
Novo plugin para o Crafbeerpi

Como comentei estou começando a colaborar com modificações no próprio Craftbeerpi ou na adição de plugins.
Inicialmente fiz meu plugin direto no meu Craftbeerpi mesmo, mas pensando na galera melhorei um pouco e fiz um plugin padrão.

Para poder listar meu plugin na lista padrão tive que fazer o fork do repositório original onde o arquivo está e incluir meu plugin no final do arquivo. Isso é o que o Manuel faz(ou fazia) para incluir os plugins da comunidade.
Coloquei algumas orientações no meu repositório para auxiliar aqueles que também vão ou já fizeram o seu fork ou não querem ir por este caminho.

Disponibilizei os dois repos, o da lista e do plugin para quem quiser dar uma testada. Também coloquei orientações e imagens no repo do plugin

Objetivo do plugin:
Poder incluir steps de pausa com timer para ações manuais evitando a não parada do processo e podendo chegar a steps que envolvam acionamentos antes de você fazer a ação manual.
Exemplos simples de uso:
Pausa para mudar conexões, apartar água para quem aquece na mesma panela de mostura, lembretes, sei lá o que mais.

Url do plugin:
MarcioMonego/PauseStep

Url do repo da lista:
MarcioMonego/craftbeerpi-plugins

Algumas imagens:
Ver anexo 124529
Ver anexo 124530

Se faltou alguma informação me avisem.
Abraço a todos e boas brassagens!
Um plugin para fazer isso: Kettle-RIMS wort level control – Vito's ou parecido mas ao invés de monitorar o transbordamento monitorar se a resistência está inundada seria complicado?

Márcio Mônego

Active Member
Afiliado
20/11/18

gilmarlocolocomelo

Active Member
Afiliado
27/2/19
Alguém instalou o sensor YF-201? Já achei diagramas em que os fios são ligados diretos no RBP, em outro tem um divisor de tensão no sinal, com a explicação que esse chegaria a 5V, mas o RBP aceita apenas 3V3, e já vi ligado com um resistor de pull up. Tem uma placa de interface nacional que já vem com os bornes para conexão e um vídeo de um amigo aqui no fórum mostrando ele em ação, mas nos comentários do vídeo, outro amigo também aqui do fórum, teve problemas com essa placa devido a um resistor. Daí a dúvida, qual a ligação correta?

Márcio Mônego

Active Member
Afiliado
20/11/18
Alguém instalou o sensor YF-201? Já achei diagramas em que os fios são ligados diretos no RBP, em outro tem um divisor de tensão no sinal, com a explicação que esse chegaria a 5V, mas o RBP aceita apenas 3V3, e já vi ligado com um resistor de pull up. Tem uma placa de interface nacional que já vem com os bornes para conexão e um vídeo de um amigo aqui no fórum mostrando ele em ação, mas nos comentários do vídeo, outro amigo também aqui do fórum, teve problemas com essa placa devido a um resistor. Daí a dúvida, qual a ligação correta?
Acabei ficando meio sem tempo por esses dias, mas tive problema com o sensor. No dia da montagem dele acabei ligando ele invertido por uns minutos. Tenho a interface da Controlbeer aqui do RS.
Depois disso ele ficou marcando um volume muito maior e mesmo sem fluxo algum continua contando muitos litros.
Falei com o pessoal da Controlbeer que comentou ser necessário remover um resistor da placa, mas todos os diagramas que tenho visto e a própria configuração da GPIO no plugin Flowmeter demanda um pull-up.
Acabei não tendo mais tempo prá ver, mas vou comprar outro sensor para testar.
Tem um parâmetro na configuração do sensor para fazer um ajuste fino, que para mim foi insuficiente.
Também vi no plugin Flowmeter que tem como definir uma janela de tempo para descartar valores, acho que é bouncetime. Tava com valor muito baixo, alterando ele consegui melhorar, mas como meu sensor pode estar defeituoso acabei parando isso. Assim que comprar outro farei outros testes.
Quem tiver também mais informações prá ajudar a gente, posta ai.

Márcio Mônego

Active Member
Afiliado
20/11/18
Nobre, um problema que vejo no craftbeerpi é steps paralelos, ou seja duas brassagens em sequencia, enquanto estou fervendo um mosto já estou com a tina de mostura com água e as rampas configuradas e assim começar aquecer para o target de temperatura de mashin e sucessivamente. Outra coisa que vejo é não ser necessario o sparge começar aquecer de imediato e sim um certo tempo antes de acabar a mosturação assim não ficaria as 3 resistencia ligadas ao mesmo tempo.
Concordo contigo, se o controlador da brassagem pudesse operar com mais brassagens seria legal, mas seria uma grande mudança no Cbpi e um boa fonte de problemas, a maioria dos setups mesmo com 3 panelas não suportaria a corrente demandada e identificar e bloquear as intensões do usuário no software é meio arriscado. Além disso temos esse projeto congelado, pessoas fazendo movimentos de atualização das bibliotecas e dependências via pull requests e nada de o Manuel considerar incorporá-las no Cbpi.
O grande bloqueio é a limitação que temos em razão do Manuel não ter incluído o código do front-end, limita muito as soluções.
Mas conforme for me aprofundando no Cbpi vou analisar as possibilidades.

Márcio Mônego

Active Member
Afiliado
20/11/18
Novo plugin para o Craftbeerpi - Importação avançada de receitas!

Como comentei estou começando a colaborar com modificações no próprio Craftbeerpi ou na adição de plugins.

Para poder listar meu plugin na lista padrão tive que fazer o fork do repositório original onde o arquivo está e incluir meu plugin no final do arquivo. Isso é o que o Manuel faz(ou fazia) para incluir os plugins da comunidade.
Coloquei algumas orientações no meu repositório para auxiliar aqueles que também vão ou já fizeram o seu fork ou não querem ir por este caminho.

Disponibilizei os dois repos, o da lista e do plugin para quem quiser dar uma testada. Também coloquei orientações e imagens no repo do plugin

Objetivo do plugin:
Substituir o comportamento padrão da importação de arquivos beerxml no Cbpi

Funcionalidades:
Configurações:
Não zerar a receita atual ao importar uma nova. Facilita se você tem vários steps na brassagem que são do teu processo/automação e muito maiores que as simples rampas de mostura.​

Comportamento sobre a água e mash in na importação:
É possível escolher entre 5 comportamentos em relação a entrada de água e mash in para quem tem flowmeter(sensores de fluxo como YF-S201)​

Apenas adicionar um step do tipo mash in para esquentar a água até a temperatura calculada de strike extraída da receita importada.​
Incluir um step que use o flowmeter para admissão da água:​
Baseado no volume total do elemento <WATERS> da receita se você incluiu um volume de água na receita.​
Baseado apenas no volume dos passos de mostura que sejam do tipo "Infusion" e tenham um volume de água​
Incluir em combinação com o uso do sensor de fluxo um step do tipo Mash in com a temperatura de strike extraída da receita​

Vou dar mais uma conferida nos meus parâmetros no Beersmith, pois não tenho tido a perda calculada na adição do malte. Sugiro também sempre conferir se o valor importado para o mash in não é alto demais para o seu equipamento. De qualquer forma pode fazer a edição do valor e escolhe o é adequado para o seu equipamento.

Assim você já tem certa flexibilidade para escolher alguns comportamentos. Atende qualquer setup? Certo que não. Mas abri essa primeira versão baseada no processo que uso.

Url do plugin:
MarcioMonego/AdvancedRecipeImporter

Se tiver dúvidas de como incluir vários plugins sem aguardar que o desenvolvedor do Cpbi volte a incluir plugins na lista principal dele, eu escrevi uma orientação no plugin que escrevi para substituir o repositório original de plugins em
MarcioMonego/ChangePluginsRepository

Algumas imagens:
1.png
2.png
3.png4.png5.png6.png
7.png

Bom proveito para quem tiver processo semelhante e já quiser fazer alguns testes.
Não esqueçam de dar uma olhada nos Readme, tem alguns bugs na exportação do BeerSmith que já avisei o Brad e aguardo correção, por hora vai estar certo e quando ele resolver o bug arrumo aqui também.

Boas Brassagens!