• We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

Controlador Craftbeerpi

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

Gu_MAZZA

Well-Known Member
Afiliado
12/3/17
Bom dia!
Me chamo Caio e venho acompanhando o fórum a bastante tempo, que por sinal foi de grande ajuda no processo de aprendizado.

A algumas semanas iniciei o projeto de montar a central baseada no CraftbeerPi.
A unica coisa que nao consegui resolver até o momento, foi a ligação dos relês simples, para as bombas.
Quando aciono o GPIO 06 (que é onde liguei o GND para a placa de rele), liga os dois relês juntos, e quando aciono a GPIO 16, nao liga nenhum dos dois.

Que parte da ligação esta errada?
(Não entendo nada de elétrica/eletrônica, mas resolvi meter a cara e montar eu mesmo rsrs)

A ligação segue como na foto abaixo:

Desde já agradeço
As interfaces do CraftbeerPI (a minha e as outras) comutam ou chaveiam o GND, o 12V é comum pra todas saídas.
Essa sua placa de relés deve ter o acionamento por "pulso positivo, não negativo". Oq ocorre ai é que a interface amplifica o sinal das GPIOs por meio de transistores NPN que quer dizer que ao receber um sinal positivo (P - base) o transistor chaveia o negativo (N- entrada, N- saída), na sua placa relé tem esse mesmo circuito que tem dentro do CI então vc precisa enviar um sinal positivo pro transistor NPN acionar o relé, e ai que não funciona com a interface pois ela chaveia o N.
Para seu caso ou vc aciona direto um relé 12V, ou adiciona um transistor PNP que ao receber o N da interface ai ele vai chavear o P (12V).

Viborg

Member
Afiliado
15/6/16
Legal demais, parabéns! Estou mantando o meu também, só falta a caixa! Seria possível você compartilhar o arquivo de corte da sua caixa? Tenho um amigo que vai cortar para mim. Desde já agradeço e continuo acompanhando seu projeto. Abraço.

Viborg

Member
Afiliado
15/6/16
E ai pessoal blz? Gostaria de compartilhar com os amigos o andamento da controladora CraftBeerPi, ainda falta alguns conectores e ajustes mas já da para ter uma ideia de como irá ficar.
Estou trabalhando com uma caixa de acrílico cortada a laser e alguns penduricalhos que acho que da uma cara bem divertida ao projeto.
Medidas 300x100x300 (LxAxC) acredito ser mais que suficiente para 2 SSR, um relé com 4 saídas que irei controlar 2 bombas, deixei um amperímetro para controle de tensão, a ideia é colocar 2 coolers na lateral para resfriar os SSR, estou aguardando a tele de 7 polegas chegar para finalizar.
Segue algumas fotos. Abç
Ver anexo 122774 Ver anexo 122775 Ver anexo 122776 Ver anexo 122777 Ver anexo 122778 Ver anexo 122779 Ver anexo 122780
Legal demais, parabéns! Estou mantando o meu também, só falta a caixa! Seria possível você compartilhar o arquivo de corte da sua caixa? Tenho um amigo que vai cortar para mim. Desde já agradeço e continuo acompanhando seu projeto. Abraço.

Afiliado
30/10/19
Afiliado
30/10/19

Luis Ramalho

Member
Afiliado
30/1/20
Pessoal boas estou com um problema no craftbeerpi que ja me está a deixar prestes a disistir que eno seguinte tenho.tudo configurado e pronto para comecar a fermentar e dame varios problemas o sensor volta e meias da temperaturas malucas tipo 80c -200c so valore malucos ate que fica normal ligando assim os reles de uma forma autônoma quando tenho os relés em standbay por temperatura atengida faz uns pequenos piscas e ainda com o passar do tempo acaba por ligar e ja nao a forma de desligar o relé a nao ser desligando o raspib erry alguem me ajude ja nao sei o que fazer...obrigado

Gu_MAZZA

Well-Known Member
Afiliado
12/3/17
Pessoal boas estou com um problema no craftbeerpi que ja me está a deixar prestes a disistir que eno seguinte tenho.tudo configurado e pronto para comecar a fermentar e dame varios problemas o sensor volta e meias da temperaturas malucas tipo 80c -200c so valore malucos ate que fica normal ligando assim os reles de uma forma autônoma quando tenho os relés em standbay por temperatura atengida faz uns pequenos piscas e ainda com o passar do tempo acaba por ligar e ja nao a forma de desligar o relé a nao ser desligando o raspib erry alguem me ajude ja nao sei o que fazer...obrigado
Amigo não entendi muito oq vc escreveu, falta pontuação na sua escrita.
Do pouco que entendi, provavelmente é mal contato.
Está utilizando algum interface, ou ligou direto nos pinos das GPIOs do Rasp?
Alguns problemas também podem estar numa configuração errada no craftbeerPi.

Luis Ramalho

Member
Afiliado
30/1/20
Agradeço desde ja a reposta e pesso desculpa pela mensagem ,estava mesmo transtornado obrigado... Ok vou tentar então explicar melhor. Tenho um modulo de 8 relés ligado directo ao gpio do raspiberry mas com alimentação de uma fonte externa. E outra fonte so para o raspiberry de 3 Ampéres. tenho todos os relés configurados em fermentadores com os gpio a funcionar e tudo testado. O que acontece e o seguinte configuro os steps da fermentação seleciono a temperatura ligo o auto e o que faz, atinge a temperatura desliga o relé e fica esse mesmo relé aos pequenos impulsos ,volta a sair da temperatura regulada e o relé activa de vez. No meio disto tudo a temperatura fica doida subindo de um segundo para o outro de +80c a -300c o relé bloqueia de tal forma que ja nem mualmente se consegue desligar a nao ser desligar o raspiberry.....

Gu_MAZZA

Well-Known Member
Afiliado
12/3/17
Vc está com Loop do Terra (GND).
Tem que unir os GNDs das fontes, apenas os GNDs.

Gu_MAZZA

Well-Known Member
Afiliado
12/3/17
Pega o GND de uma fonte e emenda ele com o GND da outra fonte.

Luis Ramalho

Member
Afiliado
30/1/20
Boas ..A parte da sonda de ficar doida com temperaturas alucinadas e com interferência penso ja ter resolvido, troquei o cabo por um blindado e retirei o do mesmo compartimento da energia 220v e nao da mais leituras doidas .. agora o que acontece e os reles quando comeco o teste de fermentação trabalham bem pela temperatura, mas quando tento deligar de uma forma manual nunca mais se desliga a nao ser por temperatura ou desligando o sistema .Será agum parâmetro que tenho mal configurado? nao sei o que se passa.. nao e facil estes sistemas automatizados mas a malta gosta heheheheh...

Afiliado
30/10/19
Boa noite pessoal, estou com uma duvida referente a temperatura máxima de fervura alcançada pelo equipamento, talvez alguém já tenha passado por isso.
Já montei todo sistema e uso uma panela de 48 litros com sistema de recirculação tipo chuveirinho, uma resistência de 4000 w embutida na panela, minha controladora é um rele de estado solido SSR 40A - 220v, o sensor de temperatura está sendo usado junto a bomba de recirculação 10r, moro em jundiaí sp que está próximos dos 761 m do nível do mar, teoricamente a temperatura de fervura seria entre 96 a 98 graus porem quando programo a temperatura para atingir os 96 graus a 30 litros de água, o sensor chega no máximo a 90 graus e quando eu tampo a panela parcialmente a temperatura alcança no máximo 93 graus. Alguém teria uma ideia do que posso fazer para conseguir mais vigor na fervura? Agradeço.

Última edição:

Gu_MAZZA

Well-Known Member
Afiliado
12/3/17
Você calibrou seus sensores?
O SSR e ou cabos não estão esquentando demais.
Se houver percas de energia no meio do caminho, sua resistência pode não estar conseguindo atingir os 4000w. Verifica qual a tensão está chegando na resistência.

Afiliado
30/10/19
Você calibrou seus sensores?
O SSR e ou cabos não estão esquentando demais.
Se houver percas de energia no meio do caminho, sua resistência pode não estar conseguindo atingir os 4000w. Verifica qual a tensão está chegando na resistência.

Boa noite Mazza, obrigado pele retorno, sobre calibrar os sensores não, apenas fiz as ligações e estou seguindo com sua funcionalidade normal, O SSR acredito que também não esteja esquentando tendo em vista que estou usando dissipadores de calor um cooler de entrada e saída da caixa e não percebo calor na saída do ar. O consumo que aparece total do meu controlador quando SSR está no máximo é de 18,78 amperes e não passa disso.

Pelo consumo do sistema está correto 18,78A conforme o calculo apresentado a baixo:

4000W e 220V = 4000/220 = 18,2A

Outro ponto interessante que acabei lendo é de que, para fervura, por volta dos 1000 watts para cada 10 litros. Ou seja, se vai ferver 30 litros, 3000 watts.

Irei fazer a medição da tensão da resistência e logo informo aqui. Valeu

Última edição:
2