Controlador Craftbeerpi

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

alanlisboa

Well-Known Member
Joined
Jun 24, 2014
Messages
237
Reaction score
43

Attachments

  • craft3.png
    craft3.png
    202.8 KB · Views: 1,744
  • craft1.jpg
    craft1.jpg
    119.7 KB · Views: 1,522
  • craft2.jpg
    craft2.jpg
    64.1 KB · Views: 1,220
Qual a sua dúvida especificamente?

PS: Fórums técnicos de alta qualidade são sempre no formato pá-pum, pergunta-resposta, bateu-levou.
Procure manter essa mentalidade quando abrir um tópico, pois assim todo mundo ganha.
 
Achei bem interessante esse projeto por ser flexível, pode ser usado com mais de 1 panela.
 
Achei bem interessante esse projeto por ser flexível, pode ser usado com mais de 1 panela.

Sim, é bem interessante mesmo.

Eu prefiro soluções baseadas em micro controladores pois eu sei que projetos baseados em sistemas operacionais dão manutenção. O Pi, para todos os efeitos, é um computador 'low end' completo em um único chip, porém, deve ser tratado como um servidor, e isso dá manutenção.

Mas hoje, dos controladores atuais, eu acho que o CraftBeerPi tem o melhor design e a melhor implementação, principalmente para leigos. Só fazer um backup da imagem de vez em quando e tá tudo certo. :D

Abraço,
 
Na realidade estou começando do zero... então dúvidas surgirão várias na sequência.

A primeira parte é a compra de alguns dos equipamentos:

- Raspberry PI3
- 3 Sensores de temperatura
- uma protoboard
- alguns leds para testar, representando as ssr's que vou usar futuramente
- alguns jumpers para fazer as coneões

No final de semana recebo as peças e começo a instalação, vou divulgando aqui... se alguém mais estiver iniciando o projeto, ou já tenha feito, dicas são bem vindas.

Já tenho algumas dúvidas como: como instalar um alarme (buzzer) no hardware, possibilidade de incluirmos avisos no programa para lúpulo, como configurar PID e PWD...
 
Na realidade não me propus a mudar a fonte do programa, mas tentar saber se no proprio programa esses itens estão disponíveis...
 
Na realidade não me propus a mudar a fonte do programa, mas tentar saber se no proprio programa esses itens estão disponíveis...

O software possui suporte a buzzer, sou leigo quanto ao hardware (não sei dizer se já vem na placa), meu forte é o arduino, vou tentar dar uma ajuda no projeto (tradução e correções).
 
Na realidade não me propus a mudar a fonte do programa, mas tentar saber se no proprio programa esses itens estão disponíveis...

O pi não tem buzzer, tem que implementar na placa usando uma das GPIOS disponíveis, e já está contemplado no projeto até onde tive interesse em ler o código. (não sou fã de python...)

Os outros paramêtros eu não sei, mas acredito que seja possível.

Não consegui ver no site deles todas as especificações.

Abraço.
 
Bom... dei andamento ao processo:

- Compra dos equipamentos - cerca de 400 reais entre sensores, Pi, protoboard e mais fios e resistores - OK
- Instalação do Raspian no PI - cerca de 20 min, muito fácil;
- intalação e configuração do Github, facinho tb... tive um problema com o navegador que nao rodava direito para adicionar uma SSH no git, mas acabou dando certo... 5 min - ok
- baixa e instalação do Craftbeerpi - meia hora, sem nenhum problema - ok
- montagem de uma placa experimental, com um modelo em single vessel, usando um sensor de temperatura e dois leds, representando as SSR e relés da Bomba e Aquescedor - 20 min - ok

O que eu observei até agora:

De positivo a facil montagem e programação, e flexibilidade de panelas e sensores, além dos comandos manuais serem faceis de implementar; Pid já disponível e PWM na próxima versão, segundo os desenvolvedores;

De negativo ainda não desocobri (pode não ter ou eu não ter achado) sistema que permita pop-ups na tela para avisos (colocar o malte, colocar o lúpulo, etc). Até é possível colocar uma etapa manual, mas sem aviso ou acionamento de um gpio para um buzzer por exemplo, ou aviso sonoro no proprio PC. Também achei a resposta um pouco lenta, um lag de 0,5s nos comandos, que podem significar um travamento apenas no PC. Só saberei com mais testes, que quero fazer nos proximos dias...
 

Attachments

  • 20160520_202604.jpg
    20160520_202604.jpg
    144.1 KB · Views: 1,205
  • 20160520_220059.jpg
    20160520_220059.jpg
    135.6 KB · Views: 1,079
  • 20160520_224101.jpg
    20160520_224101.jpg
    116.7 KB · Views: 1,158
  • 20160520_224350.jpg
    20160520_224350.jpg
    151.1 KB · Views: 1,090
  • 20160520_224539.jpg
    20160520_224539.jpg
    140.5 KB · Views: 1,115
Também achei a resposta um pouco lenta, um lag de 0,5s nos comandos, que podem significar um travamento apenas no PC. Só saberei com mais testes, que quero fazer nos proximos dias...


Isso é relativamente normal em implementações como essa. Ela não precisa ser rápida nem escalável (Isso tem um custo/complexidade de programação altissimos para implementar).

Continue os relatos.

Abraço!
 
Bom eu confirmei com o autor do projeto. Realmente nesse momento não existe possibilidade de pop-ups e o PWM está em desenvolvimento.

Ou seja, como não sou programador, precisamos efetivamente esperar a nova versão... ou da ajuda de alguém que manje da programação para melhorar esse ponto.

Acho fundamental a possibilidade de termos ações paralelas (por exemplo, enquanto rola a fervura - step 11, por exemplo - rolar um timer para três ou quatro sub-passos para adição de lúpulo - steps 11a, 11b, 11c).

Da mesma forma, enquanto rola os 30 minutos finais de uma mostura num RIMS começar por exemplo o aquecer a água da lavagem. Tudo me parece simples, do ponto de vista leigo. Algo do tipo iniciar um sub-passo(ou passo seguinte) a X minutos do passo "XX".

No face, a discussão está em https://www.facebook.com/craftbeerpi/?fref=ts.
 
Esse projeto esta na minha lista, acompanhando o topico americano parece que implementaram o buzzer na versão 2.1, confirma?

These are the major changes for the version 2.1

- For each kettle you can select a different automatic logic (Overshoot, PID, Fermentation)
- Standard Interface for custom automatic logic implementation. This makes it easy to add your custom logic with a few lines of code.
- Internal recipe book
- Additional hardware can be controlled. (Pumps, valves, ...)
- A buzzer informs you about step updates
- Small User Interface changes
- New setup wizard
 
Sim, existe a possibilidade de ligar um buzzer diretamente em uma gpio.

Entretanto nao testei para ver se funciona.

Me pareceu meio falho que nao ative um sinal sonoro no tablet. Para que um buzzer se está usando um note, tablet ou celular?
 
Sim, existe a possibilidade de ligar um buzzer diretamente em uma gpio.

Entretanto nao testei para ver se funciona.

Me pareceu meio falho que nao ative um sinal sonoro no tablet. Para que um buzzer se está usando um note, tablet ou celular?

Hahahahahaa, Tem toda razão, não tinha me atentado a isso, faz todo sentido. Enfim, não deixe de postar suas considerações e atualizações, em breve vou me aventurar também.

Abraços!
 
Sim, existe a possibilidade de ligar um buzzer diretamente em uma gpio.

Entretanto nao testei para ver se funciona.

Me pareceu meio falho que nao ative um sinal sonoro no tablet. Para que um buzzer se está usando um note, tablet ou celular?

Achei plausível, uma vez que você poderá acessar este painel através de um tablet, pro alarme sonoro ter que funcionar o navegador deverá estar todo o tempo em primeiro plano, então se durante o processo vc resolver ir lá no youtube ver um vídeo acabaram as chances de vc receber o aviso sonoro.
 
Consegui um raspberry e vou testar essa solução... Pergunta a quem já está adiantado com o craftbeer pi: Eu posso instalar todos os sensores ds18b20 na mesma Gpio, como eu achei nesse esquema na net, ou o craft beer pi exige uma Gpio para cada sensor:

2d3c9799b12137136018106e4f282786.jpg



Enviado de meu D5833 usando Tapatalk
 
Consegui um raspberry e vou testar essa solução... Pergunta a quem já está adiantado com o craftbeer pi: Eu posso instalar todos os sensores ds18b20 na mesma Gpio, como eu achei nesse esquema na net, ou o craft beer pi exige uma Gpio para cada sensor:

2d3c9799b12137136018106e4f282786.jpg



Enviado de meu D5833 usando Tapatalk

Se vc ligar assim eles vão se comportar como um único sensor, tem que ser uma porta pra cada, assim o craftbeer conseguirá coletar os dados de cada sensor de forma independente.
 
Se vc ligar assim eles vão se comportar como um único sensor, tem que ser uma porta pra cada, assim o craftbeer conseguirá coletar os dados de cada sensor de forma independente.
Mas então isso é como tá implementado o craftbeerpi né... Pq do site de onde eu tirei essa figura diz isso:

"Note that although there are now multiple temperature sensors to be read, we still only have three connections to the Raspberry Pi: +3.3V and 0V connections to power the sensors, and the*single data wire*which returns the temperature readings from all the sensors.

Reading temperature readings from multiple sensors down one wire is possible because each ds18b20 sensor has a*unique serial numbercoded into it at manufacture which the Raspberry Pi can be used to identify them by."

Enviado de meu D5833 usando Tapatalk
 
Mas então isso é como tá implementado o craftbeerpi né... Pq do site de onde eu tirei essa figura diz isso:

Enviado de meu D5833 usando Tapatalk

Sim sim, pelo menos foi o que entendi até onde eu li o código. Tradução pro português a caminho!
FmwB1ou.png
 
Meus caros, a tradução está no repositório, mudem o branch pro dev 2.2 para terem acesso.

Enviado de meu XT1069 usando Tapatalk
 
Sim sim, pelo menos foi o que entendi até onde eu li o código. Tradução pro português a caminho!
FmwB1ou.png
Olhei o código, na classe w1_thermomethe.py e parece q ele realmente endereça o termômetro pelo seu id de fábrica, vou tentar aquela ligação e aviso a vcs:

**def readTemp(self, tempSensorId):

********try:

************## Test Mode

************if(tempSensorId == None or tempSensorId == ""):

****************return -1

************if (app.testMode == True):

****************pipe = Popen(["cat","w1_slave"], stdout=PIPE)

************else:

****************pipe = Popen(["cat","/sys/bus/w1/devices/w1_bus_master1/" + tempSensorId + "/w1_slave"], stdout=PIPE)

************result = pipe.communicate()[0]

************## parse the file

************if (result.split('\n')[0].split(' ')[11] == "YES"):

****************temp_C = float(result.split("=")[-1])/1000 # temp in Celcius

************else:

****************temp_C = -1

********except Exception as e:

************temp_C = -1


********return float(format(temp_C, '.2f'))



Enviado de meu D5833 usando Tapatalk
 
Nao entendo de programação... quase nada... mas montei o esquema com dois sensores, não deu problema...
 

Attachments

  • Screenshot_3.jpg
    Screenshot_3.jpg
    43.2 KB · Views: 420
Olhei o código, na classe w1_thermomethe.py e parece q ele realmente endereça o termômetro pelo seu id de fábrica, vou tentar aquela ligação e aviso a vcs:

**def readTemp(self, tempSensorId):

********try:

************## Test Mode

************if(tempSensorId == None or tempSensorId == ""):

****************return -1

************if (app.testMode == True):

****************pipe = Popen(["cat","w1_slave"], stdout=PIPE)

************else:

****************pipe = Popen(["cat","/sys/bus/w1/devices/w1_bus_master1/" + tempSensorId + "/w1_slave"], stdout=PIPE)

************result = pipe.communicate()[0]

************## parse the file

************if (result.split('\n')[0].split(' ')[11] == "YES"):

****************temp_C = float(result.split("=")[-1])/1000 # temp in Celcius

************else:

****************temp_C = -1

********except Exception as e:

************temp_C = -1


********return float(format(temp_C, '.2f'))



Enviado de meu D5833 usando Tapatalk
Meu python é bem limitado, mas aparentemente ele esta lendo p endereço do device sim.

Vale a pena o teste


Enviado de meu Moto G usando Tapatalk
 
exato... só emendei (literalmente) dois controladores e joguei nas mesmas entradas
 
Até agora todos os testes foram bacanas... nao terminei de montar porque espera a otimização da 2,2... os pontos fracos foram os que coloquei no início... uma certa lentidao ao apurar a temperatura, ausência de sub-passos e de um pop-up... vamos ver o que vem de novo... enaqunto isso tenho o sistema montado, com leds substituindos as ssr´s apenas para testar a ativação...
 
Então eu estava bem errado, funciona na mesma gpio, cara isso é muito interessante e promissor!

Eu também juraria que não ia dar certo, não entendo como o sistema reconhece os sensores diferente ligados em paralelo na mesma porta GPIO.
 
Senhores, pedi ao autor do projeto que citasse esta postagem na página do projeto.
 
A instalação foi muito simples... E o sistema é bem interativo. E sobre o lag da leitura comentado aqui no fórum na verdade é um lag na exibição da leitura. O tempo q a página de monitoramento leva pra ser atualizada e é exibir a nova informação. Ou seja para o processo isso não vai importar.

8e25bade42a8ff93a96bfd75d721573e.jpg


d968faab489533aef04e51fedaa80ec2.jpg


e07b13e5d7e511ce3c3c1362cb5559bf.jpg


Enviado de meu D5833 usando Tapatalk
 
Boa tarde a todos, estou interessado neste sistema, onde posso comprar as placas e sensores necessários?
Obriagdo.
 
Como é feita (em qual local da placa) a ligação do SSR e relé para a bomba ?

Boa noite! na primeira página do tópico tem o esquema de ligação. Abraços!

Em anexo tem um esquema de ligação para acionar o relé.
 

Attachments

  • Oarz3.gif
    Oarz3.gif
    3.4 KB · Views: 434
Tinha observado o esquema da pagina 1, mas não tinha entendido o que eram aqueles dois componentes "Sharp". É como no Ardbir? Liga um SSR para a resistência e um Relé para a bomba?
Obrigado


Boa noite! na primeira página do tópico tem o esquema de ligação. Abraços!

Em anexo tem um esquema de ligação para acionar o relé.
 
Tinha observado o esquema da pagina 1, mas não tinha entendido o que eram aqueles dois componentes "Sharp". É como no Ardbir? Liga um SSR para a resistência e um Relé para a bomba?
Obrigado

Isso mesmo, esse componente Sharp pode substituir por um rele SSR como no ardbir.
Abraços!
 
Não vejo necessidade desse circuito extra, normalmente os SSR já possuem toda a proteção necessária dentro e os relay shields pra arduino também.
 

Latest posts

Back
Top