Controlador Craftbeerpi

Discussão em 'DIY - Projetos "faça você mesmo"' iniciado por alanlisboa, 18/5/16.

1. 3/2/18 #341

caju

caju

caju

Active Member

Afiliado:
    4/10/17
    Curtidas Recebidas:
    4
    Corrigindo, menu ficou do lado esquerdo. Nao vejo problema nenhum, soh acjo que pode sido algum erro na instalaçao.

Arquivos Anexados:

2. 4/2/18 #342

rafaell

rafaell

rafaell

Active Member

Afiliado:
    26/9/14
    Curtidas Recebidas:
    13
    Ola, aumenta a resolução de sua tela, o craftbeerpi é responsivo então ele vai tentar adaptar o layout a sua resolução, pelo seu print me parece que sua resolução está bem menor do que o CBPI precisa originalmente para ficar no padrao de layout.

se voce esta usando uma tela muito pequena e não gostaria de mudar a resolução, tente diminuir o zoom até ficar no layout correto.

3. 4/2/18 #343

caju

caju

caju

Active Member

Afiliado:
    4/10/17
    Curtidas Recebidas:
    4
    Opa, vlw, era isso msm. Consegui arrumar a tela e pude acessar a opçao de rampas, soh quero aprender agora ligar a bomba junto com a resistencia , sera que eh possivel?

4. 5/2/18 #344

mvrinaldi

mvrinaldi

mvrinaldi

Well-Known Member

Afiliado:
    6/1/16
    Curtidas Recebidas:
    32
    Eu acho que é possível sim... basta você colocar a bomba no mesmo relê da resistência. De qualquer forma, entendo muito pouco de eletricidade/eletrônica, então, melhor esperar os colegas que tem mais experiência. Só não acho que é vantagem. Se você precisar usar só a bomba pra alguma transferência, circulação e até para a clarificação do mosto, não vai conseguir pois a resistência vai ligar junto.

5. 6/2/18 #345

Nickolaubr

Nickolaubr

Nickolaubr

Active Member

Afiliado:
    22/3/17
    Curtidas Recebidas:
    6
    Existe um plugin pra isso, Actor eu acho.. vou verificar

6. 6/2/18 #346

rafaell

rafaell

rafaell

Active Member

Afiliado:
    26/9/14
    Curtidas Recebidas:
    13
    Ola, tem sim.. existe um plugin chamado Groups (https://github.com/IndyJoeA/cbpi_Groups.git) voce instala ele pelo menu addons

para usar ele voce cria os atores, um para a resistencia e outro para a bomba ai vc cria um ator do tipo group e seleciona os dois atores (resistencia e bomba) na hora de configurar o step seleciona o grupo... ele vai acionar a resistencia e a bomba...

so que voce tera um grande problema... a regra do PID irá desacionar a bomba sempre que piscar a resistencia... vc pode queimar sua bomba ou seu rele...

uma forma de fazer isso fácil sem estragar sua bomba é instalar o plugin ToggleStep e acionar a bomba em um Step antes da rampa... ele vai acionar a bomba e vai continuar o PID com a resistencia.. terminando a rampa voce adiciona outro ToggleStep desacionando a bomba...

7. 7/2/18 #347

caju

caju

caju

Active Member

Afiliado:
    4/10/17
    Curtidas Recebidas:
    4

Muito bom, era isso msm que eu queria, realmente o problema do pid na bomba vai dar dor de cabeça. agora essa outra opçao, ToggleStep, nao vi muito utilidade, seria a msm coisa de ligar a bomba e deixar ela ligada o tempo todo, vamos supor que eu atingi a temperatura de 67 graus, a bomba vai desligar, se a temperatura cair, a resistencia vai armar e a bomba nao vai, se eu for partir pra outra temperatura, o mash out por exemplo, ai sim o Toggle seria util, ele iria ligar junto com a resistencia e ficar ligado ate acabar a rampa.

Aproveitando o topico, tem algum video ou manual em portugues que explica todos esse add da versao 3.0???

no momento soh conheço o do pid e esses 2 que vc me falou agora, gostaria de conhecer todos para quando eu precisar fazer alguma coisa eu ja saber qual vou usar.

desde ja obrigado.

8. 7/2/18 #348

alanlisboa

alanlisboa

alanlisboa

Well-Known Member

Afiliado:
    25/6/14
    Curtidas Recebidas:
    42
    Na realidade você usa dois gpios. Um pra bomba em on/off e outro para resistência em pid. Quando o grupo acionar ele aciona os dois. Cada um de um jeito.

Enviado de meu SM-G950F usando Tapatalk

9. 7/2/18 #349

caju

caju

caju

Active Member

Afiliado:
    4/10/17
    Curtidas Recebidas:
    4
    Eu tentei aqui e nao consegui desse jeito, quando eu crio o grupo eu coloco a bomba e a resistencia, mas quem decide a forma de acionamento eh na opçao da panela, la eu coloquei pid e acionou as duas em pid. Se tem outra forma de configurar eu nao sei como faz.

Pode explicar o seu jeito com mais detalhes?

10. 7/2/18 #350

caju

caju

caju

Active Member

Afiliado:
    4/10/17
    Curtidas Recebidas:
    4
    Qual versão vcs estao usando?
    Estou tendo problemas em todas, exceto a 2.2.

Arquivos Anexados:

11. 8/2/18 #351

rafaell

rafaell

rafaell

Active Member

Afiliado:
    26/9/14
    Curtidas Recebidas:
    13
    mas nao vejo motivo pra vc ficar ligando e desligando a bomba...
    a nao ser em um passo especifico...

o ToggleStep voce aciona qalquer ator ou desliga ele e continua o processo pro próximo passo...!! vc na hora de criar o ator pode usar um que tenha alguma regra especifica...

lembre-se que vc pode usar o Toggle quantas vezes voce quizer... ele vai executar uma ação que voce deseja com algum ator... ou ligar ou desligar ele... voce pode mandar um stepToggle pra ligar a bomba e um determinada rampa... e logo em seguida mandar um mashstep por exemplo... quando ele acabar esse step vc manda outro Toggle desligando a bomba.. por exemplo... ele desliga e continua... ai o proximo step entra... vc pode fazer muita coisa com ela... em um step group por exemplo pode ter seu ator da resistencia que cai na regra de PID e um ator da bomba que outra regra qualquer que nao seja PID... enquanto o step estiver executando com o grupo cada ator vai se portar de uma forma diferente de acordo com cada regra....

é bom fazer testes primeiro... mas eu acho que o group vai te atender... ao contrario do que eu falei pois a regra da resistencia ta na configuração do ator.. e nao do grupo...

12. 8/2/18 #352

rafaell

rafaell

rafaell

Active Member

Afiliado:
    26/9/14
    Curtidas Recebidas:
    13
  13. 9/2/18 #353

caju

caju

caju

Active Member

Afiliado:
    4/10/17
    Curtidas Recebidas:
    4
    eu nao consegui ligar a resistencia e a bomba no grupo sem ser por um unico controle, mas depois vou mexer mais pra ver se descubro.
    vlw.

14. 9/2/18 #354

caju

caju

caju

Active Member

Afiliado:
    4/10/17
    Curtidas Recebidas:
    4
    opaaa, vlw por oferecer fazer um plugin, eu vou aceitar, rsrs.
    Mas...
    por enquanto eu ainda to mexendo nas opçoes la, estou aprendendo, talvez o que eu queira fazer ja tem os plugins, vou te mandar um mp com as minhas ideias.
    desde ja obrigado.

rafaell curtiu isso.
  15. 11/2/18 #355

rafaell

rafaell

rafaell

Active Member

Afiliado:
    26/9/14
    Curtidas Recebidas:
    13
    é bom proteger a gpio, mesmo com baixa tensão ha riscos de queimar alguma coisa...

tente usar um unl2003 ou unl2803 entre a gpio e o ssr... pode usar uma alimentação de 12v e usar um stepdown pra baixar pra 5v 3amp pra alimentar o raspberry via gpio... ai vc mantem uma unica fonte e alimenta tudo de forma segura...

16. 22/2/18 #356

RRCampos

RRCampos

RRCampos

Member

Afiliado:
    30/7/17
    Curtidas Recebidas:
    0
    Salve Pessoal,

Alguém com uma placa de expansão aí pra vender?

Abs

17. 22/2/18 #357

rodcaruncho

rodcaruncho

rodcaruncho

Member

Afiliado:
    6/1/17
    Curtidas Recebidas:
    5
    Eu tenho algumas Terragady 5.0
    Quer com componentes ou sem?

Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk

18. 22/2/18 #358

RRCampos

RRCampos

RRCampos

Member

Afiliado:
    30/7/17
    Curtidas Recebidas:
    0
    Já com componentes. :mug:

19. 22/2/18 #359

rodcaruncho

rodcaruncho

rodcaruncho

Member

Afiliado:
    6/1/17
    Curtidas Recebidas:
    5
    Blz. Te chamo no privado.
    Abs

Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk

20. 26/2/18 #360

mvrinaldi

mvrinaldi

mvrinaldi

Well-Known Member

Afiliado:
    6/1/16
    Curtidas Recebidas:
    32
    Estou tentando usar o plugin abaixo mas não estou conseguindo:

https://github.com/nanab/Flowmeter

Minha placa de interface usa a GPIO 4 para todos os sensores. Como os sensores tem endereço, não faz diferença usar a mesma. Nessa GPIO, a placa de interface tem várias conexões e cada uma tem 3 conectores. GND, 3V e data. Nas demais GPIOS, a placa só tem dois. O GND e o 3V. Eu liguei o sensor de efeito hall na conexão da GPIO 4 e setei, no raspberry, o sensor para essa GPIO mas o sensor não acusou leitura. Imagino que seja porque já uso dois outros sensores nessa GPIO. Alguém já tentou usar esse plugin? Tem ideia de como ligá-lo?

Compartilhe esta Página