Contra pressão com Wintap/pouca carbonatação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

caeliojunior

Well-Known Member
Joined
Aug 11, 2017
Messages
165
Reaction score
17
Boa noite, galera!

Fiz meu primeiro envase em garrafas de vidro, usando o Wintap.
Foi uma APA e, tendo como referencia a tabela de carbonatação, deixei a 2,8c° e em 0,85 de PSI, por 5 dias. O objetivo era 2.62 de volume de CO2.
Não sei se algum colega já passou por isso e como estou engatinhando no enchimento por contra pressão, achei que as cervejas ficaram pouco carbonatadas e com pouca espuma.

Quem puder ajudar, agradeço!

Abraços!
 
Boa noite, galera!

Fiz meu primeiro envase em garrafas de vidro, usando o Wintap.
Foi uma APA e, tendo como referencia a tabela de carbonatação, deixei a 2,8c° e em 0,85 de PSI, por 5 dias. O objetivo era 2.62 de volume de CO2.
Não sei se algum colega já passou por isso e como estou engatinhando no enchimento por contra pressão, achei que as cervejas ficaram pouco carbonatadas e com pouca espuma.

Quem puder ajudar, agradeço!

Abraços!
Olá amigo, qual o resultado qua do vc tira a cerveja pela torneira direto no copo? Também uso wintap e nunca tive esse problema, porém costumo carbonatar ela de forma "rápida" e depois mantenho na pressão de carbonatacao recomendada nas tabelas.
Para APAs, em um barril de 30L cheio a 4° costumo regular para 2,5BAR, sacudir o barril por por um minuto, fechar o gás sacudir de novo até estabilizar nos 0,7BAR. Se descer mais que isso, repito a operação. Normalmente precisa repetir de três a cinco vezes. Isso muda se o barril for de outro tamanho ou se tiver maior headspace
 
Olá amigo, qual o resultado qua do vc tira a cerveja pela torneira direto no copo? Também uso wintap e nunca tive esse problema, porém costumo carbonatar ela de forma "rápida" e depois mantenho na pressão de carbonatacao recomendada nas tabelas.
Para APAs, em um barril de 30L cheio a 4° costumo regular para 2,5BAR, sacudir o barril por por um minuto, fechar o gás sacudir de novo até estabilizar nos 0,7BAR. Se descer mais que isso, repito a operação. Normalmente precisa repetir de três a cinco vezes. Isso muda se o barril for de outro tamanho ou se tiver maior headspace

Sim! é do jeito que eu faço... não sei se tem a ver o tempo que demora pra colocar a tampinha (coloco assim que tiro da wintap)!
Bom, vou tentar carbonatando um pouco mais na próxima...
 
Sim! é do jeito que eu faço... não sei se tem a ver o tempo que demora pra colocar a tampinha (coloco assim que tiro da wintap)!
Bom, vou tentar carbonatando um pouco mais na próxima...
Ah, outro detalhe que sempre faço nas garrafas de vidro é após encher com o wintap, dar uma sacudida na garrafa antes de arrolhar de forma que a espuma suba até a boca... Mas acho que tem mais a ver com diminuir ainda mais a presença de ar dentro da garrafa... Nas de plástico costumo apertar até a espuma subir e tampar normalmente.
 
Tem certeza que a cerveja está nesta temperatura, se você costuma abrir muito a porta pode ser que ela esteja mais quente que isso, ou a geladeira não está alcançando a temperatura setada.
Você pode tentar colocar um termômetro colado no barril pra ter certeza, da mesma forma que no fermentador.
 
Vão aqui as minhas dicas para envase sobre pressão:

Temperatura da cerveja entre -2 e zero graus;
Evitar forte alívio de pressão após o envase, isso disturba o CO2 dissolvido na cerveja;
Extrema atenção na sanitização das garrafas e do sistema. Se exagerar no sanitizante, pode afetar a retenção de espuma. Sugiro garrafas novas com ácido-peracético a 0,1% e deixar escorrer bem. Idem para alcool 70. Se for usar garrafas reaproveitadas, deves garantir que foram muito bem limpas.
 
Tbm passei por isso, depois desse post vcs mudaram suas estratégias??
Eu não. Nunca tive esse problema, normalmente sigo a tabela de carbonatação forçada como base, mas agora já acostumei e nem olho mais. Minhas brejas são carbonatadas entre 4 e 24°C dependendo do estilo. A weiss por exemplo, não faço cold sai direto do fermentador pro barril e é carbonatadas em temperatura ambiente.
 
Back
Top