Quantcast
  • We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

Contra pressão com Wintap/pouca carbonatação

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

caeliojunior

Well-Known Member
Afiliado
11/8/17
Boa noite, galera!

Fiz meu primeiro envase em garrafas de vidro, usando o Wintap.
Foi uma APA e, tendo como referencia a tabela de carbonatação, deixei a 2,8c° e em 0,85 de PSI, por 5 dias. O objetivo era 2.62 de volume de CO2.
Não sei se algum colega já passou por isso e como estou engatinhando no enchimento por contra pressão, achei que as cervejas ficaram pouco carbonatadas e com pouca espuma.

Quem puder ajudar, agradeço!

Abraços!

EDGAR LOUZANO VERDILE

Well-Known Member
Afiliado
29/12/19
Boa noite, galera!

Fiz meu primeiro envase em garrafas de vidro, usando o Wintap.
Foi uma APA e, tendo como referencia a tabela de carbonatação, deixei a 2,8c° e em 0,85 de PSI, por 5 dias. O objetivo era 2.62 de volume de CO2.
Não sei se algum colega já passou por isso e como estou engatinhando no enchimento por contra pressão, achei que as cervejas ficaram pouco carbonatadas e com pouca espuma.

Quem puder ajudar, agradeço!

Abraços!
Olá amigo, qual o resultado qua do vc tira a cerveja pela torneira direto no copo? Também uso wintap e nunca tive esse problema, porém costumo carbonatar ela de forma "rápida" e depois mantenho na pressão de carbonatacao recomendada nas tabelas.
Para APAs, em um barril de 30L cheio a 4° costumo regular para 2,5BAR, sacudir o barril por por um minuto, fechar o gás sacudir de novo até estabilizar nos 0,7BAR. Se descer mais que isso, repito a operação. Normalmente precisa repetir de três a cinco vezes. Isso muda se o barril for de outro tamanho ou se tiver maior headspace

caeliojunior

Well-Known Member
Afiliado
11/8/17
Olá amigo, qual o resultado qua do vc tira a cerveja pela torneira direto no copo? Também uso wintap e nunca tive esse problema, porém costumo carbonatar ela de forma "rápida" e depois mantenho na pressão de carbonatacao recomendada nas tabelas.
Para APAs, em um barril de 30L cheio a 4° costumo regular para 2,5BAR, sacudir o barril por por um minuto, fechar o gás sacudir de novo até estabilizar nos 0,7BAR. Se descer mais que isso, repito a operação. Normalmente precisa repetir de três a cinco vezes. Isso muda se o barril for de outro tamanho ou se tiver maior headspace
Sim! é do jeito que eu faço... não sei se tem a ver o tempo que demora pra colocar a tampinha (coloco assim que tiro da wintap)!
Bom, vou tentar carbonatando um pouco mais na próxima...

EDGAR LOUZANO VERDILE

Well-Known Member
Afiliado
29/12/19
Sim! é do jeito que eu faço... não sei se tem a ver o tempo que demora pra colocar a tampinha (coloco assim que tiro da wintap)!
Bom, vou tentar carbonatando um pouco mais na próxima...
Ah, outro detalhe que sempre faço nas garrafas de vidro é após encher com o wintap, dar uma sacudida na garrafa antes de arrolhar de forma que a espuma suba até a boca... Mas acho que tem mais a ver com diminuir ainda mais a presença de ar dentro da garrafa... Nas de plástico costumo apertar até a espuma subir e tampar normalmente.

Rodrigo Oliveira Elegda

Well-Known Member
Afiliado
1/2/20
Tem certeza que a cerveja está nesta temperatura, se você costuma abrir muito a porta pode ser que ela esteja mais quente que isso, ou a geladeira não está alcançando a temperatura setada.
Você pode tentar colocar um termômetro colado no barril pra ter certeza, da mesma forma que no fermentador.

Danielsantos

Well-Known Member
Afiliado
4/8/15
Vão aqui as minhas dicas para envase sobre pressão:

Temperatura da cerveja entre -2 e zero graus;
Evitar forte alívio de pressão após o envase, isso disturba o CO2 dissolvido na cerveja;
Extrema atenção na sanitização das garrafas e do sistema. Se exagerar no sanitizante, pode afetar a retenção de espuma. Sugiro garrafas novas com ácido-peracético a 0,1% e deixar escorrer bem. Idem para alcool 70. Se for usar garrafas reaproveitadas, deves garantir que foram muito bem limpas.

Latest posts