Contra fluxo com recirculação a água de refrigeração.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

MatheusFaga

Member
Joined
Nov 1, 2015
Messages
21
Reaction score
2
Boa noite amigos.

No domingo, fiz um teste da eficiência do sistema de contra fluxo que eu fiz.

Materiais do chiller CF:

Tubo alumínio 3/8" - 8m
Mangueira cristal 3/4 - 8m
"T" 3/4 em plastico 2 unidades

Como eu não sou muito fã de esbanjar muita água da rua (e Pq a tarifa de água de araraquara é um absurdo), fiz um sistema de recirculação da água de refrigeração, com uma bomba de máquina de lavar loucas.

O teste foi rodado na seguinte condição:

Volume de água fervida: 15L
Volume de água de resfriamento: 50L
Temperatura ambiente: 31graus Celsius
Temperatura inicial agua de resfriamento : 25 graus celsius.

Foram resfriados aproximadamente 14lL de água em 12 minutos, reduzindo a temperatura de 100 graus (fervura), para 34 graus..

Seguem os valores finais após o resfriamento:

Volume resfriado: 14L
Temperatura final: 34 graus
Tempo de drenagem da panela:12minutos
Temp. Final água de resfriamento: 46 graus.

Na minha opinião, o sistema foi muito eficiente, mesmo recirculação a mesma água.
Se a temperatura da água estiver mais baixa, usando gelo por exemplo, será possível resfriar uma quantidade maior de mosto.

O que os amigos acham? Qual a experiência de vcs com esses chillers de CF?

Seguem fotos.

028b12db6410e74887c9af9ca080cb64.jpg
3452f32fae0a695e1fa06838b32dd870.jpg
755b6a37c7cfd9e5a9382c2ec73ffe08.jpg
1c65e40a7f4fc3da3603f2737ecec792.jpg
 
Fim de semana passado fiz a minha primeira brassagem.

Utilizei 12kg de gelo na agua de resfriamento (~70L).

Resultado: resfriei 24L de cerveja de 100 graus para 18 graus, em uma só passada pelo chiller de CF.

A agua continuou bem gelada. Acredito que conseguiria resfriar mais de 30L para inocular fermento Ale.

No meu entendimento o resultado foi muito bom. Se alguém tiver algo a comentar ou contribuir, fico feliz.
 
Fim de semana passado fiz a minha primeira brassagem.

Utilizei 12kg de gelo na agua de resfriamento (~70L).

Resultado: resfriei 24L de cerveja de 100 graus para 18 graus, em uma só passada pelo chiller de CF.

A agua continuou bem gelada. Acredito que conseguiria resfriar mais de 30L para inocular fermento Ale.

No meu entendimento o resultado foi muito bom. Se alguém tiver algo a comentar ou contribuir, fico feliz.

Boa noite, qual o comprimento do seu chiller de CF?
abraços
 
Fim de semana passado fiz a minha primeira brassagem.

Utilizei 12kg de gelo na agua de resfriamento (~70L).

Resultado: resfriei 24L de cerveja de 100 graus para 18 graus, em uma só passada pelo chiller de CF.

A agua continuou bem gelada. Acredito que conseguiria resfriar mais de 30L para inocular fermento Ale.

No meu entendimento o resultado foi muito bom. Se alguém tiver algo a comentar ou contribuir, fico feliz.

Faga;

Legal, quero monta um desses.

Tens foto do seu?

abç
 
@MatheusFaga, vi que você usa os Tee de plástico e faz um embuchamento com borracha cristal não estou certo?
Teve ou tem algum problema de o mosto por estar a quase 100ºC em uma ponta, derreter o Tee de Plástico ou o próprio embuchamento?
Eu devo fazer com esses materiais mas estou pensando em usar borrachas de silicone pra não ter esse problema.

Mas conta pra gente quais suas impressões.
 
@MatheusFaga, vi que você usa os Tee de plástico e faz um embuchamento com borracha cristal não estou certo?
Teve ou tem algum problema de o mosto por estar a quase 100ºC em uma ponta, derreter o Tee de Plástico ou o próprio embuchamento?
Eu devo fazer com esses materiais mas estou pensando em usar borrachas de silicone pra não ter esse problema.

Mas conta pra gente quais suas impressões.
Pelo que entendi, o plástico e a mangueira cristal entram em contato somente com a água. Esses materiais em contato com mosto quente são tóxicos, independente de derreterem ou não.
Outra coisa que eu mudaria, assim que o orçamento permitir, é o material do tubo. Uma desvantagem do chiller de contra fluxo é sua limpeza. Com alumínio você pode passar uma água fervendo pra tentar limpar, mas ainda assim não é garantia. Com inox vc poderia passar algum detergente alcalino, a base de soda, ou ainda até mesmo soda dissolvida.
A eficiência realmente é surpreendente!
 
"Pelo que entendi, o plástico e a mangueira cristal entram em contato somente com a água. Esses materiais em contato com mosto quente são tóxicos, independente de derreterem ou não."

Esses materiais não tem contato com o mosto.

A parte do tubo que entra o mosto está a quase 100ºC.
Minha preocupação é que nessa parte, passa pouca água, e a aguá como está no sentido contrário, está passando ali mais quente.
Por isso queria ver com ele que montou, pra ver se tem perigo de derreter o plástico ou não.
Eu estou pensando em colocar uma mangueira de silicone pra entrar por fora do tubo até pelo menos a metade do "TEE".
Mas dependo das impressões do amigo, facilitaria a montagem.
 
"Pelo que entendi, o plástico e a mangueira cristal entram em contato somente com a água. Esses materiais em contato com mosto quente são tóxicos, independente de derreterem ou não."

Esses materiais não tem contato com o mosto.

A parte do tubo que entra o mosto está a quase 100ºC.
Minha preocupação é que nessa parte, passa pouca água, e a aguá como está no sentido contrário, está passando ali mais quente.
Por isso queria ver com ele que montou, pra ver se tem perigo de derreter o plástico ou não.
Eu estou pensando em colocar uma mangueira de silicone pra entrar por fora do tubo até pelo menos a metade do "TEE".
Mas dependo das impressões do amigo, facilitaria a montagem.

Não precisa de mangueira de silicone. Eu uso um chiller de contrafluxo e na entrada do mosto o plástico sempre fica meio mole, maleável, mas bem longe do ponto de derretimento.

Tentei montar um sistema desse no passado, mas escolhi um motor de máquina de lavar que é muito fraco para isso, depois abandonei.
 
Uso chiller de imersão de alumínio com 15 metros e brassagens de 20 litros. A água de circulação fica em uma bombona de 30 litros com "Gelotech" a uns -10°C no início. O consumo de água e mínimo e dá pouca sujeira. Leva entre 20 e 25 minutos para chegar a 25°C.
Agora estou pensando em adquirir um de inox de 10 metros e deixar fixo no interior da bombona e fazer o mosto circular por ele. Acredito que o tempo será muito menor.
O gelo reutilizável é muito prático para usar.
 
Boa noite amigos.

No domingo, fiz um teste da eficiência do sistema de contra fluxo que eu fiz.

Materiais do chiller CF:

Tubo alumínio 3/8" - 8m
Mangueira cristal 3/4 - 8m
"T" 3/4 em plastico 2 unidades

Como eu não sou muito fã de esbanjar muita água da rua (e Pq a tarifa de água de araraquara é um absurdo), fiz um sistema de recirculação da água de refrigeração, com uma bomba de máquina de lavar loucas.

O teste foi rodado na seguinte condição:

Volume de água fervida: 15L
Volume de água de resfriamento: 50L
Temperatura ambiente: 31graus Celsius
Temperatura inicial agua de resfriamento : 25 graus celsius.

Foram resfriados aproximadamente 14lL de água em 12 minutos, reduzindo a temperatura de 100 graus (fervura), para 34 graus..

Seguem os valores finais após o resfriamento:

Volume resfriado: 14L
Temperatura final: 34 graus
Tempo de drenagem da panela:12minutos
Temp. Final água de resfriamento: 46 graus.

Na minha opinião, o sistema foi muito eficiente, mesmo recirculação a mesma água.
Se a temperatura da água estiver mais baixa, usando gelo por exemplo, será possível resfriar uma quantidade maior de mosto.

O que os amigos acham? Qual a experiência de vcs com esses chillers de CF?

Seguem fotos.

028b12db6410e74887c9af9ca080cb64.jpg
3452f32fae0a695e1fa06838b32dd870.jpg
755b6a37c7cfd9e5a9382c2ec73ffe08.jpg
1c65e40a7f4fc3da3603f2737ecec792.jpg
Parabéns pela criatividade. Soluções simples para problemas aparentemente complicados. Também já usei esse recurso por um bom tempo, mas notei que com essas bombas de máquinas de lavar louça a vazão e a pressão são pequenas para que haja troca rápida de calor entre o mosto e a água . Ano retrasado acabei comprando uma bomba de imersão (ANAUGER Ecco - Anauger) e coloco na piscina de casa. Ela fica submersa a 1 metro de profundidade. Desse jeito consigo resfriar, oxigenar e inocular os fermentos "ale" quase que imediatamente. Sei que essa minha solução não se aplica a todos, mas acho que para o teu caso um upgrade da sua bomba melhoraria no fluxo de água no chiller.
 
Boa noite amigos.

No domingo, fiz um teste da eficiência do sistema de contra fluxo que eu fiz.

Materiais do chiller CF:

Tubo alumínio 3/8" - 8m
Mangueira cristal 3/4 - 8m
"T" 3/4 em plastico 2 unidades

Como eu não sou muito fã de esbanjar muita água da rua (e Pq a tarifa de água de araraquara é um absurdo), fiz um sistema de recirculação da água de refrigeração, com uma bomba de máquina de lavar loucas.

O teste foi rodado na seguinte condição:

Volume de água fervida: 15L
Volume de água de resfriamento: 50L
Temperatura ambiente: 31graus Celsius
Temperatura inicial agua de resfriamento : 25 graus celsius.

Foram resfriados aproximadamente 14lL de água em 12 minutos, reduzindo a temperatura de 100 graus (fervura), para 34 graus..

Seguem os valores finais após o resfriamento:

Volume resfriado: 14L
Temperatura final: 34 graus
Tempo de drenagem da panela:12minutos
Temp. Final água de resfriamento: 46 graus.

Na minha opinião, o sistema foi muito eficiente, mesmo recirculação a mesma água.
Se a temperatura da água estiver mais baixa, usando gelo por exemplo, será possível resfriar uma quantidade maior de mosto.

O que os amigos acham? Qual a experiência de vcs com esses chillers de CF?

Seguem fotos.

028b12db6410e74887c9af9ca080cb64.jpg
3452f32fae0a695e1fa06838b32dd870.jpg
755b6a37c7cfd9e5a9382c2ec73ffe08.jpg
1c65e40a7f4fc3da3603f2737ecec792.jpg
Bom dia Matheus, muito legal o seu sistema, mas acho que tem alguma coisa estranha. Quando você tem dois líquidos em temperaturas diferentes e coloca eles em contato, o que se espera (pelas leis da física) é que entrem em equilíbrio. No seu caso parece que a temperatura da água de resfriamento ficou maior que a do mosto. Sugiro rever as medições e termômetros.

A equação de termodinâmica é
Volume*(variação da temperatura)_cerveja+Volume*(variação da temperatura)_Água=0

Considerando isso, você deveria usar 102l para atingir o equilíbrio em 34º
Uma forma de melhorar a eficiência é usar alguma forma de resfriar essa água de resfriamento (um radiador ou até alguma coisa como aquelas ecobrisas: um chuveiro com um ventilador assoprando a água para perder temperatura), ou usar gelo mesmo.

Da forma como vc descreveu, a temperatura de equilíbrio seria algo em trono de 41º (se o mosto estava a 100º), que é o que deu a água de resfriamento.

Abraço
 
@gkopke, a postagem do @MatheusFaga é de 2015.

Mas imagino o seguinte:
Na saída do mosto/entrada da água eles estão em equilíbrio a 34ºC
Na entrada de mosto/saída de água eles estão em equilíbrio a 46ºC

Durante a passagem dentro do chiller o resfriamento causa essa queda de 12ºC. Fazendo com o que o mosto em equilíbrio com a água mais fria do início fique com temperatura menor que a água que sai após resfriar este mosto.
 
@gkopke, a postagem do @MatheusFaga é de 2015.

Mas imagino o seguinte:
Na saída do mosto/entrada da água eles estão em equilíbrio a 34ºC
Na entrada de mosto/saída de água eles estão em equilíbrio a 46ºC

Durante a passagem dentro do chiller o resfriamento causa essa queda de 12ºC. Fazendo com o que o mosto em equilíbrio com a água mais fria do início fique com temperatura menor que a água que sai após resfriar este mosto.
Posso não ter entendido, mas ele diz que o mosto ficou no final a 34ª e a água de resfriamento a 46ª:

Volume resfriado: 14L
Temperatura final: 34 graus
Tempo de drenagem da panela:12minutos
Temp. Final água de resfriamento: 46 graus.

Isso que não seria possível
 
Por que não seria possível ?

Está passando num chiller.
A água está entrando mais fria e esfriando o mosto que está entrando mais quente.

Então, de um lado temos a água de entrada e o mosto de saída mais frios (34ºc)
Do outro lado temos o mosto de entrada e a água de saída mais quentes (46ºC)

A água de resfriamento não poderia sair mais quente que a temperatura do mosto inicial.
Mas sair mais quente do que a temperatura do mosto final é exatamente o objetivo.

Estariam na mesma temperatura se estivessem completamente em contato.
Mas a água de saída está em contato apenas com o mosto de entrada, a 46ºC.
A água de entrada esquenta dentro do chiller em contato com o mosto mais quente (por isso o resfria) e sai em equilíbrio com o mosto mais quente da entrada.
É exatamente esse o objetivo de se usar um chiller de contrafluxo.
 
O Mosto entra a 100ºC
A Água entra na temperatura ambiente (28ºC mais ou menos aqui no Rio).

O sistema de contrafluxo funciona por troca de calor.
As temperaturas só se equivaleriam se os dois fluxos (do mosto e da água) ficassem paradas por um longo tempo.
Mas com a água que entra em temperatura ambiente e vai absorvendo a temperatura do mosto que está 99ºC, ela vai sair mais quente.
 
Por que não seria possível ?

Está passando num chiller.
A água está entrando mais fria e esfriando o mosto que está entrando mais quente.

Então, de um lado temos a água de entrada e o mosto de saída mais frios (34ºc)
Do outro lado temos o mosto de entrada e a água de saída mais quentes (46ºC)

A água de resfriamento não poderia sair mais quente que a temperatura do mosto inicial.
Mas sair mais quente do que a temperatura do mosto final é exatamente o objetivo.

Estariam na mesma temperatura se estivessem completamente em contato.
Mas a água de saída está em contato apenas com o mosto de entrada, a 46ºC.
A água de entrada esquenta dentro do chiller em contato com o mosto mais quente (por isso o resfria) e sai em equilíbrio com o mosto mais quente da entrada.
É exatamente esse o objetivo de se usar um chiller de contrafluxo.

A eficiência máxima de transferência de calor seria o equilíbrio que, dados os volumes e temperaturas, seria 41,4ª.
 
O Mosto entra a 100ºC
A Água entra na temperatura ambiente (28ºC mais ou menos aqui no Rio).

O sistema de contrafluxo funciona por troca de calor.
As temperaturas só se equivaleriam se os dois fluxos (do mosto e da água) ficassem paradas por um longo tempo.
Mas com a água que entra em temperatura ambiente e vai absorvendo a temperatura do mosto que está 99ºC, ela vai sair mais quente.
Se fosse isso, estaria certo, mas o sistema dele fica recirculando a água, ou seja, cada vez que ela volta está mais quente. Mas não tem como ela ficar mais quente que o mosto no fim, pq neste caso, ela estaria esquentando o mosto
 
A eficiência máxima de transferência de calor seria o equilíbrio que, dados os volumes e temperaturas, seria 41,4ª.
Acho que primeiro você precisa entender o funcionamento de um chiller de contrafluxo.

Seria o equilíbrio se estivesse todo o volume de água em contato com todo o volume de mosto.
No chiller de contrafluxo mosto e água entram em contato brevemente pois são bombeados em direções opostas (contrafluxo)
E você está não considerando a recirculação da água.
 
Mas não tem como ela ficar mais quente que o mosto no fim, pq neste caso, ela estaria esquentando o mosto
não, ela não está esquentando o mosto.
Ela está resfriando o mosto e, em troca, o mosto está esquentando ela.

Você está pensando como um chiller de imersão onde todo o mosto está na mesma temperatura.


No de contrafluxo a água fria que está entrando entra em contato com o mosto já resfriado pela água anterior.
A água vai resfriando o mosto e ao mesmo tempo se aquecendo.
Mas essa água mais quente entra em contato com um mosto mais quente ainda, que está no início da outra ponta do chiller.

A água a 46ºC na saída está resfriando um mosto quente, recém saído da panela... a 100ºC talvez
O mosto frio a 34ºC na outra saída está sendo resfriado por água a temperatura ambiente (ou próximo disso, porque a água a temperatura está levemente sendo aquecida pela água quente que recircula)
 
Acho que primeiro você precisa entender o funcionamento de um chiller de contrafluxo.

Seria o equilíbrio se estivesse todo o volume de água em contato com todo o volume de mosto.
No chiller de contrafluxo mosto e água entram em contato brevemente pois são bombeados em direções opostas (contrafluxo)
E você está não considerando a recirculação da água.

Então eu não estou entendendo mesmo. Como a água do balde está a 46º (temperatura que ele mediu no final do processo dentro do balde) e entra no chiller a 34º, para que o mosto possa sair do chiller a 34º?
 
Realmente está entendendo errado.

"Temperatura inicial agua de resfriamento : 25 graus celsius."

"Foram resfriados aproximadamente 14lL de água em 12 minutos, reduzindo a temperatura de 100 graus (fervura), para 34 graus..."

"Volume resfriado: 14L" (MOSTO)
Temperatura final: 34 graus (MOSTO)
Tempo de drenagem da panela:12minutos
Temp. Final água de resfriamento: 46 graus.

Outra coisa, em momento nenhum ele afirma que a água entra no chiller a 46ºC.
Ele disse que no final a água de resfriamento ficou em 46ºC.
 
Last edited:
Realmente está entendendo errado.

"Temperatura inicial agua de resfriamento : 25 graus celsius."

"Foram resfriados aproximadamente 14lL de água em 12 minutos, reduzindo a temperatura de 100 graus (fervura), para 34 graus..."

"Volume resfriado: 14L" (MOSTO)
Temperatura final: 34 graus (MOSTO)
Tempo de drenagem da panela:12minutos
Temp. Final água de resfriamento: 46 graus.

Outra coisa, em momento nenhum ele afirma que a água entra no chiller a 46ºC.
Ele disse que no final a água de resfriamento ficou em 46ºC.
O seu erro é considerar que a água vem da rua a 25ª, passa pelo chiller e é armazenada no balde. Mas ele disse RECIRCULANDO, o que quer dizer que água está no balde, passa pelo chilller e volta para o balde. A temperatura inicial do resfriamento é a temperatura da água do balde. Então quando o balde está a 46º essa é a temperatura de entrada no chiller.
 
O seu erro é considerar que a água vem da rua a 25ª, passa pelo chiller e é armazenada no balde. Mas ele disse RECIRCULANDO, o que quer dizer que água está no balde, passa pelo chilller e volta para o balde. A temperatura inicial do resfriamento é a temperatura da água do balde. Então quando o balde está a 46º essa é a temperatura de entrada no chiller.
O seu erro é considerar que a água entra a 46 ºC
Ele tem "um balde" com 50 litros de água a 25ºC.
Ele começa a circular e a água sai do chiller a 46ºC.
Essa água a 46ºC volta para o balde onde encontra dezenas de litros de água que ainda não circularam e ainda estão a 25ºC.

Sim, a água do balde vai aquecendo. Mas ela não chega aos 46ºC.
E ela vai perdendo temperatura para o ambiente.
Depois de algum tempo a temperatura da água do balde realmente aumenta. Mas deve chegar próxima aos 34ºC.

Assim, a água próxima aos 34ºC entra em contato com o mosto que está saindo do chiller também próximo aos 34ºC.

Pensando no "equilíbrio"(exagerando no equilíbrio apenas para facilitar o entendimento):
A água de entrada e o mosto de saída estão em equilíbrio a 34ºC
Logo adiante.... uma água já aquecida está em equilíbrio com um mosto ainda não tão resfriado a 37ºC
Mais adiante, estão em equilíbrio a 40ºC
Na saída da água, entrada do mosto estão em equilíbrio a 46ºC
 
O seu erro é considerar que a água vem da rua a 25ª, passa pelo chiller e é armazenada no balde. Mas ele disse RECIRCULANDO, o que quer dizer que água está no balde, passa pelo chilller e volta para o balde. A temperatura inicial do resfriamento é a temperatura da água do balde. Então quando o balde está a 46º essa é a temperatura de entrada no chiller.

"A temperatura inicial do resfriamento é a temperatura da água do balde."
LÓGICO QUE NÃO. QUER DIZER QUE TU ENTENDEU QUE ELE SÓ COMEÇA O RESFRIAMENTO DEPOIS QUE PASSA A ÁGUA INTEIRA PELO CHILLER A PRIMEIRA VEZ CHEGANDO AOS 45º? OU ENTENDEU QUE ELE AQUECEU A ÁGUA NO BALDE PRIMEIRO, PRA SÓ DEPOIS FAZER A RECIRCULAÇÃO?
Além disso vamos desconsiderar a informação: "Temperatura inicial agua de resfriamento : 25 graus celsius." Só porque você quer entender assim?

"Então quando o balde está a 46º essa é a temperatura de entrada no chiller."
Como a água chegou aos 46ºC? Ele já estava resfriando ou não?

"Temp. Final água de resfriamento: 46 graus." Essa informação também é para desconsiderar? Ele diz que no "FINAL" a água estava a 46º. Não diz que no meio do resfriamento.

Mas vou explicar mais uma vez o que ele disse.

"Temperatura inicial agua de resfriamento : 25 graus celsius."
A água que vem da rua na temperatura ambiente estava em 25ºC quando ele começou o resfriamento. Essa água estava passando pelo Chiller e indo para o Balde onde ele ia fazer a recirculação.

EM MOMENTO NENHUM ELE DISSE QUAL A TEMPERATURA DO BALDE ONDE ELE FEZ A RECIRCULAÇÃO.
ELE SÓ INFORMOU QUE NO "FINAL" A ÁGUA NO BALDE ESTAVA A 46ºC.


Ou seja, na primeira fez que passou a água de 25ºc pelo chiller, ela pode ter ficado na temperatura de 36º no balde.
Na segunda vez que fez a recirculação, de 38º a temperatura e no
FINAL da recirculação chegou aos 46º.


"Foram resfriados aproximadamente 14lL de água em 12 minutos, reduzindo a temperatura de 100 graus (fervura), para 34 graus..."

"Volume resfriado: 14L" (MOSTO)
Temperatura final: 34 graus (MOSTO)
Tempo de drenagem da panela:12minutos
Temp. Final água de resfriamento: 46 graus.

Acho que fui o mais didático possível.

POR FAVOR AJUDEM O IRMÃO AÍ, PORQUE NÃO CONSIGO MAIS
 
Last edited:
O seu erro é considerar que a água vem da rua a 25ª, passa pelo chiller e é armazenada no balde.

Pra que pegar a água da rua e passar pelo chiller pra ser armazenada?
Ele poderia simplesmente apenas armazenar a água no balde. Que viajem...

O irmão entendeu que o amigo, pegou água da Rua a 25ºC, passou pelo chiller só para a água chegar a 46ºC.
Depois que chegou aos 46ºC, aí ele começou a resfriar o mosto dele. Que viajem... Quero entender como a água chegou aos 46º. Ele esquentou o balde no fogão?

Se ele não já estava resfriando o mosto, a água só chegaria aos 46ºC com alguma fonte de calor. Qual seria essa fonte de calor?
 
Na segunda vez que fez a recirculação, de 38º a temperatura e no FINAL da recirculação chegou aos 46º.

Como o mosto fica a 34ª se a água estava a 38ª (no seu exemplo)?

Eu não desconsiderei a informação que a água estava a 25ª, muito pelo contrário, eu use a equação do equilíbrio térmico para definir a temperatura de equilíbrio entre os dois líquidos:

MOSTO: 14 litros de mosto, temperatura inicial 100º (deve ser menor em Araraquara, provavelmente 97º por conta da altitude)
ÁGUA: 50 litros, temperatura inicial de 25º

Temperatura de equilíbrio é calculado 14*(100-X)+50*(25-X)=0

Onde X é a temperatura de equilíbrio térmico

1400-14X+1250-50X=0
2650=64X
X=41,4º

O que vocês estão dizendo é que a água e o mosto vão passar pela temperatura de equilíbrio e o Chiller vai conseguir transferir calor do mosto para a água, sem que se ponha mais energia no sistema, o que contraria as leis da termodinâmica? Se houvesse mais energia, como em uma geladeira ou placa de Peltier, você poderia conseguir isso, mas com um chiller de contrafluxo não.

MatheusFaga, espero ter ajudado
 
Como o mosto fica a 34ª se a água estava a 38ª (no seu exemplo)?


Eu não desconsiderei a informação que a água estava a 25ª, muito pelo contrário, eu use a equação do equilíbrio térmico para definir a temperatura de equilíbrio entre os dois líquidos:

MOSTO: 14 litros de mosto, temperatura inicial 100º (deve ser menor em Araraquara, provavelmente 97º por conta da altitude)
ÁGUA: 50 litros, temperatura inicial de 25º

Temperatura de equilíbrio é calculado 14*(100-X)+50*(25-X)=0

Onde X é a temperatura de equilíbrio térmico

1400-14X+1250-50X=0
2650=64X
X=41,4º

O que vocês estão dizendo é que a água e o mosto vão passar pela temperatura de equilíbrio e o Chiller vai conseguir transferir calor do mosto para a água, sem que se ponha mais energia no sistema, o que contraria as leis da termodinâmica? Se houvesse mais energia, como em uma geladeira ou placa de Peltier, você poderia conseguir isso, mas com um chiller de contrafluxo não.

MatheusFaga, espero ter ajudado


Como o mosto fica a 34ª se a água estava a 38ª (no seu exemplo)?
NÃO, A ÁGUA ESTAVA A 25ºC. NÃO DISTORÇA A VERDADE. NO FINAL DA PRIMEIRA RECIRCULAÇÃO, O BALDE CHEGA A 38ºC.

"O que vocês estão dizendo é que a água e o mosto vão passar pela temperatura de equilíbrio e o Chiller vai conseguir transferir calor do mosto para a água,"
MAIS UMA VEZ DISTORCENDO. NÃO EXISTE EQUILÍBRIO NO CONTRAFLUXO, COMO JÁ FOI INFORMADO. Haveria equilíbrio se os líquidos estivessem parados por um certo período.

O irmão entendeu que o amigo, pegou água da Rua a 25ºC, passou pelo chiller só para a água chegar a 46ºC.
Depois que chegou aos 46ºC, SÓ AÍ, ele começou a resfriar o mosto dele. Que viajem... Quero entender como a água chegou aos 46º. Ele esquentou o balde no fogão?

Se ele não já estava resfriando o mosto, a água só chegaria aos 46ºC com alguma fonte de calor. Qual seria essa fonte de calor?
 
Last edited:
Como o mosto fica a 34ª se a água estava a 38ª (no seu exemplo)?
NÃO, A ÁGUA ESTAVA A 25ºC. NÃO DISTORÇA A VERDADE. NO FINAL DA PRIMEIRA RECIRCULAÇÃO, O BALDE CHEGA A 38ºC.

"O que vocês estão dizendo é que a água e o mosto vão passar pela temperatura de equilíbrio e o Chiller vai conseguir transferir calor do mosto para a água,"
MAIS UMA VEZ DISTORCENDO. NÃO EXISTE EQUILÍBRIO NO CONTRAFLUXO, COMO JÁ FOI INFORMADO. Haveria equilíbrio se os líquidos estivessem parados por um certo período.

O irmão entendeu que o amigo, pegou água da Rua a 25ºC, passou pelo chiller só para a água chegar a 46ºC.
Depois que chegou aos 46ºC, SÓ AÍ, ele começou a resfriar o mosto dele. Que viajem... Quero entender como a água chegou aos 46º. Ele esquentou o balde no fogão?

Se ele não já estava resfriando o mosto, a água só chegaria aos 46ºC com alguma fonte de calor. Qual seria essa fonte de calor?
Quem está distorcendo é você, eu ao diss em nenhum momento que ele passa a água pelo contra fluxo até atingir 46° sem resfriar o mosto.

Mas corre lá para patentear sua geladeira de contrafluxo. Vai ficar rico!
 
Na verdade dá pra ver que você não está entendendo nada.

"Então eu não estou entendendo mesmo. Como a água do balde está a 46º (temperatura que ele mediu no final do processo dentro do balde) entra no chiller a 34º, para que o mosto possa sair do chiller a 34º?"

Quem disse que a 46ªC a água entra no chiller?
Se a temperatura "FINAL" (OU SEJA ACABOU), está em 46º PRA QUE ENTRARIA NO CHILLER SE JÁ ACABOU?

Realmente você não está entendendo.

O teste foi rodado na seguinte condição:

Volume de água fervida: 15L
Volume de água de resfriamento: 50L
Temperatura ambiente: 31graus Celsius
temperatura água de resfriamento : 25 graus celsius.

Foram resfriados aproximadamente 14lL de água em 12 minutos, reduzindo a temperatura de 100 graus (fervura), para 34 graus..

"seguem os valores finais após o resfriamento"

Volume resfriado: 14L
Temperatura final: 34 graus
Tempo de drenagem da panela:12minutos
Temp. "final" água de resfriamento: 46 graus.

O importante é que todos os que querem entender, entenderam que a água de resfriamento entra aos 25 graus e no final do processo de recirculação terminou a 46 graus.
Sabemos também que o mosto resfriou de 99ºC para a temperatura de 34° em apenas 12min.


"Mas corre lá para patentear sua geladeira de contrafluxo. Vai ficar rico!"
Se eu não consigo entender como funciona um contra fluxo, imagina fazer uma geladeira.
Se eu não consigo entender o que é um trocador de calor, imagina fazer uma geladeira.


Você disse:
"Posso não ter entendido, mas ele diz que o mosto ficou no final a 34ª e a água de resfriamento a 46ª:

Volume resfriado: 14L
Temperatura final: 34 graus
Tempo de drenagem da panela:12minutos
Temp. Final água de resfriamento: 46 graus.

"isso que não seria possível"

Não seria possível por que?
O mosto estava a 99ºC e no final chegou a 34ºC,
A água de resfriamento estava a 25º no COMEÇO, e no FINAL do resfriamento com a recirculação estava a 46ºC.
 
Last edited:
Boa noite! Não sei se estou perguntando no local certo mas também uso chiller de contrafluxo com bomba de máquina de lavar louça e o que acontece comigo é que a cerveja para de sair, perde pressão e sou obrigado a interromper o processo e retirar direto da panela sem passar pelo chiller. Será que essa bomba é muito fraca para uns 15 metros de chiller?
 
Boa noite! Não sei se estou perguntando no local certo mas também uso chiller de contrafluxo com bomba de máquina de lavar louça e o que acontece comigo é que a cerveja para de sair, perde pressão e sou obrigado a interromper o processo e retirar direto da panela sem passar pelo chiller. Será que essa bomba é muito fraca para uns 15 metros de chiller?
Imagino que a bomba só seria fraca se a saída do chiller estiver muito alta.
Será que não está indo trub junto e entupindo a bomba ?
 
Nao! Certeza que não!
Percebo que qndo paro a recirculação e mudo os registros para passar pelo chiller deve entrar ar, não sei o que pode ser. Começa fluindo bem e logo diminuem a vasão até parar. Geralmente deixo o sistema todo cheio sem ar, ligo a mangueira com pressão para que saia todo ar. Por isso penso em colocar uma bomba mais forte e ver se resolve o problema
Alguma sugestão de bomba para substituir essa de máquina de lavar?
 
Nao! Certeza que não!
Percebo que qndo paro a recirculação e mudo os registros para passar pelo chiller deve entrar ar, não sei o que pode ser. Começa fluindo bem e logo diminuem a vasão até parar. Geralmente deixo o sistema todo cheio sem ar, ligo a mangueira com pressão para que saia todo ar. Por isso penso em colocar uma bomba mais forte e ver se resolve o problema
Alguma sugestão de bomba para substituir essa de máquina de lavar?
 
Nao! Certeza que não!
Percebo que qndo paro a recirculação e mudo os registros para passar pelo chiller deve entrar ar, não sei o que pode ser. Começa fluindo bem e logo diminuem a vasão até parar. Geralmente deixo o sistema todo cheio sem ar, ligo a mangueira com pressão para que saia todo ar. Por isso penso em colocar uma bomba mais forte e ver se resolve o problema
Alguma sugestão de bomba para substituir essa de máquina de lavar?
 
Parabéns pela criatividade. Soluções simples para problemas aparentemente complicados. Também já usei esse recurso por um bom tempo, mas notei que com essas bombas de máquinas de lavar louça a vazão e a pressão são pequenas para que haja troca rápida de calor entre o mosto e a água . Ano retrasado acabei comprando uma bomba de imersão (ANAUGER Ecco - Anauger) e coloco na piscina de casa. Ela fica submersa a 1 metro de profundidade. Desse jeito consigo resfriar, oxigenar e inocular os fermentos "ale" quase que imediatamente. Sei que essa minha solução não se aplica a todos, mas acho que para o teu caso um upgrade da sua bomba melhoraria no fluxo de água no chiller.
Legal, Edison.
Pensei nisso mas fiquei com receio da vazão ou pressão serem muito altas, causando algum problema. Você teve dificuldades com isso?
Obrigado
 
Nao! Certeza que não!
Percebo que qndo paro a recirculação e mudo os registros para passar pelo chiller deve entrar ar, não sei o que pode ser. Começa fluindo bem e logo diminuem a vasão até parar. Geralmente deixo o sistema todo cheio sem ar, ligo a mangueira com pressão para que saia todo ar. Por isso penso em colocar uma bomba mais forte e ver se resolve o problema
Alguma sugestão de bomba para substituir essa de máquina de lavar?
Bom dia, eu recomendaria uma magnética, que pode ser a chugger ou uma outra chinesa mais em conta. O chiller oferece bastante resistência mesmo, e seu problema pode ser a força bomba... Mas fiquei pensando, se essa bomba aguenta a temperatura do mosto fervendo... Normalmente essas bombas não aguentam tanto...
 
Quem está distorcendo é você, eu ao diss em nenhum momento que ele passa a água pelo contra fluxo até atingir 46° sem resfriar o mosto.

Mas corre lá para patentear sua geladeira de contrafluxo. Vai ficar rico!
Bom dia, @gkopke! Legal desse fórum é que as vezes uma postagem com vários anos revive e gera a maior discussão!
Mano, o lance é que o contato entre os líquidos é dinâmico, e por isso a equação não se aplica. A troca não é constante. No início do processo, o resfriamento do mosto tava sendo mais eficaz. É claro que com água a quarenta e tantos graus não se resfria mosto a trinta e pouco. E não foi o que aconteceu. A temperatura final do mosto no fermentador é um "blend de várias temperaturas", digamos assim... A última gota de mosto que passou pelo chiller passou a quarenta e tantos graus mesmo.. vc tem razão. Mas foi misturado com o resto que estava abaixo disso.
No mais, o maluco que postou esses dados, postou isso já tem vários anos... Agora já é tarde pra ajudar ele... Rsrsrs.
Abs.

Edit: A equação não funcionou pq volume e variação de temperatura não são constantes no processo.
 
Last edited:
Legal, Edison.
Pensei nisso mas fiquei com receio da vazão ou pressão serem muito altas, causando algum problema. Você teve dificuldades com isso?
Obrigado
Nenhum problema até hoje. Meu setup é uma chugger empurrando o mosto e aquela bomba de imersão empurrando a água. Registro da chugger aberto em, mais ou menos, 1/3.
 
Boa noite! Não sei se estou perguntando no local certo mas também uso chiller de contrafluxo com bomba de máquina de lavar louça e o que acontece comigo é que a cerveja para de sair, perde pressão e sou obrigado a interromper o processo e retirar direto da panela sem passar pelo chiller. Será que essa bomba é muito fraca para uns 15 metros de chiller?

Está parecendo que seu chiller está entupido.
Mesmo sem a bomba, teria que sair líquido do outro lado.
Tenta testar com água.
Veja se sua bomba não está com ar.
E veja se não está engatando errado as mangueiras na bomba.
Tenta usar o Contrafluxo em pé. Assim a própria altura dele vai fazer pressão pra queda.
 
Last edited:
Back
Top