Contaminei minha primeira breja e agr?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Feb 12, 2019
Messages
16
Reaction score
1
Location
Niterói/RJ
Gente, hj fui envasar minha breja e encontrei uma camada em cima da. Breja. Já pensei logo... Ih deu ruim.
Mas me veio a dúvida na cabeça, será q eu tenho q descartar tudo? Fermentador, airlock, torneira? (as mangueiras eu joguei fora mesmo pra garantir)
A cerveja estava com um cheiro meio estranho meio podre, mas no copo, tirado pela torneira, estava normal até gostosa.
Minha dúvida é, tenho q descartar todo o material? E se essa breja oferece risco a saúde? já q eu bebo um copo antes de ver q deu problema

Obs. Após a fermentação estava normal, eu adicionei a gelatina para clarificar e 5 dias depois estava como nas fotos
 

Attachments

  • P_20190315_210146.jpg
    P_20190315_210146.jpg
    51.5 KB · Views: 143
  • IMG-20190315-WA0027.jpeg
    IMG-20190315-WA0027.jpeg
    27.2 KB · Views: 140
  • P_20190315_210139.jpg
    P_20190315_210139.jpg
    53.5 KB · Views: 137
  • P_20190315_210143.jpg
    P_20190315_210143.jpg
    47.9 KB · Views: 115
Gente, hj fui envasar minha breja e encontrei uma camada em cima da. Breja. Já pensei logo... Ih deu ruim.
Mas me veio a dúvida na cabeça, será q eu tenho q descartar tudo? Fermentador, airlock, torneira? (as mangueiras eu joguei fora mesmo pra garantir)
A cerveja estava com um cheiro meio estranho meio podre, mas no copo, tirado pela torneira, estava normal até gostosa.
Minha dúvida é, tenho q descartar todo o material? E se essa breja oferece risco a saúde? já q eu bebo um copo antes de ver q deu problema

Obs. Após a fermentação estava normal, eu adicionei a gelatina para clarificar e 5 dias depois estava como nas fotos


Resposta rápida (depois respondo com mais tempo seja necessário):

1 - Você não precisa jogar tudo fora, apenas aperfeiçoe sua sanitização.

2 - O cheiro meio podre não é necessariamente contaminação, pois o H2S (que dá cheiro de ovo podre) é produzido pela levedura também.

3 - Havendo contaminação eu aconselharia você a não tomar, pois vários subprodutos nocivos à saúde proveniente da fermentação de algumas bactérias podem não ter gosto nem cheiro. Portanto eu diria para você não consumir.

4 - Eu sempre falo que foto é terrível para atestar contaminação porque muitas a foto esconde detalhes e outras informações importantes. Pela imagem sua lama parece bastante contaminada, mas eu não sei detalhes adicionais sobre sua fermentação, nem sobre sua levedura, nem sobre seu mosto, e muito menos como e qual gelatina você usou. Tem biofilme nessa lama? Qual a consistência e o cheiro exato dela? Como você preparou e inoculou a gelatina ?

5 - Embora sua lama esteja feia, pode ser que não tenha ocorrido nenhuma contaminação realmente relevante/preocupante.
 
Last edited:
Back
Top