1. We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.
    Fechar Aviso

Contaminei minha primeira breja e agr?

Discussão em 'Sanitização' iniciado por Cervejaria Maltheus, 16/3/19.

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

1. 16/3/19 #1

Cervejaria Maltheus

Cervejaria Maltheus

Cervejaria Maltheus

Member

Afiliado:
    12/2/19
    Curtidas Recebidas:
    1
    Gente, hj fui envasar minha breja e encontrei uma camada em cima da. Breja. Já pensei logo... Ih deu ruim.
    Mas me veio a dúvida na cabeça, será q eu tenho q descartar tudo? Fermentador, airlock, torneira? (as mangueiras eu joguei fora mesmo pra garantir)
    A cerveja estava com um cheiro meio estranho meio podre, mas no copo, tirado pela torneira, estava normal até gostosa.
    Minha dúvida é, tenho q descartar todo o material? E se essa breja oferece risco a saúde? já q eu bebo um copo antes de ver q deu problema

Obs. Após a fermentação estava normal, eu adicionei a gelatina para clarificar e 5 dias depois estava como nas fotos

Arquivos Anexados:

2. 18/3/19 #2

Andre Paisano

Andre Paisano

Andre Paisano

Active Member

Afiliado:
    21/5/18
    Curtidas Recebidas:
    9
    explica ai como vc fez o processo com a gelatina

3. 18/3/19 #3

Inglorious Brewers

Inglorious Brewers

Inglorious Brewers

Well-Known Member

Afiliado:
    28/12/18
    Curtidas Recebidas:
    234

Resposta rápida (depois respondo com mais tempo seja necessário):

1 - Você não precisa jogar tudo fora, apenas aperfeiçoe sua sanitização.

2 - O cheiro meio podre não é necessariamente contaminação, pois o H2S (que dá cheiro de ovo podre) é produzido pela levedura também.

3 - Havendo contaminação eu aconselharia você a não tomar, pois vários subprodutos nocivos à saúde proveniente da fermentação de algumas bactérias podem não ter gosto nem cheiro. Portanto eu diria para você não consumir.

4 - Eu sempre falo que foto é terrível para atestar contaminação porque muitas a foto esconde detalhes e outras informações importantes. Pela imagem sua lama parece bastante contaminada, mas eu não sei detalhes adicionais sobre sua fermentação, nem sobre sua levedura, nem sobre seu mosto, e muito menos como e qual gelatina você usou. Tem biofilme nessa lama? Qual a consistência e o cheiro exato dela? Como você preparou e inoculou a gelatina ?

5 - Embora sua lama esteja feia, pode ser que não tenha ocorrido nenhuma contaminação realmente relevante/preocupante.

Última edição: 18/3/19
  4. 18/3/19 #4

jeanpaullopes

jeanpaullopes

jeanpaullopes

Well-Known Member

Afiliado:
    17/5/16
    Curtidas Recebidas:
    714
    parece um pouco com contaminação por pediococcus.

Compartilhe esta Página