Contaminado?

Discussão em 'Sanitização' iniciado por leohenry, 19/1/18.

1. 19/1/18 #1

leohenry

leohenry

leohenry

Member

Afiliado:
    17/11/17
    Curtidas Recebidas:
    1
    Galera, podem me ajudar?

Esse é um dos meus primeiros starters. Fiz com fermento top cropped de uma fermentação ativa p aumentar a qtd de celulas já antes de resfriar.

Notei que a aparência está um pouco diferente e to achando que pode ser contaminação. A foto foi tirada de cima do erlenmeyer.

O q acham?? Obrigado!! Ver anexo 119812

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Arquivos Anexados:

2. 19/1/18 #2

tomazela

tomazela

tomazela

Well-Known Member

Afiliado:
    12/1/16
    Curtidas Recebidas:
    431
    Amigo, é difícil afirmar quando a levedura está contaminada por foto.

Aparentemente está normal. Terminando o starter, experimente. Não é pra ser muito ácido, nem é para formar películas, tipo uma nata.

O cheiro nem sempre é bom, mas se estiver com excesso de aroma sulfuroso por exemplo (ovo podre) aí melhor não arriscar.

Agora, pq usa Top Cropped?

É uma técnica de difícil uso em casa.

Muitas vezes técnicas que as grandes cervejarias usam nem sempre são adequadas pra fazer em casa.

leohenry curtiu isso.
  3. 19/1/18 #3

ricardo

ricardo

ricardo

Well-Known Member

Afiliado:
    10/6/13
    Curtidas Recebidas:
    71
    Pois é, eu estava pensando o mesmo, top cropped pode ser algo difícil de fazer/dominar sendo o mais indicado usar um pouco do slurry ou um vial novo, starter e stir plate.

Não parece contaminado - coloquei no google "yeast infection" e tem fotos assustadoras, bem longe desta tua. Também li no homebrewtalk americano sobre as levas com contaminação proposital por brett ou para fazer sour beers - interessante estas leituras - recomendo. Inclusive tem uma empresa de porto alegre que está trabalhando com estas cepas 'diferentes' - mas vou deixar isso para o futuro.

leohenry curtiu isso.
  4. 19/1/18 #4

Krishna

Krishna

Krishna

Well-Known Member

Afiliado:
    18/9/16
    Curtidas Recebidas:
    67
    Tá em que faze a fermentação do starter?

E concordo, muito mais fácil fazer pela lama ou com vial. Aliás, com vial eu faço um starter um pouco maior do que quero e guardo uns 250ml pra novo starter.

Compartilhe esta Página