Contaminada, sim ou não?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Korvocore

Well-Known Member
Joined
Jul 22, 2014
Messages
291
Reaction score
99
Galera, deixei minha Chocolate Stout por 3 semanas no fermentador primário e quando fui transfegar para adicionar cereja, me deparo com isso:






Não tem mal cheiro e o gosto tb não está azedo. Fiz a transfega pra outro balde mas não coloquei a cereja, alguém ja teve essa "nata" em cima da cerveja que não a contaminou?
 
Hmmmm, usei cacau em pó 100%, será q é isso???

Eu tbm qdo usei numa leva usei o 100%. aconteceu parecido, não tanto mas parecido.

Mas se não tem gosto nem cheiro ruim... toca pra frente. Eu faria isso.
 
Hmmmm, usei cacau em pó 100%, será q é isso???
Eu vejo uma linda colônia...

Cacau 100%, é 100%... não tem gordura. O que tem gordura é chocolate.

Já fiz várias cervejas com Cacau 100%, e vários amigos meus tb.
 
Eu também lamento dizer, mas parece contaminada, sim... Digo isso com base em um panorama muito parecido de algumas levas que perdi assim...

Mas se não está com sabor azedo, continua apostando nela! É o que eu faria. Só jogo fora quando experimento e tenho que cuspir!

Vai nos reportando o desenrolar dos acontecimentos.
 
Ha que pena, 25l :(

Se ficar com as características normais de cerveja, aroma e sabor, será q tem problema beber? Digo, sei la, dar uma dor de bariga hehe?


Tb, uma hr ia acontecer, quase 30 levas e nenhuma contaminação...
 
Cara, eu tenho um levain que cultivo a um tempo rico em Lactobacilus e levedura selvagem. Quando vacilo um pouco e deixo ele sem comida as bacterias láticas dominam sobre a levedura selvagem e fica uma colonia com um aspecto IDÊNTICO a esse ai.

Com certeza isso é bactéria.

Vc não vai passar mal com isso
 
Eu vejo uma linda colônia...

Cacau 100%, é 100%... não tem gordura. O que tem gordura é chocolate.

Já fiz várias cervejas com Cacau 100%, e vários amigos meus tb.

Off-topic aqui, mas só a titulo de curiosidade :)

Na real o cacau tem gordura sim, mais ou menos metade do peso das amêndoas do cacau são gordura, que é a manteiga do cacau, moendo essas amendoas tem a massa do cacau, elas não são "secas". Então pra fazer o pó a gordura é removida e a pasta resultante é pulverizada.

Então o pó é cacau puro sim, sem nada adicionado (e sem gordura), mas o cacau puro, matéria prima (que faz chocolate) tem mais coisas que no pó não tem.

Abraço!
 
Sim, mas cacau puro é uma coisa..

Cacau em pó 100%... é outra. :)
 
Sim, mas cacau puro é uma coisa..

Cacau em pó 100%... é outra. :)

Exato! era só uma curiosidade... Como muitos, eu também ja tive medo do cacau em pó, pensando que poderia ter gordura assim como o cacau in natura.

Abraço
 
Voltando ao assunto do tópico, eu já tive leva assim. Experimentei, vi que tava bom, retirei o máximo que pude com uma peneira inox (sanitizada), fiz a transfega para outro fermentador, deixei alguns dias a 0 graus e engarrafei.
Resultado, a cerveja ficou boa, com a sedimentação normal, bebi sozinho dela por algumas semanas, depois ofereci a alguns amigos e não tive relatos de ngm passando mal com ela, até me pedem mais.

*mas realmente não tenho a menor ideia do que seja!!!
 
Não tem como saber só pelo visual da pelicula. Muitos contaminantes formam.

E pelas condições presentes numa cerveja fermentada, é raro que um eventual contaminante faça passar mal, seja patogênico...
 
Tive que jogar, começou a formar uma nova colônia no outro balde e dar um cheiro meio estranho. :(

Com certeza foi o balde, uma vez deixei ele cheio de água com a borra de fermento nas laterais por um mês por pura preguiça, o negócio fede heim. Lavei só com detergente normal, ficou até manchado o balde, vim usa-lo depois de 2 meses e só sanitizei normal com starsan. Ele tb não estava vedando muito bem, ha sei la. Ele agora virou silo de malte.

Mas vamo que vamo... comprar mais cacau pra fazer outra.

Vlw ai galera.
 
Como vocês usam o cacau? Quantidades e quando adicionar? Vou fazer uma stout com "restos" na próxima leva e seria interessante adicionar cacau.
 
@Raisoshi abre um tópico novo em receitas pra essa pergunta?

Tambem quero acompanhar, pq nunca usei. Se ficar aqui vou esquecer, ou se alguem for pesquiar talvez nao ache.

Abraço
 
Como vocês usam o cacau? Quantidades e quando adicionar? Vou fazer uma stout com "restos" na próxima leva e seria interessante adicionar cacau.

@Raisoshi abre um tópico novo em receitas pra essa pergunta?

Tambem quero acompanhar, pq nunca usei. Se ficar aqui vou esquecer, ou se alguem for pesquiar talvez nao ache.

Abraço
Fiz uma IPA e adicionei cacau na segunda fermentação, 180gr para 20 litros. Engarrafei ela segunda, fique com medo que o cacau pudesse tomar conta de toda a cerveja mas ela ficou excelente de sabor e o amargor dela está exatamente como eu queria, achei que o cacau pudesse mascarar o amargor.
Na Stout, adicionei o cacau na fervura. Foram 200gr para a produção de 20 litros. Vou engarrafar ela na terça. Dou uma comentada aqui se for do interesse.
Utilizei cacau 100%, em pó e sem açucar.
 
Salve, galera

Estou pra brassar uma Oatmeal Stout e queria saber como adicionar um pouco de chocolate.

Qual é o correto ? Em pó 100% ? 100% puro ? rs... confesso que fiquei confuso.

Adiciona-se na fervura? A quantos mins do fim ? Pra receita de 20L voces indicam qts gramas?

Valeu e boa cerveja a todos :rockin:
 
Salve, galera

Estou pra brassar uma Oatmeal Stout e queria saber como adicionar um pouco de chocolate.

Qual é o correto ? Em pó 100% ? 100% puro ? rs... confesso que fiquei confuso.

Adiciona-se na fervura? A quantos mins do fim ? Pra receita de 20L voces indicam qts gramas?

Valeu e boa cerveja a todos :rockin:
Coloquei 200gr de Cacau em pó sem açúcar para 20 litros na segunda fermentaçao. Ficou excelente!
 
Finalizei a nova Chocolate Cherry Stout. Ficou DUKA!

Coloquei 250g de cacau garoto 100%

Mais tarde posto fotos aqui.
 
Aproveitando o topico (para nao abrir o outro)
Após 3 dias de fermentação a temperatura ambiente, uns 22 externo (ja sei que tem varios erros ate aqui...rs...) a densidade baixou de 1075 para 1018 (sei que foi rapido demais).. e, se nao faltasse problemas...rs... a tampa estava estufando e começou vazar cerveja pelo sterilock...resolvi abrir... segue a foto
CONTAMINACAO.jpg

cheiro e gosto da breja parecem estar ok... mas perto do sterilock de fato contaminado
tive que decidir rapido o que fazer.... sou marinheiro de primeira viagem..
arrisquei..
sanitizei outro fermentador e troquei de fermentador pela torneira..usando um filtro metalico conico com tela bem fina. não passei nem o sedimento do fundo nem essa parte mais superior (nao passei estas partes nem pelo filtro.. nem saíram do fermentador antigo)....
tampei o novo e coloquei na geladeira convencional regulada para o mínimo...
será que salva? ou melhor ja jogar no ralo? hahahah
fiz besteira neste transporte ou era o jeito mesmo?
tenho que colocar mais um tantinho de fermento ou deixo assim mesmo?
Valeu
Abraço
Marcelo
 
@mfwitzel
porque tu acha que teu airlock estava contaminado? Não parece ter nada contaminado, parece uma fermentação normal (vigorosa, mas normal. Temperatura ambiente a 22 a fermentação vai voar mesmo)
Essa parte de cima que tu chama de estranha nada mais é que o krausen. É o fermento em ação. Se tu tirou o krausen, tu tirou a maior parte do teu fermento ativo.

Conselho: Nunca faça nada sem saber o porquê. É muito mais provável de errar do que de acertar. E gelar a cerveja com 3 dias? Isso não faz o menor sentido. Provavelmente tua cerveja nem atenuou 100%.

Resumindo. Tu fez uma sequência de bobagens. Se tu tivesse vindo no fórum ANTES, tu teria certamente resolvido teu problema. Não tem problema nenhum em vazar cerveja pelo airlock ou blow off. Nestes casos o que fazer???? simplesmente tira a mangueira ou o arilock, limpa, sanitiza e coloca de novo. Em caso de vazamento, sempre blow off é mais interessante.

Lê os tópicos fixos antes da próxima cerveja...
 
Pela foto é dificil saber, mas me parece normal também... Concordo com o tiefensee, se tu tivesse vindo antes aqui tinha poupado trabalho e evitado a chance de contaminar de verdade passando a ceva de uma lado pra outro.
 
Aproveitando o topico (para nao abrir o outro)
Após 3 dias de fermentação a temperatura ambiente, uns 22 externo (ja sei que tem varios erros ate aqui...rs...) a densidade baixou de 1075 para 1018 (sei que foi rapido demais).. e, se nao faltasse problemas...rs... a tampa estava estufando e começou vazar cerveja pelo sterilock...resolvi abrir... segue a foto
CONTAMINACAO.jpg

cheiro e gosto da breja parecem estar ok... mas perto do sterilock de fato contaminado
tive que decidir rapido o que fazer.... sou marinheiro de primeira viagem..
arrisquei..
sanitizei outro fermentador e troquei de fermentador pela torneira..usando um filtro metalico conico com tela bem fina. não passei nem o sedimento do fundo nem essa parte mais superior (nao passei estas partes nem pelo filtro.. nem saíram do fermentador antigo)....
tampei o novo e coloquei na geladeira convencional regulada para o mínimo...
será que salva? ou melhor ja jogar no ralo? hahahah
fiz besteira neste transporte ou era o jeito mesmo?
tenho que colocar mais um tantinho de fermento ou deixo assim mesmo?
Valeu
Abraço
Marcelo

Concordo com o que já foi dito acima.

Mas tenho que acrescentar minha experiência,porque,no início sempre achava que minhas levas estavam contaminadas.Tinha essa paranoia.
Mas a verdade é que a fermentação gera cheiros e gostos estranhos,vários desagradáveis que só com maturação,ou seja tempo,podem desaparecer.

Então meu conselho,como alguém que se precipitou demais:É difícil uma cerveja contaminar,e podem até discordar,mas em minha experiência é preciso realmente se esforçar pra uma leva contaminar.Então tenha sempre paciência e dê tempo para que os aromas e sabores da cerveja melhorem.

Sobre o que fazer agora,não sei,talvez seu fermento ainda volte a ficar ativo trazendo à mesma temperatura de antes.Te indicaria tentar isso.

Boa sorte,

Abraço.
 
...É difícil uma cerveja contaminar,e podem até discordar,mas em minha experiência é preciso realmente se esforçar pra uma leva contaminar....

Eu discordo com esta passagem. Concordo com o seguinte, é difícil contaminar a cerveja a ponto de ter que descartá-la. Agora contaminação pode ocorrer em diversos níveis e é fácil de acontecer, e muitas vezes achamos que não está contaminada, mas há um pequeno off-flavor presente, que não chega a arruinar a cerva. E às vezes, a contaminação só é percebida depois de um tempo engarrafada e à temperatura ambiente, quando o contaminante ainda continua a atuar na cerva, deixando-a mais carbonatada, aguada, sem graça.

Mas voltando a questão do colega cervejeiro, por se tratar de uma dúvida específica a algo ocorrido por ele, deveria ter criado outro tópico.

O pessoal que administra o fórum e muitos colegas experientes sempre orientam a abrir um tópico para sua questão pessoal e não pegar carona em outro já aberto.

Abraço!
 
grato a todos
assumo a minha ignorancia no assunto e vou aprendendo com estes erros que estou cometendo.. desculpem se amolei com duvidas ou erros muito basicos.
faltaram duas informacoes (que explicam mas nao justificam o que acabei fazendo):
-provavelmente o meu air lock entupiu (o balde ja estava parecendo uma bola de futebol..hahaha..trata se deste novo sterilock... sei nao....).. e a breja ja tinha atingido a densidade e alcool esperados.
-pintou viagem de ultima hora.. de 5 dias.... que vou ficar longe do fermentador.. hahaah.. e a temperatura ambiente esta subindo (clima esquentou).
qto a abrir outro topico, farei isso da proxima vez.
sei que cada forum tem suas regras e temos que nos adaptar a cada um... mas ja cansei de ver reclamacoes em muitos foruns qdo abrem topico novo por causa de duvida especifica.. ia abrir, pensei melhor e reaolvi inserir em topico ja existente... mas a sugestao está anotada e será seguida.
abraço
e mais uma vez obrigado
marcelo
 
a dúvida nunca é básica quando existe, relaxa, o fórum tá ai pra isso mesmo
 
Back
Top