contaminações recorrentes :(

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

valtert

Well-Known Member
Joined
Jun 19, 2014
Messages
432
Reaction score
131
Location
Florianopolis
Aqui estou eu com dúvidas sobre contaminações novamente! :(

Há algumas levas tive uma contaminação bem feia e a leva foi pelo ralo. Tinha cheiro de podre, de esgoto. Limpei muito bem o fermentador e equipamentos mas desde então tenho sentido o odor do enxofre nas levas seguintes.

A maioria das pessoas que provam essas levas nem percebem o off-flavor, nem mesmo após eu falar, então não deve ser tão grave assim, mas eu sei que está lá. Quando mexo no fermentador pra engarrafar já sinto, mas visualmente não há nada muito estranho na superfície...

Depois de pesquisar bastante cheguei a algumas conclusões, gostaria que confirmassem ou contestassem:
  • - Após uma contaminação, às vezes existe a possibilidade de limpar todo o equipamento e não ter mais vestígios do contaminante, às vezes não.
  • - Caso o contaminante tenha formado biofilme (ou aderido a um) em equipamento plástico é "impossível" limpar, uma vez que a adesão do biofilme pode ser mais forte que o próprio plástico
  • - Equipamento metálico não oferece tanta aderência para biofilmes, sendo mais fácil de limpar (ufa, o chiller está salvo! Ou não?)
  • - Não existe uma forma visual de detectar a existência de biofilme
  • - A recomendação geral seria limpar tudo muito bem e, caso persista a contaminação, substituir o equipamento contaminado

Bom, isso foi o que encontrei de informação. Agora, o que eu não encontrei é como definir o que será substituído.

No meu caso, como ao fim da fermentação já percebo a contaminação, o que me vem à mente é isso: pá do whirlpool, sensor de temperatura imerso durante o resfriamento, chiller, mangueira de trasfega para o fermentador, fermentador, torneiras do fermentador e vedações. O que faço, jogo isso tudo fora? :confused:

Estou muito desanimado, assim que aumentei a produção apareceu esse problema, tenho medo de trocar só o fermentador e contaminar uma bombona novinha por causa de uma torneira ou uma pá... qualquer ajuda é muito bem vinda!
 
Amigo, normalmente, repito, normalmente e não sempre as contaminações vêm acompanhadas de de um visual característico que é a formação de uma espécie de filme no fermentador, você abre o mesmo e pode visualizar uma película na superfície, é esse o seu caso?

Quais as cepas de fermento que você utilizou nessas suas levas? Você acha que é contaminação pelo cheiro logo após a fermentação ou você engarrafa essas levas e esse odor persiste por semanas? Falo isso pois algumas cepas realmente produzem um odor forte e característico de enxofre durante e logo após a fermentação, que acaba sumindo com o tempo. Vide, https://beerandbrewing.com/VKHrmSsAAF-R76iK/article/off-flavor-of-the-week-sulfur

Se realmente for contaminação, eu jogaria descartaria todo o material que entrou em contato com a leva pós fervura, normalmente baldes fermentadores e mangueiras. Pá é um item relativamente fácil de limpar e sanitizar, mas entre gastar 20-30 reais ou arriscar contaminar outra leva eu também descartaria a pá.
 
Obrigado Leonardo!

Pois então, não vejo nada muito estranho no fermentador, as vezes parece que sobrou uma espuminha ou outra, não sei se é do krausening mesmo ou se pode ser de algum contaminante. Infelizmente não tenho fotos...

Mas pra mim é contaminação sim, já aconteceu em levas com US-05 e também com S-04. Já tive residuais de enxofre com o M20 e Munich em weiss e é bem diferente o cheiro, deve ser outro composto de enxofre, sei lá.. Na garrafa persiste, as vezes piora. Teve uma leva que foi metade pro post-mix e tomamos de boa, a outra metade que ficou mais algumas semanas no fermentador acabou ficando ruim, mais com esse cheiro e bem ácida, mas nada de acético, é mais tipo fruta ácida mesmo, lembra araçá. Pelo jeito é algum contaminante que não se importa muito com o álcool!

E sobre o fermentador, será que vale a pena usar pra guardar malte?

E o chiller?

Valeu, abraço!
 
Cara, por esse relato aposto em contaminação mesmo. Já usei S-04 e US-05 em diferentes temperaturas de fermentação (desde 14 a 21 graus) e nunca percebi esse odor.

Mas para mim, o fato de algumas levas estarem boas logo após a maturação mas quando ficam mais tempo nas garrafas e/ou post-mix ficam ruins é um sinal claro que está contaminado.

O fermentador eu lavaria muito bem com esponja, na brutalidade mesmo, sanificaria e usaria para guardar malte como você sugeriu.

As mangueiras, torneiras do balde fermentador e até o airlock que estava sendo usando eu descartaria. O mesmo para as garrafas caso você reutilize.

O chiller, se for de imersão, o que você pode fazer é limpa-lo muito bem, sanitizar e colocá-lo nos 15 minutos finais da fervura daqui para frente.

O post-mix é complicado, pois não é um equipamento que você pode descartar pois tem um valor alto, nesse caso eu desmontaria o mesmo inteiro e limparia da melhor maneira que você puder, inclusive o tubo de líquido e deixaria todas as partes, depois de bem limpas, em um recipiente com um sanitizante potente. Eu não sei se soda cáustica pode ser usada com alumínio, mas se puder é uma opção interessante. As mangueiras do post-mix, inclusive a torneira, eu descartaria.

Se você usa balde branco como fermentador, é muito difícil ele contaminar se não tiver ranhuras, eu aposto que o problema esteja nas mangueiras ou torneiras.

Abraços.
 
É isso então, trocar tudo... Só vou salvar o chiller, garrafas e post-mix.

O chiller tenho colocado nos 15 finais sempre, inclusive enrolei ele bem largo pra conseguir fazer whirlpool com ele dentro da panela, não fica um cone bonitão mas não ligo muito, é prático.

Garrafas eu vou deixar. Se perceber que mesmo deixando mais tempo no fermentador continua com perfil limpo e piora nas garrafas até penso em trocar, mas como a princípio contaminação em vidro é mais fácil de remover e não vai pegar em outros equipamentos, vou confiar na minha limpeza.

Post-mix eu comecei a usar há muito pouco tempo, nem cheguei a desmontar ainda, mas vamos lá hehe

TORNEIRAS!! Ando encucado com elas faz tempo. O modelo que tenho usado não dá pra desmontar e parece um ambiente bem propício pras bactérias. O que acham delas? Entre a parte vermelha e a transparente não pode ficar resíduos??
torneira-plastica-38-para-fermentador.jpg

Pior que já aumentei o furo de tudo que é balde e fermentador pra usar dessas. Paciência, agora vai tudo fora. :(
 
Tá ai uma coisa que tira o tesão da gente, não é? Eu tive problema de biofilme em um fermentador conico comum. Fiz umas 15 levas nele e só 1 não contaminou (a primeira, hahahaha). Depois que abandonei ele e voltei pra bombona, as duas primeiras deram certo, ai na terceira deu de novo, mais duas sem, outra com e mais duas sem. Ou seja, realmente tinha algum outro fator.
Recomendo a você fazer uma limpa geral ai. Plástico e inox podem ir na soda, então sem dó. O restante, se der pra descartar blz, se não, limpeza mecanica bem feita (bucha, sabão neutro, etc).

Boa sorte ai
Abraços!
 
Pergunta besta, mas achava que a soda dava conta de remover o biofilme. Ou não ?!
 
Last edited:
Pergunta besta, mas achava que a soda dava conta de remover o biofilme. Ou não ?!

No meu caso, demorei muito pra reagir, ai nem a soda deu conta. Mas se a limpeza com soda for com uma frequencia alta, ai é tranquilo.

Abraço
 
vamos lá contaminação somente após a fervura antes vc não tem risco
entao se usa chiller para esfriar dificil de contaminar pois quando vc faz a imersao o mosto está super quente praticamente 85ºc ou mais

o que contamina aí está entre a transfega apo´s esfriamento e fermentador

aí que vc tem que verificar
se utiliza bombona cuidado primeiro vc lave com agua e detergente neutro deixa secar bem no sol emborcada apo´s secar vc verá pontos mais esbranquiçados que é aonde vc deve dar uma boa relavada depois sanitizar com iodofor e ainda assim borrifar alcool 70 após a secagem..

sempre verifique aqueles aneis de vedação da torneira pode ter muita sujeira escondida alí
 
Estou abandonando o uso destas torneiras quando desmontei uma na marra e constatei que fica sujeira acumulada. Quando remontei começou a vazar. Uso mangueira de silicone e mando na panela de pressão. Apesar de fazerem parte da fazer quente, estou desmontando os registros das panelas, só assim dá pra limpar 100%. Não se assuste se tiver um cheiro de podre.
 
Obrigado a todos pelas considerações!

No caso estou focando na limpeza pós-contaminação, é essa minha dúvida nesse tópico. Mas são boas as considerações com relação à limpeza.

Estava pesquisando e descobri que o material da bombona que uso como fermentador (HDPE) não é muito resistente à água sanitária, mas é muito resistente à soda cáustica. Interessante! Porém com relação a remoção de biofilme encontrei mais ensaios relacionados à água sanitária...

@paulopinho não sabia dessa sobre as manchas brancas. As torneiras sempre desmontei e lavei tudo que fosse possível.

@Divv_C_Divin01 essa torneira que não é possível desmontar realmente me preocupa, agora com seu relato vou abandonar de vez...

@tomazela pelo que pesquisei os sanitizantes comuns não tem muita eficácia depois que forma biofilme. Eu uso iodo para todo equipamento, mas estou considerando voltar pro peracético pro fermentador. Quanto à esponja, uso aquelas que o lado áspero não risca, não sei se pode danificar, espero que não.
 
Obrigado a todos pelas considerações!

No caso estou focando na limpeza pós-contaminação, é essa minha dúvida nesse tópico. Mas são boas as considerações com relação à limpeza.

Estava pesquisando e descobri que o material da bombona que uso como fermentador (HDPE) não é muito resistente à água sanitária, mas é muito resistente à soda cáustica. Interessante! Porém com relação a remoção de biofilme encontrei mais ensaios relacionados à água sanitária...

@paulopinho não sabia dessa sobre as manchas brancas. As torneiras sempre desmontei e lavei tudo que fosse possível.

@Divv_C_Divin01 essa torneira que não é possível desmontar realmente me preocupa, agora com seu relato vou abandonar de vez...

@tomazela pelo que pesquisei os sanitizantes comuns não tem muita eficácia depois que forma biofilme. Eu uso iodo para todo equipamento, mas estou considerando voltar pro peracético pro fermentador. Quanto à esponja, uso aquelas que o lado áspero não risca, não sei se pode danificar, espero que não.

@valtert,

Vou relatar o que eu fiz com meu equipamento que estava com uma contaminação recorrente e que funcionou, mas não sei se é uma prática boa pois é agressiva.

Tenho aquelas bombonas azuis de 30L. O que fiz foi uma limpeza mecânica, molho em cloro e bastante enxague. Depois, fervi água e joguei dentro da bombona ainda fervendo e deixei lá, fechada. Quando baixou para uns 70°C eu adicionei soda cáustica (a soda tem efeito sanitizante quando em temperatura alta, no entanto, cuidado ao colocar pois ela reage fortemente com a água quente).

Depois disso, lavei e sanitizei com ácido peracético.

Também fervi as torneiras plásticas em água e não derreteram.

Mas como disse, é algo agressivo e talvez danifique o equipamento. Mas como iria descartar mesmo, resolvi fazer e deu certo.

Abraço.
 
(...) limpeza mecanica bem feita (bucha, sabão neutro, etc).

Vi em outros lugares também, acho que no HBT americano, pra usar sabão e não detergente. Tem tanta diferença assim mesmo?

Em outro lugar, acho que foi um post do Guenther sobre espuma até, fala pra usar detergente pra lavar os copos e não sabão, pois o sabão pode ter gordura residual. E agora?

@gabrielcalo muito obrigado pelo relato, ajuda bastante sim!
 
Essas torneira não precisam serem desmontadas, basta usar uma escova dental nas roscas e no interior delas (tem umas ranhuras lá que não dá pra ver). Sempre usei delas e nunca tive problema com contaminação e lavo dessa forma, somente com água e detergente.
 
Buenas, seguindo o relato dos colegas, de outras leituras na web e dados científicos coletados (na web, claro) estendi bastante meu envase de hoje pra garantir uma boa higienização e sanitização do fermentador, torneiras e baldes de envase.

Sobre a receita, hoje foi pra garrafa minha SMaSH vienna+citra, que mosturei a 68C e ficou com a incrível FG de 1.025. Espero que não ocorram as primeiras explosões em 20 levas, achei uma FG bem peculiar mas pelo malte e temperatura resolvi acreditar estar tudo bem, se alguém não concordar por favor sinalize! (22g US-05 hidratados para ~20L com OG 1.052, 25 dias a 18C com sensor colado no fermentador e isolado termicamente, diferencial 0.1C). Durante o envase observei algumas placas sobre a cerveja no balde de envase, parecendo óleo, o que certamente remente à alguma contaminação. Como foi uma receita bem lupulada e com dry hopping fica difícil fazer uma avaliação sensorial, mas darei retorno se houver gushing como as levas anteriores.

Sobre a "desinfecção", após o envase lavei muito bem o fermentador. Todas as torneiras foram lavadas e após, banho de água sanitária 500ppm, uns vinte minutos. Fermentador (bombona de 50L) sofreu o mesmo processo, claro que com poucos litros de água, fui girando a cada 10 minutos pra que todos os lados ficassem em contato com a solução. Ao fim do processo fervi 40L de água (o máximo que consegui com meu equipamento) e joguei no fermentador com 50g de PAC, completando com água a temperatura ambiente. Está lá, pretendo deixar a noite toda. Sei que o sucesso da sanitização depende de uma boa higienização, por isso lavei muito bem com água e detergente (já que ninguém me esclareceu sobre o sabão vs. detergente). Sobre o biofilme, pelo que pesquisei (já que também não tive contribuições sobre o assunto) resolvi usar o hipoclorito (água sanitária) já que foi o sanitizante mais abordado nos artigos científicos que encontrei sobre o assunto, juntamente com a água fervente, que pelo que entendi é um ótimo meio de descontaminação, juntamente com o PAC, já que tinha disponível e pelas minhas pesquisas tem um espectro de ação maior do que o iodo, que uso costumeiramente.

Enfim, agradeço a colaboração de todos e na próxima leva pretendo fazer uma blonde simples e neutra e, apesar de desnecessário, deixar algumas semanas no fermentador a temperatura ambiente para verificar a incidência de contaminações. Em seguida, volto com os resultados.

Agradeço a colaboração de todos!

Boas cevas :mug:
 
Acho a FG alta em relação a OG, ainda mais usando o S-05.

Tem certeza de que a fermentação tinha realmente terminado?
 
Não tenho certeza, mas como ficou bastante tempo no fermentador e não tinha nenhum fator de estresse pra levedura resolvi arriscar. E também imaginei que estaria doce, claro que com tanto lúpulo é mais difícil identificar, mas não percebi dulçor. Até pensei em subir a temperatura e suspender a levedura mas não tive paciência. :drunk:

Pior que a vedação do meu manômetro se foi então nem tenho como acompanhar... O jeito é ir abrindo, mas tudo bem, eu fiz pra tomar mesmo ;)
 
Sobre as manchas brancas, apareceram depois de toda essa saga! Alguém sabe algo mais sobre isso? Vou esfregar mais e sanitizar novamente...

Sobre a FG alta, pode ser algum contaminante que esteja inibindo a levedura?
 
Só pra dar um retorno, a cerveja atenuou ainda depois de engarrafar, fechando em 1.014. Ficou supercarbonatada mas acho que está longe de explodir... nunca tinha estagnado assim, vou rever a isolação do sensor de temperatura colado no fermentador. E sim, ficou com a acidez da anterior, puxando pro lático. Não sei se pode ter relação com o andamento da fermentação.

Já estou com outro fermentador e vou trocar as torneiras, e considerando usar sacos plásticos para forrar o fermentador, ao menos a nível de experiência. Um cervejeiro local relatou usar essa técnica e encontrei mais informações aqui: http://fermware.com/fermentation-bucket-liners/
 
falando em contaminações a que ocorre e pra mim a mais relevante é a contaminação na hora do resfriamento
principalmente que usa uma bacia com gelo com panela dentro
o proprio respingo de gelo nessa etapa dentro da panela vai contaminar seu mosto deixe a panela com a tampa quando for colocar o gelo ao redor da panela e também os insetos que por ventura estiverem sobrevoando proximo o vapor vai derruba-los justamente dentro da panela moscas sao piores contaminantes ainda...
 
Estou sofrendo deste mal.

Pela segunda vez seguida tenho tido contaminações em meu mosto com aquela película dentro do balde de fermentação. Desta leva tive um problema com volumes e acabei com um volume maior de cerveja, não cabendo no balde de 20 litros, logo usei 2 para fermentar. O primeiro balde apresentou contaminação em menos de uma semana a 18C, espirrei iodo por fora dele e o lacrei ja que o headspace tava grande e nao haveria muito mais fermentação. O segundo foi contaminado no período de secundária, quando ficou a temperatura mais alta.

A questão é a seguinte. Vi que houve uma certa umidade na geladeira e isso provavelmente junto a temperatura elevada deu margem para o crescimento desses organismos. Como procedem ao deixar a temperatura mais alta? Quais procedimentos? Sempre iniciava a secundária fora da geladeira, mas com o calor atual isso não é possível. Algum conselho para evitar contaminações nessa fase?
 
Amigo para a contaminação acontecer na secundária é mais difícil, pois o meio em questão já não é mais tão propício à proliferação de bactérias tendo em vista a concentração alcoólica, a falta de alimento (açucares - não que só se alimentem de açucares) e o fato do fermentador estar hermeticamente fechado (pelo menos deveria estar). Eu aposto em contaminação muito antes disso, porém apenas se torna grande (visualmente falando) depois de algumas semanas.

Se já é a segunda vez e você limpou e sanitizou se equipamento "frio" (tudo que entra em contato com a cerveja depois da fervura) e contaminou novamente, eu descartaria esse material e compraria outro. Se não for possível e quiser arriscar, compra uma esponja nova, limpa (com a parte não-abrasiva) teu equipamento muito bem limpo, todos os cantos, dá um jeito de limpar as mangueiras e as torneiras dos baldes também. Depois sanitiza e deixa tudo de molho na solução sanitizante. Torce para funcionar.

Quanto a geladeira, eu a cada 2 meses degelo a minha e faço uma limpeza minuciosa, e desinfeto ela também por dentro antes de usar novamente.
 
Pois é, mas pelo cheiro e gosto parece que a cerveja formada está se tornando aos poucos vinagre mesmo.

De qualquer maneira seguirei a recomendação e descartarei todos equipamentos a frio. Além disso creio que pro volume obtido meu fogão não dá conta de ferver intensamente então vou atras de um caga fogo.

Sobre a geladeira um bom banho de água sanitária seria indicado? Visto que ela não entrará em contato com a cerveja?

Seria o caso de talvez eliminar meu chiller também ou só ferver ele com a cerveja ja seria o suficiente? Tenho medo da contaminação estar muito bem presa aos equipamentos.
 
Pois é, mas pelo cheiro e gosto parece que a cerveja formada está se tornando aos poucos vinagre mesmo.

De qualquer maneira seguirei a recomendação e descartarei todos equipamentos a frio. Além disso creio que pro volume obtido meu fogão não dá conta de ferver intensamente então vou atras de um caga fogo.

Sobre a geladeira um bom banho de água sanitária seria indicado? Visto que ela não entrará em contato com a cerveja?

Seria o caso de talvez eliminar meu chiller também ou só ferver ele com a cerveja ja seria o suficiente? Tenho medo da contaminação estar muito bem presa aos equipamentos.
Não vejo razão pra descartar o chiller pois ele entra em contato com a fervura não há como contaminar, apenas limpe muito bem não deixando nenhuma incrustração. Quanto aos baldes, por serem baratos, você até pode descartar mas também dá pra sanitizar utilizando água fervente, eu costumo utilizar vapor dessas máquinas de limpeza a vapor mas acredito que vc pode ir jogando água fervente, embora não seja indicado utilizar altas temperaturas nesses plásticos eu acredito que o que pode acontecer é sua vida útil diminuir mas se você iria descartar mesmo...
 
Pessoal, estou muito grato com todas as contribuições!

Minha última leva está totalmente limpa!!! :rockin: :mug:

Fiz uma blonde com US-05 e está muito limpo o perfil dela, impressionante.

Descartei apenas mangueiras e torneiras, o resto fiz uma limpeza pesada, esfregando com esponja que não risca e detergente, depois molho com cloro e depois com soda cáustica, lavando mais uma vez e sanitizando antes do uso. Tomara que não tenha mais contaminhações, redescrobrir o quão boas podem ser as minhas produções não tem preço!! Bem como a contribuição de vocês :)
 
Ando pensando seriamente em passar a fermentação para um postmix ou panela de inox só para poder fazer limpeza química.

Plástico é zica. :)
 
Só pra dar um retorno, a cerveja atenuou ainda depois de engarrafar, fechando em 1.014. Ficou supercarbonatada mas acho que está longe de explodir... nunca tinha estagnado assim, vou rever a isolação do sensor de temperatura colado no fermentador. E sim, ficou com a acidez da anterior, puxando pro lático. Não sei se pode ter relação com o andamento da fermentação.

Já estou com outro fermentador e vou trocar as torneiras, e considerando usar sacos plásticos para forrar o fermentador, ao menos a nível de experiência. Um cervejeiro local relatou usar essa técnica e encontrei mais informações aqui: http://fermware.com/fermentation-bucket-liners/

Achei muito interessante essa técnica, vc saberia me dizer que saco plástico poderia ser utilizado pra ficar em contato com a breja? Tem algum exemplo comercial?

Essa técnica facilitaria muito a limpeza/manutenção dos equipamentos.

Valeu!
 
Nesse site ele da dicas de marcas, claro que não existem no Brasil, pensei até em importar.

O cervejeiro que usava essa técnica disse que comprava em loja de embalagens (vende caixas de papelão, marmitex isopor e plástico, sacos, etc). Diz ele que não era alimentício mas ele "não liga" pois não percebeu alteração no sabor.

No site também tem a apreciação de um toxicologista sobre o assunto! Bem interessante mesmo.

Abraço!
 
O que te impede de fazer limpeza química em plástico?

Não é um impecilho, mas tem algumas coisas que me incomodam muito.

Uma é a falta de conhecimento teórico e prático sobre os reagentes. Não sou genial, mas sei me virar com o google, porém confesso que não encontrei muita informação a respeito disso. Talvez eu deva procurar mais, talvez a industria de plásticos alimentícios não se importem, uma vez que eles são para uso único, teoricamente.

Outro fator, que pra mim é o principal, é o odor. Quando eu tive a primeira contaminação, resolvei que usar alvejante para limpar tudo. Perdi o fermentador, porque o odor de alvejante não sai nem a pau. O mesmo acontece com os 'fermentadores de produção'. O cheiro e a cor da cerveja não saem, ficam impregnados.

E por último, o maldito mofo. Eu lavo, uso sabão oxidante, sanitizo, seco, guardo, e quando eu vou pegar o fermentador, o maldito pontinho de mofo está lá, pra zombar da minha cara e dos meus métodos de sanitização, provavelmente.

Sei que são detalhes irrelevantes no conjunto da obra, mas como eu costumo dizer, não há razão que consiga lidar com a neurose (e nem com o fetiche).

O fato dos fermentadores pegarem cheiro e cor fazem parte da minha da minha neurose, e inox, do fetiche. ;)
 
Não é um impecilho, mas tem algumas coisas que me incomodam muito.

Uma é a falta de conhecimento teórico e prático sobre os reagentes. Não sou genial, mas sei me virar com o google, porém confesso que não encontrei muita informação a respeito disso. Talvez eu deva procurar mais, talvez a industria de plásticos alimentícios não se importem, uma vez que eles são para uso único, teoricamente.

Outro fator, que pra mim é o principal, é o odor. Quando eu tive a primeira contaminação, resolvei que usar alvejante para limpar tudo. Perdi o fermentador, porque o odor de alvejante não sai nem a pau. O mesmo acontece com os 'fermentadores de produção'. O cheiro e a cor da cerveja não saem, ficam impregnados.

E por último, o maldito mofo. Eu lavo, uso sabão oxidante, sanitizo, seco, guardo, e quando eu vou pegar o fermentador, o maldito pontinho de mofo está lá, pra zombar da minha cara e dos meus métodos de sanitização, provavelmente.

Sei que são detalhes irrelevantes no conjunto da obra, mas como eu costumo dizer, não há razão que consiga lidar com a neurose (e nem com o fetiche).

O fato dos fermentadores pegarem cheiro e cor fazem parte da minha da minha neurose, e inox, do fetiche. ;)

Tens que usar os produtos corretos.
Dá uma olhada no site da AEB
http://www.aeb-group.com/or4/or?uid=aeb.main.index&oid=198058
Tem mta coisa legal e de fácil uso.
Já tive fermentador de inox, tive oportunidade de comprar mais e, em âmbito caseiro, voltei para as boas e práticas bombonas. Não me recordo de já ter tido problema (mas devo ter tido em algum momento).
Com o produto certo, fica tranquilo.
Abs
 
Legal o site Ronaldo! Depois vou olhar com calma.

Adicionando informação, o plástico dessas bombonas (HDPE) é pouco resistente ao cloro, usei sem deixar muito tempo de molho. Já a soda cáustica é mais seguro usar (do ponto de vista da resistência do plástico).

Aqui tem uma tabela que mostra isso, mas encontrei a mesma informação em diversas outras semelhantes:

http://www.sdplastics.com/kingplastic/HDPE_CRC1.pdf
 
Tens que usar os produtos corretos.
Dá uma olhada no site da AEB
http://www.aeb-group.com/or4/or?uid=aeb.main.index&oid=198058
Tem mta coisa legal e de fácil uso.
Já tive fermentador de inox, tive oportunidade de comprar mais e, em âmbito caseiro, voltei para as boas e práticas bombonas. Não me recordo de já ter tido problema (mas devo ter tido em algum momento).
Com o produto certo, fica tranquilo.
Abs

Now we are talking!

Gostei do celon pela compatibilidade com alumínio e plástico. Vou procurar mais informações sobre isso.

Obrigado pela dica. :)

Abraços.
 
Se alguém puder depois dar um retorno sobre a compra desses produtos, quantidade mínima por exemplo, e se tem alguma restrição na venda. Obrigado :)
 
Se alguém puder depois dar um retorno sobre a compra desses produtos, quantidade mínima por exemplo, e se tem alguma restrição na venda. Obrigado :)

Não sei nada sobre a restrição, teria que ver com eles.

Preços:
Removil bombona 5kg R$ 51,87
Peracid bombona 5kg R$ 60,69
Peracid bombona 1kg R$ 14,63
Celon bombona 5kg R$ 47,51
Celon bombona 1kg R$ 11,79

Fonte: Ultima compra coletiva ACERVA/PR.

Peguei um 1kg de Celon. Se meus fermentadores ficarem limpos, desencano do inox e sigo a vida feliz e contente com meus baldes. :ban:
 
Não sei nada sobre a restrição, teria que ver com eles.

Preços:
Removil bombona 5kg R$ 51,87
Peracid bombona 5kg R$ 60,69
Peracid bombona 1kg R$ 14,63
Celon bombona 5kg R$ 47,51
Celon bombona 1kg R$ 11,79

Fonte: Ultima compra coletiva ACERVA/PR.

Peguei um 1kg de Celon. Se meus fermentadores ficarem limpos, desencano do inox e sigo a vida feliz e contente com meus baldes. :ban:

Para fermentador recomendo algum detergente alcalino, o Celon é ácido, recomendado para incrustações inorgânicas. Desses aí iria de Removil.

Abraço!
 
Back
Top