1. We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.
    Fechar Aviso

contaminações recorrentes :(

Discussão em 'Sanitização' iniciado por valtert, 9/1/16.

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

1. 13/6/16 #61

muanis

muanis

muanis

Active Member

Afiliado:
    6/4/16
    Curtidas Recebidas:
    8
    Perguntas de leigo que fez uma cerva que ficou ótima e partiu pra fazer a segunda apenas sanitizando com iodofor e álcool 70 o fermentador:

1) Como identifico um biofilme? Alguém tem alguma foto?

2) Como identifico se contaminou. Cor da amostra após a fermentação primária? Cheiro?

3) Mesmo contaminada dá pra beber ou é lixo?

4) Desmontei as torneiras do meu fermentador e fervi ela por um tempo e depois sapequei álcool 70, quando joguei a solução de iodofor deixei a torneirinhas aberta um tempo pra solução passar por ali também. Já a torneira da panela nem mexi nela. Até pq essa é foda de desmontar. Mas como nela vai fervura já não sanitizaria a mesma?

2. 13/6/16 #62

sombravarvas

sombravarvas

sombravarvas

Well-Known Member

Afiliado:
    27/1/14
    Curtidas Recebidas:
    35
    1) Bio Filme sao bactérias que excrementam SPE que é uma substância pegajosa e grudenta que pode fixar em vários materiais como plastico e metais.

é uma película que fica normalmente em cima de líquidos.

fotos que achei no google. Por que nao tive nem pretendo ter problemas com isso. :D

Bem provável que em um mosto fermentando essa película vai se romper devido a os gases formados.

2) Normalmente se detecta pelo cheiro e gosto.

3)dependendo da contaminação e o grau dele. Já ouvi relatos de prática em que se ao ver que ta contaminada beba o mais rápido possível. (cada louco com sua mania)

4)fervura ja sanitiza.

Eu desmonto a torneira do fermentados após utilizar. limpo o balde e a torneira com água e sabão guardo ambos secos e desmontados.

No dia da utilização eu pego a torneira e o balde e lavo novamente com água e sabão. seco, monto no fermentador. coloco água e iodophor dentro do fermentador, para sanitizar e já verificar se não tem nenhum vazamento na montagem da torneira. tiro a agua com o ioodophor pela torneira. Antes de transferir o mosto eu borrifo alcool70 com iodophor dentro do balde e deixo sair pela torneira.

3. 14/6/16 #63

muanis

muanis

muanis

Active Member

Afiliado:
    6/4/16
    Curtidas Recebidas:
    8
    Interessante, grato pelas explicações.

Então o cara se propõe a fazer cerveja e acaba produzindo plástico sintético de cevada.

:D:fro:;):p:tank:

4. 14/6/16 #64

JarbasSeixas

JarbasSeixas

JarbasSeixas

Member

Afiliado:
    12/1/16
    Curtidas Recebidas:
    0
    Galera, tô suspeitando que tive uma contaminação no meu balde fermentador. Eu havia feito uma cerveja no balde reutilizando uma levedura US-05 e, ao lavor balde, apareceu uma mancha mais ou menos na altura do krausen. Não consegui remover a tal mancha utilizando esponja e detergente, nem mesmo água fervente ajudou. Mas achei que não seria nada demais. Resolvi fazer outra leva nesse balde, utilizando o fermento S-04. Quando engarrafei a cerveja, vi que o fermento que sobrou tinha uma aparência estranha lembrando umas ventosas. As fotos que seguem mostram a tal mancha no balde (está meio difícil de identificar) e o aspecto do S-04 após a fermentação. A cerveja desta leva já tem mais de dez dias de engarrafada e não percebi nenhum odor desagradável, nem algum aspecto estranho em sua formação (carbonatação e limpidez dentro do esperado). Gostaria da ajuda de vocês para saber se é só paranoia minha, devo reutilizar o balde, ou é muito arriscado a partir de agora utilizá-lo

Abçs.

Arquivos Anexados:

5. 29/12/18 #65

LoRe

LoRe

LoRe

Active Member

Afiliado:
    15/9/18
    Curtidas Recebidas:
    3
    OLA PREZADOS ..
    Apos muitas levas aconteceu! Fiz uma IPA. E geralmente IPA tem muita manipulaçao como por exemplo dray hope. Uso schiller de placas, mas outras cervejas nao acontecem.
    Nesta aconteceu! Aquele indesejado filme ou pelicula que fica sobrenadante na superficie. Eu tomei uma garrafa e nao senti nenhum aroma, cheiro ou gosto diferente.
    Vai matar quem beber?

6. 30/12/18 #66

Calmezini

Calmezini

Calmezini

Active Member

Afiliado:
    25/11/18
    Curtidas Recebidas:
    10
    Dificilmente isso vai te matar.
    "O que não mata, engorda."

7. 30/12/18 #67

LoRe

LoRe

LoRe

Active Member

Afiliado:
    15/9/18
    Curtidas Recebidas:
    3
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!!!!! valeu

8. 30/12/18 #68

LoRe

LoRe

LoRe

Active Member

Afiliado:
    15/9/18
    Curtidas Recebidas:
    3
    CONSEGUI FOTOGRAFAR HOJE: QUE VOCES ACHAM?

Arquivos Anexados:

Compartilhe esta Página