• We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

Contaminação

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

BrunoDalagrana

New Member
Afiliado
27/11/18
Mensagens
2
Localização
Campo Largo/PR
Bom dia pessoal sou novo no site.
Deixa eu explicar a minha situaçao ha 8 meses faço cerveja e nunca tive problemas com contaminação, no entanto recentemente fiz a aquisiçao de uma bombona de 100 litros que era utilizada por uma empresa para armazenar azeitonas em conserva no entanto comprei porque paguei 30R$. Ae vem o problema na primeira receita que utilizei fiz uma saison 50L e na hora da envase gosto e cheiro de vinagre a leva foi p ralo "Realizei a sanitizaçao corretamente lavei todo o balde e sanitizei com o SANY" . Enfim agr p fim de ano é meu aniversario e resolvi fazer 90 litros do estilo Oktoberfest e utilizei o mesmo barril pq era o unico que conportava a quantidade.Novamente fiz uma sanitizaçao mais severa lavei o sanitizei com IODOFOR. E depois usei o SANY . a principio normal nos primeiros 10 dias fermentaçao a 12C retirei uma amostra e aroma e sabor dentro do esperado mais agr passado 15 dias sinto um leve cheiro do maldito vinagre e acidez ainda não.
PS: Nos dois casos o airlock nao borbulhou ou borbulhava muito pouco.tipo 1 dia ae parava . mais sempre atingia a FG."para essa receita utilizei o fermento W34/70 .Utilizei 6 pacotes e fiz starter p atingir as celulas necessarias .
O problema sera o barril por ter sido utilizado para armazenar azeitonas ou a má vedação? Estou pensando em joga-lo fora pois o prejuizo ja foi grande.
Desculpe o textão.
 

FernandoSchmidt

New Member
Afiliado
30/6/20
Mensagens
1
Localização
Santa Cruz do Sul
O barato sai caro, eu ja aprendi isso também, tive o mesmo o problema que você amigo, não adianta, o fermentador tem que ser a coisa mais limpa, inodoro, sanitizada, pois é ali que a magica acontece, qualquer minimo aroma, bacteria ali multiplica e foda com todo seu trabalho e cuidado ao produzir a preciosa, Então não vale a pena correr o risco de jogar tudo fora por poupar 100 reais, pois jogar tudo 1 vez fora, ja cobre todo o gasto, quem dirá duas vezes né, e gasta uma vez, você tem um fermentador novo, especifico para colocar cerveja.
mas quanto o ocorrido ali, se ja ta azedando ja tenta tomar logo, a tendencia vai ser piorar cada vez mais, se fizer primming vai PIORAR mais ainda amigo, Eu tomaria o quanto antes para não azedar mais e se tornar "inbebibel"
 

Latest posts

Topo