Contaminação pela torneira do fermentador

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Eutenio neto

Well-Known Member
Joined
Nov 14, 2019
Messages
93
Reaction score
40
Location
Recife
Prezados, Boa Noite!
Estou pela minha vigésima brassagem e pela primeira vez, um lote meu contaminou... Sempre lavo tudo muito bem e depois sanitizo com álcool 70. Conversando com um amigo, o mesmo me questionou se eu desmontava a torneira do fermentador para sanitizar... Falei que não, mas sempre enxaguava bastante com detergente e depois borrifava álcool 70 na parte interna e deixava escorrer...
Resolvi desmontar a torneira para inspecioná-la e a mesma estava com lama em sua parte interna mesmo após chacoalhar bastante e borrifar álcool em seu interior...
Dúvida: vocês desmontam a torneira para limpar toda vez que acabam uma fermentação ???
 
Prezados, Boa Noite!
Estou pela minha vigésima brassagem e pela primeira vez, um lote meu contaminou... Sempre lavo tudo muito bem e depois sanitizo com álcool 70. Conversando com um amigo, o mesmo me questionou se eu desmontava a torneira do fermentador para sanitizar... Falei que não, mas sempre enxaguava bastante com detergente e depois borrifava álcool 70 na parte interna e deixava escorrer...
Resolvi desmontar a torneira para inspecioná-la e a mesma estava com lama em sua parte interna mesmo após chacoalhar bastante e borrifar álcool em seu interior...
Dúvida: vocês desmontam a torneira para limpar toda vez que acabam uma fermentação ???
Quando eu usava bombona/balde eu desmontava ela apos toda a brassagem, sempre tinha alguma coisa igual voce relatou
 
Prezados, Boa Noite!
Estou pela minha vigésima brassagem e pela primeira vez, um lote meu contaminou... Sempre lavo tudo muito bem e depois sanitizo com álcool 70. Conversando com um amigo, o mesmo me questionou se eu desmontava a torneira do fermentador para sanitizar... Falei que não, mas sempre enxaguava bastante com detergente e depois borrifava álcool 70 na parte interna e deixava escorrer...
Resolvi desmontar a torneira para inspecioná-la e a mesma estava com lama em sua parte interna mesmo após chacoalhar bastante e borrifar álcool em seu interior...
Dúvida: vocês desmontam a torneira para limpar toda vez que acabam uma fermentação ???
Utilizo bombonas na fermentação, e sempre desmonto toda a torneira pra fazer uma limpeza física nela. Sempre fica algum resto de lama em algum canto.
 
Prezados, Boa Noite!
Estou pela minha vigésima brassagem e pela primeira vez, um lote meu contaminou... Sempre lavo tudo muito bem e depois sanitizo com álcool 70. Conversando com um amigo, o mesmo me questionou se eu desmontava a torneira do fermentador para sanitizar... Falei que não, mas sempre enxaguava bastante com detergente e depois borrifava álcool 70 na parte interna e deixava escorrer...
Resolvi desmontar a torneira para inspecioná-la e a mesma estava com lama em sua parte interna mesmo após chacoalhar bastante e borrifar álcool em seu interior...
Dúvida: vocês desmontam a torneira para limpar toda vez que acabam uma fermentação ???
Eu utilizo bombona hoje e desmonto tudo, com a torneira desmontada inclusive deixo ferver água, desligo alguns minutos e jogo a torneira desmontada lá , para garantir ao máximo a sanitização .
 
Prezados, Boa Noite!
Estou pela minha vigésima brassagem e pela primeira vez, um lote meu contaminou... Sempre lavo tudo muito bem e depois sanitizo com álcool 70. Conversando com um amigo, o mesmo me questionou se eu desmontava a torneira do fermentador para sanitizar... Falei que não, mas sempre enxaguava bastante com detergente e depois borrifava álcool 70 na parte interna e deixava escorrer...
Resolvi desmontar a torneira para inspecioná-la e a mesma estava com lama em sua parte interna mesmo após chacoalhar bastante e borrifar álcool em seu interior...
Dúvida: vocês desmontam a torneira para limpar toda vez que acabam uma fermentação ???

Há muito tempo eu não uso mais balde com torneira. Uso autosifão e eliminei essa fonte de contaminação e esse trabalho de ficar desmontando, limpando e montando novamente.
 
Há muito tempo eu não uso mais balde com torneira. Uso autosifão e eliminei essa fonte de contaminação e esse trabalho de ficar desmontando, limpando e montando novamente.
Estou pensando em partir para o autosifão também, outra vantagem que eu teria seria fazer o cold em freezer horizontal. Quais desvantagens eu teria com o uso do autosifão comparado com a torneira?
 
Estou pensando em partir para o autosifão também, outra vantagem que eu teria seria fazer o cold em freezer horizontal. Quais desvantagens eu teria com o uso do autosifão comparado com a torneira?
Torneira < auto sifao < transferencia fechada
 
Estou pensando em partir para o autosifão também, outra vantagem que eu teria seria fazer o cold em freezer horizontal. Quais desvantagens eu teria com o uso do autosifão comparado com a torneira?
A principal vantagem que eu vejo na torneira é na hora de retirar as amostras para medir densidade.
De resto o autosifão tem vantagens.
 
Estou pensando em partir para o autosifão também, outra vantagem que eu teria seria fazer o cold em freezer horizontal. Quais desvantagens eu teria com o uso do autosifão comparado com a torneira?
Como o amigo acima já comentou, o fato de não ter torneira, torna um pouco mais difícil a coleta de amostras para verificar a atenuação.
E tem o fato que você terá um maior contato do oxigênio com a cerveja ao abrir a tampa do fermentador, mas não sei até que ponto isso pode causar oxidação da cerveja.
 
É so usar a torneira no balde pra tirar amostrar e auto sifao pra transferir pessoal

No mais, sistema fechado é superior a tudo isso
 
É so usar a torneira no balde pra tirar amostrar e auto sifao pra transferir pessoal

No mais, sistema fechado é superior a tudo isso
A discussão é relativa a ter um balde sem torneira para evitar a contaminação de uma torneira "mal limpa".
 
Eu entendi que a discussao sao vantagens e desvantagens de cada sistema de extracao da cerveja do fermentador

Uma vez que o motivo do topico inicial foi uma contaminao pela torneira mal limpa, e eu entendi que ficou claro que o melhor metodo de resolucao desse problema seria a sanitizacao adequada da mesma apos cada brassagem
 
Exatamente por o motivo ser uma contaminação pela torneira mal limpa está sendo discutida a opção de não usar torneira para evitar esse risco.


Eu limpo bem as minhas torneiras, uso pra tirar amostras e transfiro com autosifão.
 
Boa tarde.
Minha visão do assunto é a seguinte...
Meus fermentadores são bombonas e baldes, todos com torneiras. Minha limpeza consiste em usar jato d´água (esguicho) na saída da torneira para limpeza... além de sabão neutro, etc, etc, etc.
Vendo o relato do amigo Eutenio, vejo que preciso reforçar meu método e desmontar as mesmas após cada ciclo. Não custa nada e nem de chave precisa.
Sob o uso do autosifão, sugerido pelo amigo Antonio Martins, digo que até adquiri um exemplar da biertek, muito bom, mas fico com muitas dúvidas ao utilizá-lo, devido a ser difícil sanitizar com iodophor... tendo em vista ser de material que não suporta muito o contato com álcool 70, aparentemente.
Estou pensando em usar um cano de PVC com um "cap" de um dos lados, encher de solução sanitizante para poder sanitizar o autosifão....
Procuro meios que facilitem meu uso de fermentador em freezer horizontal...
Agora a pergunta aos "users" de autosifão... como fazem para sanitizar???
Abraços
 
Estou pensando em partir para o autosifão também, outra vantagem que eu teria seria fazer o cold em freezer horizontal. Quais desvantagens eu teria com o uso do autosifão comparado com a torneira?

Torneira
+
Pode tirar amostras para provar e medir densidade com mais facilidade

-
Acumula sujeira
Pode vazar
Mais trabalho para sanitizar
Pode puxar lama no momento da transferência


Auto Sifão
+
Tira a cerveja por cima, menor chance de puxar lama
Mais fácil de sanitizar
Menor chance de contaminação

-
É ruim de usar em nível baixo de líquido. Se você deixar puxar ar do meio para o final da transferência, fica ruim de fazer o sifonamento de novo. Aí sim tem grande chance de incorporar oxigênio na cerveja.
 
Last edited:
Boa tarde.
Agora a pergunta aos "users" de autosifão... como fazem para sanitizar???
Abraços

Boa noite Daniel

Eu faço 5 litros de solução de Iodophor em um galão de água de 10 litros.
Coloco a ponta do autosifão e a da mangueira dentro do galão e dou umas 5 ou 6 puxadas da solução, assim sanitizo por dentro.
Por fora eu borrifo a solução de Iodophor e pronto.
Depois do suso, eu lavo bem com água da torneira mesmo, seco e guardo.

Faço assim há uns 5 anos e até agora zero contaminação. Detalhe, é o mesmo sifão nesse tempo todo.

Nunca use álcool 70, porque você vai perder o sifão, ele quebra todo, por ser de acrílico.
 
Eu estava pensando em colocar uma torneira no meu galão fermentador para facilitar o envase. Agora estou em dúvida se isso aumentaria o risco de contaminação. Até o momento nunca tive esse problema.
 
Torneira não é má ideia. É só ter o cuidado de desmontá-la pra limpar a lama que pode estar acumulada nela, sanitizar tudo e montar de novo. O que leva coisa de 5 min do seu tempo, só.

Eu, particularmente, pego o melhor dos dois mundos: uso torneira pra retirar amostras, e autosifão pra envase.

Pra algumas receitas com DH pesado o sifão é indispensável, já que a torneirinha acaba ficando abaixo da linha de lúpulo decantado no fundo do fermentador e consequentemente entope.

Por outro lado, retirar amostra com o autosifão é a coisa menos prática do mundo...sanitizar ele é um saco, tem que passar iodo no corpo, no interior, na mangueira, vc acaba encharcando a cozinha no processo, mesmo já com prática...impossível de ficar fazendo a cada vez que for retirar amostra. E costumo retirar com frequência. Por isso não dispenso a torneirinha de forma alguma.
 
Last edited:
Fermento em bombonas e desde que passei para autosifao não tenho nenhuma saudade das torneiras.
Para retirar amostras uso uma seringa de 20ml que entre uma amostra e outra deixo guardada no sanitizante e troco a cada leva
 
Minha recomendação é usar torneiras com redutor de sedimento que elas são muito fáceis de desmontar completamente.

Toda leva eu desmonto, lavo e esfrego com escova de dentes.

Depois monto a bombona inteira, com torneira e o poço e guardo ela completamente cheia com solução de ácido peracetico.

Como fico algumas semanas entre levas, o acido acaba sanitizando por completo.

Um abração
 
Minha recomendação é usar torneiras com redutor de sedimento que elas são muito fáceis de desmontar completamente.

Toda leva eu desmonto, lavo e esfrego com escova de dentes.

Depois monto a bombona inteira, com torneira e o poço e guardo ela completamente cheia com solução de ácido peracetico.

Como fico algumas semanas entre levas, o acido acaba sanitizando por completo.

Um abração
Boa tarde Amigo!

Poderia dar uma dica de como desmontar a torneira anti-sedimento 28E?

Já tentei de todo jeito "empurrar" com alguma coisa a parte de dentro da torneira, para desencaixar a torneira, mais não tem cristo que consiga desencaixar para limpar mais profundamente, atualmente quando finalizo, já retiro a torneira da bombona e jogo ela de molho em uma solução com vanish, pra tirar qualquer craca, mas sentiria melhor conseguindo desmonta-lá toda.


Agradecido
 
Boa tarde Amigo!

Poderia dar uma dica de como desmontar a torneira anti-sedimento 28E?

Já tentei de todo jeito "empurrar" com alguma coisa a parte de dentro da torneira, para desencaixar a torneira, mais não tem cristo que consiga desencaixar para limpar mais profundamente, atualmente quando finalizo, já retiro a torneira da bombona e jogo ela de molho em uma solução com vanish, pra tirar qualquer craca, mas sentiria melhor conseguindo desmonta-lá toda.


Agradecido


Eu uso um parafuso e uma moeda colocada na ponta do parafuso pra não "machucar" o plástico. Uso o próprio redutor de sedimento para empurrar o parafuso pra dentro da torneira. Sai fácil.
 
Boa tarde Amigo!

Poderia dar uma dica de como desmontar a torneira anti-sedimento 28E?

Já tentei de todo jeito "empurrar" com alguma coisa a parte de dentro da torneira, para desencaixar a torneira, mais não tem cristo que consiga desencaixar para limpar mais profundamente, atualmente quando finalizo, já retiro a torneira da bombona e jogo ela de molho em uma solução com vanish, pra tirar qualquer craca, mas sentiria melhor conseguindo desmonta-lá toda.


Agradecido
Olá amigo,

O Guilherme já mostrou uma forma muito mais inteligente! Eu fazia na força bruta mesmo rs

Precisa só ficar atento que tem um oring transparente nessa torneira! Já esqueci de montar e foi um transtorno.

A peça vermelha, eu apoio ela numa bancada e pressiono verticalmente ainda com a torneira montada.

Um abração
 


Eu uso um parafuso e uma moeda colocada na ponta do parafuso pra não "machucar" o plástico. Uso o próprio redutor de sedimento para empurrar o parafuso pra dentro da torneira. Sai fácil.

Bom dia Amigo!

Já tentei realizar dessa forma do vídeo que me passou, comprei essa peça para rosquear, porém o que coloquei dentro para empurrar a torneira foi um pedaço de mangueira e acredito que por se maleável o material não forçou para empurrar a saída da torneira, vou comprar uma seringa e vou cortar ela para tentar fazer igual ao vídeo e dou um retorno aqui se deu certo, porque em todo caso, mesmo deixando de molho logo após o uso, não me sinto confortável e seguro com a sanitização, porque nessa da torneira tenho certeza que possa ter resquícios, podendo assim contaminar a breja!

Agradecido pelo retorno!
 
Olá amigo,

O Guilherme já mostrou uma forma muito mais inteligente! Eu fazia na força bruta mesmo rs

Precisa só ficar atento que tem um oring transparente nessa torneira! Já esqueci de montar e foi um transtorno.

A peça vermelha, eu apoio ela numa bancada e pressiono verticalmente ainda com a torneira montada.

Um abração
Bom dia amigo!

Opa, agradecido por essa dica, não sabia que ali tem oring, já deixaria passar essa viu kkkkkk

Vou tentar novamente desmontar ela novamente como cite acima, vamos ver se consigo, porque só assim vou ficar despreocupado.
 
Back
Top