Quantcast
  • We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

Contaminação pela torneira do fermentador

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

Eutenio neto

Well-Known Member
Afiliado
14/11/19
Prezados, Boa Noite!
Estou pela minha vigésima brassagem e pela primeira vez, um lote meu contaminou... Sempre lavo tudo muito bem e depois sanitizo com álcool 70. Conversando com um amigo, o mesmo me questionou se eu desmontava a torneira do fermentador para sanitizar... Falei que não, mas sempre enxaguava bastante com detergente e depois borrifava álcool 70 na parte interna e deixava escorrer...
Resolvi desmontar a torneira para inspecioná-la e a mesma estava com lama em sua parte interna mesmo após chacoalhar bastante e borrifar álcool em seu interior...
Dúvida: vocês desmontam a torneira para limpar toda vez que acabam uma fermentação ???

EvandroLS

Well-Known Member
Afiliado
11/4/20
Prezados, Boa Noite!
Estou pela minha vigésima brassagem e pela primeira vez, um lote meu contaminou... Sempre lavo tudo muito bem e depois sanitizo com álcool 70. Conversando com um amigo, o mesmo me questionou se eu desmontava a torneira do fermentador para sanitizar... Falei que não, mas sempre enxaguava bastante com detergente e depois borrifava álcool 70 na parte interna e deixava escorrer...
Resolvi desmontar a torneira para inspecioná-la e a mesma estava com lama em sua parte interna mesmo após chacoalhar bastante e borrifar álcool em seu interior...
Dúvida: vocês desmontam a torneira para limpar toda vez que acabam uma fermentação ???
Quando eu usava bombona/balde eu desmontava ela apos toda a brassagem, sempre tinha alguma coisa igual voce relatou

FernandoPetry

Well-Known Member
Afiliado
30/8/16
Prezados, Boa Noite!
Utilizo bombonas na fermentação, e sempre desmonto toda a torneira pra fazer uma limpeza física nela. Sempre fica algum resto de lama em algum canto.

Marcelo Castanho

New Member
Afiliado
12/7/19
Prezados, Boa Noite!
Eu utilizo bombona hoje e desmonto tudo, com a torneira desmontada inclusive deixo ferver água, desligo alguns minutos e jogo a torneira desmontada lá , para garantir ao máximo a sanitização .

AntonioMartins

Well-Known Member
Afiliado
5/5/14
Prezados, Boa Noite!
Há muito tempo eu não uso mais balde com torneira. Uso autosifão e eliminei essa fonte de contaminação e esse trabalho de ficar desmontando, limpando e montando novamente.

FabricioFLS

Member
Afiliado
18/5/20
Há muito tempo eu não uso mais balde com torneira. Uso autosifão e eliminei essa fonte de contaminação e esse trabalho de ficar desmontando, limpando e montando novamente.
Estou pensando em partir para o autosifão também, outra vantagem que eu teria seria fazer o cold em freezer horizontal. Quais desvantagens eu teria com o uso do autosifão comparado com a torneira?

EvandroLS

Well-Known Member
Afiliado
11/4/20
Estou pensando em partir para o autosifão também, outra vantagem que eu teria seria fazer o cold em freezer horizontal. Quais desvantagens eu teria com o uso do autosifão comparado com a torneira?
Torneira < auto sifao < transferencia fechada

Caramba

Well-Known Member
Afiliado
12/4/16
A principal vantagem que eu vejo na torneira é na hora de retirar as amostras para medir densidade.
De resto o autosifão tem vantagens.

FernandoPetry

Well-Known Member
Afiliado
30/8/16
Como o amigo acima já comentou, o fato de não ter torneira, torna um pouco mais difícil a coleta de amostras para verificar a atenuação.
E tem o fato que você terá um maior contato do oxigênio com a cerveja ao abrir a tampa do fermentador, mas não sei até que ponto isso pode causar oxidação da cerveja.

EvandroLS

Well-Known Member
Afiliado
11/4/20
É so usar a torneira no balde pra tirar amostrar e auto sifao pra transferir pessoal

No mais, sistema fechado é superior a tudo isso

Caramba

Well-Known Member
Afiliado
12/4/16
É so usar a torneira no balde pra tirar amostrar e auto sifao pra transferir pessoal

No mais, sistema fechado é superior a tudo isso
A discussão é relativa a ter um balde sem torneira para evitar a contaminação de uma torneira "mal limpa".

EvandroLS

Well-Known Member
Afiliado
11/4/20
Eu entendi que a discussao sao vantagens e desvantagens de cada sistema de extracao da cerveja do fermentador

Uma vez que o motivo do topico inicial foi uma contaminao pela torneira mal limpa, e eu entendi que ficou claro que o melhor metodo de resolucao desse problema seria a sanitizacao adequada da mesma apos cada brassagem

Caramba

Well-Known Member
Afiliado
12/4/16
Exatamente por o motivo ser uma contaminação pela torneira mal limpa está sendo discutida a opção de não usar torneira para evitar esse risco.

Eu limpo bem as minhas torneiras, uso pra tirar amostras e transfiro com autosifão.

DANIEL RODRIGUES

Well-Known Member
Afiliado
2/6/20
Boa tarde.
Minha visão do assunto é a seguinte...
Meus fermentadores são bombonas e baldes, todos com torneiras. Minha limpeza consiste em usar jato d´água (esguicho) na saída da torneira para limpeza... além de sabão neutro, etc, etc, etc.
Vendo o relato do amigo Eutenio, vejo que preciso reforçar meu método e desmontar as mesmas após cada ciclo. Não custa nada e nem de chave precisa.
Sob o uso do autosifão, sugerido pelo amigo Antonio Martins, digo que até adquiri um exemplar da biertek, muito bom, mas fico com muitas dúvidas ao utilizá-lo, devido a ser difícil sanitizar com iodophor... tendo em vista ser de material que não suporta muito o contato com álcool 70, aparentemente.
Estou pensando em usar um cano de PVC com um "cap" de um dos lados, encher de solução sanitizante para poder sanitizar o autosifão....
Procuro meios que facilitem meu uso de fermentador em freezer horizontal...
Agora a pergunta aos "users" de autosifão... como fazem para sanitizar???
Abraços

AntonioMartins

Well-Known Member
Afiliado
5/5/14
Torneira
+
Pode tirar amostras para provar e medir densidade com mais facilidade

-
Acumula sujeira
Pode vazar
Mais trabalho para sanitizar
Pode puxar lama no momento da transferência

Auto Sifão
+
Tira a cerveja por cima, menor chance de puxar lama
Mais fácil de sanitizar
Menor chance de contaminação

-
É ruim de usar em nível baixo de líquido. Se você deixar puxar ar do meio para o final da transferência, fica ruim de fazer o sifonamento de novo. Aí sim tem grande chance de incorporar oxigênio na cerveja.

Última edição:

AntonioMartins

Well-Known Member
Afiliado
5/5/14
Boa tarde.
Agora a pergunta aos "users" de autosifão... como fazem para sanitizar???
Abraços
Boa noite Daniel

Eu faço 5 litros de solução de Iodophor em um galão de água de 10 litros.
Coloco a ponta do autosifão e a da mangueira dentro do galão e dou umas 5 ou 6 puxadas da solução, assim sanitizo por dentro.
Por fora eu borrifo a solução de Iodophor e pronto.
Depois do suso, eu lavo bem com água da torneira mesmo, seco e guardo.

Faço assim há uns 5 anos e até agora zero contaminação. Detalhe, é o mesmo sifão nesse tempo todo.

Nunca use álcool 70, porque você vai perder o sifão, ele quebra todo, por ser de acrílico.

Latest posts