Cont. PID + Rele SSR + Resistência -

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Pellin

Well-Known Member
Joined
Sep 6, 2013
Messages
188
Reaction score
32
Olá pessoal.
To batendo cabeça com uma instalação. Se alguém puder me ajudar fico grato.

Fiz a instalação conforme foto. Porém, a resistência não desliga. O relé aparentemente desliga, pois a luz dele desliga e deixa de passar corrente nos polos do rele 3 e 4, mas nos polos 1 e 2 passa corrente direto, acionando ou nao o rele pelo controlador.
O que pode estar acontecendo? será que fiz alguma ligação errada?

PS. medindo com o multímetro, existe resistencia nos polos 1 e 2 do rele mesmo sem estar ligado ao controlador.
 

Attachments

  • ligacao.jpg
    ligacao.jpg
    23.5 KB · Views: 993
Olá pessoal.
To batendo cabeça com uma instalação. Se alguém puder me ajudar fico grato.

Fiz a instalação conforme foto. Porém, a resistência não desliga. O relé aparentemente desliga, pois a luz dele desliga e deixa de passar corrente nos polos do rele 3 e 4, mas nos polos 1 e 2 passa corrente direto, acionando ou nao o rele pelo controlador.
O que pode estar acontecendo? será que fiz alguma ligação errada?

PS. medindo com o multímetro, existe resistencia nos polos 1 e 2 do rele mesmo sem estar ligado ao controlador.

Você tem outro SSR a mão?
O grande problema desse relé de estado sólido é que quando ele queima, fica ligado direto, permitindo passagem de corrente.

Seu relé possui alguma luz indicadora de funcionamento? se tiver facilita.. e se com a luz apagada ele continua acionando a resistência.. é um problema sério, provavelmente seu SSR está danificado.

Qual a potencia da sua resistência? e qual a potência do seu SSR?

Vlw!

PS. Você usa dissipador no seu SSR?
 
Você tem outro SSR a mão?
O grande problema desse relé de estado sólido é que quando ele queima, fica ligado direto, permitindo passagem de corrente.

Seu relé possui alguma luz indicadora de funcionamento? se tiver facilita.. e se com a luz apagada ele continua acionando a resistência.. é um problema sério, provavelmente seu SSR está danificado.

Qual a potencia da sua resistência? e qual a potência do seu SSR?

Vlw!

PS. Você usa dissipador no seu SSR?
luispedrojr

O relé tem luz, e ao desligar continua passando corrente sim.
Minha resistência é de 5500W e o SSR é de 40A, novo e com dissipador.

Acho que me dei mal nessa ne? rsrsr
 
Ihh cara... Acho q vc se deu mal mesmo...
Só pra confirmar... Vc usa 220v?
Se usar em 110(127)v vc passou do limite do relé.
5500/127 = 43.30A

Mas de qq forma parece estar queimado.

É fácil achar aqui no Brasil em lojas de componentes elétricos e eletrônicos. Vai ser meio caro, mas pelo menos vc não espera meses até chegar um novo de fora.

Valeuu
 
comigo aconteceu de não desligar e estava invertido os polos no rele.
 
sim, e 220v. Abri ele ontem e estava queimado... difícil saber agora o porque... mas de qualquer forma já comprei outro. Mas valeu pela ajuda...
 
Bom dia, onde vocês estão comprado os SSR? E quais modelos? Abs
 
Comprei no Mercado Livre de um cara de Sorocaba. Comprei o modelo de 127 V e acho que foi de 25 A.
 
Comprei uma resistência de 3000W a 110V e uma controladora Coel K49P. A mulher que me vendeu a resistência me disse que para eu ligar a controladora a resistência seria necessário um contator de 32A e um rele de estado solido de 40A.

Como sou leigo no assunto, fiquei na duvida, pois pretendia instalar somente um rele de 40A entre a controladora e o resistência.

O que me dizem?
 
Leoportugal

Apenas o relé e suficiente, são poucos acionamentos por ciclo, não vejo vantagem em gastar com mais a contatora, até porque é muito cara. Um relé de 32 já seria suficiente para essa sua resistência mas um de 40 vc trabalharia com bastante folga.
 
luispedrojr

vc chegou a verificar o esquema da foto? está correto? já não sei o que fazer. agora com o SSR novo, mesma coisa. Ao entrar corrente no polo 1, o 2 da contato, mesmo sem ser acionado o relé pelo controlador. é como se existisse um contato direto do 1 e o 2, mas ao desconectar os cabos e medir com o multimetro nao há contato, apenas qdo há corrente.
Agora a coisa ficou séria..kkkk

Ihhhh caraca!!!

Eu não sei a pinagem desse C100, mas ligando o + no + e o - no - está certo.
Muito estranho mesmo!

Qual o relé que vc está usando? coloca uma foto de tudo pra vermos melhor.
E o seu C100, tira foto da parte das ligações dele.

Você fez esses testes com a resistência conectada?

Você pode fazer o seguinte teste.. o relé SSR pode ser acionado com uma fonte normal que tenha entre 3 e 32V. Essas de computador tbm servem.
E no lugar da resistência, vc pode ligar uma lampada ou ventilador.. qq coisa elétrica para testar.

Esse teste é pra acionar o SSR sem o C100.
 
1) Você se certificou que a saída do PID é em tensão? O C100 é fornecido em diversos modelos com opções variadas de saída (tensão, corrente, contato seco...).
Veja o código completo do controlador. Deve ser algo como C100 XXX-X*XX. No modelo com acionamento em tensão, o 4º X (ou seja, o caracter depois do traço) deve ser igual a "V". Se for diferente disso ("M", "8" ou "G") você não poderá acionar o SSR diretamente pelo controlador.

2) Você pode testar o SSR separadamente. Desconecte os terminais de acionamento do controlador (+ e -) e ligue uma fonte DC qualquer (entre 3 e 32V) para acionar o relé. Use uma lâmpada no lugar da resistência por garantia. A lâmpada deve acender se afonte estiver ligada e apagar caso contrário.
 
Ihhhh caraca!!!

Eu não sei a pinagem desse C100, mas ligando o + no + e o - no - está certo.
Muito estranho mesmo!

Qual o relé que vc está usando? coloca uma foto de tudo pra vermos melhor.
E o seu C100, tira foto da parte das ligações dele.

Você fez esses testes com a resistência conectada?

Você pode fazer o seguinte teste.. o relé SSR pode ser acionado com uma fonte normal que tenha entre 3 e 32V. Essas de computador tbm servem.
E no lugar da resistência, vc pode ligar uma lampada ou ventilador.. qq coisa elétrica para testar.

Esse teste é pra acionar o SSR sem o C100.
Problema resolvido!!!
Passei o dia testando ontem... Devia ter visto seu post antes..rsrs teria me poupado tempo.
Era simplesmente a falta de conectar a resistência ao sistema. Eu estava testando apenas com o multímetro, e depois de vários testes liguei um ventilador e percebi que funcionava perfeitamente. Interessante mas precisa ter ligação com alguma resistência para o relé cortar a corrente. Vivendo e aprendendo.
Agora é só inaugurar o sistema HERMS...
Valeu galera, obrigado pela força.
 
Aproveitando o tópico:

Estou pensando em comprar um PID. Tenho uma panela de 19L para brassagem e fervura, com uma resistência de 2000W.

Vi esse conjunto aqui:
http://www.aliexpress.com/item/Digi...x-40A-SSR-K-Thermocouple-Probe/678161055.html

O que vocês acham? Vale a pena?
Eu comprei esse do link. chegou rápido e funciona perfeitamente. A vantagem é que esse tem o dissipador tbm.

http://www.aliexpress.com/item/4-IN...40A-SSR-heat-sink-2m-quality-K/678148141.html
 
já aviso: não entendo nada desses troços aí.. hehe

Esse dissipador é necessário?

O sensor é bom? Dos dois links?
 
já aviso: não entendo nada desses troços aí.. hehe

Esse dissipador é necessário?

O sensor é bom? Dos dois links?
O dissipador eu acho necessário. No meu caso são 25A passando pelo fio e o relé. Esquenta bastante e assim o dissipador aumenta a vida útil do SSR. Quanto ao sensor não tenho do q reclamar, comprei esse por ser pequeno e com rosca, assim posso conectar na mangueira do meu sistema HERMS. Fiz testes com outros que tenho e os valores foram iguais.
 
Boa tarde amigos.

Alguns controladores possuem a função PID, neste caso se ligo meu controlador em um rele estado sólido (SSR) e este em uma resistência, ainda sim a função PID funcionaria "dosando" a potencia da resistência quando vai chegando próximo da temperatura desejada?

Posso ter um controlador ligado numa tomada em 127 V e minha resistência em 220 V? Pensei nisso, por ser necessário uma corrente menor para a resistência que é de 4.500 W (4500 W / 220 V = 20,45 a). Mas a duvida é que em 220 V como são duas fases, o relé não cortaria toda a corrente, pois uma fase estaria ligada direto na resistência e a outra teoricamente o rele interromperia.

Um controlador desses mais simples, geralmente utilizados para controlar a temperatura na geladeira, seria possível usar pra controlar a temperatura de brassagem, mesmo que fizesse as rampas manualmente aumentando o set point e cronometrando no relógio de pulso mesmo?

Obrigado amigos.. estou começando..por isso as várias duvidas! rsrs
 
Bom dia. Estou com o mesmo problema, já fiz o teste com a resistência ligada e tbm com uma lâmpada, o controlador para de enviar impulso, a luz do rele acompanha a do controlador, mas mesmo assim a lâmpada ou resistência ñ desligam e a temperatura continua a subir. Alguma ideia aí p me ajudar? Se tivesse queimado ssr a luz ligaria mesmo assim?
 
Bom dia. Estou com o mesmo problema, já fiz o teste com a resistência ligada e tbm com uma lâmpada, o controlador para de enviar impulso, a luz do rele acompanha a do controlador, mas mesmo assim a lâmpada ou resistência ñ desligam e a temperatura continua a subir. Alguma ideia aí p me ajudar? Se tivesse queimado ssr a luz ligaria mesmo assim?

Boa noite amigo....tenho algumas duvidas com relação a ligação do relé e a resistência. Mas Olhando a figura do amigo que iniciou a post fiquei intrigado com a ligação que vem em 220 v e parece pelo esquema que esse 220 V esta vindo de apenas um fio. Imagino que em 220 v são duas fases de 110v e com isso o relé iria interromper uma fase, porém a outra fase fica ligada direto na resistência, o que pode estar mantendo ela ligada direto. Não sei como poderia ser feito a ligação para que o relé interrompesse as duas fases. Se tiver alguma informação, compartilha ai! Vlw
 
voce pode usar o controlador de geladeira mas ele não aguenta cargas elevadas tipo acima de 16a, a solução para essa manobra seria usar uma contatora para armar a carga de força separada da carga de comando vc pode também colocar uma sinaleira para mostrar que a resistência está ligada. coloque o contrador bem longe da contatora para não gerar interferência da bobina com o controlador
Captura de Tela (472).png


Captura de Tela (498).png
 
Problema resolvido!!!
Passei o dia testando ontem... Devia ter visto seu post antes..rsrs teria me poupado tempo.
Era simplesmente a falta de conectar a resistência ao sistema. Eu estava testando apenas com o multímetro, e depois de vários testes liguei um ventilador e percebi que funcionava perfeitamente. Interessante mas precisa ter ligação com alguma resistência para o relé cortar a corrente. Vivendo e aprendendo.
Agora é só inaugurar o sistema HERMS...
Valeu galera, obrigado pela força.
Cara, estou com esse problema também, não entendi bem oq você fez, vc ligou o rele direto no SSR, certo? Ou vc colocou uma resistencia entre eles?
 
Back
Top