Consumo de CO2 na carbonatação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

rafaelpiovesan1

Well-Known Member
Joined
Jun 17, 2013
Messages
99
Reaction score
40
Pessoal,

estou procurando cilindro de CO2 para comprar, mas estou em dúvida de que tamanho compro. Gostaria de ter uma ideia de quantos gramas de CO2 são consumidos, em média, para carbonatar 19 litros (post mix) de cerveja?

EDITADO: no post "Tabela para carbonatação forçada" tem uma tabela do Palmer que mostra no roda pé as carbonatações para cada estilo, varia de 3 a 9 g/l, posso considerar que para carbonatar 19 litros com 5 g/l serão necessários 95 gramas de CO2?

Obrigado,

Rafael
 
Com um cilindro de 6kg eu consigo carbonatar e servir uns 15 a 20 post-mixes
 
rafaelpiovesan,
Tenho um cilindro de 10kg. Já carbonatei uns 8-10 post mix com ele e agora que chegou no aviso de recarga. Mas não tenho uma estimativa, porque além de carbonatar, você também usa o CO2 para servir/envasar.

Como não fico levando o cilindro de um lado para o outro e optei por deixar do lado de fora da geladeira, comprei logo um de 10kg pelo preço - quanto maior o cilindro, menor o valor por kg (vale para a recarga também)!

Abraço.
 
Comecei a fazer hoje a carbonatação de 02 post mix. Quero fazer uma carbonatação lenta, deixando uns 4, 5 dias na geladeira e pensei em deixar com o co2 ligado junto.

Passou umas 3 hrs fui ver e o nivel de kgf/cm2 do cilindro baixou muito (quase marcando o nivel para nova recarga) ... fiquei preocupado com algum vazamento, verifiquei com uma esponja e espuma e não encontrei nada.
Mesmo assim, resolvi tirar o cilindro da geladeira e 1 hr dps o nivel de kgf/cm2 tinha voltado ao nivel normal.


Alguem sabe me dizer oq aconteceu? Não posso deixar o cilindro direto dentro da geladeira? Ou isso é normal?

A temperatura esta em torno de 2ºC.
 
Comecei a fazer hoje a carbonatação de 02 post mix. Quero fazer uma carbonatação lenta, deixando uns 4, 5 dias na geladeira e pensei em deixar com o co2 ligado junto.

Passou umas 3 hrs fui ver e o nivel de kgf/cm2 do cilindro baixou muito (quase marcando o nivel para nova recarga) ... fiquei preocupado com algum vazamento, verifiquei com uma esponja e espuma e não encontrei nada.
Mesmo assim, resolvi tirar o cilindro da geladeira e 1 hr dps o nivel de kgf/cm2 tinha voltado ao nivel normal.


Alguem sabe me dizer oq aconteceu? Não posso deixar o cilindro direto dentro da geladeira? Ou isso é normal?

A temperatura esta em torno de 2ºC.

A pressão do cilindro depende da temperatura do gás. Se você resfria o cilindro, é normal cair a pressão devido a queda de temperatura. Quando você retirou da geladeira, o CO2 se aqueceu e a pressão voltou ao nível original. Tudo isso é normal. Pode deixar o cilindro dentro da geladeira sim, sem problemas.
 
Ontem, fiz uma carbonatação forçada, esta 1ºC e coloquei 1kg (pela saida do liquido) e fiquei balançando até parar de ouvir barulho de gás entrando.

Agora fui completar de gás e coloquei sem querer na entrada de gás e novamente ficou borbulhando mto .... esta normal isso? (não deveria estar borbulhando mto menos?) Ou estou super carbonatando minha cerveja?
 
robocop,
É normal isso acontecer (só se certifica que ñ tenha vazamentos!). Costumo notar alguma diferença significativa lá pela 3a carga...
O que faço é regular a pressão para atingir a carbonatação desejada, a 1-2C. Faço 2-3 cargas (dependendo do estilo, quantidade de cerveja, quanto tempo tenho pra carbonatar etc.), tiro uma prova e se não estiver boa, faço mais cargas.
Por sinal, tive resultados melhores utilizando o método que vc descreveu, injetado o CO2 pela saída do post-mix, principalmente quando tenho pouco tempo. Minha impressão é que dessa maneira a cerveja absorve mais rapidamente o CO2.

Quanto a super carbonatação, 1kgf/cm2 a 1C corresponde, aproximadamente, a 3 volumes de CO2. Se essa carbonatação não esta adequada, sugiro ajustar a pressão.

Abraço.
 
Aproveitando o tópico,

Sexta passada comprei um cilindro de 1kg para usar em 2 PM de 10L que comprei.

Consegui carbonatar e servir apenas 1 PM de 10 e acabou o gás, tive que fazer uma recarga hoje.

Achei muito pouco pelo que li por ai... mas usei da seguinte forma.. no domingo carbonatei forçado. E desde domingo eu tiro quase toda a pressão do PM para servir, final da noite volto a pressão de carbonatação e fiz isso até ontem quando acabou.

Será que essa história de tirar todo dia a pressão e colocar devolta que sugou todo o gás do cilindro??

Abraços
 
Roberto,

vc deve estar com algum vazamento na sua linha.

Tenho um cilindro de 2kg e já usei em umas 10 vezes em barris de 10 litros e ainda não chegou nem na metade da pressão do cilindro.

E libero a pressão todo dia antes de tomar um copo e completo depois.

Teste com espuma de sabão todas as suas conexões.
 
Hum... chegando em casa vou testar.

Aproveitando outra dúvida, independente do tamanho do cilindro a pressão que fica é sempre a mesma??

Pq tanto da primeira carga quanto a primeira recarga que fiz hj, a pressão do gás já fica indicando a parte vermelha. Mas só vi isso aqui no escritório :(
 
Pessoal, uma pergunta de iniciante: se eu carbonatar a uma temperatura baixa como 2º C a cerveja pega o gás legal. Mas depois de gaseificada eu posso deixar o post-mix voltar a ficar em temperatura ambiente (em Fortaleza cerca de 26ºC a 30ºC) para somente gelar no momento de consumir ? Nas garrafas se fizermos isso a cerveja fica "choca" né ?
 
Analisando apenas do ponto de vista da carbonatação, não tem problema fazer isso que você mencionou. Nem no barril, nem na garrafa.
 
Analisando apenas do ponto de vista da carbonatação, não tem problema fazer isso que você mencionou. Nem no barril, nem na garrafa.

Paulo, e analisando sobre outros pontos de vista? Poderia haver prejuízo a cerveja?
 
Analisando apenas do ponto de vista da carbonatação, não tem problema fazer isso que você mencionou. Nem no barril, nem na garrafa.

Paulo, a cerveja na garrafa fica "choca" ou "flat", se ela gelar e depois voltar à uma temperatura bem mais alta, não ? Ou isso acontece por outro motivo ? Qual ?
 
Paulo, e analisando sobre outros pontos de vista? Poderia haver prejuízo a cerveja?

David, cerveja guardade em temperatura ambiente envelhece mais rapidamente, o que pode não ser desejável na maioria dos estilos.

Paulo, a cerveja na garrafa fica "choca" ou "flat", se ela gelar e depois voltar à uma temperatura bem mais alta, não ? Ou isso acontece por outro motivo ? Qual ?

Jorge, eu nunca ou vi falar disso. Imagino que esse comportamento possa acontecer em alguma medida se a garrafa não for enchida corretamente (isso é, se o nível do líquido for muito baixo). A a cerveja quente perde CO2 mais rapidamente depois aberta, mas ela não sai "choca" logo que a garrafa é aberta.
 
Roberto,

vc deve estar com algum vazamento na sua linha.

Tenho um cilindro de 2kg e já usei em umas 10 vezes em barris de 10 litros e ainda não chegou nem na metade da pressão do cilindro.

E libero a pressão todo dia antes de tomar um copo e completo depois.

Teste com espuma de sabão todas as suas conexões.

Mil perdões por reviver o tópico, mas tenho uma dúvida: quantas vezes é possível usar o cilindro de 4kgs? Eu usei umas 15 vezes e entrou na parte vermelha do mostrador ("trocar cilindro de co2") - pensei que fosse demorar muito mais...
Deixei os manômetros conectados, mas girei a válvula até o fechamento completo - alguém teria alguma experiência sobre isso?
 
Mil perdões por reviver o tópico, mas tenho uma dúvida: quantas vezes é possível usar o cilindro de 4kgs? Eu usei umas 15 vezes e entrou na parte vermelha do mostrador ("trocar cilindro de co2") - pensei que fosse demorar muito mais...
Deixei os manômetros conectados, mas girei a válvula até o fechamento completo - alguém teria alguma experiência sobre isso?
com certeza é vazamento.

Tenho um cilindro de 3kg (que peguei já usado bem mais que a metade). Carbonatei 5 levas em um PM de 19l, todas em contra pressão (enchei e esvaziei todas as garrafas envasadas destas levas umas 3 vezes para retirar o O2) e ele só precisou de recarga pois esqueci a válvula aberta e a linha tinha uma emenda sem abraçadeira, de onde vazou todo o gás.
 
Pois é, mas fechando a válvula, será que o problema está na válvula mesmo? Isso eu nunca verifiquei... O engraçado é que ainda está pesado, mas o manômetro é novo, então estou acreditando nele. Obrigado @jeanpaullopes !
 
A pressão do cilindro depende da temperatura do gás. Se você resfria o cilindro, é normal cair a pressão devido a queda de temperatura. Quando você retirou da geladeira, o CO2 se aqueceu e a pressão voltou ao nível original. Tudo isso é normal. Pode deixar o cilindro dentro da geladeira sim, sem problemas.
Me salvou!!! Coloquei um postais de 19l pra carbonatar lento e a pressao baixou muito... mas agora vi porque, ele está dentro do freezer! Valeu pela explicação!!
 
robocop,
É normal isso acontecer (só se certifica que ñ tenha vazamentos!). Costumo notar alguma diferença significativa lá pela 3a carga...
O que faço é regular a pressão para atingir a carbonatação desejada, a 1-2C. Faço 2-3 cargas (dependendo do estilo, quantidade de cerveja, quanto tempo tenho pra carbonatar etc.), tiro uma prova e se não estiver boa, faço mais cargas.
Por sinal, tive resultados melhores utilizando o método que vc descreveu, injetado o CO2 pela saída do post-mix, principalmente quando tenho pouco tempo. Minha impressão é que dessa maneira a cerveja absorve mais rapidamente o CO2.

Quanto a super carbonatação, 1kgf/cm2 a 1C corresponde, aproximadamente, a 3 volumes de CO2. Se essa carbonatação não esta adequada, sugiro ajustar a pressão.

Abraço.
Dessa forma piazada não foge gaz e/ou cerva (acho q è pergunta idiota rss) por onde o gaz entra normalmente? Que sacada massa eim!
 
Back
Top