Construção de Setup - Herms 75 litros

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Guilherme1

Well-Known Member
Joined
Jun 10, 2013
Messages
108
Reaction score
55
E ai pessoal!

Vou iniciar este tópico para mostrar nosso projeto em desenvolvimento de um Herms Elétrico para 75 litros finais.

Estamos mostrando o projeto desde o início para quem tiver interesse poder acompanhar a construção e também para pedir opiniões de todos.

Estamos pesquisando há um bom tempo sobre a construção dele e finalmente chegamos em um setup que nos agradou, atendeu o que queríamos e não ficou tão caro como imaginavamos que ficaria.

Características
• Totalmente elétrico
• Controle de temperatura por um único PID
• Setup horizontal. Todas as transferências são feitas via bombas.
• Todas as conexões em Inox
• Resfriamento ecológico, com menor uso de água
• Configuração com 3 panelas: HLT/HERMS de 32 litros, MT e BK de 92 litros.
• 90% das peças compradas na China! rs

Status Atual
• Panelas: Em mãos
• Conexões e etc: Compradas, aguardando chegada da China
• Bombas: Compradas, aguardando chegada da China
• Resistências: Aguardando
• Mangueiras: Aguardando
• Caixa de comando: Aguardando
• PID: Comprado, aguardando chegada da China
• Fiações, chaves, e outras partes elétricas: Aguardando

Peças e Partes

1x PID com SSR 40A e dissipador
http://www.aliexpress.com/item/3-IN...ler-40A-SSR-Thermocouple-INGT/1933970815.html

1x Termopar com rosca 1/2"
http://www.aliexpress.com/item/2m-0...e-50mm-Probe-Temp-Sensor-INGT/1941623168.html

6x Tee inox 1/2" macho
http://www.aliexpress.com/item/Stainless-Steel-304-Male-Tee-1-2-homebrew-hardware/1987216290.html

2x Cotovelo para whirlpool rosca 1/2" para barbatana 3/8" inox
http://www.aliexpress.com/item/1-2-...inless-Steel-304-Pump-fitting/1956072194.html

20x luva lisa 1/2" inox
http://www.aliexpress.com/item/Size...ittings-Stainless-Coupling-No/1753883665.html

20x adaptador mangueira 1/2" para 1/2" inox
http://www.aliexpress.com/item/Size...Nipple-Pipe-Fittings-No-HB020/1774773854.html

20x abraçadeiras inox
http://www.aliexpress.com/item/Size...Hose-Hoop-Pipe-Clamp-No-HA033/2020486033.html

12x Valvula esfera 1/2" passagem plena inox
http://www.aliexpress.com/item/1-2-...tainless-Steel-SS-316-1000WOG/2011295440.html

5x bulkheads 1/2" inox com contraporca e vedação
http://www.aliexpress.com/item/Stai...Wholesale-and-Retail-5pcs-lot/1460268704.html

4x bomba alimenticia 12V
http://www.aliexpress.com/item/NEW-...mp-Brushless-Motor-Water-Pump/1951579247.html

2x bulkheads rosca 1/2" para tubo 1/2" com contra porca e vedação - Já chegaram da china!
http://www.aliexpress.com/item/HERM...-2-OD-Tube-1-2-Male-NPT-x-1-2/1624744616.html

3x Camlock type B 1/2" inox - para a saida das panelas
http://www.aliexpress.com/item/Type...oupler-x-Male-Thread-Size-1-2/1712318278.html

3x Camlock type A 1/2" inox - para conexão nas bombas
http://www.aliexpress.com/item/Type...-Thread-Camlock-Coupling-Size/1712403215.html

Esperamos que tudo chegue em uns 2 meses, mas vai saber... rs



Não vou usar fundo falso, ao inves dele pretendo testar um tipo de bazooka grande com este escorredor:
http://www.americanas.com.br/produto/111699791/escorredor-mimo-style-multiuso-em-inox-27cm

Vamos usar o escorredor virado de cabeça para baixo e fazer um furo na parede para conectar na saida da panela.


As resistências já temos orçamento na Astre resistências:
Vão ser duas resistências de 3.5kw no BK e uma resistencia de 2kw no HLT, todas 220V.
Cada uma vai ficar em R$ 35,00.

Recomendo o pessoal da Astre. Comprei a resistência do equipamento antigo com eles e são muito bons. Fazem as resistências por encomenda, nas medidas e especificações que você pedir.

Contato deles:
Danielle Borsari
Astre Resistências Elétricas
(11) 2955-7802
[email protected]
www.resistenciasastre.com.br

Preferimos usar duas resistências de 3.5 ao inves de uma de 7 no BK para evitar usar qualquer coisa que precise ser dimensionado para mais de 20A. A ligação será feita em um quadro de distribuição exclusivo para o HERMS, com fase e neutro vindo direto do medidor. Vamos ter 40A rodando com todas as resistências ligadas. Estamos dimensionando o quadro para 50A por segurança.

Estou anexando o esquema de funcionamento para vocês entenderem. Tenham em mente que o post ainda não está completo. Vou editando ele aos poucos conforme for tendo atualizações e for lembrando de algo que esqueci de por aqui.

Dêem suas opiniões!

Grande abraço!
 

Attachments

  • 01.jpg
    01.jpg
    87 KB · Views: 1,201
  • 02.jpg
    02.jpg
    77.9 KB · Views: 1,097
  • 03.jpg
    03.jpg
    94.6 KB · Views: 1,027
  • 04.jpg
    04.jpg
    84.2 KB · Views: 1,007
  • 05.jpg
    05.jpg
    88.9 KB · Views: 975
Muito bacana seu projeto, vou acompanha-lo! Estava pensando em montar um Herms mas queria fazê-lo na vertical, tipo uma beer sculture, pois meu espaço é escasso...
 
Parabens Guilherme! Muito bem apresentado o projeto e as ideias, facilita muito o intercambio de informações.

Montei meu sistema Herms recentemente, mas ainda estou ajustando detalhes. Vai ser muito produtivo trocar experiencias.

Bom, como você está aberto a opiniões e dúvidas, permita-me:

As panelas são de inox? Já tem um esquema de lavagem?
Depois que montei meu sistema, vi o quanto é vantajoso tudo de inox pra não ter que desmontar tudo, toda vez. Minha próxima aquisição serão caldeiroes de inox, cansei de rasgar a mão nas roscas de conexoes e gastar rolos de teflon toda vez antes de brassar, fora ter que lidar com eventuais vazamentos inesperados. Agora quero um esquema CIP bem simples, pra usar percabonato, pbw ou soda 2%.
As bombas teriam que entrar também na onda do austenitico.

Outra coisa que acho muito vantajoso, são os engates rápidos. Minhas mangueiras não são de silicone, então sempre moldam aos espigões, só sai esquentando ou cortando...
Tem gente que deixa as mangueiras de silicone soltas no espigao, sem braçadeiras, eu também já fiz assim... Bom, com detergente e agua a 100C fica tudo mole e escorregadio, acidentes acontecem, sei bem como...

Sobre o esquema de filtro com o escorredor achei interessante, mas não consegui enxergar vantagem sob o fundo-falso, além do valor. Hoje em dia uso bazooka, quero mudar pro fundo falso.

Os esquemas de bulkheads são fantasticos, depois vou pesquisar mais sobre eles. No meu sistema a serpentina sai pela tampa, não é muito prático nem estavel...

Sobre a disposicao das bombas, acredito que você não precise tanto de uma exclusiva para circular a agua do HLT, a conveccao termica com a resistencia no fundo ja é suficiente, acredito.
Pra agua fria talvez ajude. Alias, você vai usar gelo?
Eu utilizo somente 2 bombas, mas meu HLT fica acima do MLT. Mesmo assim é possivel fazer o sistema com 2 bombas (uma mangueira sai do MLT pra entrada da bomba, na saida dela um Tee divide entre 2 valvulas, uma pra serpentina herms, outra pra BK). Não sei se isso ficaria prático pra vc...

O sparge vai ser por batch, continuo ou chuverinho/fly?
A última dúvida, é sobre o posicionamento das valvulas, elas ficarão no fundo ou nas laterais?


Mais uma vez, parabéns pelo projeto! Espero não ter sido chato/intromissivo com tantas perguntas e pitacos.

Vou acompanhar esse tópico!
 
Olá Guilherme, legal teu projeto, mas se me permite dar meu relato...

No começo montei um projeto praticamente idêntico ao seu. Acabei optando por mudar (orientações de alguns amigos do fórum) e tenho certeza, pelo menos para meu uso, que acertei. Optei por substituir todas essas conexões e válvulas, por apenas 5 mangueiras de silicone com engates e 2 bombas apenas. Assim apenas troco os engates, (o que até é prazeroso na brassagem) e funciona da mesma maneira que projetou.
Quanto a bomba que comprou, tbm comprei e estão as duas guardadas, são minúsculas e desajeitadas, além de serem de um material fraco. As que uso são as famosas de maquina de lavar louças, funcionam perfeitamente e tem maior vazão. Já fiz umas 20 brassagens com elas e estão perfeitas ainda.
Claro que meu projeto é muito mais simples e barato que o seu, sem dúvida, mas tenho obtido bons resultados.
Abraço.
 
@LisboaPrates : Se o problema é espaço, realmente fazer vertical é melhor. Eu optei por fazer o setup todo horizontal porque já tenho o espaço para as panelas planejado, e ficava mais barato comprar uma bomba a mais do que montar um suporte para uma das panelas por gravidade. Obrigado pelo feedback!

------

@JotaMarino : As panelas são de alumínio. Infelizmente Inox ainda é muito caro no Brasil. Não pensei em sistema de CIP ainda. Provavelmente vou fazer o processo de limpeza normal. O HLT de 32 litros eu peguei usado como parte do pagamento quando vendi o meu equipamento antigo. As duas panelas de 92 litros eu comprei na Cozinet, loja de fábrica da Eirilar. Peguei numa promoção pela metade do preço por R$ 133 cada, sendo que panelas do mesmo tamanho em inox sairiam mais de 1200 cada uma. Segue o link da loja pra quem quiser dar uma olhada:

http://www.cozinet.com.br/produto/2571285/Caldeirao-Linha-Hotel-Especial---Eirilar

Não pretendo desmontar e montar tudo em cada brassagem. A única coisa que vou conectar e desconectar são as bombas. Comprei ontem três kits de Camlocks para isso, vou atualizar no post principal. Todas as outras conexões ficam fixas nas panelas. O esquema de vedação desses bulkheads evita que fiquem resíduos nas conexões, então vou montar uma vez e deixar sempre.

Os engates rápidos são uma ótima ideia. Mas pela pequena diferença de valor acho que os Camlocks valem mais a pena, são mais resistentes e mais duráveis também. Dá uma olhada depois. Ainda não comprei para todas as mangueiras porque iria sair muito caro, e por enquanto foquei no que era essencial para o equipamento funcionar. Com o tempo vou dando upgrades. Realmente usar mangueiras sem abraçadeira é pedir pra acontecer acidente. Já tive problemas de mangueiras se soltando com mosto fervendo e não foi nada legal. Aprendi minha lição, não faço mais! rsrs

Usar o escorredor como filtro é só como teste para ver se dá certo mesmo. Mais pelo custo do que por qualquer coisa. No futuro também vou mudar para fundo falso pois mantém o fluxo do líquido mais homogêneo.

Estes bulkheads para a serpentina são ótimos. Minha idéia é evitar que fique mosto acumulado na serpentina depois que finalizar o processo. Já encomendei a serpentina num formato que vai ajudar este processo também.

A bomba do HLT é tanto para homogeneizar a temperatura durante todo o processo, mas também para transferir a água de sparge para o MT. O projeto inicial (esse que eu postei já está na versão 10! rsrs) era usando somente duas bombas também, no formato que você disse, mas como as bombas são baratas e eu tenho espaço disponível preferí fazer assim.

Acho que pelo tamanho reduzido do meu HLT vou ter que fazer o sparge em duas fases. Pretendo fazer a primeira lavagem em fly sparge, e a segunda lavagem em batch sparge.

Obrigado pelos elogios! rsrs! Não foi intromissivo de forma alguma! postei o projeto aqui justamente para ter opiniões de todos e ver no que posso melhorá-lo. Agradeço muito pelas dicas e comentários!

-----

@Pellin : O projeto inicial era bem mais simples que esse. Decidi manter mais complexo assim porque no futuro a ideia é substituir as valvulas esfera por valvulas motorizadas e automatizar completamente o processo do início ao fim. Então já mantive as conexões e os fluxos de forma que no futuro eu não precise abrir mais nenhum buraco nas panelas! rsrs

Realmente estas bombas são pequenas e não têm muita vazão. tenho uma ainda que usava no equipamento antigo e que quebrou a rosca. Consegui consertar mas ainda não testei pra ver se ficou 100%. Resolvi arriscar nelas de novo porque tem um bom preço e aguentam rodar por muito tempo. Já ouvi uma história de que as de lava-louças começam a esquentar depois de um tempo e podem queimar se ficarem muito tempo ligadas. Procede isso? Pode ser que mais pra frente eu mude pras de lava-louças. tenho que analisar como vai ser o processo com essas da china por enquanto.

Cara, meu projeto ficou bem barato também. No fim vou gastar aproximadamente uns 1500 no total, considerando que a mão de obra pra construção vai ser toda minha e que eu consigo algumas das partes elétricas pro quadro de comando de graça, o que ajuda muito.

Obrigado pelos comentários!
 
Legal Guilherme! Poderia postar umas fotos do bulkhead? Queria entender como ele veda o tubo.

Sobre os engates rápidos, são os cam-lock mesmo que eu uso, 9 dolares o par, contra 50 dos engate rapidos com mola e esferas.
 
@Guilherme, pensando deste ponto de vista vc tem razão, eu mesmo já penso em upgrade..rsrs
Quanto às bombas, não esquentam tanto não, meu uso é de no máximo 90 minutos, e se um dia queimar, custa apenas R$ 25,00 e tem em toda loja de refrigeração ou similar... já o da China demora 1500 dias pra chegar...rsrs
 
Guilherme, parabéns pelo equipamento, estou me baseando nele para montar meu HERMS, uma dúvida: Onde tu comprou a serpetina do HLT? é de inox?

abs
Binato
 
Binato e Pellin,

Desaconselho o uso de bombas de maquina de lavar roupa ou louça.
Mesmo que funcionem em altas temperaturas, não são feitas de plástico alimentício e podem ser prejudiciais a saúde.

Abraços,
 
Binato e Pellin,

Desaconselho o uso de bombas de maquina de lavar roupa ou louça.
Mesmo que funcionem em altas temperaturas, não são feitas de plástico alimentício e podem ser prejudiciais a saúde.

Abraços,

Pois é Tiago, tenho medo disso também, já vi gente fazendo ceva com conexões da tramontina etc. A ceva fica boa, mas saudável já não sei. Eu tenho uma Chugger pump que vou usar na recirculação e comprei na china uma bombinha que dizem que é food grade mas não to confiando muito, vou esperar mais um pouco e comprar outra Chugger pump ou meter mais umas válvulas e deixar uma bomba só que nem o projeto do Guenther.
Abs
 
Pois é Tiago, tenho medo disso também, já vi gente fazendo ceva com conexões da tramontina etc. A ceva fica boa, mas saudável já não sei. Eu tenho uma Chugger pump que vou usar na recirculação e comprei na china uma bombinha que dizem que é food grade mas não to confiando muito, vou esperar mais um pouco e comprar outra Chugger pump ou meter mais umas válvulas e deixar uma bomba só que nem o projeto do Guenther.
Abs

@Binato, de qual projeto do Guenther você se refere? tem como postar o link?

Baratovysk
 
Guilherme

Realmente seu projeto ficou fantástico, excelente nível de detalhes !!!
Sou iniciante e tenho algumas dúvidas ;

1. Se puder enviar fotos e mencionar a eficiência durante a Brassagem, tais como os tempos de aquecimento e resfriamento ?

2. No caso de refriamento tenho chiller de 10 placas Qual o volume ideal para resfriamento ?

3. Como é feito o processo de limpeza final e retirado os resíduos do Mash tun e boil Kettle?

Parabéns
 
Boa tarde pessoal

Montei um sistema similar ao do Guilherme porém bem mais manual não é tão hitec que nem o dele mas tem funcionado bem já fiz 8 brassagens.
Não consegui carregar as fotos rsrs
Quem quiser informe o email que eu mando
 
Boa tarde pessoal

Montei um sistema similar ao do Guilherme porém bem mais manual não é tão hitec que nem o dele mas tem funcionado bem já fiz 8 brassagens.
Não consegui carregar as fotos rsrs
Quem quiser informe o email que eu mando

Carregue as fotos por esse site: http://postimage.org/

Depois copie os links Hotlink para fóruns (1) e cole tudo aqui, pronto.
 
Valeu pela dica !!!
Acho que agora foi
 

Attachments

  • 20151125_120900.jpg
    20151125_120900.jpg
    5.9 KB · Views: 263
  • 20151125_120908.jpg
    20151125_120908.jpg
    8 KB · Views: 229
  • 20151125_120915.jpg
    20151125_120915.jpg
    5.7 KB · Views: 212
Guilherme, montei um sistema bem similar ao seu, porém estou estou com um problema, o SG Pre-Boil está ficando abaixo do esperado, ou seja, a eficiencia do meu equipamento está bem ruim.
Dessa última vez que fiz cerveja, fiz a brassagem em 75 minutos recirculando o tempo todo sem mexer na panela (deixo sempre 2~3 dedos de agua para não atrapalhar a cama de grãos), mesmo assim nada.
Me parece que recirculação está "atrapalhando" a extração dos açucares.
Como você faz no seu sistema?
 
Back
Top