Conservação dos sanitizantes

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Rodrigo Gruppelli

Well-Known Member
Joined
Jun 10, 2013
Messages
251
Reaction score
54
Location
Pelotas, RS, Brazil
Pessoal. é melhor conservar os sanitizantes na geladeira?

Não estou falando da solução que fazemos diluindo em água. Tô falando dos concentrados mesmo, dos frascos que a gente compra nas lojas, tipo o Kalyclean S-390 (iodophor), S-302 (peracético), o StarSan....

Sei que o S-302 devemos conservar na geladeira. Mas e o S-390?

E quanto ao StarSan e a solução de álcool 70?

Beneficia guardando na geladeira?

Abraços
 
Pessoal. é melhor conservar os sanitizantes na geladeira?

Não estou falando da solução que fazemos diluindo em água. Tô falando dos concentrados mesmo, dos frascos que a gente compra nas lojas, tipo o Kalyclean S-390 (iodophor), S-302 (peracético), o StarSan....

Sei que o S-302 devemos conservar na geladeira. Mas e o S-390?

E quanto ao StarSan e a solução de álcool 70?

Beneficia guardando na geladeira?

Abraços

As recomendações normalmente estão no próprio produto ou nos Datasheets na internet...
 
Nein :)

Fabricantes de fermento recomendam jogar a levedura direto no mosto ou hidratar com água a 23°C. Mas todos sabemos que isso é ruim :fro::fro:

Hidratar a 23c não é ruim...
Jogar o fermento direto pode, mas morre metade...rs
No que diz respeito a armazenagem, todo produto químico precisa ter descrição...dá uma pesquisada que você vai encontrar ;)
 
Hidratar a 23 mata menos que jogar direto mas mata mais do que hidratar em água morninha. 35°C-40°C. Yeast e a Fregonesi.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Hidratar a 23 mata menos que jogar direto mas mata mais do que hidratar em água morninha. 35°C-40°C. Yeast e a Fregonesi.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

+1.

Confio mais no tato da Fernanda e do Cris White do que na embalagem da fermentis. :)

Respondendo tua pergunta:

Iodo é volatil e manter ele refrigerado ajuda na conservação, tanto faz se é o diluído em água ou a solução concentrada. .

Não sei sobre os outros, porque só uso Iodo. :)

Abraços.
 
Iodofor pode ser mantido em temperatura ambiente, mas particularmente mantenho sob refrigeração, já que esses frascos de 1 litro costumam durar pra mim muito mais que a data de validade...

O peracetico da kalykim se nao me engano vinha com recomendação de armazenar sob refrigeração...

Alcool 70 não tem necessidade refrigerar, desde que seja guardado em frasco hermético.
 
Back
Top