Congelamento

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Marcao

Active Member
Joined
Sep 13, 2014
Messages
31
Reaction score
0
Olá amigos.
Tive um problemão em minha maturação de uma American Pale Ale e de uma Belgian Pale ALe.

A geladeira é antiga e congelou toda minha cerveja.

Notei de pois de 48h o ocorrido e coloquei um termostato, que esta regulando a cerveja em 2C.

Perdi minha cerveja???
O que acontece com isso?



obrigado.

Marcão - Taubaté
 
Olá amigos.
Tive um problemão em minha maturação de uma American Pale Ale e na Fermentação de um Belga Pale ALe.

A geladeira é antiga e congelou toda minha cerveja.

Notei de pois de 48h o ocorrido e coloquei um termostato, que esta regulando a cerveja em 2C.

Perdi minha cerveja???
O que acontece com isso?



obrigado.

Marcão - Taubaté

Acho que não perdeu, talvez ela só fique com uma turbidez permanente...
Mas procede com a carbonatação e veja...
Acho que o Palmer tem uma coisa bem semelhante no How to Brew, que congelou a cerveja e não deu nada...

abraço
 
Tive uma ESB que congelou uma parte e ficou realmente muito turva. Fora isso não alterou o sabor.
 
Ocorreu o mesmo com uma american IPA que estou fazendo.o que fiz:
1-deixei em banho maria até descongelar totalmente
2- introduzi o priming ,após descongelar a uma temp de 8 graus ,como s nada tivesse acontecido .
3-APOS 2 dias já estou com uma carbonataçao de de 0,9
O cheiro estava maravilhoso,a cor um pouco turva.
Acredito que não terei problema .
Depois conto o resultado.
 
Obrigado a todos.
Fico feliz por não ter perdido minhas primeiras brassagens.

obg

Marcao
 
Ola

como assim aplicar gelatina?
Qual gelatina?
qual quantidade para 20 lt


obg
 
mas em qual temperatura já corre o risco de congelamento?
Semana passada eu estava com 40 litros de märzen a zero grau, pronto para o envase, e nem me lembrei que congelaria até eu reparar no air lock congelado.
 
Cara, água congela a zero. O álcool da cerveja faz o ponto de congelamento baixar, mas quanto? Depende.. tem que fazer cálculos... mas abaixo de zero já começa a correr risco.

Sobre a gelatina, tem um post fixo na área de Equipamentos e Técnicas explicando passo a passo como usar gelatina.

Abraço,
 
Encontrei uma equação interessante pra relação de temperatura de congelamento e concentração de água e etanol. É um cálculo aproximado.

A concentração em % é dada por:
C% = [(50x³ - 791x² + 4705x)/100]

Onde X é o valor relativo à temperatura (em Kelvin) da seguinte forma:
X = (273 - T)/23

Então pra congelar a digamos -2ºC (271.15 K), teríamos C% = 3,73% , pelas contas...

Claro que cerveja nao é só água e álcool... tem muitas coisas que afetam isso aí. Acho que o principal fator que permite uma SKOL a ficar a -4ºC na geladeira do boteco é o CO2... ehehehehe
 
mas em qual temperatura já corre o risco de congelamento?
Semana passada eu estava com 40 litros de märzen a zero grau, pronto para o envase, e nem me lembrei que congelaria até eu reparar no air lock congelado.
com ZERO grau.
Minha geladeira é antiga e acabou congelando tudo. Mas consegui recuperar e irei envasar hoje.
 
Uma dica é colocar álcool no airlook, eu coloco vodka.... Aí ele não congela...
 
Cara mudando um pouco o foco, tem uma técnica de congelar parcialmente a cerveja antes de envazar para concentrar a cerveja, tem um episódio do brewing tv dedicado a isso, vou ver se encontro e posto aqui.
 
Opa, como prometido o episódio é esse aqui:
[ame]https://www.youtube.com/watch?v=8_qU5UwPNxk[/ame]

Fazia muito tempo que tinha assistido, na realidade ele testa a técnica a partir dos 8 minutos.

Dando uma pesquisada melhor, vi que a grande representante dessa técnica é a Eisbock, segue um artigo sobre ela, abraços
http://www.germanbeerinstitute.com/Eisbock.html
 
Salve cervejeiros! Hoje quando fui dar uma conferida no galão fermentador, vi que estava congelado. É minha segunda brassagem e não sei o que devo fazer. Perdi minha cerveja? O que devo fazer? Ela esta no 3º dia de maturação.
 
@Lucas Freitas,
Relaxa, não vai perder a cerveja.
Ela terminou de atenuar, e ela congelou no coldcrash?
Se foi isso, só deixa ela descongelar, termina o coldcrash e engarrafa. Provavelmente não vai ser a melhor cerveja que você vai fazer, mas não é motivo para jogar ela pelo ralo.
Se for carbonatar com prime pode colocar um pouco mais de levedura, só por segurança.

Casado
 
@ErivaldoCasado , primeiramente obrigado pela atenção. Foi no processo de maturação. Você acha que vai fugir muito os sabores que era esperado inicialmente da receita?
Vou carbonatar com prime mesmo, mas não queria gastar mais grana com essa receita, você acha muito arriscado não adicionar mais leveduras?
 
@ErivaldoCasado , primeiramente obrigado pela atenção. Foi no processo de maturação. Você acha que vai fugir muito os sabores que era esperado inicialmente da receita?
Vou carbonatar com prime mesmo, mas não queria gastar mais grana com essa receita, você acha muito arriscado não adicionar mais leveduras?


Se a cerveja congelou só na parte superior (como um lago congelado), pode se despreocupar, porque a maior parte da levedura "adormece" e vai para o fundo. Só esperar descongelar, e prosseguir para o envase. Já passei por isso e foi tranquilo.
Agora se congelou todo o fermentador, provavelmente deve ter matado muita levedura, ai vai ter de colocar um pouco mais de fermento antes, como o @ErivaldoCasado sugeriu.
 
Comungando com as opiniões dos colegas, na grande maioria dos casos de congelamento (já tive 2) a breja já terá uma boa quantidade de alcool (pois já fermentou) e com alcool o congelamento é muito mais dificil que água pura, por isso e outros detalhes o que congela verdadeiramente é a parte superior do líquido e as bordas, ficando o meio do balde e o fundo em temperaturas muito baixas mas dificilmente serão também solidificados. Só pra fortalecer as dicas, penso igual, descongele, toque a clarificação normalmente e envase... Eu só adicionaria mais leveduras se após 10~15 dias de priming abrisse uma garrafa comprovadamente não houvesse gás, só pra não abrir um pacote de leveduras pra isso ($$$). Mas, se quiser adicionar leveduras a mais antes do envase, não trará nenhum transtorno adicional pra sua breja, como indicou o @ErivaldoCasado.
 
Fui fazer o Cold Crasch na minha Weiss e congelou 20 litros.
Ficou muito escura a cor dela e alterou um pouco o sabor, nada de ruim, mas no outro dia te dá uma dor de cabeça danada.
Não sei por qual motivo.
 
Talvez ela não foi bem fermentada, gerou alguns off flavors/compostos químicos q não deveria... É uma hipótese.
 
Fui fazer o Cold Crasch na minha Weiss e congelou 20 litros.
Ficou muito escura a cor dela e alterou um pouco o sabor, nada de ruim, mas no outro dia te dá uma dor de cabeça danada.
Não sei por qual motivo.

O congelamento (supondo que esteja em uma geladeira), dado a menor temperatura que consegue, é de água e de superfície. Se você o retirar vai acabar concentrando um pouco tua cerveja (nada muito significativo). Não deveria afetar tanto a cor e sabor.

Quanto a dor de cabeça (quando não se toma assim uma grande quantidade no dia anterior é claro), normalmente é indício de álcoois superiores na cerveja. Estes álcoois são resultados de pitch rates inadequados ou fermentações não saudáveis (muito aceleradas, temperaturas inadequadas, estresse das leveduras).
 
Boa noite cervejeiros! Mais uma vez obrigado aos que me responderam e me ajudaram com qualquer comentário. Voltei aqui pra registrar como ficou a breja. Sinceramente, não sei como ela iria ficar caso não tivesse congelado, mas abri a primeira nesse sábado agora (07/07/) e quando dei o primeiro gole, achei bem gostosa cerveja, é uma IPA com Zeus e Chinook. Ficou muito fresca de aroma e sabor, gostei. Pra minha segunda brassagem, achei muito boa. Claro que deve estar cheia de defeitos, mas como ainda não tenho o paladar aguçado, achei muito boa mesmo. Não sei se teve alguma interferência de sabor, mas acho que teria ficado mais transparente igual a primeira que fiz, achei que ficou um pouco turva, enfim, segue a foto da breja...


20180707_161150.jpg
 
Bonita breja. Não se preocupe tanto com transparência/translucidez nas IPA's, já fui bitolado com isso, achando q todas as minhas IPAs deveriam ser totalmente cristais, mas o tempo passou, brassagens passaram e vi que não precisa disso pra ser uma cerveja top, é muito bonito uma IPA transparente, mas nada q interfira no resultado final como um todo.
 
Boa noite, minha cerveja congelou só por cima, mas comecei a engarrafar e só no final que percebi que tinha dado menos, abri o balde e ficou uns 5 litros congelado, joguei fora esse resto
 
Boa tarde.
Revivendo o tópico.
Vi um vídeo do Marcelo Fenol que indica o congelamento da cerveja a 0º ou -1º C, para fins de clarificação. Indica que não houve alteração no sabor e tudo mais...
Sempre fazia o cold crash inicialmente a 5ºC e depois baixava a 0ºC, justamente para não congelar.... meu freezer é muito bruto.
A leva que estou maturando, setei o controlador a 0ºC de uma vez.... e claro, minha cerva congelou.... Agora subi a temperatura do controlador para 5ºC e vou manter até domingo, quando irei envasar... espero que já tenha descongelado.
Não abri o fermentador, mas penso que não congelou completamente, mas certamente a parte superior congelou.... uso poço térmico e o sensor dentro....
Alguém já fez algo parecido???
Segue o link do vídeo....
 

Latest posts

Back
Top