Conexões de Inox ou metal?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Baratovysk

Well-Known Member
Joined
Nov 3, 2014
Messages
131
Reaction score
44
Bom dia e Feliz ano Novo a Todos,

Tenho um Clone Braumaister de 30 litros e tenho tido alguns problemas de vazamentos e dificuldades de vedação da panela de dentro, hoje mesmo o poço termometrico quebrou, então estou querendo fazer umas inovações e alterações no projeto, estou pensando em construir uma nova com as panelas de Inox, ai vem a pergunta:

Devo usar todas as conexões em inox ou tecnicamente as de latão atendem da mesma forma.

Existe alguma diferença significativa na qualidade final da cerveja ou não interfere?

O principal motivo da pergunta é que na minha cidade (interiorrrr de nina gerais) não tem nada em inox e em latão tem tudo.

Baratovysk
 
Cara, qualidade final da cerveja é quase impossível dar alguma coisa.

No entanto, num equipamento destes que é todo Inox, eu nunca usaria outra coisa a não ser Inox... só se eu fosse obrigado.

Abraço,
 
Valeu mestre jedai Gunther (aquele que tudo sabe) :)

Vou seguir por este caminho.

Baratovysk
 
Qual seria o real problema em usar metal para transfega da cerveja ja pronta (fria), apenas a impossibilidade de usar peracetico?
 
Qual seria o real problema em usar metal para transfega da cerveja ja pronta (fria), apenas a impossibilidade de usar peracetico?

Qual metal vc se refere? Inox não é problema.

Metais moles, como alumínio, cobre e latão (pra nem citar ferro galvanizado, zincado, variações que nao devem nunca ser usados em parte nenhuma do processo) tendem a ser levemente dissolvidos com o pH mais ácido da cerveja.

Não é nenhum crime usar cobre pra transferir cerveja pronta, se ele estiver totalmente limpo de oxidações (zinabre = tóxico). Algumas cervejarias passam a cerveja pelo cobre, depois de pronta, quando ocorre algum problema na fermentação que gera enxofre, o cobre tira o enxofre de solução.

Mas se vc puder evitar esses metais, melhor. Sempre mais seguro usar mangueiras de silicone, ainda porque é bastante ruim limpar tubos de cobre por dentro. Se for imprescindível usa-los, deixe de molho no vinagre até ter certeza que todo zinabre saiu, depois lave bem.

Abraço
 
Bom dia a todos,

Comprei todas as conexões em inox, me cadastrei na acepil e comprei tudo lá, achei os preços ótimos, ainda não recebi os produtos.
 
Bom dia a todos,

Comprei todas as conexões em inox, me cadastrei na acepil e comprei tudo lá, achei os preços ótimos, ainda não recebi os produtos.

Comprou online pelo site ou precisou ligar, mandar email, pedir orçamento?
 
Caro @Baratovysk, tens como dar uma idéia dos preços da Acepil?

Abraço,

Mario9
 
no início usei muito conexões de latão, onde eu moro nem para remédio qualquer coisa em inox... acepil tem um preço bem acessível, porém como quase todo cervejeiro é garagista, comecei uma série de compras no aliexpress.... sem compromisso de utilização imediata, comecei a compra todos os meses os famigerados 50 dolares.... demora,,, ufa,,, 60 dias cravados,,, nunca antes e, por sorte nunca depois... então eu compro uns registros, nipples, vávulas, etc.... assim, agora toda vez que viajo na maionese das idéias sempre tenho o que preciso, e as vezes misturar as peças consigo o que não tenho.
escolha uma medida(1/4,1/2 ou 3/4), adotei tudo 1/2, e comece a comprar sempre nelas... assim vira um lego...
link de onde eu compro sempre:
http://pt.aliexpress.com/store/group/Threaded-Pipe-Fitting-Valves/1161911_254629123.html

muiiiito barato mesmo,,, algumas são em 304 e outras por razões estruturais em 316.
 
Achei umas conexões de INOX 304/316 no Mercado Livre.
Valvula esfera a 45 reais mais frete.
Esse preço está bom?
Meu equipamento não será de Inox, comprarei panelas de aluminio, mas queria pelo menos as conexões com alguma garantia de material correto.
Abcs
 
comecei uma série de compras no aliexpress.... sem compromisso de utilização imediata, comecei a compra todos os meses os famigerados 50 dolares...
Achei que essa cota houvesse caído e agora tudo fosse tributado. Não?
:mug:
 
becker, nem sei te informar, mas nuca tive problemas comprando 50 dolares.... sempre chegaram sem tributação.

pelo que acabei de ler, o que caiu foi a cota de compra em viagem e ou nas fronteiras de 500 para 150 ou 100 dólares, mas não é fonte confiável.... fica dúvida
 
Dos desafios da internet: confiar num vendedor do Mercado Livre :rockin:

Vai ser isso então. Vou comprar essas válvulas para montar o equipamento.

Vlw!
Cara, eu já fiz literalmente centenas de compras no Mercado Livre, com raríssimos problemas.... e eu sempre compro de vendedores que já tenham MUITAS e muitas vendas.... receita básica.

Abraço,
 
Cara, eu já fiz literalmente centenas de compras no Mercado Livre, com raríssimos problemas.... e eu sempre compro de vendedores que já tenham MUITAS e muitas vendas.... receita básica.

Abraço,

Eu tbm.

Enfim... a que estava naquele preço, não aguenta temperatura alta.

Existe alguma diferença entre os inox para aguentar ou não temperatura?

Esse esquema de temperatura, foi o vendedor que falou.

Abcs
 
Eu tbm.

Enfim... a que estava naquele preço, não aguenta temperatura alta.

Existe alguma diferença entre os inox para aguentar ou não temperatura?

Esse esquema de temperatura, foi o vendedor que falou.

Abcs
Como é que é? Não aguenta temperatura alta?
 
Acho que é por causa da conexão plástica ali... o que é aquilo? meio que parece aqueles engates rápidos pra gás...

Talvez seja mais interessante procurar peças de inox que não tenham inserções de plástico no meio.

Abraço
 
Acho que é por causa da conexão plástica ali... o que é aquilo? meio que parece aqueles engates rápidos pra gás...

Talvez seja mais interessante procurar peças de inox que não tenham inserções de plástico no meio.

Abraço
Aquilo ali na realidade parecem ser só tampões que vem em algumas válvulas, para retirar na hora de usar (lacre).

Se for isso, provavelmente é desconhecimento do cara.

Abraço,
 
Olá, sou iniciante e só farei minha primeira brassagem daqui a 15 dias.
Comecei a estudar e ler sobre a produção de cerveja há apenas 2 meses... nesse período surgiram muitas dúvidas e aos poucos fui entendendo um pouco melhor como a mágica toda acontece. Claro que continuo com muitas dúvidas e vou aprender muito mais quando começar a fazer e, consequentemente, errar bastante.
Bom, depois dessa breve apresentação, segue minha dúvida sobre conexões:
Vi que vocês falaram sobre os problemas do uso de latão e outros metais (que não sejam inox) na hora de transferir a cerveja pronta, isso vale também para as conexões da panela de mostura?
Lembrando que minha preocupação não é se vai ter algum sabor ruim, e sim pela saúde mesmo... Se algum dos metais pode liberar alguma coisa tóxica, etc..

Meu equipamento é o seguinte (na ordem de dentro pra fora da panela):
- Bazooka feita por mim com os seguintes materiais:
* Malha retirada de um engate flexível composto por liga de alumínio e liga de cobre.
* Abraçadeira de inox
* Espigão de latão
* T de INOX
- Prolongador de Latão
- Flange de latão
- Panela de alumínio
- Flange de latão
- Válvula de esfera docol DN15 (Composição: Aços, elastômeros, ligas de alumínio e ligas de cobre)
- Espigão de latão


Segue em anexo uma foto da bazooka, a única diferença é que o T eu troquei por INOX.. esse daí foi um teste de encaixe com um de ferro galvanizado.


Muito obrigado,

Ugo.
 

Attachments

  • BazookaTeste.jpg
    BazookaTeste.jpg
    26.3 KB · Views: 220
Olá, sou iniciante e só farei minha primeira brassagem daqui a 15 dias.
Comecei a estudar e ler sobre a produção de cerveja há apenas 2 meses... nesse período surgiram muitas dúvidas e aos poucos fui entendendo um pouco melhor como a mágica toda acontece. Claro que continuo com muitas dúvidas e vou aprender muito mais quando começar a fazer e, consequentemente, errar bastante.
Bom, depois dessa breve apresentação, segue minha dúvida sobre conexões:
Vi que vocês falaram sobre os problemas do uso de latão e outros metais (que não sejam inox) na hora de transferir a cerveja pronta, isso vale também para as conexões da panela de mostura?
Lembrando que minha preocupação não é se vai ter algum sabor ruim, e sim pela saúde mesmo... Se algum dos metais pode liberar alguma coisa tóxica, etc..

Oi Ugo,

Latão e cobre não tem problema na mosturação. O problema deles na fermentação é o tempo de contato e o meio ácido da cerveja. A pouca quantidade de cobre que as peças de latão e cobre liberam na brassagem são absorvidas pela levedura depois.

Só é aconselhável não utilizar nada que contenha ferro ou aço zincado, mesmo no equipamento de mosturação, porque o zinco pode se dissolver e o ferro é terrível na oxidação da cerveja.

Abraço
 
Oi Ugo,

Latão e cobre não tem problema na mosturação. O problema deles na fermentação é o tempo de contato e o meio ácido da cerveja. A pouca quantidade de cobre que as peças de latão e cobre liberam na brassagem são absorvidas pela levedura depois.

Só é aconselhável não utilizar nada que contenha ferro e zinco, mesmo no equipamento de mosturação. O zinco é tóxico pra levedura e pra nós em altas concentrações, ele se desprende muito fácil. O ferro carrega muito bem o oxigênio, um pouco de ferro na cerveja pronta já pode arruinar ela com oxidação.

Abraço

Fala Tiago, obrigado pela resposta.

Mas pelo o que eu li o latão tem zinco (variando de 5% a 45%), ou estou enganado?

abraço,

Ugo
 
Fala Tiago, obrigado pela resposta.

Mas pelo o que eu li o latão tem zinco (variando de 5% a 45%), ou estou enganado?

abraço,

Ugo

Certamente, mas até onde eu sei, nessa liga com cobre ele é estável. Na literatura homebrewing não li nada até agora que desaconselhasse o uso do latão. O John Palmer que é eng. metalúrgico falou sobre latão num podcast, dizendo que não tinha problema usar.

Editei a mensagem anterior, me referindo agora ao zinco no aço galvanizado, que faz apenas o revestimento.
 
Certamente, mas até onde eu sei, nessa liga com cobre ele é estável. Na literatura homebrewing não li nada até agora que desaconselhasse o uso do cobre. O John Palmer que é eng. metalúrgico falou sobre latão num podcast, dizendo que não tinha problema usar.

Editei a mensagem anterior, me referindo agora ao zinco no aço galvanizado, que faz apenas o revestimento.
Massa, Tiago!

Muito obrigado por esclarecer.

abraço,

Ugo.
 
Oi pessoal! Estou ressuscitando o post porque estava com uma dúvida: será que a durabilidade de conexões de inox 304 ou 316 compensa a diferença de preço do latão? Um amigo cervejeiro me disse que conexões de latão tem de ser trocadas de tempos em tempos, mas não sei da veracidade dessa informação... Obrigado!!
 
Pessoal, boa tarde!
Ainda sobre esses assuntos, tenho em meu esquema 2 T e um flange de aço/ferro galvanizado, pois não encontrei nenhum de inox com as medidas que precisava. Os 2 T fazem parte da recirculação e da trasfega entre as panelas de mostura e fervura e o flange é da panela da água de lavagem, ou seja, todos eles nas linhas até 80 graus. É certamente prejudicial e tenho que buscar uma opção de inox mesmo???
 
Last edited:
Oi Ugo,

Latão e cobre não tem problema na mosturação. O problema deles na fermentação é o tempo de contato e o meio ácido da cerveja. A pouca quantidade de cobre que as peças de latão e cobre liberam na brassagem são absorvidas pela levedura depois.

Só é aconselhável não utilizar nada que contenha ferro ou aço zincado, mesmo no equipamento de mosturação, porque o zinco pode se dissolver e o ferro é terrível na oxidação da cerveja.

Abraço


Xi, vi agora o que disse e acho que respondeu minha dúvida, né, Tiago?
 
Gente, pelo conhecimento que tenho se sua panela é de inox, só se deve conectar a ela qualquer peça em inox porque metais diferentes em contato geram a corrosão galvânica, nesse caso o metal "não inox" sofre corrosão. Isso só pensando em metais em contato direto, não sei se uma veda rosca ou buchas entre as peças irá mitigar esse problema.
Agora, todo metal que terá contato com alimento o ideal é que seja de inox.
 
Back
Top