• We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

Conexões de Inox ou metal?

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

Baratovysk

Well-Known Member
Afiliado
3/11/14
Bom dia e Feliz ano Novo a Todos,

Tenho um Clone Braumaister de 30 litros e tenho tido alguns problemas de vazamentos e dificuldades de vedação da panela de dentro, hoje mesmo o poço termometrico quebrou, então estou querendo fazer umas inovações e alterações no projeto, estou pensando em construir uma nova com as panelas de Inox, ai vem a pergunta:

Devo usar todas as conexões em inox ou tecnicamente as de latão atendem da mesma forma.

Existe alguma diferença significativa na qualidade final da cerveja ou não interfere?

O principal motivo da pergunta é que na minha cidade (interiorrrr de nina gerais) não tem nada em inox e em latão tem tudo.

Baratovysk

Guenther

Administrador
Moderador
Admin
Afiliado
23/4/13
Cara, qualidade final da cerveja é quase impossível dar alguma coisa.

No entanto, num equipamento destes que é todo Inox, eu nunca usaria outra coisa a não ser Inox... só se eu fosse obrigado.

Abraço,

Baratovysk

Well-Known Member
Afiliado
3/11/14
Valeu mestre jedai Gunther (aquele que tudo sabe) :)

Vou seguir por este caminho.

Baratovysk

rafaeldb

Well-Known Member
Afiliado
6/2/14
Qual seria o real problema em usar metal para transfega da cerveja ja pronta (fria), apenas a impossibilidade de usar peracetico?

Tiago

Well-Known Member
Moderador
Moderator
Afiliado
11/6/13
Qual seria o real problema em usar metal para transfega da cerveja ja pronta (fria), apenas a impossibilidade de usar peracetico?
Qual metal vc se refere? Inox não é problema.

Metais moles, como alumínio, cobre e latão (pra nem citar ferro galvanizado, zincado, variações que nao devem nunca ser usados em parte nenhuma do processo) tendem a ser levemente dissolvidos com o pH mais ácido da cerveja.

Não é nenhum crime usar cobre pra transferir cerveja pronta, se ele estiver totalmente limpo de oxidações (zinabre = tóxico). Algumas cervejarias passam a cerveja pelo cobre, depois de pronta, quando ocorre algum problema na fermentação que gera enxofre, o cobre tira o enxofre de solução.

Mas se vc puder evitar esses metais, melhor. Sempre mais seguro usar mangueiras de silicone, ainda porque é bastante ruim limpar tubos de cobre por dentro. Se for imprescindível usa-los, deixe de molho no vinagre até ter certeza que todo zinabre saiu, depois lave bem.

Abraço

Baratovysk

Well-Known Member
Afiliado
3/11/14
Bom dia a todos,

Comprei todas as conexões em inox, me cadastrei na acepil e comprei tudo lá, achei os preços ótimos, ainda não recebi os produtos.

rafaeldb

Well-Known Member
Afiliado
6/2/14
Bom dia a todos,

Comprei todas as conexões em inox, me cadastrei na acepil e comprei tudo lá, achei os preços ótimos, ainda não recebi os produtos.
Comprou online pelo site ou precisou ligar, mandar email, pedir orçamento?

Baratovysk

Well-Known Member
Afiliado
3/11/14
Fiz tudo por e-mail, cadastro e pedido, veio super rapido.

Mario

Well-Known Member
Afiliado
10/1/14
Caro @Baratovysk, tens como dar uma idéia dos preços da Acepil?

Abraço,

Mario9

celiougo

Well-Known Member
Afiliado
26/6/14
no início usei muito conexões de latão, onde eu moro nem para remédio qualquer coisa em inox... acepil tem um preço bem acessível, porém como quase todo cervejeiro é garagista, comecei uma série de compras no aliexpress.... sem compromisso de utilização imediata, comecei a compra todos os meses os famigerados 50 dolares.... demora,,, ufa,,, 60 dias cravados,,, nunca antes e, por sorte nunca depois... então eu compro uns registros, nipples, vávulas, etc.... assim, agora toda vez que viajo na maionese das idéias sempre tenho o que preciso, e as vezes misturar as peças consigo o que não tenho.
escolha uma medida(1/4,1/2 ou 3/4), adotei tudo 1/2, e comece a comprar sempre nelas... assim vira um lego...
link de onde eu compro sempre:
http://pt.aliexpress.com/store/group/Threaded-Pipe-Fitting-Valves/1161911_254629123.html

muiiiito barato mesmo,,, algumas são em 304 e outras por razões estruturais em 316.

dimigobbo

Well-Known Member
Afiliado
12/12/14
Achei umas conexões de INOX 304/316 no Mercado Livre.
Valvula esfera a 45 reais mais frete.
Esse preço está bom?
Meu equipamento não será de Inox, comprarei panelas de aluminio, mas queria pelo menos as conexões com alguma garantia de material correto.
Abcs

Guenther

Administrador
Moderador
Admin
Afiliado
23/4/13
Se for de Inox, está bom sim.

Becker

New Member
Afiliado
8/3/15
comecei uma série de compras no aliexpress.... sem compromisso de utilização imediata, comecei a compra todos os meses os famigerados 50 dolares...
Achei que essa cota houvesse caído e agora tudo fosse tributado. Não?
:mug:

celiougo

Well-Known Member
Afiliado
26/6/14
becker, nem sei te informar, mas nuca tive problemas comprando 50 dolares.... sempre chegaram sem tributação.

pelo que acabei de ler, o que caiu foi a cota de compra em viagem e ou nas fronteiras de 500 para 150 ou 100 dólares, mas não é fonte confiável.... fica dúvida

Guenther

Administrador
Moderador
Admin
Afiliado
23/4/13
Dos desafios da internet: confiar num vendedor do Mercado Livre :rockin:

Vai ser isso então. Vou comprar essas válvulas para montar o equipamento.

Vlw!
Cara, eu já fiz literalmente centenas de compras no Mercado Livre, com raríssimos problemas.... e eu sempre compro de vendedores que já tenham MUITAS e muitas vendas.... receita básica.

Abraço,

dimigobbo

Well-Known Member
Afiliado
12/12/14
Cara, eu já fiz literalmente centenas de compras no Mercado Livre, com raríssimos problemas.... e eu sempre compro de vendedores que já tenham MUITAS e muitas vendas.... receita básica.

Abraço,
Eu tbm.

Enfim... a que estava naquele preço, não aguenta temperatura alta.

Existe alguma diferença entre os inox para aguentar ou não temperatura?

Esse esquema de temperatura, foi o vendedor que falou.

Abcs

Guenther

Administrador
Moderador
Admin
Afiliado
23/4/13
Eu tbm.

Enfim... a que estava naquele preço, não aguenta temperatura alta.

Existe alguma diferença entre os inox para aguentar ou não temperatura?

Esse esquema de temperatura, foi o vendedor que falou.

Abcs
Como é que é? Não aguenta temperatura alta?