Comprando iodo 2% (ou maior)

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Tomas1

Member
Joined
Jun 11, 2013
Messages
7
Reaction score
0
Bom dia a todos!

Estou procurando em SP algum lugar onde possa comprar iodo 2% para a sanitização, porém, que não seja naquelas embalagens que vendem na farmácia (aquele vidrinho que vem muito pouco). Alguma indicação?
 
Para sanitização seria melhor iodofor. Tu pode comprar da WE Consultoria aqui de Porto Alegre um tubão com 1 litro que custa uns R$ 30. Na concentração que eles vendem tu precisa de menos de 1 ml por litro para não precisar enxaguar (1 ml/l = 15 ppm e o necessário seria 12,5 ppm).

Aproveitando a deixa, nesse site aqui tem um teste bem legal que fizeram com iodofor sem enxague:

http://www.bayareamashers.org/content/maindocs/iodophor.htm

Hades
 
Costumo comprar Iodofor em lojas agropecuárias. Sai em torno de R$ 15 o litro (2.5% - 10ml, 20L @ 12.55ppm).
 
Eu sempre utilizei o da WE.

Se não me engano, entre 12 e 24ppm não é necessário o enxágue, e 1ml por litro dá 15ppm, medida perfeita.

Ou seja, por R$ 30,00 é possível fazer 1000 litros de solução.... é muito barato.

Eu ainda faço outra coisa... dissolvo 1ml em 1 litro de álcool 70, então aproveito as vantagens dos dois sanitizantes, além de utilizá-lo como um agente de limpeza na hora de passar um pano em mesas, panelas, etc.

Abração!

Guenther
 
E é importante não esquecer que iodofor misturado com água ou álcool não dura pra sempre! É bom ir sempre renovando a solução e misturando só o que for usar.
 
Eu uso solução de Lugol 5% (concentração de iodo 13,5%). Com 1ml para cada 10 litros vc tem 14ppm. Ainda tem a opção de diluir se quiser, 150ml do lugol e completar para 1 litro com álcool 70% voce tem iodo 2% normal (dá pra fazer 6 frascos de 1 litro de iodo 2% e ainda sobra 100ml de lugol forte)

Abraço
André Inácio
 
Eu sempre utilizei o da WE.

Se não me engano, entre 12 e 24ppm não é necessário o enxágue, e 1ml por litro dá 15ppm, medida perfeita.

Ou seja, por R$ 30,00 é possível fazer 1000 litros de solução.... é muito barato.

Eu ainda faço outra coisa... dissolvo 1ml em 1 litro de álcool 70, então aproveito as vantagens dos dois sanitizantes, além de utilizá-lo como um agente de limpeza na hora de passar um pano em mesas, panelas, etc.

Abração!

Guenther

Guenther,

E tu usa essas 2 opções pra tudo?
Equipamentos, Barris, peças, borrifar os fermentadores?

Hoje eu uso ácido peracético mas to afim de trocar pq é muito ofensivo... mesmo com luvas cirúrgicas.

A lavagem tu faz com detergente neutro normal?

abs

Daniel Bertelli
 
Guenther,

E tu usa essas 2 opções pra tudo?
Equipamentos, Barris, peças, borrifar os fermentadores?

Hoje eu uso ácido peracético mas to afim de trocar pq é muito ofensivo... mesmo com luvas cirúrgicas.

A lavagem tu faz com detergente neutro normal?

abs

Daniel Bertelli
Exatamente, uso pra tudo. Também comecei com peracético, mas achei horrível. Só vejo desvantagens em relação ao iodo.

O que dá eu lavo com soda cáustica (coisas de Inox, barris, etc). O resto com água quente.. água normal, e algumas com detergente neutro.

Abraço,
 
Valeu galera! Vou procurar o iodofor em alguma casa de produto agropecuário.

Abs!
 
Até onde sei, nos cursos sobre fermentação que fiz..o iodo não precisa enxague, ele é volátil, e vai evaporar, se tiver adicionando água para o enxague, tem a possibilidade de contaminar novamente, só pq é apenas água não significa que não possa contaminar.
Casas de produtos agrícolas devem ter o produto.
 
Opa!

Salve a comunidade cervejeira!

Só uma pequena contribuição. Eu penso que usar iodo é ótimo. Mas temos que pensar que, apesar de ele ser volátil, o contato frequente com ele pode causar potenciais problemas de saúde (tireóide). Então, sanitizar equipos com ele não tem problema para ingestão da breja depois. Mas ficar manipulando, enfiando a mão na solução, com frequencia, isso não é legal! Sei que médicos fazem isso, mas é obrigação! E nosso caso é hobby!

Só pra pensar!

Abraço!!
 
Opa!

Salve a comunidade cervejeira!

Só uma pequena contribuição. Eu penso que usar iodo é ótimo. Mas temos que pensar que, apesar de ele ser volátil, o contato frequente com ele pode causar potenciais problemas de saúde (tireóide). Então, sanitizar equipos com ele não tem problema para ingestão da breja depois. Mas ficar manipulando, enfiando a mão na solução, com frequencia, isso não é legal! Sei que médicos fazem isso, mas é obrigação! E nosso caso é hobby!

Só pra pensar!

Abraço!!

Olá @Scaranello

Também me preocupo muito com a questão saúde e fui pesquisar.

Encontrei na internet que o sal de cozinha que utilizamos contém Iodo na proporção de 15 a 45mg para cada 1kg. (http://oglobo.globo.com/sociedade/s...-quantidade-de-iodo-no-sal-de-cozinha-8133852) o que dá 15-45 PPM.

Se não me engano a recomendação diária para ingestão de sal é na ordem de 5g, mas não adianta nem calcular a quantidade de partes ingeridas pois não teríamos como comparar com a taxa absorvida pela pele no manuseio.

EU ACHO que para nós hobbistas vale a pena trabalhar com Iodo, pelo menos estou migrando do Peracético para ele pois tenho lido que é mais seguro.

Abraços!
 
Comprei o Biofor na Lamas, acho que segue o mesmo princípio/concentração do Iodofor da WE.
:mug:
 
Boa Tarde, Galerinha !
Fiz uma sanitização das garrafas com agua limpa e detergente neutro e depois um bom enxague. dai então fiz uma sanitização com agua filtrada e algumas gota de iodo 2% com alcool 70 umas 4 burrifada. Mas porem esqueci de lavar a garrafa. Sera que a cerveja que esta la dentro pode ser consumida ou devo jogar fora, pois utilizei iodo 2 % e alcool 70 e agua filtrada e não enxaguei, deveria ter usado iodofor e agua e depois ter enxaguado. O que fazer desta vez
 
Boa Tarde, Galerinha !
Fiz uma sanitização das garrafas com agua limpa e detergente neutro e depois um bom enxague. dai então fiz uma sanitização com agua filtrada e algumas gota de iodo 2% com alcool 70 umas 4 burrifada. Mas porem esqueci de lavar a garrafa. Sera que a cerveja que esta la dentro pode ser consumida ou devo jogar fora, pois utilizei iodo 2 % e alcool 70 e agua filtrada e não enxaguei, deveria ter usado iodofor e agua e depois ter enxaguado. O que fazer desta vez:confused::confused:
 
@heredes, eu não enxáguo.. se você desinfeta e depois passa agua de torneira nelas você pode acabar por contaminar novamente.. o correto é escorrer as garrafas apenas.. tinha muito resíduo no fundo delas?
 
Bom dia, Lucas
Na verdade não tinha resido no fundo das garrafas não, fiz uma limpeza com agua e detergente neutro e a escova para limpar por dentro das garrafas e depois enxaguei bem e depois fiz a solução com agua filtrada e alcool 70 e algumas gota de iodo 2 % para matar qualquer bacteria. depois deixei cada garrafa com a solução por 1 minuto dentro dai então joguei o liquido que estava dentro da garrafa fora o problema e que não enxaguei kkk e depois coloquei cerveja dentro da garrafa para carbonata meu medo e beber e dar algum problema tipo passar mal pq eu não enxaguei a garrafa depois de fazer a solução de limpeza com iodo 2 % e alcool 70. O que vc acha ? :mug:
 
Bom dia, Lucas
Na verdade não tinha resido no fundo das garrafas não, fiz uma limpeza com agua e detergente neutro e a escova para limpar por dentro das garrafas e depois enxaguei bem e depois fiz a solução com agua filtrada e alcool 70 e algumas gota de iodo 2 % para matar qualquer bacteria. depois deixei cada garrafa com a solução por 1 minuto dentro dai então joguei o liquido que estava dentro da garrafa fora o problema e que não enxaguei kkk e depois coloquei cerveja dentro da garrafa para carbonata meu medo e beber e dar algum problema tipo passar mal pq eu não enxaguei a garrafa depois de fazer a solução de limpeza com iodo 2 % e alcool 70. O que vc acha ?
 
Bom dia, Lucas
Na verdade não tinha resido no fundo das garrafas não, fiz uma limpeza com agua e detergente neutro e a escova para limpar por dentro das garrafas e depois enxaguei bem e depois fiz a solução com agua filtrada e alcool 70 e algumas gota de iodo 2 % para matar qualquer bacteria. depois deixei cada garrafa com a solução por 1 minuto dentro dai então joguei o liquido que estava dentro da garrafa fora o problema e que não enxaguei kkk e depois coloquei cerveja dentro da garrafa para carbonata meu medo e beber e dar algum problema tipo passar mal pq eu não enxaguei a garrafa depois de fazer a solução de limpeza com iodo 2 % e alcool 70. O que vc acha ?

Cara, se vc enxagua a garrafa que vc sanitizou, vc "des-sanitiza" ela.

Tem uma concentração correta de iodofor usada pra sanitização sem enxague. "Umas gotas" depende muito de quanto de solução vc fez. Compre uma pipetinha pasteur, daquelas de plástico que se torna muito simples adicionar 1 ou 2 ml por litro de água... A cor da solução costuma ficar "pale ale".
 
Bom dia Tiago
A agua ficou com a cor bem clara pouco pale ale vou esperar a carbonatação e vou experimentar tomara que não passo mal kkkk :mug:
 
O problema e que eu usei IODO 2 % E NÃO IODOFOR

Não importa, o princípio/efeito sanitizante é o mesmo, tem que calcular a diluição correta da mesma forma como é feito pro iodofor. Não tenho certeza se as concentrações são iguais, pra fazer a mesma diluição.
 
Gurizada, é a primeira vez que estou usando Biofor e estou usando 1ml por litro d'água.
A concentração para borrifar é a mesma?
:mug:
 
Pessoal, procurei em agropecuária e encontrei um tal de Iogad, disseram que ele é pra injetar no gado. Queria descobrir se posso usar ele como sanitizante e sem enxaguar também. segue a fórmula informada nele:

cada 100 ml contém:
Iodo 0,500g
Iodeto de Sódio 5,000g
Água destilada q.s.p. 100,000ml



Obrigado.
 
Pessoal esse iodo vendido em lojas de agropecuária serve para nós também ?

Olá Felipe,

Estou começando a usar o Biofor (encontrado em agropecuárias) e bem comentado aqui no fórum.

Não sei se todos podem ser usados (vai depender dos outros ingredientes usados como diluentes do Iodo eu acho).

Mas no caso de emergências já usei até aqueles de farmácias, é só calcular PPM.

Abraços,
 

Attachments

  • Biofor-1-litro--1-litro.jpg
    Biofor-1-litro--1-litro.jpg
    59.7 KB · Views: 97
acabei de comprar o meu na casa que vende agro nutri raçoes , tinha galinha , gato , marreco vende de tudo paguei 31,90 o mesmo da foto acima biofor da chemitec 1 litro
 
Back
Top