• We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

Comprando iodo 2% (ou maior)

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

Tomas

Member
Afiliado
11/6/13
Bom dia a todos!

Estou procurando em SP algum lugar onde possa comprar iodo 2% para a sanitização, porém, que não seja naquelas embalagens que vendem na farmácia (aquele vidrinho que vem muito pouco). Alguma indicação?

hades

Doutrinador
Afiliado
5/6/13
Para sanitização seria melhor iodofor. Tu pode comprar da WE Consultoria aqui de Porto Alegre um tubão com 1 litro que custa uns R$ 30. Na concentração que eles vendem tu precisa de menos de 1 ml por litro para não precisar enxaguar (1 ml/l = 15 ppm e o necessário seria 12,5 ppm).

Aproveitando a deixa, nesse site aqui tem um teste bem legal que fizeram com iodofor sem enxague:

http://www.bayareamashers.org/content/maindocs/iodophor.htm

Hades

fabito

Member
Afiliado
10/6/13
Costumo comprar Iodofor em lojas agropecuárias. Sai em torno de R$ 15 o litro (2.5% - 10ml, 20L @ 12.55ppm).

Guenther

Administrador
Moderador
Admin
Afiliado
23/4/13
Eu sempre utilizei o da WE.

Se não me engano, entre 12 e 24ppm não é necessário o enxágue, e 1ml por litro dá 15ppm, medida perfeita.

Ou seja, por R$ 30,00 é possível fazer 1000 litros de solução.... é muito barato.

Eu ainda faço outra coisa... dissolvo 1ml em 1 litro de álcool 70, então aproveito as vantagens dos dois sanitizantes, além de utilizá-lo como um agente de limpeza na hora de passar um pano em mesas, panelas, etc.

Abração!

Guenther

hades

Doutrinador
Afiliado
5/6/13
E é importante não esquecer que iodofor misturado com água ou álcool não dura pra sempre! É bom ir sempre renovando a solução e misturando só o que for usar.

drelimainacio

Well-Known Member
Afiliado
11/6/13
Eu uso solução de Lugol 5% (concentração de iodo 13,5%). Com 1ml para cada 10 litros vc tem 14ppm. Ainda tem a opção de diluir se quiser, 150ml do lugol e completar para 1 litro com álcool 70% voce tem iodo 2% normal (dá pra fazer 6 frascos de 1 litro de iodo 2% e ainda sobra 100ml de lugol forte)

Abraço
André Inácio

BeerTelli

Member
Afiliado
11/6/13
Eu sempre utilizei o da WE.

Se não me engano, entre 12 e 24ppm não é necessário o enxágue, e 1ml por litro dá 15ppm, medida perfeita.

Ou seja, por R$ 30,00 é possível fazer 1000 litros de solução.... é muito barato.

Eu ainda faço outra coisa... dissolvo 1ml em 1 litro de álcool 70, então aproveito as vantagens dos dois sanitizantes, além de utilizá-lo como um agente de limpeza na hora de passar um pano em mesas, panelas, etc.

Abração!

Guenther
Guenther,

E tu usa essas 2 opções pra tudo?
Equipamentos, Barris, peças, borrifar os fermentadores?

Hoje eu uso ácido peracético mas to afim de trocar pq é muito ofensivo... mesmo com luvas cirúrgicas.

A lavagem tu faz com detergente neutro normal?

abs

Daniel Bertelli

Guenther

Administrador
Moderador
Admin
Afiliado
23/4/13
Guenther,

E tu usa essas 2 opções pra tudo?
Equipamentos, Barris, peças, borrifar os fermentadores?

Hoje eu uso ácido peracético mas to afim de trocar pq é muito ofensivo... mesmo com luvas cirúrgicas.

A lavagem tu faz com detergente neutro normal?

abs

Daniel Bertelli
Exatamente, uso pra tudo. Também comecei com peracético, mas achei horrível. Só vejo desvantagens em relação ao iodo.

O que dá eu lavo com soda cáustica (coisas de Inox, barris, etc). O resto com água quente.. água normal, e algumas com detergente neutro.

Abraço,

Tomas

Member
Afiliado
11/6/13
Valeu galera! Vou procurar o iodofor em alguma casa de produto agropecuário.

Abs!

leandroblunk

Member
Afiliado
17/6/13
Até onde sei, nos cursos sobre fermentação que fiz..o iodo não precisa enxague, ele é volátil, e vai evaporar, se tiver adicionando água para o enxague, tem a possibilidade de contaminar novamente, só pq é apenas água não significa que não possa contaminar.
Casas de produtos agrícolas devem ter o produto.

Scaranello

Well-Known Member
Afiliado
18/9/13
Opa!

Salve a comunidade cervejeira!

Só uma pequena contribuição. Eu penso que usar iodo é ótimo. Mas temos que pensar que, apesar de ele ser volátil, o contato frequente com ele pode causar potenciais problemas de saúde (tireóide). Então, sanitizar equipos com ele não tem problema para ingestão da breja depois. Mas ficar manipulando, enfiando a mão na solução, com frequencia, isso não é legal! Sei que médicos fazem isso, mas é obrigação! E nosso caso é hobby!

Só pra pensar!

Abraço!!

Masiero

Well-Known Member
Afiliado
27/8/14
Opa!

Salve a comunidade cervejeira!

Só uma pequena contribuição. Eu penso que usar iodo é ótimo. Mas temos que pensar que, apesar de ele ser volátil, o contato frequente com ele pode causar potenciais problemas de saúde (tireóide). Então, sanitizar equipos com ele não tem problema para ingestão da breja depois. Mas ficar manipulando, enfiando a mão na solução, com frequencia, isso não é legal! Sei que médicos fazem isso, mas é obrigação! E nosso caso é hobby!

Só pra pensar!

Abraço!!
Olá @Scaranello

Também me preocupo muito com a questão saúde e fui pesquisar.

Encontrei na internet que o sal de cozinha que utilizamos contém Iodo na proporção de 15 a 45mg para cada 1kg. (http://oglobo.globo.com/sociedade/saude/anvisa-manda-reduzir-quantidade-de-iodo-no-sal-de-cozinha-8133852) o que dá 15-45 PPM.

Se não me engano a recomendação diária para ingestão de sal é na ordem de 5g, mas não adianta nem calcular a quantidade de partes ingeridas pois não teríamos como comparar com a taxa absorvida pela pele no manuseio.

EU ACHO que para nós hobbistas vale a pena trabalhar com Iodo, pelo menos estou migrando do Peracético para ele pois tenho lido que é mais seguro.

Abraços!

Machado

Well-Known Member
Afiliado
23/8/13
Comprei o Biofor na Lamas, acho que segue o mesmo princípio/concentração do Iodofor da WE.
:mug:

heredes

Member
Afiliado
27/10/14
Boa Tarde, Galerinha !
Fiz uma sanitização das garrafas com agua limpa e detergente neutro e depois um bom enxague. dai então fiz uma sanitização com agua filtrada e algumas gota de iodo 2% com alcool 70 umas 4 burrifada. Mas porem esqueci de lavar a garrafa. Sera que a cerveja que esta la dentro pode ser consumida ou devo jogar fora, pois utilizei iodo 2 % e alcool 70 e agua filtrada e não enxaguei, deveria ter usado iodofor e agua e depois ter enxaguado. O que fazer desta vez

heredes

Member
Afiliado
27/10/14
Boa Tarde, Galerinha !
Fiz uma sanitização das garrafas com agua limpa e detergente neutro e depois um bom enxague. dai então fiz uma sanitização com agua filtrada e algumas gota de iodo 2% com alcool 70 umas 4 burrifada. Mas porem esqueci de lavar a garrafa. Sera que a cerveja que esta la dentro pode ser consumida ou devo jogar fora, pois utilizei iodo 2 % e alcool 70 e agua filtrada e não enxaguei, deveria ter usado iodofor e agua e depois ter enxaguado. O que fazer desta vez:confused::confused:

Luccasm

Well-Known Member
Afiliado
29/1/14
@heredes, eu não enxáguo.. se você desinfeta e depois passa agua de torneira nelas você pode acabar por contaminar novamente.. o correto é escorrer as garrafas apenas.. tinha muito resíduo no fundo delas?